Traumatologia no Esporte

As lesões ortopédicas no esporte são iguais as demais lesões ?

  Em alguns casos são semelhantes porém frequentemente o mecanismo de trauma que ocorre durante a prática esportiva provoca lesões específicas do atleta, essas lesões com alguma frequencia requerem tratamento diferenciado.

Porque o tratamento das lesões do atleta é diferente?

Não necessariamente o tratamento das lesões no atleta será diferente do restante da população, porém, em alguns casos precisaremos optar por tratamentos mais agressivos, Isso irá permitir um retorno mais precoce as atividade físicas, que somente é alcançado nos indivíduos com uma massa muscular diferenciada e que vençam a dor do tratamento fisioterápico precoce. 
Em algumas situações isso não é possível, algumas vezes pelas limitações impostas pela próprio trauma. O tempo de cicatrização das lesões é o mesmo, independente se o indivíduo faz ou não esportes. Isso pode ser frustante.

O ORTOPEDITA COM ALGUM FREQUENCIA É CONVOCADO PARA ATENDER O ATLETA.


Nesse momento é importante o conhecimento aprofundado da traumatologia esportiva. 



Marcos Britto da Silva, MD, MSc
Médico Ortopedista e Traumatologia do Esporte
TEOT 5568
RQE-CFM 17345
CRM RJ 52.53862-0

Comentários

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Frio ou Calor

Fratura de tíbia - Diafisaria

Entorse do Tornozelo

Minha foto
MARCOS BRITTO DA SILVA
Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco, - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte | SBMEE, Médico do HUCFF-UFRJ, - International Affiliate Member of the AAOS - American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI Association, - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS)/International Federation of Sports Medicine (http://www.fims.org),