Pé Plano Flácido e Pé Chato - Evolução e Tratamento

O que é o pé plano flexível ou pé chato?
Pé plano flexível é uma condição na qual o arco do pé desaparece quando o pé apoia no chão e reaparece quando o paciente levanta os artelhos ou ainda quando a criança fica na ponta dos pés.

O pé plano flexível é uma doença grave?
Não, Os pais e outros membros da família frequentemente se preocupam desnecessariamente com um arco plantar interno anormalmente baixo ou ausente no pé de uma criança. Imaginam que isso levará a deformidades ou uma deficiência no futuro. A maioria das crianças recupera algum arco plantar interno a medida que a criança cresce sem quaisquer problemas e sem tratamento com órteses ou palmilhas. A condição geralmente é indolor e  não interfere com a prática de esporte. Porém alguns casos de pés planos flácidos graves que não corrigem com o passar dos anos também se beneficiam de tratamento cirurgico.

Todo pé plano é benigno?
Não, algum pés planos são patológicos e requerem tratamento inclusive cirúrgico.

Como diagnosticar o pé plano flexível?
Pedimos ao paciente para ficar na ponta dos pés e observamos o surgimento do arco plantar interno como na figura ao lado.





Qual a evolução natural do Pé Plano flexível na Infância?
Foto: evolução natural do pé plano aos 3 anos e aos 15 anos com o arco plantar formado.


Um pé chato flexível tem uma função muscular e  mobilidade articular dos ossos do pé normais.  Conforme a criança cresce e caminha sobre o pé, os tecidos moles do pé ( ligamentos, músculos) vão modelando o arco plantar de forma gradual.  
O pé plano flexível prossegue até que a criança tenha no mínimo 5 anos de idade. Em alguns casos o  pé chato flexível continua até a adolescência e vida adulta porém é indolor. Em alguns casos a criança ou adolescente pode apresentar dor  ao longo da parte inferior e medial do pé, nesses casos um médico ortopedista deverá ser consultado. 

Imagens pré operatórias
Como é o tratamento para o pé plano flexível?
O médico ortopedista deverá ser consultado, o tratamento é feito com fisioterapia, palmilhas e exercícios para os músculos dos pés. Nos casos onde o pé flexível progride para uma pé plano rígido o tratamento cirúrgico pode estar indicado.

Tratamento Cirurgico 
Alguns casos de pé plano valgo graves se beneficiam de tratamento Cirurgico. A cirurgia em geral é realizada entre os 8 e 14 anos com boa recuperação 


2 anos de pós operatório pela Técnica de Miranda

referencias:
Tratamento cirúrgico do pé plano valgo RICARDO MALAQUIAS DE MIRANDA, ALBERTO EDUARDO PERES, JARDÉLIO MENDES TORRES RBO Junho - 1993
Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologista e Médico do Esporte
Rio de Janeiro, RJ, Brasil
atualizado em 11/08/2011

Comentários

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Consolidação das Fraturas

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Fratura de tíbia - Diafisaria

Mordida de Animais

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.

Arquivo

Mostrar mais