Fraturas e Luxações no Cotovelo

O que é a luxação do cotovelo?
A luxação do cotovelo é a perda da relação das superfícies articulares que se separam e deslocam ou seja o cotovelo fica fora do lugar.
Quais os tipos de luxação do cotovelo?
A luxação do cotovelo pode ser parcial ou completa Em uma luxação completa, as superfícies articulares são completamente separadas. Em um deslocamento parcial, as superfícies articulares são apenas parcialmente separados. Um deslocamento parcial também é chamado de subluxação.
Anatomia do Cotovelo

Três ossos se juntam para formar a articulação do cotovelo. O úmero é o osso do braço. Dois ossos do antebraço (rádio e ulna) formam a parte inferior do cotovelo.Cada um desses ossos tem uma forma muito distinta. Ligamentos ligados aos ossos mantém todos esses ossos no alinhamento apropriado.
Quais os movimentos do cotovelo?
A Flexão extensão ocorre através da articulação entre o úmero a úlna e o rádio. A Rotação (prono-supinação) ocorre através de uma articulação entre o rádio e a ulna isso permite que a palma da mão seja rodada para baixo e para cima. Isso é chamado de pronação e supinação, respectivamente.
Quais movimentos podem ser afetados com a luxação do cotovelo?
Lesões e luxações no cotovelo pode afetar qualquer um desses movimentos. Tanto a flexo extensão como a pronosupinação podem ficar prejudicados e não raramente o movimento fica muito comprometido, principalmente nos casos negligenciados.
Qual a incidência de Luxação do cotovelo?
A luxação do cotovelo não são comuns. A luxação do cotovelo geralmente ocorrem quando uma pessoa cai em uma mão estendida. Quando a mão toca o solo, a força é enviada para o cotovelo. Geralmente, há um movimento de rotação que pode girar o cotovelo para fora de seu encaixe. A luxação do cotovelo pode também acontecer em acidentes de carro, quando os passageiros esticam os braços para se defender da colisão. A força que é enviada através do braço pode deslocar o cotovelo, assim como em uma queda.
Quais os elementos estabilizadores do cotovelo?
O cotovelo é estável por causa dos efeitos combinados de estabilização de superfícies ósseas, ligamentos e músculos. Quando deslocamos o cotovelo, uma ou todas essas estruturas podem ser lesadas em diferentes graus.
Qual a gravidade das luxações do cotovelo?
Uma luxação simples não tem qualquer lesão óssea maior.
Uma luxação complexa pode ter e lesões ósseas e ligamentares.muito graves Nos deslocamentos mais graves, os vasos sanguíneos e nervos que percorrem todo o cotovelo pode ser feridos ou até mesmo seccionados. Se isso acontecer, há o risco de perder o braço. Algumas pessoas nascem com maior flacidez ou folgas em seus ligamentos. Essas pessoas estão em maior risco de deslocamento de seus cotovelos. Algumas pessoas nascem com um osso cúbito que tem um sulco (Troclea) raso para o cotovelo. Eles têm um risco levemente maior para a luxação.
Quais os Sintomas da luxação do cotovelo?
A luxação do completa do cotovelo completo é extremamente doloroso é óbvio ao olhar para o paciente. O braço ficará deformado na região do cotovelo. 
Luxação do Cotovelo
Como é a luxação do cotovelo parcial (subluxação)?
A luxação do cotovelo parcial ou subluxação pode ser mais difícil de detectar.Normalmente, isso acontece depois de um acidente. Porque o cotovelo é apenas parcialmente luxado, os ossos podem espontâneamente mudar e a articulação pode aparecer bastante normal. O cotovelo geralmente move-se razoavelmente bem, mas pode haver dor. Pode haver hematomas na parte interna e externa do cotovelo, onde os ligamentos podem ter sido esticados ou rasgados ou rompidos. Subluxações parciais podem permanecer e recorrer ao longo do tempo, se nunca os ligamentos não cicatrizarem.
Subluxação do Cotovelo
Como é feito o Diagnóstico da luxação de Cotovelo?
O médico examinará o braço. Ele irá verificar se há dor, inchaço e deformidade. Ele irá avaliar a pele e a circulação do braço.Vai verificar também o Pulso na região do punho. Se a artéria é ferido na altura da luxação, a mão pode ficar com uma cor branca ou roxa. Isso é causado pela falta de sangue na mão.
Também é importante verificar o funcionamento dos nervos na mão. Se os nervos foram feridos durante a luxação, parte da mão ou a totalidade podem ficar insensível e incapaz de se mover.
Fratura Luxação do Cotovelo
A luxação de cotovelo deve ser avaliada com exames complementares?
Sim, Um raio-X é necessário para determinar se existe uma lesão óssea ( fratura luxação de cotovelo). Raios-X também podem ajudar a mostrar a direção da luxação.
