Tratamento das Fraturas


No artigo anterior falamos um pouco sobre a consolidação das Fraturas nesse Post vamos falar como deve ser o tratamento das fraturas.

Quando o osso quebra inicia-se o processo de consolidação óssea. Quando mais jovem o indivíduo mais fácil para obtermos a consolidação. Uma fratura de clavícula num recém nato cola em 15 dias ao passo que no adulto pode demorar mais de 2 meses. Além da idade outro fator fundamental é o suprimento sanguíneo do osso: quanto maior a inserção de partes moles no osso maior o suprimento sanguíneo. Exemplo a tíbia e a clavícula apresentam grandes áreas recobertas somente pela pele e proporcionalmente tem menos inserção de partes moles, que os ossos do antebraço ( rádio e ulna) e do fémur por exemplo. Outro fator fundamental é a nutrição, pacientes desnutridos tem dificuldade de cicatrização, essa deficiência também repercute na consolidação óssea. 

Como é feito o tratamento das fraturas?
O tratamento das fraturas objetiva promover a consolidação óssea, recuperar a anatomia da região sempre que possível e fundamentalmente recuperar a função do membro afetado pela fratura. Podemos dividir as fraturas de acordo com a região do osso que é acometida. Fraturas no meio do osso são chamadas de fraturas diafisárias, as fraturas perto da articulação são chamadas de fraturas metafisárias e as fraturas que acometem a cartilagem são chamadas de fraturas articulares.
Todas as fraturas são potencialmente graves pois sem tratamento adequado podem levar a deformidade e a limitação funcional, porém, as fraturas articulares são potencialmente mais graves pois requerem redução anatómica dos fragmentos para evitar uma artrose secundária ao trauma.

Quando está indicada  colocação de platina para tratar a fratura?
O nome platina não é usada pelo ortopedista, quando o paciente se refere a platina ele que dizer placa e parafusos. As placas e parafusos assim podo todos os demais instrumentos ortopédicos são confeccionados com aço inoxidável especial que brilha como o metal Platina por isso a confusão. 
As placas e parafusos são usados para tratar todos os tipos de fraturas, sua indicação está relacionada ao tipo de fratura e a experiência do cirurgião.

Quando são usadas hastes intramedulares para tratar fraturas?
As hastes intramedulares são tutores internos do osso e em geral usamos as hastes intramedulares nas fraturas diafisárias dos membros inferiores, ao passo que preferimos as placas para as fraturas dos membros superiores. Isso não é uma regra absoluta, fraturas metafisárias e articulares dos membros inferiores podem, algumas vezes, ser melhor tratadas com placas e parafusos.

As placas e hastes de titânio são melhores que os implantes ortopedicos de aço inoxidável?
Em teoria o titânio apresenta menor rejeição pelo organismo, porém isso não tem afetado as taxas de rejeição aos implantes ortopédicos que continuam numa faixa de 0,5 a 2%.
Toda vez que implantamos alguma coisa no organismo esse pode reagir e rejeitar esse implante. Na escolha do implante ortopédico levamos em consideração os materiais e o acabamento. 
Podemos fazer um comparação com um automóvel. Ao comprar um automóvel zero quilometro estamos em geral comprando um bom produto. Podemos comprar um carro 1000 CC, sem nenhum acessório, um utilitário com tração 4x4, um carro médio com alguns opcionais ou um carro de luxo. Em todos os casos você pode pegar seu carro e dirigir até Manaus. Dependendo da condição da estrada talvez você só consiga chegar com um utilitário 4x4. Ou seja cada fratura requer um material especifico, nem todos os materiais são adequados para todas as fraturas, muitas vezes os materiais mais baratos não são a melhor opção.

Como é feito o tratamento das fraturas de coluna?
As fraturas de coluna são muito comuns nos pacientes idosos devido a osteoporose, tratamos muitas dessas fraturas com o uso de coletes, porém, algumas fraturas necessitam de tratamento mais agressivo e realizamos uma vertebroplastia que é uma injeção percutânea de cimento ortopédico dentro da vértebra. Pacientes jovens com fratura de coluna que apresentam instabilidade óssea e ligamentar podem requerem a instrumentação da coluna que é a cirurgia com a colocação de implantes especiais que fixam as vértebras.

Leia mais: Quanto tempo demora para meu osso colar?

Dr Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Medicina do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
atualizado em 15/07/2014

Comentários

  1. Doutor, gostaria de saber se existe alguma doença relacioanda a ocorrência de diversas fraturas. Pergunto, porque tenho a impressão de ser feito de "vidro", quando caio, sempre fraturo algo, ou tenho alguma torsão que leva a um rompimento ligamentar, etc. Estou curioso para saber se existe algum exame que possa revelar algo. Tenho apenas 24 anos e já fraturei 8 ossos, já passei por uma cirurgia para correção de pseudo-artrose do escafóide e já rompi duas vezes os ligamentos do tornozelo.

    ResponderExcluir
  2. Sim, existem algumas patologias que podem evoluir com fraturas, inclusive doenças congênitas, converse com o seu ortopedista ele saberá orientá-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dr.Marcos britto meu nome é nielly a quase 3 anos sofri um grave acidente de moto onde quebrei a tibia e a fibula com fratura exposta em tres lugares fiz a cirurgia coloquei uma placa e seis parafusos na perna com uma ano deu rejeicao entao tive que me submeter a outra cirurgia em março desse ano para retirar a placa e os parafusos ja se passaram 8 meses me sinto otima ja faço coisas que nao fazia antes como correr me agaxar mais eu queria saber se ja posso fazer academia ou se tenho que esperar algum tempo mais pra podee voltar a fazer e se tenho que procurar meu medico para ele me dizer se posso fazer e quais os exercicios que poderei fazer.

      Excluir
  3. Rodolpho Salgado- 30 Anos, Tobias Barreto SE- email rodolphosalgado@msn.com

    sofri um acidente com fratura exposta da ulna e do rádio, o que me obrigou a passar por um procedimento cirurgico para a colocação de placa e parafuso, minha pricipal duvida é: esta placa terá de ser retirada após algum tempo???

    ResponderExcluir
  4. A retirada da placa não é obrigatória, alguns paises do mundo com a Alemanha retiram as placas, no Brasil em geral retiramos somente quando a placa causa algum problema, converse com o seu médico ortopedista ele saberá orienta-lo no seu caso específico.

