Dr. Marcos Britto da Silva - Ortopedista,Traumatologia e Medicina Esportiva: Artrite, Artrose e Artrite Reumatóide.

Artrite, Artrose e Artrite Reumatóide.

O presente texto tem a finalidade de definir dois problemas muito frequentes no dia a dia do ortopedista: a ARTRITE e a ARTROSE.  

O que é artrite ?
A Artrite é literalmente " inflamação da articulação". usamos em geral o termo artrite nas patologias inflamátorias das articulações. (exemplo artrite reumatóide, artrite psoriática) e também nas patologias infecciosas (artrite séptica, artrite gonocócica)


O que é artrose ? ( Imagem de artrose do joelho Esquerdo)
A artrose é um tipo de artrite. A artrose também é conhecida como osteoartrose ou osteoartrite.
Temos dois tipos básicos de artrose: a artrose primária e a artrose secundária.
A Artrose Primária é uma forma de artrite que ocorre com o envelhecimento natural, portanto é uma desgaste natural na articulação que ocorre com o envelhecimento.
Já a artrose Secundária ocorre secundariamente a um trauma articular .
A artrose é mais frequente nas articulações dos membros inferiores (joelhos, quadris e tornozelo) essas articulações são submetidas a um stress maior devido a sustestação do peso corporal, porém, ela também ocorre nos membros superiores e na coluna vertebral.
Em outras formas de artrite, como a artrite reumatóide, a articulação torna-se inflamada como parte de um processo de doença que afeta todo o organismo. Estas artrites em geral são causada por um processo autoimune.
Alguns outros tipos de artrite são: Artrite Reumática, Artrite psoriática, espondiloartropatias seronegativos, artrite por deposição de cristais ( Gota) e artrite séptica ( infeção dentro da articulação), etc.
A artrite é uma das principais causas de absenteismo no trabalho e causa deficiência em muitas pessoas. Embora a artrite seja uma doença mais comum em adultos, as crianças também podem ser afetadas 

Qual a Anatomia das articulações na Artrite?
Artrite é uma doença das articulações. Uma articulação é onde a extremidade de dois ou mais ossos se movem. A articulação do joelho, por exemplo, é formado entre os ossos da perna (Tíbia e Fíbula) e o femur. O quadril é o lugar onde a cabeça femoral se articula com uma parte côncava da bacia chamada acetábulo.
A artrite afeta principalmente a cartilagem articular causando o seu desgaste. A cartilagem articular normal apresenta uma superfície muito lisa e é banhada por um liquido espesso semelhante a um óleo (liquido sinovial), essas caracteristicas permitem aos ossos um movimentação com pouquissimo atrito. Quando essa superfície articular envelhece ( artrose) perde suas caracteristicas físicas e pode surgir dor, edema, sinovite (inchaço ou agua no joelho) e crepitação ( pequenos estalos e rangidos durante o movimento articular)
Um tecido cartilaginoso cobre toda a extremidade dos ossos em uma articulação. A cartilagem articular permite o movimento sem o atrito que seria causado caso o osso ficasse em contato com o outro osso.
A sinóvia é uma membrana que envolve as articulações e produz um fluido que também contribui para a redução do atrito e desgaste em uma articulação ( liquido sinovial ).
Os Ligamentos juntam os ossos e manter a articulação estável.
Músculos e tendões sadios são fundamentais para um movimento articular indolor. 

Quais as causas da artrite?
Existem duas grandes categorias de artrite. O primeiro tipo é causado pelo uso e desgaste na cartilagem articular (Artrose), isso ocorre no processo de envelhecimento natural, através do uso constante ou através do trauma (artrite pós-traumática ou artrose secundária). O segundo tipo é causado por uma série de processos inflamatórios. Independentemente da causa: se a partir de lesões traumáticas, desgaste normal ou doença autoimune, a articulação torna-se inflamada, causando: inchaço, dor e rigidez. Esse processo pode ser temporário pois a inflamação é uma das reações normais do organismo a ferimentos ou doenças. Uma articulação com artrose, porém, pode permanecer com inflamação por muito tempo e apresentar incapacidade permanente. 

Qual a História Natural da Artrose ?
O tipo mais comum de artrite é a Artrose, outros nomes usados são: osteoartrite ou Osteoartrose. A artrose é o resultado do trauma ou da degeneração da cartilagem que ocorre com a idade. A osteoartrite é muitas vezes mais dolorosa em articulações que suportam peso, como o joelho, quadril, tornozelo e coluna porém articulações do membro superior como: punho, cotovelo, ombro podem apresentar dor intensa em alguns casos.
As articulações mais usadas no trabalho, no esporte, as articulações que foram danificados a partir de fraturas ou outras lesões podem mostrar sinais precoces de osteoartrose.
Outras doenças que lesionam ou sobrecarregam a cartilagem articular também podem levar a osteoartrose. Na osteoartrose, a cartilagem que cobre o osso diminui gradualmente a medida em que se desgasta. Em muitos casos, ocorre crescimento de osteófitos nas extremidades do osso. Os Osteófitos são chamados de "esporões". Esses esporões se desenvolvem nas bordas das articulações osteoartríticas ou na inserção se ligamentos no osso. Os osteófitos pofem aumentar com a progressão da artrose e com o envelhecimento natural.
O osso com artrose pode tornar-se duro e firme (osso esclerotico). A articulação se torna inflamada, causando dor e inchaço. O uso continuado da articulação se torna é doloroso. A dor na artrose ocorre principalmernte pela manhã, melhora com a movimentação ( “a articulação esquenta”) piora no final do dia e também nos dias frios.
Outra caracteristica da dor é surgir após períodos de inatividade. Exemplo a dor surge quando se está sentado algum tempo e ficamos em pé e começamos a caminhar. 

Quais as articulações mais acometidas pela artrose?
As articulações do membro inferior são mais acometidas pela artrose que as dos membros superiores. O Quadril e joelho principalmente. O tornozelo e o pé também apresentam artrose porém muitas vezes os sintomas dos joelhos são mais intensos. O ombro apresenta artrose porém numa incidencia bem menor que o Joelho e Quadril. 

O que é a Artrite Reumatóide?
A artrite reumatóide é uma doença autoimune de longa duração. Estima-se que 1% da população em todo o mundo têm artrite reumatóide. As mulheres tem três vezes mais probabilidades de apresentar a doença do que os homens. O desenvolvimento de artrite reumatóide diminui com a idade. A artrite reumatóide afeta muitas partes do corpo, mas principalmente as articulações. O sistema imunitário, que normalmente protege o corpo, começa a produzir substâncias que atacam o organismo. Na artrite reumatóide, a sinovia incha e invadir tecidos circundantes. Substâncias químicas são produzidas e atacam e destroem a superfície articular. A artrite reumatóide pode afetar tanto grandes como pequenas articulações do corpo e também a coluna vertebral. Inchaço, dor e rigidez geralmente se desenvolvem, mesmo quando a articulação não é utilizada. Em algumas circunstâncias a artrite juvenil pode causar sintomas semelhantes em crianças. 

