Quebra da Placa após fratura

As placas ( platinas) de aço ou titânio podem se quebrar após a osteossíntese?

Sim , as placas podem quebrar. Isso ocorre sempre que a fratura não cola ( não consolidação da fratura ou pseudartrose).

a quebra da placa ocorre principalmente nos membros inferiores ( tíbia e fêmur|) onde há maior sobrecarga mecânica, porém podem ocorrer também no rádio, ulna, úmero e clavícula. A contração muscular ou o ciclo de marcha com apoio repetido no solo que ocorre quando andamos leva ao estresse repetido do implante que, após um determinado numero de ciclos ,entra em falencia e se quebra. 


E
xemplo, uma fratura de femur submetida a osteossintese com placa e parafusos o paciente incia a marcha e apoio no solo sem a orientação médica ou antes de ocorrer a consolidação em 2 a 3 meses após o iníncio da marcha a placa quebra. Tanto as placas de titânio como as placa de aço inoxidável ( Cromo, Vanadio e Molibdênio )

Marcos Britto da Silva, MD, MSc
Médico Ortopedista e Traumatologia do Esporte
TEOT 5568
RQE-CFM 17345
CRM RJ 52.53862-0

Comentários

  1. Boa tarde tive uma torção da 7 mês fui no médico ele fez raio x fiquei três dia com a tala dai ele tirou tenho calorão agora fiz ressonância deu lesão ligamentar tou fazendo fisioterapia mas tenho calorão no tornozelo Oque devo fazeror

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continuar tratando essa lesão ligamentar que foi diagnosticada e pelo que entendi está em tratamento com fisioterapia

      Excluir
  2. Boa noite, Dr. Marcos Britto.
    - Fiz uma cirurgia do olecrano direito, após a cirurgia o médico não passou nenhuma sobre o pós operatório (inclusive, nem sei o q foi inserido (pino,parafuso, etc). O sr. Sabe informar, se posso ta movimentando o braço, ou esticando? Pq informação tenho zero, levei 9 pontos e o braço "secou" muito. Gostaria de saber, o q faço p me recuperar rápido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve retornar ao ortopedista e solicitar essas informações. Sem saber o que foi feito na cirurgia você não conseguirá ser orientado

      Excluir
  3. Boa noite! Operei fratura no úmero, coloquei uma placa e 5 parafusos, a placa quebrou, o que fazer??? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A placa quebra quando o osso não cola. O primeiro passo é entender as causas da falência de síntese. Boa alimentação, sol, leite e derivados ajudam nesse processo. Interromper o uso de cigarro é fundamental.

      Excluir
  4. Dr boa tarde! Pact, sexo feminino, 75 anos, acidentou-se em maio/2020 com queda em banheiro, apresentando consequentemente fratura subtrocantérica em fêmur esquerdo. Submetida a procedimento cirúrgico ainda no mês de maio/2020. Cirurgia realizada com sucesso! Após 3 meses de cirurgia, iniciou tto fisioterápico com carga mínima ou quase sem carga na perna esquerda. Em dezembro/2020, já liberada para deambular sob uso de andador.

    Em março/2021, apresentou quadro de dor súbita em região da coxa esquerda (a cirúrgica). Paciente nega relatos de quedas e/ou outras intercorrências.

    Feito Raio X e constatada rompimento da placa cirúrgica!

    A placa partiu! Pode acontecer?

    E a reabordagem cirúrgica? Seria com o mesmo tipo de placa ou seria um outro modelo de placa?

    Obrigado!

    Alan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim as placas podem partir, podemos dizem que a placa quebrou ou ocorreu falência de sintese. o Artigo acima é exatamente sobre isso. Boa leitura.

      Excluir
  5. Bom dia fiz uma cirurgia no fêmur esquerdo a três meses e meio e a placa quebrou e o médico disse que tenho que fazer a cirurgia novamente para retirar a placa e colocar outra tenho que pagar a cirurgia novamente?

    ResponderExcluir
  6. Olá, vou contar um ppuco da minha história tive um acidente pois estou com placa na tibia, e no fêmur placa e em uma parte cimento pois tive perda osse porém já fui liberado pra poder andar de amulas, agora eis a questão eu preciso trabalhar meu serviço é andar o dia todo de carro será que tem risco de quebrar a placa?
    Faz 2 mesês aue fiz a cirugia!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No tratamento das fraturas dos ossos longos dos membros inferiores realizar carga ou seja pisar sem a autorização médica em geral provoca a falência do implante ou seja a placa irá quebrar.

      Excluir
  7. Marcos bom dia, gostaria de saber se existe algum exame complementar que pode quantificar o grau de consolidação da minha lesão na Tíbia onde houve fixação de placa. Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os exames de imagem de RX simples e em casos especiais uma tomografia linear fornecem essa informação

      Excluir
  8. Respostas
    1. Existem algumas indicações clínicas como por exemplo escutar um estalo, a perna começar a mexer com mobilidade anormal no foco da fratura. Porém para confirmar a quebra do implante fazemos radiografias que mostram o local exato da quebra da placa.

      Excluir
  9. E possível não passar por outra cirurgia se a placa quebrar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em raros casos sim. Para isso é necessário que ocorra consolidação, o membro esteve sem deformidades graves e com boa função.

      Excluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Consolidação das Fraturas

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Mordida de Animais

Fratura de tíbia - Diafisaria

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.