    ResponderExcluir
  5. meu nome é dayanni,tenho 20 anos moro em santa maria, RS. meu email e kuxi.07@hotmail.com.
    sofri um acidente de moto, fraturei 2 vertebras T7 e T9, estou usando colete de jewett, o acidente foi o dia 16/10, sinto bastante dor e encomodo. qual seria a melhor forma de tratamento, como deverá ser a recuperação? procuro não fazer muito esforço, mas agora ja estou conseguindo caminhar, dormir sem colete, mas sinto muita dor e falta de força nos braços.oque devo ou nao fazer?
    aguardo resposta pelo email.

    ResponderExcluir
  6. MEU NOME THIAGO TENHO 21 ANOS E SOU DE NOVA FRIBURGO E-MAIL THIAGOFJV15@HOTMAIL.COM DR.MARCOS BRITTO DA SILVA TIVE UMA FRATURA NO FEMUR CAUSADA POR ACIDENTE DE TRANSITO,JA FAZ 10 MESES JA ME SINTO MELHOR MAIS AINDA COM UM INCOMODO...FIZ UMA CIRURGIA NO FEMUR ONDE FOI POSTO 1 PLACA E 10 PRAFUSOS A FRATURA FOI DIAFISÁRIA AINDA SIM TAMBEM TIVE UMA FRATURA NO MEIO DA PATELA MAS DE INTENSIDADE MENOR.
    SOU ATLETA DE JUDO E QUERIA SABER SE O PERIGO DE UMA NOVA FRATURA PODE SER ACARRETADA POR MEU OSSO JA ´´SER FRATURADO`` O PERIGO DE ME MACHUCAR É MAIOR?E O Q POSSO FAZER PARA TER O MAXIMO DE MELHORA POSSIVEL...SE PODER ME RESPONDER FICAREI GRATO...E ENTRAREI EM CONTATO COM O DRº....GRANDE ABRAÇO DESDE JÁ!

    ResponderExcluir
  7. Fratura de cravicúla.Após 30 dias eu posso substituir o gessor por um Imobolizador.

    ResponderExcluir
  8. Dr. minha mãe terá q colocar uma protese no joelho, o qual esta totalmente tomado por artrose aguda, o senhor saberia me dizer se ela pode usar esses colchoes q transmitem ondas de magnesio depois da protese, teria algum problema?

    ResponderExcluir
  9. Desculpe, não vou poder ajudá-la, Não conheço esses colchões, não sei como funcionam, não tenho como recomendar ou não o seu uso.

    ResponderExcluir
  10. DR.MARCOS EU FRATUREI O ÚMERO EM TRES LUGARES, E A FRATURA FOI EXPOSTA,O FERIMENTO INFECÇIONOU,E JÁ FAZ QUATRO MESES QUE ESTOU ESPERANDO CICRATIZAR PARA FAZER A CIRURGIA,MEU MÉDICO DISSE QUE JA PODE MARCAR A CIRURGIA. MAS TODO DIA SAI SECREÇÃO PELOS FERROS DO FIXADOR.E EU FIZ O EXAME DE SANGUE DEU EUSINOFILIA 16,2% E 1.085/mm3

    ResponderExcluir
  11. Quebrei o femur tem 10 mes. A recuperação foi excelente. So que de 1 mes para ca comecei sentir dores. Fiz um raio x e o medico die estar tudo alinhado as placas e parafusos e osso colado. O que pode ser esta dor ? Faço pilates posso ter exagerado em algum exercicio ? Pode sr que o osso esta tendo regeição pela placa e parafusos ? Sinto dor no femur e perto do joelho, principalmente quando me levanto. Por favor me de uma resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, tbm sofri uma fatura no femur, a mais de um ano, e tem dias q doi muito, principalmente em dias de frio ou quando faço muito exercicio. Meu ortopedista disse q isso iria acontecer e q o corpo acostuma com o tempo. Eu fazia pilates e naqueles tempo doia menos, meu instrutor começou com carga leve e exercicios localizados, depois de um tempo passou pra carga pesada e musculaçao, nao sentia dores, so tenho dores quando faço exercicios de trabalho do dia a dia. Agora mesmo esta doendo muito e sinto ate vontade de chorar, da vontade de arrancar o titanio de dentro do femur com as proprias maos.

      Excluir
  12. A placa pode estar irritando o local, você pode ter exagerado nos exercícios ou pode estar com um problema no joelho! Todas são possibilidades, sugiro uma consulta com um ortopedista.

    ResponderExcluir
  13. A secreção pelos pinos do fixador é muito frequente, vocë deve ter cuidados intensos de assepsia.

    ResponderExcluir
  14. Netto somente seguidores do blog podem fazer comentários e perguntas ao blog do Dr. Marcos Britto, seu perfil do blog deve permitir o envio de email ou v0cê deve copia-lo no corto da mensagem

    ResponderExcluir
  15. Olá Dr. Marcos Britto, Meu nome é Kelly Juliana e esse é meu email, kelly_jdc@oi.com.br. Eu sofri um acidente de moto, tive uma fratura de diáfise no femur direito, o meu medico prefiriu colocar uma Haste intramedular de titanio, tenho 2 meses de acidente, gostaria de saber se posso voltar a praticar meus esportes? Que são eles, Judô e Jiu-jitsu. E qual seria os riscos? Um forte abraço... Aguardo respostas. Att Kelly Juliana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve conversar com seu ortopedista pois ele pode lhe orientar nesse momento.

      Excluir
  16. ola Sr. Dr. Gostava de saber os sintomas que podem existir para rejeição de uma osteossíntese...

    fui operado a 11anos a coluna #L1, e consegui recuperar bem, sempre fiz uma vida normal, mas a uns meses tive um pequeno acidente de trabalho e não me tenho andado a sentir muito bem.

    posso acrescentar que os exames mostram as placas da osteossíntese fora do sitio.

    já fui observado por vários especialistas e o ortopedista disse-me que não tinha nada a propor-me, fiquei sem palavras... tenho 35anos, vou ter de passar o resto dos meus dias sem fazer nada e a passar mal... :(

    desde já lhe agradeço para uma resposta e tudo o que me possa dizer em relação ao assunto.
    muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre podemos fazer algo para minimizar o sofrimento, em algumas situações com intervenções cirúrgicas, em outras com tratamentos e medicamentos, fisioterapia, etc.