Como é feito o diagnóstico da Artrite Reumatóide?
A Artrite Reumatóide é diagnosticada através de uma cuidadosa avaliação dos sintomas e um exame físico. Raios-X são importantes para mostrar a extensão de qualquer dano para a articulação. Exames de sangue e outros exames laboratoriais podem ajudar a determinar o tipo de artrite. Algumas dos sintomas da artrite incluem: Fraqueza e atrofia dos músculos Sensibilidade ao toque Limitada capacidade de mover a articulação passivamente (com assistência) e ativamente (sem ajuda). Os sinais mais frequentes são articulações e dolorosas Um sentimento de atrito ou som de ranger (crepitação) com o movimento Dor quando pressão é colocada sobre a articulação ou quando a articulação é movimentada. 

Quais Medicamentos são usados para tratar a artrite reumatóide?
Analgesicos e antinflamatorios podem ser utilizados para controlar a dor e a inflamação nas articulações. Esses medicamentos, chamados anti-inflamatórios, incluiem aspirina, ibuprofeno, naproxeno, diclofenaco, nimesulida, etc. podem ser eficazes no controle da dor. Um médico irá escolher uma medicação, tendo em conta o tipo de artrite, a sua gravidade, e o estado geral da saúde física do paciente. Os doentes com úlceras, asma, doenças renais, hepáticas ou cardíacas, por exemplo, podem não ser capaz de tomar todos os tipos de medicação. Injecções de cortisona intrarticulares podem temporariamente ajudar a aliviar dor e o inchaço. É importante saber que injeções repetidas e freqüentes na mesma articulação pode danificá-la, causando efeitos secundários indesejáveis. Viscosuplementação ou injeção de ácido hialurônico são preparados que pode também ser útil na lubrificação das articulações e apresentando menos efeitos colaterias. Isto é normalmente realizada no joelho. 

Qual o melhor Exercício para tratar a artrite?
Bengalas, muletas, andadores, ou splints podem ajudar a aliviar o stress e a tensão sobre articulação artrítica. Aprender métodos de realização das atividades cotidianas, que são menos estressantes para as articulações dolorosos também podem ser úteis. Alguns exercícios e fisioterapia podem ser utilizados para diminuir a rigidez e reforçar os músculos enfraquecidos em torno da articulação. As atividades sem impacto são uma boa opção. 

Quando está indicado Cirurgia para tratar a artrite?
Em geral, um cirurgião ortopedista irá realizar cirurgia para artrite quando outros métodos de tratamento não operatório falharam no alivio a dor e de outros sintomas. O principal fator para indicar cirurgia é uma qualidade de vida ruim. Vida é movimento, movimento é vida. Quando o paciente não consegue realizar as atividades do dia a dia que lhe dão prazer devido a dor a cirurgia é uma opção razoável. Ao decidir sobre o tipo de cirurgia, o médico e o paciente terão em conta o tipo de lesão, a sua gravidade, e a condição física do paciente. 

Qual a melhor cirurgia para tratar a artrite?
Não é possível determinar qual a melhor cirurgia pois usamos uma cirurgia para cada caso, as cirurgias mais comuns são:  
  • A remoção da sinóvia doente.
  • Substituição da cartilagem doente por cartilagem sadia retirada do próprio paciente (transplante entre articulações)
  • Osteotomias peri articulares (osteotomias = cortes ósseos que permitem mudar o alinhamento das articulações)
  • Artrodese - Fusão das extremidades dos ossos da articulação, usada somente em casos de doença isolada da articulação.
  • Artroplastias (próteses) cirurgia para substituir a articulação (Artroplastia parcial ou total)
Alguns tipos de lesão na cartilagem também podem ser tratadas com enxertos autólogos de cartilagem. No primeiro procedimento o cirurgião retira cartilagem sadia do próprio paciente e implanta essas essas células numa cirurgia. Essas células são cultivadas em latoratório e essa tecnologia já está disponível no Brasil. Alternativamente podemos implantar células tronco retiradas da medula óssea e também cultivadas em laboratório.

Tratamento de Longo Prazo.
Na maioria dos casos, pessoas com artrite podem continuar a exercer atividades normais da vida diária. Programas de exercício, anti-inflamatórios e a redução de peso para pessoas obesas são medidas comuns para reduzir a dor, a rigidez e melhorar a função.
Em pessoas com graves casos de artrite, a cirurgia ortopédica pode proporcionar muitas vezes um alívio dramáticas da dor e restaurar a função naquela articulação
Alguns tipos de artrite, como a artrite reumatóide, são frequentemente tratadas por uma equipe de profissionais de saúde. Esses profissionais podem incluir reumatologistas, físioterapeutas e terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, especialistas de reabilitação e o ortopedista 

Pesquisas
Um dos trabalhos mais interessantes publicados nos últimos tempos relaciona o teriparatide com a regeneração da cartilagem articular, esse estudo ainda está na fase pré clinica, porém, é o primeiro que mostra alguma efetividade na prevenção e regereração da cartilagem danificada por fratura que evoluiu com artrose secundária.
Referencia: http://sites.google.com/site/drmarcosbrittodasilva/artigo-sobre-teriparatide-e-artrose. Ortopedista RJ



O joelho esta ficando torto. Qual o melhor tratamento para a artrose do joelho. A artrose pode alterar o alinhamento do joelho e ele arquear. O arqueamento mais comum é o chamado geno varo, imagine que uma pessoa está montada num cavalo e que e os pés se aproximam por baixo da barriga do cavalo. isso ocorre pois há um desgaste assimétrico na cartilagem e o compartimento medial do joelho ( a parte de dentro do joelho) se desgasta mais que a parte lateral e com o passar dos anos a perna vai entortando. Dependendo do grau de desgaste da articulação podemos fazer uma osteotomia e nos casos mais graves devemos fazer uma prótese de joelho. Essa é uma orientação geral realmente você terá que levar sua avó a um ortopedista.
Em relação ao uso do dorflex diariamemte. Usar medicamentos analgésicos e antinflamatorias diariamente pode causar complicações gastricas e hematológicas. Os medicamentos devem ser usados somente sob orientação e acompanhamento médico.
Não andar devido a dores nas juntas. A artrose provoca dor e rigidez articular a dor é pior pela manhã e no final do dia. melhora depois que a " junta esquenta ". 
A atividade física é essencial para o tratamento da artrose, sem atividade física perdemos musculatura e surge a sarcopenia, quanto maior a perda muscular mais dificil se movimentar e maior a dor na junta. O paciente entra num ciclo vicioso: 
" Não anda porque sente dor, perde massa muscular porque não anda, a perda de massa muscular aumenta a dor pois sobrecarrega a articulação. Levando o paciente a ficar cada vez mais parado " Para interromper o ciclo precisamos de atividades fisicas para fortalecer os músculos e dessa maneira diminuir a dor, a atividade fisica produz endorfina que é um poderoso analgesico e traz uma sensação de bem estar. Sua avo precisa de atividade física para recuperar a massa muscular e diminuir a dor.

Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologista e Médico do Esporte
Rio de Janeiro, RJ, Brasil 
atualizado em 1/05/2010

105 comentários:

  1. Meu médico indicou prótese de joelho para meu pai, não tenho plano de saúde, quanto custa uma cirurgia dessa?

    ResponderExcluir
  2. Existem vários tipos de prótese para o joelho. Em alguns casos usando próteses unicorpartimentais, em outras situações, próteses totais. Temos usado também auxílio da navegação que aumenta a precisão dos cortes feitos no osso, para encaixar a prótese.
    Todos esses fatores, além do fato usarmos próteses importadas, fazem com que o preço de uma cirurgia desse porte varie de paciente para paciente.
    Consulte seu ortopedista ele é a melhor pessoa para fazer esse orçamento para você.

    ResponderExcluir
  3. Dr. Marcos,
    Bom dia!

    Lendo seu artigo atentei-me para o meu caso de artrose no ombro direito em decorrência de reiteradas lesões causadas durante a prática de atividade física e a ausência de tempo devido para a recuperação, o que causou o desgaste da cartigalem do membro superior em questão.

    Ocorre que, houve uma calcificação dos fragmentos ósseos gerados pelo contatos do úmero com a escápula, o que fez com que o movimento do braço direito ficasse um pouco limitado.

    Seria caso de substituição de cartilagem ou qual procedimento pode ser utilizado nesse caso,qual o custo desse procedimento e os movimentos do braço direito voltam à normalidade?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Existem vários fatores a serem avaliados, sua idade, grau de lesão na cartilagem, grau de limitação etc. A sua descrição parece sugerir uma Síndrome de Impacto Subacromial. Sugiro que você procure seu ortopedista para que ele possa fazer uma avaliação completa, com exame físico detalhado e exames de imagem. Somente após essa avaliação será possível emitir sugestões em relação ao seu caso.

    ResponderExcluir
  5. Dr.Marcos,eu gostaria de saber se a glutosamina ajuda a controlar a artrose, tenho artrose no pé esquerdo,existe algum outro medicamento para o tratamento mais avançado que a glutosamina?

    ResponderExcluir
  6. Em relação a medicamentos para artrose e glicosamina leia o Post sobre glicosamina

    http://www.marcosbritto.com/2009/11/glicasamina-e-glicosamina-condroitina.html

    ResponderExcluir
  7. Dr. Marcos, minha mãe está com quase 70 anos e tem artrose nos joelhos. Ela já foi a vários ortopedistas, uns pedem que ela tome anti-inflamatórios e faça repouso absoluto. Outros dizem que ela tem que se exercitar, fazer fisio e hidroterapia e são contra o uso de anti-inflamatórios.
    No último mês as dores se intensificaram bastante e ela mal consegue andar.
    Queria saber qual abordagem o senhor acredita e quem é o ortopedista referência nessa área no Rio de Janeiro, para termos uma posição mais clara sobre o problema dela?

    ResponderExcluir
  8. Dr. Marcos, meu nome é Rafael e tenho 18 anos, minha avó tem 68 anos e sofre de artrose, ela fez radiografias do joelho direito, da coluna e da mão, O médico disse que o joelho está ficando torto. Isso é possível? Ela está ficando com dificuldade para andar fica o dia inteiro sentada no sofa. Eu peço para ela andar mas ela diz que as juntas doem.
    Ela toda dorflex todo dia. Esse é o remédio certo?
    Qual o melhor tratamento para a artrose da minha avó?
    Desculpe o monte de perguntas porém não temos especialista na nossa cidade Não pretendo que o senhor faca uma consulta pela internet porém gostaria que o senhor me ajudasse no que fosse possível.
    Obrigado

    Rafael Andrade.

    ResponderExcluir
  9. Realmente não dou consultas pela internet porém vou tentar ajuda-lo. Você fez várias perguntas e vou tentar responde-las.
    Em relação ao joelho estar ficando torto. e qual o melhor tratamento para a artrose do joelho. Sim, isso é possível, a artrose pode alterar o alinhamento do joelho e ele arquear. O arqueamento mais comum é o chamado geno varo, imagine que uma pessoa está montada num cavalo e que e os pés se aproximam por baixo da barriga do cavalo. isso ocorre pois há um desgaste assimétrico na cartilagem e o compartimento medial do joelho ( a parte de dentro do joelho) se desgasta mais que a parte lateral e com o passar dos anos a perna vai entortando. Dependendo do grau de desgaste da articulação podemos fazer uma osteotomia e nos casos mais graves devemos fazer uma prótese de joelho. Essa é uma orientação geral realmente você terá que levar sua avó a um ortopedista.
    Em relação ao uso do dorflex diariamemte. Usar medicamentos analgésicos e antinflamatorias diariamente pode causar complicações gastricas e hamatologicas. Os medicamentos devem ser usados somente sob orientação e acompanhamento médico.
    Em relação a sua avo não estar andando devido a dores nas juntas. A artrose provoca dor e rigidez articular a dor é pior pela manhã e no final do dia. melhora depois que a " junta esquenta ".
    A atividade física é essencial para o tratamento da artrose, sem atividade física perdemos musculatura e surge a sarcopenia, quanto maior a perda muscular mais dificil se movimentar e maior a dor na junta. O paciente entra num ciclo vicioso:
    " Não anda por que sente dor, perde massa muscular porque não anda, a perda de massa muscular aumenta a dor pois sobrecarrega a articulação. Levando o paciente a ficar cada vez mais parado " Para interromper o ciclo precisamos de atividades fisicas para fortalecer os músculos e dessa maneira diminuir a dor, a atividade fisica produz endorfina que é um poderoso analgesico e traz uma sensação de bem estar. Sua avo precisa de atividade física para recuperar a massa muscular e diminuir a dor.