O Raios-X simples é a melhor maneira de confirmar que o cotovelo está deslocado. Algumas vezes é necessária  uma tomografia computadorizada (TC).  Para avaliar os ligamentos, uma imagem por ressonância magnética (MRI) pode ser útil. Antes, porém, o médico irá reduzir (colocar no lugar) o cotovelo, sem esperar que a tomografia computadorizada ou ressonância magnética. Estes estudos são geralmente tomadas após o cotovelo luxado ter sido colocado de volta no lugar.
Quais os objetivos no Tratamento da luxação de cotovelo?
Uma luxação do cotovelo deve ser considerada uma lesão de emergência. O objetivo do tratamento imediato de um cotovelo luxado  é o retorno do cotovelo ao seu alinhamento normal. O objetivo a longo prazo é para restaurar a função do braço.
Quais os Tipos de tratamento para luxação do cotovelo?
O tratamento pode ser cirúrgico e não cirúrgico
A redução do cotovelo geralmente pode ser feita numa emergência de hospital. O ato de restaurar o alinhamento com o cotovelo é chamado de manobra de redução. É feito com cuidado e lentamente. Duas pessoas são geralmente necessárias para executar esta manobra.
Numa luxação do cotovelo simples são tratados, mantendo o cotovelo imobilizado com uma tala ou tipóia por 2-3 semanas, seguida de exercícios de movimento precoce.Se o cotovelo é mantido imóvel por um longo tempo, a habilidade de mover o cotovelo totalmente (amplitude de movimento) pode ser afetado. A fisioterapia pode ser útil durante este período de recuperação.
Quais as sequelas da luxação de cotovelo?
Algumas pessoas poderão perder a capacidade de  realizar a extensão do braço, mesmo depois de fisioterapia. Felizmente, o cotovelo pode funcionar muito bem mesmo sem a série completa do movimento. Após a fisioterapia para alongamento do cotovelo o médico ortopedista pode adicionar um programa de fortalecimento que deverá ser acompanhado por um fisioterapeuta. Os raios X podem ser tomadas periodicamente enquanto o cotovelo se recupera, para garantir que os ossos da articulação do cotovelo permanecem bem alinhados.
Como é feito o Tratamento Cirúrgico na luxação do cotovelo?
O tratamento cirúrgico está indicado quando após a redução da luxação o cotovelo permanece instável e nos casos mais graves com uma luxação complexa (fratura luxação do cotovelo). Nesses casos além do deslocamento, há geralmente múltiplas fraturas do cotovelo.
Numa luxação do cotovelo complexa, a cirurgia pode ser necessário para restaurar o alinhamento do osso e reparar os ligamentos rompidos. 
Após a cirurgia, o cotovelo pode ser protegido com um imobilizador. Esse dispositivo protege o cotovelo de deslocar novamente. Se as lesões dos vasos sanguíneos ou nervos estão associados à luxação do cotovelo, uma cirurgia adicional pode ser necessária para reparar os vasos sanguíneos e nervos, além da cirurgia realizada nos ossos e do reparo das lesões ligamentares.
Tratamento nos casos crónicos da luxação de cotovelo
Algumas vezes realizamos cirurgia reconstrutora tardiamente para restaurar o movimento de alguns cotovelos rígidos. A cirurgia remove o tecido cicatricial e crescimento ósseo extra. 
Ao longo do tempo, há um aumento do risco para a artrite e artrose da articulação do cotovelo se o alinhamento dos ossos não for perfeita, o cotovelo pode não se mover e rodar anormalmente, ou o cotovelo pode continuar a luxar ou ficar rígido.
O tratamento para a luxação simples normalmente é simples e os resultados são geralmente bons. Algumas pessoas com luxações complexas que ainda têm algum tipo de incapacidade permanente no cotovelo podem se beneficiar do tratamento cirúrgico que está evoluindo para melhorar os resultados para estas pessoas.


Dr Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologia e Medicina do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Atualizado em 16/06/2019

Comentários

  1. Tive um deslocamento do cotovelo quando criança, e acabaram engessando o meu braço de forma errada, fiquei com o meu braço torto por conta disso, já se passaram 30 anos, existe alguma possibilidade hoje de colocar o cotovelo no lugar, ou o risco não compensa? Queria saber, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve procurar um ortopedista e fazer um exame clínico e radiológico para determinar se há necessidade de correção do ponto de vista funcional, importante lembrar que o cirurgião ortopedista não realiza cirurgias estéticas , somente para melhorar a função

      Excluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Consolidação das Fraturas

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Mordida de Animais

Fratura de tíbia - Diafisaria

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.

Arquivo

Mostrar mais