      Excluir
  17. Olá boa noite! a 2 meses quebrei tibia e fibula esquerda! foi posto em cada osso uma placa. Só que no osso mais grosso a placa quebrou com um mês e 15 dias após a cirurgia! meu medico falou que é normal e não vou precisar de outra cirurgia! gostaria de saber uma segunda opnião profissional! se isso pode me prejudicar no futuro ou não! desde já agradeço

    ResponderExcluir
  18. Quebrei cranio fiz uma operação coloque uma placa de tela de titanium essa tela ela e resistente ??
    sera que depois de alguns anos osso cresce de pois eu posso tirar a tela ??

    ResponderExcluir
  19. Ola Doutor Marcos, Gostaria de saber quanto custa no mercado a cirurgia e as hastes de titanios para coluna.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve entrar em contato com fornecedores de materiais ortopédicos para fazer uma cotação, esses equipamentos em geral são caros.

      Excluir
  20. Bom dia Dr. Marcos, meu nome é Vania, email: vaniarte@globo.com
    Fiz uma cirurgia com colocação de haste intramedular a 15 dias, logo após a cirurgia a dor próxima a fratura "fêmur esquerdo" desapareceu, porém sinto fortes dores ainda na região superior da coxa por onde foi introduzida a Haste, não consigo ficar sem analgésicos.
    Sera isso sinal de que algo errado está acontecendo ou essa dor é normal nesse tipo de cirurgia?
    Desde já agradecida.

    ResponderExcluir
  21. A principio não, porém seu ortopedista deve ser informado desse sintoma para que ele possa fazer uma avaliação detalhada da região e determinar se há algo errado.

    ResponderExcluir
  22. Dr. Marcos, minha mãe fez uma cirurgia no fêmur em setembro de 2011 e agora em 2012 ela foi a um ortopedista e bateu um raio x, onde constou que o osso não está colado, apesar de quê, o médico garantiu que a cirurgia foi bem feita, ele suspendeu a fisioterapia por um tempo. Quero saber como devo proceder, ela é idosa e quanto tempo leva para colar o osso depois de uma cirurgia transtrocanteriana, não sei se é assim que é chamada essa cirurgia, mas foi no fêmur.
    Desde já agradeço a atenção!

    ResponderExcluir
  23. Para colar a fratura são importantes diversos fatores, as fraturas subtrocanterianas tem maior dificuldade para colar em geral.

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Para determinar a causa da dor você deve ser examinado por um ortopedista, em teoria a placa pode incomodar as articulações porém isso não ocorre em todos os casos. Existem outras causas para a dor.

    ResponderExcluir
  26. olá Dr. fraturei o antebraço há 2 anos e meio ! e coloquei placa com pinos ! recentemente passei em um concurso para PM, e na inspeção de saúde fui eliminado por usar prótese... minha pergunta ! placa e pinos ( platina ) é considerado prótese ? será q posso recorrer ?

    ResponderExcluir
  27. Sim a placa é uma prótese, não sei é se isso é um impedimento para ser militar. você deve conversar com um especialista em Medicina Militar.

    ResponderExcluir
  28. Oláh Dr. Marcos Britto .
    Meu pai sofreu um acidente e quebrou o osso tibia e a fibula , ele esta com o fixador , 3 pinos , 2 placas , e vários grampos . O medico disse que foi muito grave e que provalvelmente ele ira perder o movimento do pe para caminhar . Isso é possivel ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o que determina a perda de função é a lesão de partes moles ( músculos, tendões, ligamentos, nervos) etc.
      De certa forma tratar o osso é mais fácil que tratar as partes moles.

      Excluir
  29. ola Dr. Marcos Britto
    Eu vivo nos USA, sofri um acidente no trabalho e fraturei o femur, tem 9 meses, mes passado fiz o raio x e constatou que soltou 1 parafuso no joelho e isso esta doendo muito e normal essa dor? o medico disse que se continuar a dor eu que tenho que decidir se tiro o parafuso, eu gostaria de conselho, desde de ja agradeco a atencao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vindo ao Rio de Janeiro poderei examiná-lo avaliar novos exames de Rx e aconselha-lo se há a necessidade de reoperar.

      Excluir
  30. Olá quebrei o femur e a tibia em janeiro deste ano, estava ocorrendo muito bem minha recuperação, mas de dois meses para ca comecei sentir muita dor e a minha coxa inflamou meu medico disse que pode ser o ponto de dentro que inflamou esta saindo secreçao faço cuurativo todos os dias é bem pequen0 msm assim me preocupa pois tenho medo de ter inflamado algum pino ( coloquei 2 pinos e uma aste no femur e 3 pinos e uma aste na tibia) por faavor tire minha duvida gostaria muito de uma oura opinião ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu médico irá avalia-la e orientá-la. Uma ferida pode drenar um liquido semelhante ao sangue ou pode drenar um secreção que pode ou não ser uma infecção. Após avaliar seu caso o ortopedista irá dizer qual o melhor tratamento.

      Excluir
    2. Dr Marcos, me acho Gislaine Castilho, há 6 anos sofri um acidente de moto, fraturei o femur direito, na cirurgia colocaram uma placa com 6 parafusos, não sinto dor no femur, mas ainda não consigo andar normalmente, ainda manco muito, nao sei o que fazer para parar de mancar, meu medico me disse que nao teve perda de centimetros, que nao tem motivos pra eu ficar mancando, estou pensando em pedir pra ele retirar esta placa pois sinto que nao tenho musculo em cima da placa, sera esse o motivo que ainda manco, será que retirando a placa tenho alguma chance de voltar a caminhar noralmente? abraços gislaine.

      Excluir
    3. Em geral aguardamos 2 anos antes de retirar um material de síntese.

      Excluir
    4. Gislaine, caso você venha ao Rio de Janeiro poderei avaliá-la no consultório.

      Excluir
    5. Bom Dia , Meu nome é Jander sou de Franca SP.
      Sofri acidente de moto e quebrei o antebraço.
      Fiz cirurgia e foi preciso 1 placa e 5 parafusos.
      Hoje faz 25 dias desde a operação, Mas ainda nao consigo sentir sensibilidade nos dedos, apenas o mindinho.
      Isso é normal? Em quanto tempo +/- meusdedos vao voltar ao normal??

      Excluir
  31. ola. Dr. meu marido sofreu um acidente e esta utilizando pino na canela. e gostaria de saber se é verdade que não podemos ter relação sexual?