    ResponderExcluir
  10. MEU NOME É MARLI TENHO 27 ANOS E TENHO ARTRITE REUMATOIDE E DE 1 ANO PARA CA TENHO SENTIDO FORTES DORES NO TORNOZELO E DESCOBRI QUE ESTOU COM ARTROSE NO TORNOZELO SEI QUE NAO DA PARA FAZER UMA AVALIAÇAO A DISTANCIA MAS GOSTARIA DE SABER SE EXISTE SAIDA PARA RECUPERAR MEUS MOVIMENTOS POIS JA NAO CONSIGO MAIS ANDAR POIS TENHO FORTE DORES E MEUS TORNOZELOS ESTAO BEM INXADOS
    MUITO OBRIGADA DESDE JA

    ResponderExcluir
  11. Sim, existem várias opções de tratamento tanto não operatórias quanto cirúrgicas, você provavelmente está com sinovite no tornozelo. O tratamento clinico da artrite reumatoide é melhor feito pelo reumatologista, porém caso seja necessário uma cirurgia você deve procurar um ortopedista.

    ResponderExcluir
  12. Taboão da Serra , 23 de março de 2010.



    Meu nome é Ana Cristina Rodrigues Simões , tenho trinta e quatro anos .

    Quando eu era criança , tive uma Epifisiólise femoral nos dois quadris.Deixaram seqüelas de Artrose avançada do lado direito .Estou Fazendo acompanhamento ambulatorial a mais de sete anos e infelizmente não consigo operar.Alegam que sou muito nova ,devo esperar chegar aos meus quarenta e cinco anos .O SUS não se resposabiliza.Hoje, já não estou andando mais ,tenho dificuldades de locomoção ,não coloco mais os meus sapatos...Minha vida se modificou !De uma mulher lutadora e ativa , passei a ser dependente da boa vontade do próximo.Vejo minha vida passar sentada a um sofá ,mas ainda tentando salvar o que restou .Peço gentilmente ,que leia essa e-mail com carinho .Preciso de uma prótese,pois dizem que a vida começa aos trinta e quatro !!!
    Se o SUS não se responsabiliza,quem se responsabilizará por mim?

    ResponderExcluir
  13. Olá Dr, eu gostaria de saber se quem faz cirurgia de Artrose nunca mais volta a andar, pq minha mãe tem e fica preocupada e com medo de fazer a cirurgia, me tire essa dúvida pelo amor de Deus, pois disseram isso p ela e ela não quer mais fazer a cirugia, obrigado, por favor me responde no email esse mesmo q to enviando!

    Tentar não é conseguir...

    Mais todos que conseguiram um dia tentaram!!!

    ResponderExcluir
  14. Quem tem artrose e faz cirurgia para colocação de prótese, volta a caminhar rapidamente. A cirurgia é feita exatamente para permitir que o paciente tenha uma boa qualidade de vida e possa caminhar sem dor. Tanto a prótese de joelho quanto a protese de quadril evoluem muito bem hoje em dia.
    Gostei muito do seu Lema de vida

    ResponderExcluir
  15. Meu nome é Carla tenho 30 anos sou de Gpuava Parná meu e-mail é carlacgaspar@yahoo.com.br

    Dr. Marcos a filha de uma casal de amigos tem 02 aninhos, começou ter inchaço nos pézinhos e até deixou de andar, após muitos exames foi diagnosticado artrose congenita infantil, está fazendo tratamento com medicamentos, gostaria de saber como poderíamos ajuda-la além do tratamento medico, e tbem se o Sr. pudesse esclarecer mais sobre o assunto, visto que normalmente ouvimos falar em artrose sem pessoas de idade.
    grata/aguardo seu contato

    ResponderExcluir
  16. a artrite pode tambem causar dores nas costelas?

    ResponderExcluir
  17. Em teoria sim, porém depende do local e das características da dor

    ResponderExcluir
  18. ola dtrboa noite
    meu nome é marli tenho 27 anos e tenho alem de artrite reumatoide tb tenho artrose no tornozelo causada pela propria artrite gostaria de saber se esse remedio artrodar realmente tem uma boa melhora para esse problema, e é verdade que mesmo que eu faça uma cirurgia tiraria somente a dor o movimento que perdi nao sera mais resgatado
    desde ja muito obrigada!!

    ResponderExcluir
  19. boa noite dr.
    meu nome e renata e vou tentar explicar o que aconteceu fui andar naquela banana que e puchada por uma lancha e forcei meu joelho entao agora meu joelho ta fazendo um barulho qd desdobro so que nao sinto dor mais ele range como porta velha parece q precisa por oleo kkkk dr isso seria sinovite? e bom fazer compressa com gelo e tomar ati flamatorios bom foi o que um medico me disse queria saber se e isso mesmo?

    ResponderExcluir
  20. dr estou com sinovite no calcanhar e gostaria de saber se tem cura,por favor me oriente,pois vou ficar muito infeliz se isso não tiver cura.muito obrigado

    ResponderExcluir
  21. Sim, a sinovite tem cura, procure um ortopedista e faça o tratamento indicado por ele.

    ResponderExcluir
  22. Roberto Bandeira alves
    , tenho 57 anos, Rio de janeiro, RJ, bobfiscal@globo.com
    Venho sentindo a dois meses dores no quadril lado esquerdo que estao me incomodando para dormir e uma ardencia na coluna lombar que aparecem ao ficar deitado de barriga para cima após alguns minutos.
    Fiz uma ressonacia magnetica e foi detetado:
    1- no quadril: O labrum acetabular esquerdo apresenta-se irregular com foco de hipersinal em T2 podendo representar lesão do mesmo. A impressão diagnostica fornecida foi: Lesão do Labrum acetabular à esquerda.
    2- Na coluna Lombar: minimas protusões discais difusas de L3 à S1 deformando suavemente a face ventral do saco dural. A impressão diagnostica fornecida foi:Protusões discais difusas de L3 à S1.
    Gostaria muito de sua orientação:
    Posso evitar operação e se possivel o que é mais indicado, fisioterapia no inicio e quantas sessoes seriam adequadas.
    Apos a fisioterpia devo fazer RPG ou Pilattes.
    Poderia indicar algum medico da Unimed para acompanhar o meu caso.
    Agradeço muito a qualquer resposta.
    Roberto

    ResponderExcluir
  23. Prezado Doutor Marcos,

    Me chamo Jefferson, moro em Cabo Frio, tenho 36 anos (jeff_mpf@yahoo.com.br)
    Há três anos tive um "choque" com um goleiro numa partida de futebol que afetou meu tornozelo esquerdo. Na ocasião, procurei tomar todos os cuidados médicos, como Raio X e RM, que acusou (naquela época)líquido distendendo da bainha que reveste o tendão do flexor longo do hálux...
    O ortopedista, entretanto, não deu maior importância e me passou anti-inflamatório.
    Ocorre que, desde então, a cada esforço mais brusco que eu faça, sinto muita dor e leve inchaço no tornozelo.
    Já fiz acupuntura, fisioterapias etc.
    Ontem, apanhei o resultado de outra RM, pois novamente senti muita dor após um jogo de futebol, que acusou o seguinte:
    - Pequenas leoes osteocondrais circundadas por edema na epífise distal da tíbia e cabeça do tálus.
    - Sinovite tíbio-társica.
    - Lesão do ligamento talo-fibular anterior.

