Dr. Marcos Britto da Silva - Ortopedia, Traumatologia e Medicina Esportiva: Ranelato de Estrôncio Para Artrose?

Ranelato de Estrôncio Para Artrose?

Tratamento da Artrose com Protelos - Ranelato de Estrôncio. ( notícia divulgado no RJ TV da Rede Globo no dia 28 de março de 2012) 

O ranelato de estrôncio é uma medicação usada para tratamento da osteoporose e segundo um comunicado feito no

Congresso Europeu de Osteoporose e Osteoartrose na França na semana passada sugere que essa medicação ( Protelos, Osteor)  poderia diminuir a evolução da osteoartrose do Joelho em um terço ao longo de 3 anos.

O estudo foi conduzido pelos cientistas das Universidades de Oxford e de Southampton  na Inglaterra. 1683 paciente receberam Protelosa (ranelato de estroncio) ou placebo. A medicação era dada em comprimidos e os pacientes e os médicos não sabiam se estavam tomando a medicação ao o placebo ( estudo duplo cego). Os pacientes foram seguidos durante 3 anos. Após esse período os pacientes foram reavaliados para dor, mobilidade e perda da cartilagem. 

As informações foram divulgadas pelo Professor Cyrus Cooper. Segundo esse estudo aqueles pacientes usando Protelos apresentaram uma melhor evolução no quadro de artrose em comparação com os pacientes usando placebo, numa média de um terço a menos de danos à cartilagem. Portanto, se eles estavam tomando a medicação durante três anos a progressão da doença seria retardado por um ano.

Importante salientar que esse é um estudo inicial e deve ser comprovado por outros estudos que corroborem ou não esses achados.  Os autores não relataram conflito de interesse porém esse é um aspecto interessante, devemos aguardar até a publicação desse artigo em um jornal Médico para que possamos avaliar eventual Bias.

Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologista e Médico do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Atualizado em 28/03/2012


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Postagens mais lidas na última semana