    ResponderExcluir
  32. Olá Dr. Marcos Britto, eu quebrei um osso da mão o nome dele é 5º metacarpo, e eu estava usando uma tala, faz 25 dias e eu tirei hoje(29/08/12) e eu tenho retorno ao médico dia 4 de setembro.
    Você acha que meu osso já colou? E se colou eu tenho que fazer fisioterapia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que entendi, você retirou a imobilização se autorização médica. Isso não é correto!

      Excluir
  33. Olá Dr, meu nome é Valdeci Soares tenho 40 anos e a 12 anos sofri um acidente de carro e quebrei o colo do fêmur,fiz cirurgia com placa e parafusos, mais alguns meses atras comecei a sentir fortes dores na virilha e na lateral da perna próximo ao joelho, a noite não consigo dormir porque doí muito tenho, que por um travesseiro entre as pernas para melhorar as dores. Fui ao ortopedista fiz exame de RX com laudo ao qual diz que estou com sinal de artrose.
    Então depois disto já passei por 3 médicos, que olhara o meu RX e disseram não haver sinal nenhum de artrose, um me disse que teria que retirar a placa e os parafuso o outro me disse que poderia ser problema nas partes moles, e por fim o outro disse ser problema de coluna.
    Agora o que fazer se me disseram que o exame de ressonância magnética não poderia fazer por causa do metal no fêmur?

    ResponderExcluir
  34. O exame de Raios X Simples associado a um bom exame físico pode ajudá-lo mesmo sem ressonancia.

    ResponderExcluir
  35. OLá dr. á 7 meses sofri um acidente de carro, fraturei a bacia, e quebrei o femur, tiver que colacar placa,e pinos perto joelo, e na bacia, meu medico disse que a fratura da bacia já colou, e do femur esta muito boa,já fiz todas as sessões de fisioterapia, e agora estou fazendo academia pra fortalecer, mas queria saber se já posso ter relações sexuais?! obrigada

    ResponderExcluir
  36. Ola dtr. Sofri uma fratura na tibia a 4 anos ressente apareceu osteomelite eu devo retirar o material? se retirar o material corre risco de quebrar novamente os lugares onde esta os parafuzos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve consultar um ortopedista, o tratamento da osteomielite é complexo e deve ser feito por médicos especializados.

      Excluir
  37. Olá Dr gostaria de saber, quanto tempo é adequada para se retirar a placa do femur, para que o organismo não dê rejeição?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em geral não retiramos antes de dois anos, porém isso não é uma regra absoluta. Somente deve ser retirada com indicação de um ortopedista.

      Excluir
  38. Olá Dr. Marcos!

    Fraturei o escafóide na transição dos terços proximal e médio, sendo identificada área de radiolucência central e leve desvio dos fragmentos.

    O primeiro raio-x em 31/07/2012 não constatou nada. Voltei ao médico no dia 30/08/2012, constatando a fratura, e operei no dia 10/09/2012. Foi retirado um enxerto do meu cotovelo e colocado um parafuso.

    Acontece que passei para um estágio fora do país, o qual se inicia dia 01/10/2012. Mas meu médico quer que eu fique 6 semanas engessado. Isso acarreta a perda do estágio, algo que lutei muito para conseguir.

    Já li diversos artigos em que atletas e profissionais que tem nas mãos seu instrumento maior de trabalho, fazem a cirurgia e depois não usam gesso no tratamento. Que a operação seria um acelerador da recuperação.

    Consultei outro médico que me disse que após a cirurgia colocaria uma tala removível e eu poderia viajar.

    Qual a sua opinião?

    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tratamento de uma fratura é baseado na " personalidade " da fratura, nisso observamos o perfil do paciente, a sua profissão, a gravidade da fratura, se é ou não atleta, o tempo de imobilização, o tempo de afastamento do trabalho, a data da próssima competição, etc. Uma mesma fratura pode ser tratada com gesso num paciente e de modo cirúrgico em outro, de acordo com a personalidade da fratura.

      Excluir
  39. Olá Dr MArcos...
    Quais são as causas prováveis de dois parafusos de titânio quebrarem após uma artrodese via posterior de coluna lombar L5-S1, por espondilolistese e espondilólise no mesmo local???
    Gostaria que respondesse por e-mail:
    celi_letycia@hotmail.com
    obrigado,
    Celina

    ResponderExcluir
  40. A falência do material de síntese numa fixação ocorre quando há falha estrutural do material ou quando o material atinge o ponto de fadiga.

    ResponderExcluir
  41. Caro Leandro Lopes as lesões graves demoram um tempo maior para cicatrizar, para lhe orientar melhor precisaria examina-lo.

    ResponderExcluir
  42. Olá Doutor! Fui atropelada e tive uma fratura no femur, foi colocada haste intramedular e 2 pinos, fazem 7 meses, o osso está praticamente colado, já fiz mais de 40 sessões de fisio, mas as dores ainda são insuportáveis, tanto na lateral da coxa, quanto na parte interna e no joelho, manco muito, quando estico a perda nota-se que a perna está menor, porém meu médico diz que está tudo bem, existe algum exame que devo fazer? pois até hoje ele só pediu raio x

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente usamos os exames de raios X para avaliar a discrepância de membros inferiores

      Excluir
  43. Doutor fraturei o ante braço mas a fratura não foi esposta, gostaria de saber quanto tempo para recuperação.
    sei que cada caso é um caso mas se o senhorpoder me responder ficarei grato

    ResponderExcluir
  44. O material de síntese pode ser retirado após a consolidação e remodelação total da fratura.

    ResponderExcluir
  45. Olá Dr. Marcos Britto, Tenho 26 anos e porto osteogenis imperfecta nos dois membros superiores, em um tive o total de 7 fraturas no outro 6. Hoje eles são tortos más estão rígidos e perdi parcialmente o movimento devido a deformidade. Gostaria de saber se há uma cirurgia de correção dos meus ossos para recuperar meus movimentos e também... Por favor aguardo seu retorno, ficarei grato pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem cirurgias para recuperar o movimentos das articulações , porém para saber se elas estão indicadas no seu caso você precisa ser examinado por um ortopedista.