    Não me imagino sem poder praticar esporte estou disposto a tudo para ficar bom de vez. Tem jeito? Despulte o texto extenso, mas estou bastante preocupado.
    Obrigado e parabéns pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
  24. Caro Dr. Marcos, tenho osteoartrose no ombro em decorrência de lesão labial (slap IX). Já fiz uma cirurgia para "fechamento" da cápsula e outras duas, por conta de uma capsulite adesiva. Estou ainda na fase de reabilitação motora, entretanto, vislumbro que a artrose continuará me incomodando. Tenho 42 anos, é caso de tentar um tratamento com célula tronco?

    ResponderExcluir
  25. Tenho 42 anos e sofro com uma osteoartrose no ombro em decorrência de lesão labial (slap IX). Já fiz uma cirurgia para "fechamento" da cápsula e duas para liberação por conta de uma capsulite adesiva. Gostaria de saber se o uso de célula tronco é indicado no meu caso?
    Agradecido.
    Guilherme A Machado Jr.
    Vitória, ES.
    guilhermeamjr@hotmail.com
    guilherme.machadojr@bakertillybrasil.com.br

    ResponderExcluir
  26. Difícil dar uma opinião no seu caso sem te examinar.

    ResponderExcluir
  27. Bom dia, me chamo fagner,tenho 28 anos,moro no RJ vim sentindo no meus joelhos tipo que estivessem duro e ficando dormente e quando eu ando nao consigo muito tempo ficar em pé pois fico com fraqueza,fui ao medico e foi constatado artrose e foi me dito que nao precisa de cirurgia ou seja somente remedios.
    Gostaria de lhe perguntar se artrose pode fazer a pessoa parar de andar

    meu e-mail=fagner.bard@hotmail.com

    obrigado

    ResponderExcluir
  28. A artrose em geral causar dores e rigidez articular, com o passar dos meses e anos a inatividade pode deixar as pernas com menos força muscular, porém sugiro que você continue realizando uma investigação médica para avaliar essa fraquesa nas pernas.

    ResponderExcluir
  29. Dr. Marcos, bom dia, estava com uma duvida em relação as dores de joelho da minha esposa, e pude aqui com os seus esclarecimentos tirar as minhas dúvidas. Muito obrigado pela dedicação sua em responder as perguntas e ajudar tantas pessoas que as vezes estão mal informadas por estarem sendo tão mal atendidas por medicos que não tem amor por sua profissão. Sou um seguidor seu e que Deus abençoe e muito a sua vida, pena que moro aqui em São Paulo, litoral, se não iria te-lo como médico da familia.
    Um abraço
    Deus guarde sua vida
    Antonio Carlos - Toni - Oração da Fé

    ResponderExcluir
  30. Gostaria de saber se exercicios de pilates tem o mesmo efeito no fortalecimento das articulaçoes, pois tenho artrose nas principais.
    rosevenancio-2009@hotmail.com

    ResponderExcluir
  31. DR. Tenho condropatia patelar e estou fazendo hidroterapia na água quente,só que já fiquei sabendo que no meu caso colocar água quente no joelho não é aconselhável,o que você me aconselha?Se eu continuar fazendo vou adquirir uma inflamação no meu joelho???

    ResponderExcluir
  32. Lorah, bom dia.
    A agua quente não provoca inflamação no joelho, não acredite em tudo que os palpiteiros de plantão falam.

    ResponderExcluir
  33. Um amigo precisa fazer uma cirurgia no nervo ulnar. Não tenho indicação de cirurgião.
    Ele tem Plano de saúde Bradesco.Poderia me orientar ou indicar alguém?

    ResponderExcluir
  34. Qual o seu email em qual cidade você precisa de uma indicação?

    ResponderExcluir
  35. Daiene, preciso do seu email para responder a sua pergunta.

    ResponderExcluir
  36. Boa Noite Dr. Marcos!
    Tenho artrose no joelho E, devido há um acidente há 20 anos atrás, hoje tenho 43 anos, sempre me incomodou, só que há um ano tenho dor crônica, tomava anti-flamatório, corticoide(injeção), fisioterapia, exercicios para fortalecimento muscular, só que sempre dói, me indicaram outro médico e após exame de RX com carga, o mesmo me informou que tenho lesão severa, grau 03 e que eu devo decidir entre o tratamento com condroflex e arpadol diariamente,e aplicação no joelho de 03 amp. de suprahyal e triancil, ou cirurgia(artroplstia total de joelho), estou com muita dúvida, não sei o que fazer, gostaria de sua opinião. Meu nome é Valeria Pereira, 43 anos, moro em Curitiba-PR e meu e-mail é valéria_mateusrenato@hotmail.com
    Obrigada,

    ResponderExcluir
  37. Olá Doutor!
    Meu nome é Ana, tenho 28 anos e sou de Brasília-DF.
    Há uns 12 anos comecei a sentir dores nos pés quando usava salto alto. As dores eram tão fortes, que depois de usar eu ficava praticamente sem poder encostar os pés no chão. Mesmo usando por pouco tempo (20, 30 minutos) os pés já dóem. Há uns 5 anos atrás, eles começaram a doer também quando ando por muito tempo, independentemente do tipo de calçado que estou usando. Fiz alguns exames e foi diagnosticada a artrose. Gostaria muito de uma indicação de tênis pra fazer exercícios físicos, pois agora, mesmo no transport, após 20 minutos meus pés já dóem e os dedos começam a formigar! Não consigo fazer a bicicleta por causa de uma lesão no joelho e agora nem a esteira nem o transport por causa dos pés. Preciso perder peso e fazer muita atividade aeróbica. Por favor me ajude! Muito obrigada!
    Meu e-mail é sophiabv@hotmail.com

    ResponderExcluir
  38. Dr. Marcos Britto, bom dia! Gostaria de saber do Dr. se o Sr executa uma artroplastia no joelho esquerdo? Já tenho o diagnóstico médico. Quanto custa a consulta e a cirurgia? Qual, em média, o período de recuperação. Favor, enviar-me, se possível, as respostas p/ email deniseferluz@gmail.com. Desde já, meus sinceros agradecimentos, um abraço, denise. Tel. 22- 30531779/ 26475006

    ResponderExcluir
  39. Sophia, sua evolução é atipica sugiro que você continue investigando seu caso

    ResponderExcluir
  40. Olá minha mãe tem artrose nos pés, e no momento foi indicada cirurgia denominada artrodese mais osteotomia dos metatarsos 2 ao 5 tipo hoffman em pés bilaterais. Gostaria de saber sobre esse tipo de procedimento? Pois não sei a gravidade e as conseqüências desse tipo de cirurgias.Agradeço desde já?

