Como Tratar a Rigidez de Cotovelo

Como tratar o cotovelo que perdeu a mobilidade ?

O tratamento da rigidez de cotovelo é um desafio. Comumente a rigidez surge de fatores intrínsicos ( incongruência osteoarticular e extrínsecos (contratura de partes moles)

Abordagem cirúrgica.
A artroscopia pode ser usada para liberação de partes moles porém a curva de aprendizado é longa e devemos ter cuidados redobrados com o nervo ulnar. 

Como no futebol o cotovelo é uma caixinha de surpresas.
lesões inocentes com uma fratura simples da cabeça de rádio com alguma frequência causa limitação dos últimos graus de extensão e limitações mais severas em outros casos. principalmente depois de imobilizações prolongadas.

Fraturas complexas e fraturas luxações evoluem com perda funcional e frequentemente os casos mais desafiadores se referem aos casos de rigidez pos instabilidade onde o desarranjo ligamentar apresenta um desafio a mais e o balanço em liberação ligamentar para ganhar arco de movimento e uma eventual piora da estabilidade é muito difícil

A rigidez do Cotovelo é um desafio para gerenciar de forma eficaz. As  contraturas em geral tem componentes intrínsecos e extrínsecos. Ambos fatores, provocam limitação do movimento.

 Avanços técnicos recentes na cirurgia do cotovelo  levaram ao desenvolvimento de procedimentos minimamente invasivos para a tratamento de casos graves de rigidez do cotovelo.

Aqueles com a maioria dos procedimentos de artroscopia, uma curva de aprendizagem notável está associada com a segurança, eficácia execução dessas técnicas cirúrgicas. Certos cenários clínicos exigir que seja dada especial atenção ao nervo ulnar e posterior pacote do ligamento medial colateral ulnar para Melhorar movimento de forma segura. Liberação capsular artroscópica do cotovelo é eficaz para a recuperação de um arco de movimento funcional a curto prazo em a maioria dos patients com contraturas extrínsecos.

Comentários

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Frio ou Calor

Fratura de tíbia - Diafisaria

Cisto de Baker no Joelho

Entorse do Tornozelo

Bula do Addera D3

Minha foto
MARCOS BRITTO DA SILVA
Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco, - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte | SBMEE, Médico do HUCFF-UFRJ, - International Affiliate Member of the AAOS - American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI Association, - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS)/International Federation of Sports Medicine (http://www.fims.org),