      Excluir
  46. Olá doutor, eu quebrei o anti-braço tentando vuar de skate, sendo que foi exposta, quebrei os dois ossos, eu já to 9 meses com 6 parafusos de cada lado.Não fiz nenhuma fisioterapia com um profissional, fiquei fazendo em casa mesmo, recuperei os movimentos e tal...Doutor,já se passou tempo o bastante para a retirada? Eu ja posso solicitar ao médico? Eu to querendo voltar a malhar, mas to com medo de os parafusos soltarem,ja vi acontecer com um amigo andando de skate ! Por favor, quero muito voltar a malhar mas to com esse medo ! ...aguardando sua resposta. Obrigado aí pela atenção!

    ResponderExcluir
  47. Olá Dr. Marcos, eu quebrei a clavícula em uma colisão entre 2 ônibus, já se passaram quase 2 meses e retornei ao médico e ele me disse que o osso tá colado, só que colou atravessado, encurtou meu ombro com mais ou menos 2 centímetros e eu continuo sentindo dor, isso é normal? no dia do acidente me disseram que não precisava de cirurgia, será que agora com este encurtamento queiram operar?

    ResponderExcluir
  48. Bom dia Dr.

    Ha 6 anos atras sofri um acidente e quebrei o femur do lado esquerdo. Nao tinha sangrado. A perna ficou curta em relacao outra.
    Ando cochiando. E' possivel se fazer uma correcao e eu voltar andar direito?
    Preciso de ajuda por favor.
    Tenho 34 anos
    O meu email. Domingos.suku@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para determinar se há possibilidade de cirurgia precisamos identificar a causa do encurtamento se articular ou por cavalgamento dos ossos. Procure um ortopedista

      Excluir
  49. Ola Dr. Meu nome é André Filadelfo... sofri um acidente de moto, e quebrei o pulso, realizei a cirurgia e nela foi colocado a platina mais 8 parafusos.

    Minha pergunta é a seguinte: No futuro pode ser realizado a cirurgia para retirar a platina e os parafusos?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  50. Ola doutor,eu qbrei o tornozelo em tres lugares botei 1placa e 10 parafusos ja estou andando mas mancando sera que eu vou voltar a andar direito de novo voltar a dancar,usar sandalia alta correr?

    ResponderExcluir
  51. boa noite doutor , eu quebrei o osso da perna parte bem que ele se liga ao pe , este osso rachou no meio bem na ponta , meu medico disse que foi uma fratura simples ,porem sera nescessario colocar placa e parafuso , gostaria de saber se existe o risco de sequela? vou operar na sexta feira 21, sofri a lesão dia 10 meu tornozelo ainda esta inchado ,por isso estou preocupado

    ResponderExcluir
  52. Olá, Dr., tenho 32 anos , ao 22 anos ,sofri um acidente muito grave, onde fracturei bacia, 3 costelas e clavicula, desejava saber se com a idade , quais os problemas , sequelas devido a estas fracturas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma fratura não necessariamente irá produzir uma sequela, caso haja desvio articular o paciente pode desenvolver artrose secundária

      Excluir
  53. Doutor, boa noite!
    Descobri que o meu escafoide está quebrado, e pelas minhas contas, isso aconteceu há 20 anos atrás, sinto um pequeno desconforto, depois de tanto tempo, ainda é necessário a cirurgia, caso não faça a cirurgia, quais as consequencias? Tenho atualmente 38 anos e penso em possíveis complicações no futuro, quando estiver idoso. O que o Sr. me orientaria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha orientação é que você procure um ortopedista, ele irá examinar a sua mão e analisar seus exames de imagem.

      Excluir
  54. Me chamo Wallison, 23 anos, tenho haste intramedular no femur esquerdo e há dois anos tenho osteomielite. Pergunto ao doutor se osteomielite cronica tem cura?

    ResponderExcluir
  55. Respostas
    1. Não há necessidade de sair do País. O Rio de Janeiro possui os melhores Hospitais e médicos para tratar o seu problema

      Excluir
  56. Dr. quebrei minha clavícula e segundo o ortopedista terei que fazer cirurgia, porém conversando com pessoas que já tiveram a mesma fratura me disseram que não há necessidade de fazê-la. Isso varia de caso ou realmente não precisa ser feita? E nesse caso usa-se platina?

    ResponderExcluir
  57. Olá Dr.! Sofri um acidente de moto em maio de 2010, onde tive uma pequena fratura na bacia e fêmur, onde se 'unem'. Os médicos disseram que era pequena pois tinha só 2mm de afastamento. Tive uma excelente recuperação (15 dias sem me mover, depois tentando ficar sentada, depois muletas e fisio). Só que de um tempo pra cá tenho sentido dores constantes nessa área. Ás vezes falta sustentação pra dar um passo, e tenho medo de que algo esteja errado. Afinal faz quase 3 anos, devia estar bom, não? Nos últimos dias tive que tomar analgésico para conseguir dormir. Não é uma dor forte, mas incomoda. Queria saber se é normal. Obrigada!

    ResponderExcluir
  58. hola doutor eu sori um asindente de moto em 2003raturei tibia e o sso da canela fratura espostas e aora de ums dias para ca comesou a doer hionde a placa e os paraussos tao as veses doi pouquinho e avez almenta ao poucos seria reijeisao??? eu tenho que falar com o mesmo medico ou pode ser outro o torpedista?

    ResponderExcluir
  59. Doutor Marcos Fraturei uma vértebra a T9 e foi colocada uma platina faz 1 ano e gostaria de saber se posso fazer musculação, e se tem alguma recomendação ou exercicio que não podera fazer.

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes você deve retornar ao seu ortopedista e verificar se a fratura está consolidada

      Excluir
  60. Ola Dr. Marcos bom dia. Amanha irei fazer um procedimento cirúrgico para colocação de placas devido fratura no antebraço (ulna e radio), numa posição bem mediana mesmo. A fratura não foi exposta, consigo movimentar os dedos e não sinto muitos incômodos. O braco esta imobilizado e estou tomando anti-inflamatório. Gostaria de saber se esse prazo para realização da cirurgia (uma semana pós fratura) pode ser um fator prejudicial ou não...quais as possibilidades de deformidade após cirurgia...Estou muito apreensivo e preocupado mesmo porque a cirurgia sera pelo SUS. Muito obrigado. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  61. Mesmo a cirurgia sendo realizada pelo SUS você pode conversar com seu ortopedista, veja as complicações mais frequentes com a técnica que será utilizada e qual o provável pós operatório.