    ResponderExcluir
  41. Ainda não escrevi sobre esses procedimentos,sugiro que voce converse com o ortopedista na sua mãe

    ResponderExcluir
  42. Minha mae colocou protese cimentada de femur e de acordo com raio X esta tudo ok, mas ouvimos depois de 8 meses uns estalos bem alto, isso é normal?

    ResponderExcluir
  43. Somente seguidores do blog podem postar comentários

    ResponderExcluir
  44. Dr. Marcos Britto, boa noite! Gostaria de saber do Dr. se o Sr executa uma artroplastia primaria no joelho direito? Já tenho o diagnóstico médico. Quanto custa a consulta e a cirurgia? Qual, em média, o período de recuperação. Favor, enviar-me, se possível, as respostas p/ email alexandrea400@gmail.com. Desde já, meus sinceros agradecimentos, um abraço, alexandre. Tel. 22- 88272501/ 26651996
    12 de julho de 2011 18:05

    ResponderExcluir
  45. Sr. Alexandre o Dr. Marcos Britto realizada a artroplastia primária, porém ele somente realiza as cirurgias nos pacientes que ele indica a prótese, para saber se a prótese esta indicada por favor ligue para o consultório e marque uma consulta. Na consulta ele irá lhe passar os custos caso a cirurgia esteja indicada.

    ResponderExcluir
  46. Nusanet, esse estalos podem ser normais porém podem significar que algo precisa ser visto, minha sugestão é que seja reavaliado o caso. Não vale a pela ficar com dúvidas em casa. Faça novo exame com seu ortopedista.

    ResponderExcluir
  47. Dr, boa noite! Já escrevi anteriormente, pedindo orientações com relação a aplicação do Synvisc One. Eu tenho o dignostico de artrose no tornozelo esquerdo, em consequencia de uma fratura exposta, há 1 ano e 3 meses. Já foram 3 procedimentos cirurgicos, sendo o ultimo em fevereiro de 2011. No inicio de junho, meu orto diagnosticou a artrose. Sinto muita dor para caminhar, ando mancando por causa da dor. Analgesicos e antiinflamatorios pouco resolvem, a dor persiste ao andar. Apliquei Synvisc One, há 1 semana, nenhum resultado também.
    Me falaram sobre uma técnica de microfisioterapia... confesso que estou topando fazer qualquer coisa... será que pode me ajudar? Tenho lido alguma coisa na internet. Também quero saber sobre a protese de tornozelo. Meu orto me disse que poderia ser uma opção antes da artrodese (procedimento que gostaria de não precisar fazer). Porém, a prótese só teria nos EUA, pois no Brasil não é liberado pela Anvisa. Qual o caminho para que eu possa pesquisar sobre a prótese? Alguma indicação?
    Muito obrigada...
    Meu e-mail é re_peron@hotmail.com

    ResponderExcluir
  48. Não conheço microfisioterapia, caso seja indicado o tratamento com prótese seu ortopedista irá lhe orientar. A dor sempre é multifatorial parte da dor vem do problema a outra parte do modo como nos relacionamos com ela.

    ResponderExcluir
  49. A dor sempre é multifatorial parte da dor vem do problema a outra parte do modo como nos relacionamos com ela.

    Muito profundo!!!

    Obrigada, Dr.... vou mergulhar nesta frase!

    ResponderExcluir
  50. Caro Damaris Beraldo para postar perguntas e comentários é fácil basta seguir o blog.

    ResponderExcluir
  51. Dr. Marcos, sofro há muitos anos com problemas de coluna, há 17 anos atrás no HTO o médico disse que eu tinha que operar a escoliose, porém até hoje não me chamaram. agora estou também com protusões na coluna cervical, lombar e outras coisas, já fui há vários médicos estou afastada pelo INSS, mas a perita disse que o meu médico não estava sabendo diagnosticar. O Sr pode me indicar um bom ortopedista que atenda pelo Bradesco. meu e-mail é janafla@yahoo.com.br.

    ResponderExcluir
  52. oi doutor meu nome é luiz,sou de santa catarina,e tive uma fratura de calcaneo,depois de 2 anos não pude mais trabalhar,não consigo ficar muitas horas de pé e se me esforça-va,quando descansa-va não podia mais andar sem moletas,tive uma queda de cinco metros de altura,com fratura de calcaneo esquerdo,e comprometimento articular,o meu calcanhar mudou de forma e parece estar sempre inchado,pois não se nota mais os ossos do tornoselo devido ao alargamento,fiz cirurgia,ja faz quatro meses e não posso andar ainda, na verdade parece,ter piorado e estou com medo de não poder andar mais ,ja que quando quebrei com 2 meses eu ja andava sem moleta tenho dois parafusos colocados de cima para baixo e reparei no rx que eles são curtos e não chegam no calcaneo,eles estão dentro da cartilagem meu medico disse que é assim mesmo,eles servem para rasgar a cartilagem,para acontecer fusão ossea entre o talus e o calcaneo,outros medicos me disseram que seria prescisso estreitar meu calcaneo pois ele esta muito deformado comprimindo tendoes, coisa que não foi feita,sinto muita dor no lado esquerdo do calcaneo justo na area,que tem os tendoes,ja estou sem esperança de poder trabalhar algum dia,e não consigo me encostar no inss, ou seja não ganho dinheiro, e esperar pelo sus,é muito tempo,ja que o ploblema persiste a dois anos,pelos detalhes da cirurgia,quero saber se é assim mesmo,ja que acho que já deveria pelo menos andar sem moletas,fui operado pelo dr Elcio Andre madruga de florianopolis,que me disseram ser um bom medico,mas é sempre bom ter outas opiniões

    ResponderExcluir
  53. Você está no meio do tratamento aguarde a consolidação da artrodese.

