Tendinopatia Insercional

O que é tendinopatia Insercional?

A tendinopatia significa doença do tendão. Tendinopatia poderia sem considerada uma tendinite envelhecida.
No ponto exato onde o tendão se insere no osso pode haver uma inflamação. Essa inflamação crônica é chamada de tendinopatia insercional pois ocorre na inserção do tendão no osso. A tendinopatia surge quando a inflamação ( tendinite ) permanece nessa região durante muito tempo. 

Qual os sintomas de uma tendinopatia?

O quadro inicial é de dor ou de desconforto no tendão, com o passar do tempo, provoca doença na estrutura do tendão que fica mais fraco e sujeito a uma ruptura com pequenos esforços. 

No quadro inicial de dor no tendão dizemos que o paciente está com tendinite, essa inflamação em geral está ao redor do tendão( tenossinovite) porém, com o passar do tempo todo o tendão fica doente e surge a tendinopatia, ou seja a tendinopatia pode ocorrer no corpo do tendão ou na sua inserção no osso. 

As lesões entre o tendão e o músculo são mais raras e observadas com mais frequencia somente nos paciente com ganho rápido de massa muscular ( mais frequente somente nos usuários de anabolizantes ) 

Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologista e Médico do Esporte
Botafago, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
atualizado em 03/12/2021

Comentários

  1. Boa Noite estou com a platô tibil fraturada, e com a perna imolbilizada, mas não sinto dor e faço tudo em casa, estou esperando bater uma tomografia pelo sus e isso demora muito. Corro algum risco por ta movimentando minha perna???

    ResponderExcluir
  2. Fiz uma cirurgia do antebraço direito o mês retrasado porém o osso tô achando que o osso ele não tá colado ele foi errado uma parte e foi colocado né uma Platina mas porém o toda vez que eu faço firmeza pega o peso ele incha Qual o procedimento eu devo fazer e eu trabalho puxando peso em uma grande rede de mercado Atacadista qual o período de tempo que eu deveria ficar afastado após a cirurgia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carregar peso antes da consolidação plena da fratura é um risco. Para saber se o osso está colado é necessário fazer uma radiografia.

      Excluir
  3. Dr Marcos .Por gentileza .Tirei um parafuso há 2 dias do maleólo medial , cuja cirurgia foi feita há mais 9 anos .É que ele estava saliente .Posso caminhar com os pontos ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sonia. Fundamental essa orientação ser dada pelo cirurgião que realizou a cirurgia. Após 9 anos em geral há uma ótima consolidação. Porém alguns casos exigem repouso com descarga por alguns dias

      Excluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Fratura de tíbia - Diafisaria

Exercícios para Ombro e Manguito Rotador

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.