Pé Plano Flácido e Pé Chato - Evolução e Tratamento

O que é o pé plano flexível ou pé chato?
Pé plano flexível é uma condição na qual o arco do pé desaparece quando o pé apoia no chão e reaparece quando o paciente levanta os artelhos ou ainda quando a criança fica na ponta dos pés.

O pé plano flexível é uma doença grave?
Não, Os pais e outros membros da família frequentemente se preocupam desnecessariamente com um arco plantar interno anormalmente baixo ou ausente no pé de uma criança. Imaginam que isso levará a deformidades ou uma deficiência no futuro. A maioria das crianças recupera algum arco plantar interno a medida que a criança cresce sem quaisquer problemas e sem tratamento com órteses ou palmilhas. A condição geralmente é indolor e  não interfere com a prática de esporte. Porém alguns casos de pés planos flácidos graves que não corrigem com o passar dos anos também se beneficiam de tratamento cirurgico.

Todo pé plano é benigno?
Não, algum pés planos são patológicos e requerem tratamento inclusive cirúrgico.

Como diagnosticar o pé plano flexível?
Pedimos ao paciente para ficar na ponta dos pés e observamos o surgimento do arco plantar interno como na figura ao lado.





Qual a evolução natural do Pé Plano flexível na Infância?
Foto: evolução natural do pé plano aos 3 anos e aos 15 anos com o arco plantar formado.


Um pé chato flexível tem uma função muscular e  mobilidade articular dos ossos do pé normais.  Conforme a criança cresce e caminha sobre o pé, os tecidos moles do pé ( ligamentos, músculos) vão modelando o arco plantar de forma gradual.  
O pé plano flexível prossegue até que a criança tenha no mínimo 5 anos de idade. Em alguns casos o  pé chato flexível continua até a adolescência e vida adulta porém é indolor. Em alguns casos a criança ou adolescente pode apresentar dor  ao longo da parte inferior e medial do pé, nesses casos um médico ortopedista deverá ser consultado. 

Imagens pré operatórias
Como é o tratamento para o pé plano flexível?
O médico ortopedista deverá ser consultado, o tratamento é feito com fisioterapia, palmilhas e exercícios para os músculos dos pés. Nos casos onde o pé flexível progride para uma pé plano rígido o tratamento cirúrgico pode estar indicado.

Tratamento Cirurgico 
Alguns casos de pé plano valgo graves se beneficiam de tratamento Cirurgico. A cirurgia em geral é realizada entre os 8 e 14 anos com boa recuperação 


2 anos de pós operatório pela Técnica de Miranda

referencias:
Tratamento cirúrgico do pé plano valgo RICARDO MALAQUIAS DE MIRANDA, ALBERTO EDUARDO PERES, JARDÉLIO MENDES TORRES RBO Junho - 1993
Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologista e Médico do Esporte
Rio de Janeiro, RJ, Brasil
atualizado em 11/08/2011

Comentários

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Frio ou Calor

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Entorse do Tornozelo

Fratura do Antebraço

Fratura de tíbia - Diafisaria

Consolidação das Fraturas

Minha foto
MARCOS BRITTO DA SILVA
Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco, - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte | SBMEE, Médico do HUCFF-UFRJ, - International Affiliate Member of the AAOS - American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI Association, - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS)/International Federation of Sports Medicine (http://www.fims.org),

Arquivo

Mostrar mais