    ResponderExcluir
  54. Somente seguidores podem postar comentários e fazer perguntas

    ResponderExcluir
  55. Olá Dr. tenho lido muito sobre artrose, e gostaria de saber se existe tratamento com celulas tronco para artrose, sofro do joelho, há 5 anos faço fisioterapia exercicío mas estou sempre em crise, tenho que tomar cuidado até para andar pois qualquer coisa o joelho já inflama, minha mãe tem prótese será que eu também terei que fazer? E meus filhos poderão ter este problema? Na casa da minha mãe eu ela e minha irmã temos o problema, aguardo uma resposta!

    ResponderExcluir
  56. Lesões condrais menores são passíveis de tratamento com transplante de condrócitos, artrose generalizada em estágio avançado no momento ainda não. A artrose tem uma característica familiar porém fatores externos como sobrepeso, vida sedentária, etc também tem papel importante.

    ResponderExcluir
  57. Dr. o que é Transplante de condrocitos, o senhor conhece aquela tratamento com P.R.P, e o que senhor acha?

    ResponderExcluir
  58. Rosa navegue pelo site e leia outros artigos já escrevi sobre esses assuntos

    ResponderExcluir
  59. doutor meu marido colocou uma platina na perna direita a 12anos atras so que a tres meses atras ela infecsionol faz um mes ele fez a retirada da platina so q ele continua sentindo muita dor no joelho desde de quando a perna dele enfecsionol o medico disse q e artrose e passou um remedio so pra dor mas eu gostaria de saber se tomando esse remedio e fazendo fisioterapia ele vai ficar bom ou sempre ele vai sentir essa dor no joelho ou se a melhor soluçao e colocar uma protese no joelho dentro do joelho dele existe umas bolsas de agua e normal devido a artrose ou nao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem vários tratamentos para a artrose, mesmo quando não obtemos a cura, podemos usar medidas terapeuticas que aliviam o sofrimento, o desconforto e a dor.

      Excluir
  60. Dr Marcos,eu vou fazer uma cirurgia e colocar uma prétese no meu fêmur.Gostaria de saber se depois da cirurgia eu posso fazer exercícios físicos normalmente?

    ResponderExcluir
  61. Olá Dr: Marcos meu nome é felipe,minha sogra estar com forte dores na coluna,qual o melhor tratamento ? pq na minha cidade não tem medico especialista no assunto e mesmo assim eu moro na zona rural

    vitorino freire MA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o medico mesmo não especialista pode avaliar e tomar as medidas terapéuticas iniciais

      Excluir
  62. Olá Dr Marcos, tenho 31 anos sou atleta de vôlei de praia e estou com uma condromálacia patelar, fazendo aplicações de hialuronato de sódio posso voltar a praticar esse esporte, ou qual tratamento seria melhor.

    ResponderExcluir
  63. No seu caso precisaria examiná-lo para determinar como está seu joelho e dessa maneira orientar o retorno ao esporte.

    ResponderExcluir
  64. Ola Dr Marcos, meu nome é Nubia e tenho 24 anos, tenho estalido no quadril - bursite, qual a atividade que eu posso fazer? Depois que fiz fisioterapia melhorou bastante o barulho, as vezes ainda estrala e doi... Quando faço caminhada ou corro na esteira doi muito, o que faço?
    Aguardo resposta nubiatessarollo@hotmail.com
    E agradeço desde já...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para saber exatamente como orientá-la eu precisaria de um diagnostico preciso, pois existe mais de um motivo para os estalos no quadril, porém, os alongamentos em geral ajudam. Antes de fazer atividades físicas você deve conversar com um ortopedista e ser orientada.

      Excluir
  65. Paulo alves:
    Bom dia Dr.Marcos Britto ,
    Recentemente precisei passar por outra cirurgia no femur ,pois após 1ano da primeira cirurgia o osso ainda não estava colado e eu estava sentindo muitas dores, e agora após 2 meses da nova cirurgia meu joelho fica dando estralos e dóem quando eu os movimento para feser exercicios de fortalecimento,isso é normal ??

    ResponderExcluir
  66. Dr. tenho 30 anos e não consigo ficar de joelhos pois doi mt!!! o q será?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. provavelmente devido a uma patologia na região anterior ao joelho, porém você deve procurar o ortopedista

      Excluir
  67. Minha mãe está entortando as pontas dos dedos nas primeiras juntas. O que pode ser? Tem cura? Obigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As causas mais frequente estão escritas nesse post, porém você deveria levá-la a um ortopedista.

      Excluir
  68. Meu sobrinho nasceu com o pé torto congênito bilateral, o senhor conhece médcos especialista aqui no DF que tratam o caso dele? Poderia indicar algum? Desde já eu agradeço,
    Carla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode procurar um especialista em ortopedia infantil

      Excluir
  69. Acabei de descobrir,através de um ultra som,que tenho osteartrite fibiotalar.
    Estava sem saber o que fazer e ler seu artigo me ajudou.
    OBRIGADA!

    ResponderExcluir
  70. Ola Dr. Marcos, gostaria de fazer uma pergunta diferente.. Mais que envolve atividade fisica, hobby e o fato de ter escoliose. Entao Dr. tenho escoliose, lordose e cifose; a minha escoliose nao é grave nao preciso operar. Ja fiz musculaçao e alongamentos e melhorou bastante. Mas tenho uma paixão por andar a cavalo e sempre que ando, no outro dia fico com o corpo bem moido.
    Sei que de fato isso ja causa nas pessoas que nao tem problema de coluna e nao andam a cavalo com frequencia, que na verdade nao ando com frequencia também.
    Mas gostaria de começar a treinar tambor, dai seria uma hora por semana; mas gostaria de saber se posso? Se tem algo que possa fazer para minimiza as dores, e se devo tempar me adaptar pra ver se a dor diminiu, ou se realmente nao posso.

    meu email é jessica.ficher@ourofino.com, por favor me responda. Ficarei grata! Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A orientação médica para atividades físicas deve ser feita após um detalhado exame físico.

      Excluir
  71. Bom dia, Dr. Marcos. Comecei apresentar dor no joelho esquerdo há uma semana, temo ser artrose. Tenho 35 anos estou acima do peso e comecei a trabalhar a 3 meses numa empresa onde tenho de descer e subir dois lances de escada constantemente.
    Minhas dúvidas: a perda de peso (redução alimentar e caminhada leve ou até mesmo uma hidroginástica, o uso de tênis para reduzir o impacto, descida e subida da escada comedidas/reduzidas, podem melhorar ou até sanar meu quadro?

