Dr. Marcos Britto da Silva - Ortopedista,Traumatologia e Medicina Esportiva: Glicasamina e Glicosamina / Condroitina

Glicasamina e Glicosamina / Condroitina

Recebi essa pergunta do Post sobre Artrite e Artrose e resolvi respondê-la como um novo post pois ela é muito freqüente no consultório.
Dr. Marcos, eu gostaria de saber se a glutosamina ajuda a controlar a artrose, tenho artrose no pé esquerdo, existe algum outro medicamento para o tratamento mais avançado que a glutosamina?

O uso glicosamina e glicosamina / condroitina é um assunto controverso. Para indicarmos o uso ou contra-indicar o uso de medicamentos devemos nos basear na literatura médico de melhor qualidade. Isso é chamado de Medicina Baseada em Evidências. Quando revisamos os trabalhos com melhor evidência não encontramos nenhum que de subsídio para o uso da glicosamina como um condro regenerador ( capacidade de regenerar ou impedir o degeneração cartilaginosa ) em 2 anos de tratamento quando comparado ao medicamento placebo (remédio sem efeito - pílula de açúcar), revisão recente da Cochrane mostra que a glicosamina pode reduzir a dor numa parcela dos seus usuários e dessa maneira melhorar a função ( movimento da junta ) da articulação principalmente nos casos mais brandos de artrose.
A glicosamina pode ser achada naturalmente no corpo e é usada pelo corpo na construção dos blocos de cartilagem.  Nos Estados Unidos a Glicosamina é usada como um suplemento alimentar e pode ser comprada em supermercados sem receita médica, em comprimidos ou até mesmo misturada a sucos de laranja, etc.
No Brasil a Glicosamina é comercializada como medicamento e com um custo muito mais alto. Discordo dessa forma de comercialização e da propaganda feita com esse suplemento alimentar ( nutracéutico). No dia a dia não prescrevo Glicosamina, porém, se meu médico prescreveu você deve tomar. Paciente que chegam ao consultório e perguntam sobre se devem continuar tomando Glicosamina ou associação Glicosamina Condroitina explico esses pontos e o paciente decide. Sou favorável ao uso como suplemento alimentar se o paciente estiver tendo melhora da dor. Nesses casos sugiro que ele traga o medicamento dos Estados Unidos pois a diferença de preço paga a ida e volta além de alguns dias passeando o que sem dúvida vai ajudar a melhorar qualquer dor!
Em relação a medicamentos mais modernos leia o post sobre Artrite e Artrose.


Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologista e Médico do Esporte
Rio de Janeiro, RJ, Brasil
atualizado em 12/06/2009

Leia mais sobre artrose

11 comentários:

  1. Dr.estou no seu blog, meu nome é Lais Jacobina. Estou tomando glicosamina e condroitina para desgaste de cartilagem. Então pela sua explicação nao deve adiantar de nada, correto? Mas como o paciente tera livre escolha? tomar ou nao tomar? tomar a glicosamina ou outro? nao entendi...

    ResponderExcluir
  2. Devemos sempre usar as medicações prescritas pelos nossos médicos, A Glicosamina e a condroitina são suplementos alimentares que produzem resultados em alguns pacientes, ainda não possuimos trabalhos na literatura médica com boa evidencia que comprovem a regeneração da cartilagem, porém alguns pacientes melhoram das dores articulares.

    ResponderExcluir
  3. oi Dr. me chamo Sandra tenho 44anos estou com artrose nos joelhos e bico de papagaio na esperança de ficar boa fiz muitas fisioterapia faço exercicios em casa e mandei fazer uma formula de sufato glucosamina e sufato condroitina mas o senhor está falando de glicosamina será que fiz formula errada?
    o senhor me responde desde já grata.

    ResponderExcluir
  4. oi Dr.achei maravilhoso seus comentarios,porque tenho artrose e tudo que se refere a articulacão me interessa,quem tem desgates nas articulacões pode caminhar?ou melhor hidroginástica?

    ResponderExcluir
  5. Boa noite , tenho 49 anos e a uns 10 anos descobri que tinha artrose no quadril esquerdo, eu percebo a cada dia estou perdendo mais mobilidade , gostaria de saber o que posso fazer para melhorar . Eu moro em Tatui cidade interior de São Paulo.

    ResponderExcluir
  6. Caro Tatui sem Tenis, atividades físicas sem impacto ( natação) e se manter magro ou emagrecer, caso esteja acima do peso.

    ResponderExcluir
  7. Luis, boa tarde, para postar comentários é perguntas você deve ser um seguidor do Blog.

    ResponderExcluir
  8. Li na revista Seleções do Reader's Digest que a condrotina e a glicosamina concorrem entre si na absorção intestinal. Que apenas a glicosamina deveria ser usada. Qual a sua opinião, Dr. Marcos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como relatei acima sigo as orientações da medicina baseada em evidências para o uso da glicosamina e condroitina

      Excluir
  9. Durante 3 meses, por recomendação médica, tomei condroitina + glucosamina. Tenho resistência a insulina e a ingestão da glucosamina fez com que minha insulina aumentasse consideravelmente a ponto de, mesmo deixando de tomá-la, precisar mudar o tratamento da resistência a insulina, que após 6 meses ainda não está totalmente controlada. Tb houve ganho de peso que ainda não reverti (nunca tive tendência a engordar). Além disso tudo, em 3 meses de tratamento não senti melhora alguma nas dores articulares.

    ResponderExcluir

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG
http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html
Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Últimas Artigos Revisados ou Publicados

Vídeos com Aulas e entrevistas com Dr. Marcos Britto da Silva

Loading...

Video Artroscopia de Joelho - Meniscectomia

Video Luxação Acromio Clavicular no Ombro

Video de Reconstrução do LCA

Arquivo do blog