Glicasamina e Glicosamina / Condroitina

Recebi essa pergunta do Post sobre Artrite e Artrose e resolvi respondê-la como um novo post pois ela é muito freqüente no consultório.
Dr. Marcos, eu gostaria de saber se a glutosamina ajuda a controlar a artrose, tenho artrose no pé esquerdo, existe algum outro medicamento para o tratamento mais avançado que a glutosamina?

O uso glicosamina e glicosamina / condroitina é um assunto controverso. Para indicarmos o uso ou contra-indicar o uso de medicamentos devemos nos basear na literatura médico de melhor qualidade. Isso é chamado de Medicina Baseada em Evidências. Quando revisamos os trabalhos com melhor evidência não encontramos nenhum que de subsídio para o uso da glicosamina como um condro regenerador ( capacidade de regenerar ou impedir o degeneração cartilaginosa ) em 2 anos de tratamento quando comparado ao medicamento placebo (remédio sem efeito - pílula de açúcar), revisão recente da Cochrane mostra que a glicosamina pode reduzir a dor numa parcela dos seus usuários e dessa maneira melhorar a função ( movimento da junta ) da articulação principalmente nos casos mais brandos de artrose.
A glicosamina pode ser achada naturalmente no corpo e é usada pelo corpo na construção dos blocos de cartilagem.  Nos Estados Unidos a Glicosamina é usada como um suplemento alimentar e pode ser comprada em supermercados sem receita médica, em comprimidos ou até mesmo misturada a sucos de laranja, etc.
No Brasil a Glicosamina é comercializada como medicamento e com um custo muito mais alto. Discordo dessa forma de comercialização e da propaganda feita com esse suplemento alimentar ( nutracéutico). No dia a dia não prescrevo Glicosamina, porém, se meu médico prescreveu você deve tomar. Paciente que chegam ao consultório e perguntam sobre se devem continuar tomando Glicosamina ou associação Glicosamina Condroitina explico esses pontos e o paciente decide. Sou favorável ao uso como suplemento alimentar se o paciente estiver tendo melhora da dor. Nesses casos sugiro que ele traga o medicamento dos Estados Unidos pois a diferença de preço paga a ida e volta além de alguns dias passeando o que sem dúvida vai ajudar a melhorar qualquer dor!
Em relação a medicamentos mais modernos leia o post sobre Artrite e Artrose.


Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologista e Médico do Esporte
Rio de Janeiro, RJ, Brasil
atualizado em 12/06/2009

Leia mais sobre artrose

Comentários

  1. Dr.estou no seu blog, meu nome é Lais Jacobina. Estou tomando glicosamina e condroitina para desgaste de cartilagem. Então pela sua explicação nao deve adiantar de nada, correto? Mas como o paciente tera livre escolha? tomar ou nao tomar? tomar a glicosamina ou outro? nao entendi...

    ResponderExcluir
  2. Devemos sempre usar as medicações prescritas pelos nossos médicos, A Glicosamina e a condroitina são suplementos alimentares que produzem resultados em alguns pacientes, ainda não possuimos trabalhos na literatura médica com boa evidencia que comprovem a regeneração da cartilagem, porém alguns pacientes melhoram das dores articulares.

    ResponderExcluir
  3. oi Dr. me chamo Sandra tenho 44anos estou com artrose nos joelhos e bico de papagaio na esperança de ficar boa fiz muitas fisioterapia faço exercicios em casa e mandei fazer uma formula de sufato glucosamina e sufato condroitina mas o senhor está falando de glicosamina será que fiz formula errada?
    o senhor me responde desde já grata.

    ResponderExcluir
  4. oi Dr.achei maravilhoso seus comentarios,porque tenho artrose e tudo que se refere a articulacão me interessa,quem tem desgates nas articulacões pode caminhar?ou melhor hidroginástica?

    ResponderExcluir
  5. Boa noite , tenho 49 anos e a uns 10 anos descobri que tinha artrose no quadril esquerdo, eu percebo a cada dia estou perdendo mais mobilidade , gostaria de saber o que posso fazer para melhorar . Eu moro em Tatui cidade interior de São Paulo.

    ResponderExcluir
  6. Caro Tatui sem Tenis, atividades físicas sem impacto ( natação) e se manter magro ou emagrecer, caso esteja acima do peso.

    ResponderExcluir
  7. Luis, boa tarde, para postar comentários é perguntas você deve ser um seguidor do Blog.

    ResponderExcluir
  8. Li na revista Seleções do Reader's Digest que a condrotina e a glicosamina concorrem entre si na absorção intestinal. Que apenas a glicosamina deveria ser usada. Qual a sua opinião, Dr. Marcos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como relatei acima sigo as orientações da medicina baseada em evidências para o uso da glicosamina e condroitina

      Excluir
  9. Durante 3 meses, por recomendação médica, tomei condroitina + glucosamina. Tenho resistência a insulina e a ingestão da glucosamina fez com que minha insulina aumentasse consideravelmente a ponto de, mesmo deixando de tomá-la, precisar mudar o tratamento da resistência a insulina, que após 6 meses ainda não está totalmente controlada. Tb houve ganho de peso que ainda não reverti (nunca tive tendência a engordar). Além disso tudo, em 3 meses de tratamento não senti melhora alguma nas dores articulares.

    ResponderExcluir
  10. Tive uma fratura no segundo metatarso que demorou quase 9 meses para consolidar - fiz uso do estimulador osseo, e so calcificou depois que usei o Forteo. Desses 9 meses, estava os 6 ultimos com a bota.

    Agora refiz a ressonancia e foi constatada que a fratura consolidou no segundo metatarso, mas estou com um edema osseo na cabeça do primeiro metatarso. Não sei como isso aconteceu sendo que eu estava imobilizada. Fiz também uma tomografia nao viu nenhuma fratura. O que devo fazer para evitar que isso agrave? Tenho sido super cuidadosa ao andar e nao tenho feito atividades de impacto algum (estou agora andando bem pouco ainda). Deveria voltar pra bota robofoot, ou usar sapatos com suporte seria suficiente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lesões ósseas sequenciais podem estar relacionada a algum grau de fragilidade óssea ou sobrecarga mecânica. Sugiro procurar um colega ortopedista para avaliar.

      Excluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Consolidação das Fraturas

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Mordida de Animais

Fratura de tíbia - Diafisaria

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.

Arquivo

Mostrar mais