    * não quero fazer uso de antiinflamatórios, comprei o óleo de bétula e arnica da Welleda que ajuda e aquece.
    Patrícia Fernandes patricia.saf@gmail.com

    ResponderExcluir
  72. Sim, existem trabalhos na literatura provando que a perda de peso melhora a dor em mais de 80% dos pacientes com dor no joelho.

    ResponderExcluir
  73. Dr. minha sogra fez um cirugia no tornocelo devido o desgaste da cartilagem, o medico colocou parafusos onde a junta dela não movimenta, e ela senta muita dor,e os pes estão entortando cada dia que passa, e já tem 4 anos feito a sirugia, o que ela deve fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro que ela retorne ao ortopedista para uma revisão do tornozelo

      Excluir
  74. Dr. tudo bem? a minha mãe tem artrite ou é artrose,pois nem o médico soube especificá-lo. E ela tem o colesterol alto,devido a essa dor que ela sente ela não pratica atividade física. E ela também tem um esporão de calcâneo no pé. Ela pode continuar fazendo ao menos bike,sem carga todo dia? obs: Onde ela mora não há hidroginástica. Obrigada

    ResponderExcluir
  75. Para poder orientar um caso específico preciso examinar o paciente.

    ResponderExcluir
  76. Boa tarde.
    GOSTARIA DE LHE PERGUNTAR PQ QUEM TEM ARTROSE NOA
    JOELHOS E QUADRIL,A PERNA FICA MAIS CURTA QUE A OUTRA?OBRIGADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A artrose provoca o desgaste articular e consequentemente a perda de altura do membro.

      Excluir
  77. Olá DR.
    Tenho artrose no tornozelo esquerdo, adquirida após uma fratura exposta na tíbia distal. Tenho uma vida próxima do normal, porém com algumas limitações como não conseguir correr ou pular e não andar por longos períodos, além de ter um tornozelo bem inchado. A minha dúvida é: Esse tipo de limitação, que será permanente, se enquadra em deficiência física?
    abraços

    Anderson Luiz

    ResponderExcluir
  78. Para determinar se você tem uma deficiência física precisaria examiná-lo

    ResponderExcluir
  79. ola Dr marcos brito.
    Boa Noite, veja doutor "carrego comigo um trauma disso" : Desde crianca minhas pernas são em x (genu valgum)sendo a esquerda um pouquinho mais acentuada que a direita tenho 37 anos 1,77 80 quilos quero tirar uma duvida que carrego por todo esse tempo estou fazendo economias pra uma possivel cirurgia ou não. como fiz inumeras pesquisas na net nao vejo e tampouco encontro saida para o alinhamento dos joelhos para minha idade que não termine em cirurgia e também na minha cidade em RR não tem esse tratamento corretivo desta natureza encontrei sei blog e quero perguntar-lhe, mesmo minhas pernas sendo em x, eu consigo juntar os tornozelos forcando meus joelhos, sinto um pouquinho de desconforto e tambem um pouco de pressao ao fazer essa junção dos tornozelos porém não de dor sera então que em meu caso e com sua esperiencia poderia existir um tratamento que envolvesse uma cirurgia e sim tratamento através de aparelhos ortopedicos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A correção da deformidade com órteses somente é possível enquanto as fises estão abertas, aos 37 anos elas já estão fechadas.

      Excluir
  80. Olá Dr. Marcos. Minha mãe tem osteonecrose femoral, ela está precisando fazer uma antroplastia total. Mas o que mais a incomoda é uma dor muito grande nas costas, costelas. Bem, enquanto ela não faz o procedimento o que poderia amenizar as dores nas costas. Já fomos em vários médicos e sempre a mesma coisa que ouvimos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para indicar um tratamento específico preciso examinar a paciente, no caso dela também preciso chegar a um diagnóstico, pois sabendo o diagnóstico fica mais fácil tratar

      Excluir
  81. Olá Dr. Marcos, tenho 22 anos, à meses tenho uma lesão no peito e uma tomografia indicou: "Leve irregularidade da superfície articular manúbrio esternal com algumas áreas escleróticas e císticas subcondrais inclusivo com fenômeno do vácuo discal provavelmente de natureza osteoarticular degenerativa", o traumatologista me falou que possuo artrose. Tenho uma consulta com um reumatologista mas gostaria de tirar uma possível dúvida: há possíveis soluções para a minha situação? (cirurgias ou etc) Ou terei que conviver com esse problema? Muito Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para poder ajudá-lo precisaria examiná-lo e ver seus exames de imagem.

      Excluir
  82. Dr. Marcos, Bom dia!!! Estou sentindo sensação de frio e queimação nas pernas, meu joelho afundou um pouco ao lado, passei por um ortopedista, fiz alguns RX, e ele me passou fisioterapia, estou fazendo, mas nao estou vendo resultado , gostaria que voce me indicasse o que devo fazer, pois pelos sintomas que tenho, tenho medo de ser algo mais serio. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  83. Nào consegui imaginar um diagnóstico com a sua descrição, sugiro procurar um colega ortopedista e conversar com ele

    ResponderExcluir
  84. Bom dia !!!! Tenho 45 anos . Atualmente estou percebendo uma modificação no meu caminhar, os meus pés estão entortando, fazendo que eu pise a cada dia mais torto, tendo problemas tanto com sapatos e chinelos que fica com o tornozelo para fora. Isto é um sinal de reumatismo no tornozelo????? Além disso a noite costumo ter uma movimentação dos dedos dos pés e nas manhãs grande dor ao caminhar .... Email. ppierre893@gmail.com

    ResponderExcluir
  85. Dr Marcos minha mãe tem 51 anos e há poucos dias 2 médicos disseram para ela que ela tem artrose no sangue. Nunca ouvi falar sobre isto. Isto realmente existe? Tem tratamento.
    Pode me responder por e-mail: michelle.eck@hotmail.com
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente a palavra usada era artrite no sangue, existem exames laboratoriais que diagnosticam a artrite no sangue.

      Excluir

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários. Se seu perfil no google não registrar seu email, escreva o email no corpo do comentário. Se você já migrou para o Google Plus você deve estar seguindo a página do blog no google+
Não realizamos consultas pela internet!

Últimas Artigos Revisados ou Publicados

Vídeos com Aulas e entrevistas com Dr. Marcos Britto da Silva

Loading...

Video Artroscopia de Joelho - Meniscectomia

Video Luxação Acromio Clavicular no Ombro

Video de Reconstrução do LCA

Arquivo do blog