    ResponderExcluir
  62. Dr. Coloquei uma placa com 6 parafusos no clavícula esquerda, com 20 dias após a cirurgia o medico receitou a fisioterapia, na fisio a placa de titânio quebrou e ficou um calo na sobre a clavícula o médico disse agora que vou ter que fazer outra cirurgia e colocar outra placa reforçada e tirar um pedaço do osso acho que da bacia para por na clavícula para estimular a consolidação óssea, mais não quero fazer essa cirurgia. Gostaria de saber pode haver alguma complicação se não fazer, ou seja, realmente há necessidade, ou tem algum outro procedimento? Ademais essa placa quebrou muito fácil em pouco tempo, não deveria ter alguma garantia desta placa e cirurgia?

    ResponderExcluir
  63. Se o osso não colar a placa irá quebrar sempre, a placa segura os fragmentos ósseos no lugar enquanto o organismo faz a parte dele que é promover a consolidação óssea. Todo metal tem o seu ponto de fadiga e quebra. Defeitos de construção do implante podem fazer com ele quebre antes, após retirar o implante o material;pode ser enviado para análise. Seu convênio permitiu a escolha do implante o impôs o uso do mais barato?

    ResponderExcluir
  64. Dr. Marcos Britto,

    Fraturei (diafisária) a ulna e o rádio em uma queda em hiperextensão do braço competindo jiu jitsu. Fiz uma cirurgia dia 06/11/2013 colocando duas placas, uma em cada braço com 6 parafusos em cada. Hoje (20/11) consigo movimentar com perfeição os dedos que desde o segundo dia da cirurgia já conseguia, mas o punho e o movimento de prono supinação ficaram limitados, meu cirurgião falou que devo começar a fisioterapia só com um mês, porém outro ortopedista bem conhecido na minha cidade falou que devo começar 15 dias após a cirurgia, assim voltaria mais rapidamente minhas movimentação que estão limitadas. Sou atleta e preciso do meu braço em condições 100% logo, gostaria de perguntar ao senhor, se devo começar logo a fisio ou não.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  65. Cada Cirurgião segue o seu próprio protocolo e tem noção da estabilidade alcançada no ato operatório. Quanto mais precoce a fisio maior as chances de recuperação, porém, o paciente não pode iniciar fisioterapia sem a expressa autorização do seu cirurgião sob o risco de perder a cirurgia.

    ResponderExcluir
  66. Doutor Marcos

    fraturei em um acidente de moto a tibia e a fibula no dia 15/09/2013 estou com uma arte de titanio por dentro do osso gostaria de saber se o sexo atrapalha na recuperaçao??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A atividade sexual a princípio não prejudica a consolidação de uma fratura, porém essa não é uma verdade absoluta pois dependendo das posições um paciente pode movimentar o local fratura ou fazer pressão sobre a região e isso pode sim provocar um desvio ou atrapalhar a consolidação.

      Excluir
  67. a 4 meses fiz uma cirurgia para colocar um ferro e 3 pinos na perna esquerda devido a um acidente de moto,qual tipo de sapato devo usar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não houver sequela o sapato será igual ao do outro pé, se ficar uma sequela em algumas situações podem ser prescritos sapatos especiais

      Excluir
  68. Dr. Marcos, passei por uma cirurgia com fixação por placa e parafusos na fíbula no dia 05/08/2013, porém hoje ao retornar ao médico e fazer um novo RX constatou-se a quebra do parafuso que liga a fíbula à tíbia. Isso é comum de ocorrer, agora tenho uma nova cirurgia para retirada do pedaço que ficou, o que ficará na fíbula poderá trazer problemas? grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim , é frequente. E se torna ainda mais frequente nos casos onde o paciente não segue as orientações médicas.

      Excluir
  69. Dr. Marcos, passei por uma cirugia de fratura cominutiva no terço proximal/medio da diáfise femoral com uma colocação de uma haster, a 1 ano e 1 mês ,mas a fratura não se calcificou por complento e sexta-feira a haster quebrou e o medico propoes a retirada da haster e colocar uma haster mas grossa o que o senhor me acorselha? fiz uma radiografia onde na conclusao tem o seguinte: sinnais de fratura cominutiva no terço proximal/medio da diafese femoral, com formação de calo ósseo apenas em sua porção distal.
    hastte medular em fêmur esquerdo.
    em adicinal obesrvamos calcificação grosseira na inserção tibial do ligamento paletar podendo estar relacionado a sidrome de osgood schlatter
    em porção proximal da fratura observa-se angulação dos fraguementos osseos,havendo diastese destes fragmentos em ate 0,8 cm, sem sinais de formação de calo osseo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve seguir as orientações médicas, A não consolidação de um osso longo como o fêmur requer muitas vezes novas cirurgias.

      Excluir
  70. Dr: Marcos! Quebrei a tíbia e a fíbula em 2008, tive que colocar uma haste metálica ( platina)! Gostaria de saber quais são os sintomas de rejeição da haste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa não é uma resposta simples, Quando sai pús de uma fistula o diagnóstico é mais fácil, nos demais casos o diagnóstico é mais complexo.

      Excluir
  71. Dr. Marcos Britto, boa noite. Meu cunhado sofreu um acidente em 02.Janeiro.2013, e neste acidente, ele quebrou o femur. Foi encaminhado ao Hospital dos Plantadores de Cana, em Campos - RJ. Nesta cirurgia foi colocado uma haste de titanio, a fratura foi bem perto da rotula do femur, bem encima. Fora colocada a haste junto com os parafusos, sendo que, so fora colocado 01 parafuso encima e 01 parafuso abaixo. Pois bem, 01 ano apos esta cirurgia, a haste veio a quebrar, bem no meio do femur e junto o parafuso de baixo. O material usado nestas hastes não são bem forte, mas ao ponto de quebrar sem a pessoa fazer um menor esforço. Hoje ele anda de muletas, pois nao consegue movimentar a perna operada. Faz 05 dias que ele quebrou esta haste. Queria saber do senhor se tem condiçoes disso acontecer, ou, o que colocaram na perna nao fora uma haste de titanio, e sim uma haste de outro material? obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando a fratura não cola o material de síntese irá quebrar sempre. Não importa se é aço ou titâneo, se não consolidar a fratura, o material de síntese irá falhar sempre. O que provoca a quebra do material é o micro movimento ou seja caminhar.

