Velhice saudável dicas ortopédicas

Mudanças simples em sua dieta e estilo de vida pode ajudá-lo a evitar problemas ortopédicos graves:

  • Mantenha um peso saudável: para cada ganho de 5 kg de peso, há um risco 36% maior de desenvolver artrose no joelho e quadril. 
  • A obesidade coloca mais peso nas articulações, dificultando a marcha.
  • Andando menos ocorre enfraquecimento dos músculos ( obesidade sarcopênica ) isso aumenta a probabilidade ocorrencia de lesões.
  • Mantenha-se em movimento: Exercícios suaves são benéficos mesmo para indivíduos com algum problema ortopédico 
  • Os exercícios devem incluir alongamento, caminhada em terrenos planos, natação e bicicleta. 
  • Evite exercícios que sobrecarreguem as articulações, como flexões dos joelhos ( agachamento ).
  • Faça exercícios para aumentar a massa muscular independentemente da sua idade.
  • Fortaleça o Core, músculos abdominais e lombares fortes ajudam a equilibrar o peso corporal. 
  • Yoga e Pilates são dois bons exercícios para fortalecer e promover a saúde ortopédica.
  • Tai Chi Chuan  é excelente para manter ou recuperar o equilibrio e pode ser praticado em qualquer idade.
  • Alongue-se antes de iniciar o exercício: O alongamento é importante para manter a flexibilidade, melhorar o desempenho e diminuir as lesões por estresse, como entorses e distensões. 
  • Para  levantar pesos ( musculação ) ou fazer exercícios aeróbicos de alto impacto, importante antes de iniciar o treino fazer exercícios de aquecimento e alongamento
  • Use sapatos confortáveis: sapatos com salto largo promovem o alinhamento adequado do retropé. 
  • Mulheres que usam salto alto regularmente aumentam o risco de desenvolver dores nas costas e nos joelhos ( além das dores no pé )
  • Faça checkups regulares: as visitas anuais ao seu clínico são uma ótima maneira de ficar em dia com sua saúde ortopédica. Isso é especialmente importante para adultos mais velhos, que podem ter maior probabilidade de desenvolver artrite e sofrer lesões. 

Reorganize seu ambiente domésticos e de trabalho

  • Se você trabalha em um computador, considere uma estação de trabalho com apoio para os cotovelos em alguns casos trabalhar em pé ou mesmo outras configurações ergonômicas. 
  • Para evitar doenças como a síndrome do túnel do carpo , faça intervalos com freqüência e digite suavemente ( exemplo pare 5 minutos a cada hora de trabalho ).
  • Movimentos repetitivos que podem causar lesões, importante a realização desse movimentos de forma correta, vícios posturais quando associados a movimentos repetidos podem provocar lesões e dores.
  • Se você faz levantamento de peso em cassa, não use a coluna lombar para realizar o levantamento, sempre alongue com antecedência e levante usando o músculo quadríceps da coxa.

Cuidando dos músculos nos adultos mais velhos

Os adultos mais velhos e seus cuidadores podem otimizar seu ambiente doméstico para evitar lesões e tornar o espaço mais fácil para andar. 

  • Instalação de corrimãos em corredores
  • Retirar tapetes soltos
  • Levantar em etápas, primeiro sentar, aguardar 30 segundos, apoiar antes de levantar
  • Manter a casa iluminada a noite  para evitar fraturas
  • Gerenciar áreas escorregadias, como banheiras com tapetes antiderrapante

 Dicas para articulações saudáveis

Vida é movimento , movimento é vida

Todos os dias, mova cada articulação em toda a sua amplitude de movimento. Isso irá manter a mobilidade, a amplitude de movimentos e irá diminuir as dores. Realizar  movimentos suaves e lentos para evitar lesões. Tome cuidado para não alongar demais.

Articulações 

  • Certifique-se de estender e flexionar suas articulações da maneira para a qual elas foram projetadas. Evite posições exageradas ou estressantes, bem como técnicas que possam colocar você em risco de lesões.

Postura

  • A maneira como você anda tem um impacto significativo sobre suas articulações e pode provocar ou aliviar as dores. Pratique uma boa postura ajustando os espaços de trabalho às suas necessidades. Evite dores nas costas pegando itens usando as pernas, não a parte inferior das costas ( região lombar) . Ao transportar objetos pesados, certifique-se de carrega-los perto do corpo.


Mantenha-se ativo

  • Evite manter as articulações na mesma posição por um período de tempo prolongado. Isso ajudará a evitar que as articulações fiquem rígidas e previne lesões condrais. Em situações em que isso não pode ser evitado, como em passeios de carro, faça uma pausa a cada hora para alongar e ajustar sua posição sentada.
  • Para evitar lesões, é melhor alongar antes e depois do treino para ajudar a manter e melhorar a flexibilidade. Também é recomendado que você evite exercícios de alto impacto, como correr, se tiver problemas ortopédicos nos joelhos, quadris e tornozelos. 

Mantenha uma dieta saudável

  • Dietas equilibradas em associação a exercícios físicos regulares melhoram a disposição, diminuem as dores e aumentam a espectativa de vida.
  •  Ao considerar sua dieta, lembre-se de que o cálcio e a vitamina D são essenciais para manter a saúde ortopédica.

Marcos Britto da Silva, MD, MSc
Médico Ortopedista e Traumatologia do Esporte
TEOT 5568
RQE-CFM 17345
CRM RJ 52.53862-0

Comentários

  1. Oi Marcos meu nome é Érica sou da cidade de São Carlos sou técnica de enfermagem tenho 43anos há mais ou menos um ano atrás tive um diagnóstico de tendinose e bursite fiz fisioterapia tive Boa melhora, agora a mais ou menos 15 dias ao pegar uma paciente nos braços e posiciona lá na cama,senti uma forte fisgada aonde tive a inflamação, chegando no final do plantão sem conseguir mexer o braço e com dor muito intensa, fiz um usg de ombro lá está a bursite e tendinose mais uma vez com um rompimento parcial do tendão. Minha pergunta é: tenho que me preocupar em está lesão aumentar devido ao trabalho? Pq faço bastante esforço com braço e estou preocupada, pq mesmo com a fisioterapia e aplicação local ainda sinto dores no final do plantão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na maioria dos casos as lesões evoluem naturalmente mesmo sem trabalhar. Importante fazer fisioterapia dedicada a lesão do manguito rotador.

      Excluir
  2. Olá, bom dia! Passando para te desejar saúde, paz, e muita alegria!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Frio ou Calor

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Entorse do Tornozelo

Fratura do Antebraço

Fratura de tíbia - Diafisaria

Consolidação das Fraturas

Minha foto
MARCOS BRITTO DA SILVA
Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco, - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte | SBMEE, Médico do HUCFF-UFRJ, - International Affiliate Member of the AAOS - American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI Association, - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS)/International Federation of Sports Medicine (http://www.fims.org),