      Excluir
  72. Dr. Sou Edson Junior tenho 24 anos, a dois anos atraz sofri um acidente e fraturei o femu, na minha cirurgia foi usada uma placa de titânio e 8 parafuso, no início não sentia dor mais agora e comum, pricipalmente quando o tempo fica frio...
    A minha dúvida: se e normal? E quanto vou poder retirar a placa?
    jr.pardinhofreitas@hotmail.com

    Desde já agradeço.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As dores com a mudança de temperatura são uma queixa frequente dos pacientes pós osteossíntese.

      Excluir
  73. Dr. Marcos Britto Boa noite!
    Meu nome é Antonio Alves e primeiramente gostaria de agradecer pelo ótimo trabalho que faz na Internet divulgando informações tão valiosas e esclarecedoras, prometo ser sucinto para não tomar seu precioso tempo.
    Tenho uma haste intramedular em minha fíbula na perna direita introduzida em 98, o problema é que após um ano o parafuso de fixação que fica próximo ao joelho se rompeu e meu médico me disse que infelizmente não poderá retirar a haste devido à dificuldade em função da quebra do parafuso de fixação. estou muito preocupado pois tenho 32 anos e gostaria de saber se posso ter problemas futuros Quando ficar mais velho e se não seria recomendado retirar enquanto sou mais jovem (nem tanto... rs).
    Mais uma pergunta que como químico sempre tive. Após dezesseis anos em minha perna, este aço inox não poderia ter se dissolvido parcialmente e liberado metais pesados em meu sangue como cromo e níquel?
    O sr. com seu vasto conhecimento pode me dar umas palavras sobre meu caso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somente o aço de menor qualidade oxida, os aços cirúrgicos seguem padrão internacional de qualidade e são melhores que os aços navais. A quebra do parafuso não impede ( porém dificulta) a retirada da haste.

      Excluir
  74. Doutor, hj acabo de buscar uns raio-x do meu femur e uma tomografia do joelho ambos da perna direita, vi que a rachadura na junta do meu joelho nao sofreu calsificaçao completa, desde 2011, e outra cousa que me deixou preocupado foi que minha placa com 11 parafusos esta quebrada bem na junta de um dos patafusos, ah nesecidade de faze cirurcia pra retirar a placa, e por outra? Ja que tive uma fratura transversal de femur. Grato pela ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os casos de não consolidação ( pseudartrose ) com falência de sintese, podem requerer cirurgia, procure imediatamente um ortopedista

      Excluir
    2. Fico grato pela resposta Dr. Abraços

      Excluir
  75. DOUTOR

    passei por uma cirurgia no tornozelo para colocação de placa e parafusos, devido fratura bimaleolar em outubro de 2013. O médico já me deu alta e disse que se eu quiser , posso voltar em setembro deste ano para retirar a placa e os parafusos. Esse procedimento é obrigatório ou posso ficar com esses implantes até o fim da vida? Grata

    ResponderExcluir
  76. eu tenho platina a 3 anos mais agora comecei a sentir umas dores no local da platina o que pode ser isso??

    ResponderExcluir
  77. Dr. Marcos,
    Há 14 anos minha mãe, agora com 81, colocou uma prótese no femur - de aço. Ultimamente ela sofre com dores e inflamações que a imobilizam, mas o raio X não mostrou nada que justificasse. Existe algum exame tão preciso quanto a ressonância magnética que ela possa fazer? Qual é o risco de fazer uma RM com aço no femur?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os materiais ferrosos atrapalham a formação da imagem da ressonância, quando estão soltos no organismo podem migrar, porém quando estão fixos não há problema.

      Excluir
  78. Dr. Quebrei minha clavícula faz 6 meses. Só que eu ainda sinto dor quando encosto algo no local da fratura... Essa dor é passageira ou ficará assim pra sempre?
    Obs: Coloquei 6 parafusos e uma placa se não me engano...Não sei o nome direito. Mas parece ser isso mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve consultar novamente o ortopedista e reavaliar a cirurgia, em alguns casos há a necessidade de retirada da placa e outras a fisioterapia pode ajudar

      Excluir
  79. Boa tarde doutor. Meu nome é Cláudio, tenho 32 anos. Eu tenho uma platina no no punho do braço ja fazem 15 anos; não sinto incomodo, nem dor; mas gostaria de retirar. Eu quero saber se pode retirar depois de tanto tempo. Obrigado.

    ResponderExcluir
  80. Drº Boa noite!
    Fiz uma cirurgia no braço/cotovelo a um ano com placas e parafusos e alguns fios e agora depois de um ano exatamente começou a dor e inchar quando coloco faixa diminui a dor mas incha mais o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faixas apertadas dificultam o retorno venoso e pioram o inchaço e edema no antebraço e na mão

      Excluir
  81. Dr. meu nome é Danilo e tenho 23 anos. Há 5 meses fraturei o fêmur,tíbia e fíbula, gostaria de saber quanto tempo em média leva a consolidação total do osso fraturado ?
    obrigado !

    ResponderExcluir
  82. Tenho aste na perna esquerda tem mais ou menos!! 5 meses dois parafuso em baixo um em cima!! Um dos parafuso de baixo entorto !! Gostaria de saber se tem algum problema um parafuso torto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando o parafuso dinâmico chega ao final do furo e ainda não ocorreu a aproximação total das bordas da fratura os parafusos podem entortar.

      Excluir
  83. Bom dia, Dr. marcos. Que alegria saber que profissionais como vc partilham conhecimento online. Pesquisando aqui sobre fratura na Tíbia encontrei sua página. Bem, o meu relato é assim: a minha mãe foi atropelada, tem 47 anos, quebrou a tíbia em dois lugares. Já está com seis meses e o recebeu alta agora. O médico liberou para pisar, fazendo, claro, sempre fisioterapia. Mas, estou preocupada porque faz dois dias que a perna dela está vermelha e doendo muito. Também ele sente muito sono, como se estivesse febril. Qual seria a causa? Será que está ocorrendo alguma rejeição aos parafusos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zilvania, tbm sofri uma fratura exposta, ta tíbia e fíbula, tem 7 meses, o médico disse q eu podia andae normalmente, pois bem fui andar normalmente, tentar pelo menos e a minha placa quebrou! agora estou com um caroço na perna e ñ posso mais colaca-la no chão! nao estou dizendo q seja o caso de sua mãe, mas queria compartilhar com vc pois sinto a mesma dor.

      Excluir
  84. Quando e uma cirurgia de clavícula quebrada o valor

    ResponderExcluir
  85. boa tarde doutor , me chamo lauris , tenho 18 anos e a 1 mês quebrei o femo no meio e coloquei uma platina e alguns parafusos e ate agora a recuperação esta ótima , não sinto dores nem incômodos consigo movimentar me sentar ficar em pé sem firmar o pé no chão gostaria de saber se vai piorar se por minha idade a mais facilidade de consolidação só osso , se o tempo de andar varia de organismo e etc ..

    ResponderExcluir
  86. Boa tarde Doutor! Meu nome é Isabel, e meu email é isabel.gode1510@gmail.com
    Na virada do ano, fui vítima de bala perdida. A mesma atingiu minha mãe esquerda, fraturou o 2º metacarpo e ficou alojada.
    No mesmo dia foi feita a retirada do projétil e imobilização da mão.
    Após 15 dias troquei a tala por gesso e fiquei engessada por mais 21 dias, retirando o gesso no dia 09/02, no total fiquei imobilizada por 35 dias.
    O médico optou por retirar o gesso, pois disse que meus movimentos estavam bem limitados.
    O problema é que, estou esperando para começar a fisioterapia, e a mão ainda está sem movimentos.
    Sozinha fui fazendo exercícios com a bolinha e já consigo fechar "um pouco" os dedos, mas não tudo, parece que estão duros. O dedo indicador, aparentemente está mais "curto" não estica por completo. E por isso, o médico ainda não descartou a possibilidade de nova cirurgia.
    Tenho uma certa preocupação, pois onde a bala entrou fez um buraco no osso e deixou vários fragmentos, esse buraco, fechará sozinho?
    Outra coisa, se a bala queimou algum tendão ou ligamento, posso ter seqüelas?
    Só a fisioterapia é o suficiente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Após uma lesão grave como um tiro podem ficar sequelas , porém você deve ter esperanças e fazer muita fisioterapia, a dedicação de tempo e esforço produz sempre resultados melhores.

      Excluir
  87. Dr. Marcos, boa noite!
    irei fazer artrodese na coluna lombar, e gostaria de saber se os parafusos e placas de titanio tem duração e se terei que daqui a alguns anos trocar?

    ResponderExcluir
  88. Bom dia, doutor sofri um acidente tem 7 anos e coloquei uma haste com 10 parafusos e gostaria de saber se o correto é retirar essa placa .

    ResponderExcluir
  89. Quanto tempo demora para uma fratura do tenur da mão esquerda fechar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Doutor fui submetido a uma cirurgia no tornozelo esquerdo e foi posta uma placa e nove parafusos
      E em uma infelicidade minha fui obrigado a pisar no chao duas vezes com o pe operado e tenho medo de ter afroucado os parafusos ou desalinhado a placa me diga doutor quais sao as possibilidades de isso acontecer ?

      Excluir
  90. boa noite Doutor, porfavor pergunta simples, tenho um pino na clavícula já faz mais de 10 anos, é normal sentir dores no local, principalmente no frio?? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em algumas situações o metal fica muito próximo da pele e pode esfriar e aquecer de modo diferente dos tecidos ao redor isso pode provocar dor.

      Excluir
  91. Doutor, faz dois meses que eu me recuperei do meu braço quebrado, mas ainda sinto muita dor no local da fratura. O que eu devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando um osso é quebra pode ocorrer lesão nas partes moles ( carne, ligamentos, tendões, etc) que podem requerer mais tempo para cicatrizar.

      Excluir

  92. Bom dia Doutor a 5 anos atrás quebrei meu tornozelo jogando bola Onde foi colocado uma placa e 8 parafusos e aposto na recuperação vou terminar minhas atividades normais jogando bola correndo e em maio desse ano corri pra cima de mim dois meses seguidos e parei em julho e não senti nenhuma dor mas no 18 e 19 de agosto caminhei esses dias seguidos aproximadamente 10 quilômetros e no dia 21 comecei a sentir uma dor leve leve quando pisa no chão mas hoje dia 24 estou sentindo muita dor quando boto meu pé pra baixo fica latejando e não tô conseguindo andar e na região da cirurgia onde eu toco sinto dores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve procurar um ortopedista e revisar a cirurgia, digo o local da cirurgia

      Excluir
  93. doutor eu tive uma fratura inclusive estou com o braço quebrado agora
    e vai cer preciso fazer cirurgia e coloca placa de tinanio e queria saber se algum dia no futuro eu poderia tira-lá ou se isso irá me atrapalhar muito

    ResponderExcluir
  94. Dr. Eu tenho osteomielite crônica posso fazer exercícios físicos?

    ResponderExcluir
  95. Tive uma fratura na fíbula fiz uma cirurgia ondi o ortopedista colocou 2 parafusos e não colocou placa alguma estou preocupada ao voltar a pisar

    ResponderExcluir
  96. Boa noite Dr, me chamo Emmanoel Costa, sou Educador Físico, e-mail: emmanoelcosta@yahoo.com.br. Fraturei o rádio à 16 anos a primeira vez e a segunda vez à 2 anos, hoje tenho 32 anos. Andei lendo sobre o assunto e em alguns artigos vi falando que cada placa dessa "rouba" uma média de 20% do cálcio do osso. Isso procede? Partindo desse princípio, acredito que a segunda fratura pode ter sido ocasionada por essa "falta" de cálcio, tendo em vista que foi por um soco (movimento normal). Agora estou com duas placas (40% a menos de cálcio no meu rádio). Nesse caso o Sr aconselharia a retirada das placas. Estou querendo fazer a retirada. Obrigado!

    ResponderExcluir
  97. Boa tarde doutor... Tem uns 9 anos q eu fraturei o femur esquer, na epoca fiz uma cirirgia pra colocar platina, e hj em dia ando sentindo muitas dores, oq pode estar acontecendo, e oq deve ser feito... ??? Desde ja, muito obrigado...

    ResponderExcluir
  98. Doutor.. eu vi que o senhor responde perguntas de todos aqui durante anos.. Eu tenho uma pergunta que talvez possa te interessar..

    Eu tive um acidente de carro quando eu tinha 7 anos (Hoje tenho 21). Tive um estrago na minha perna direita e problemas no joelho onde fiquei no hospital 30 dias com um parafuso na perna.

    A batata da minha perna direita hoje em dia nao consegue ficar dura..
    Sabe quando voce forca e o musculo fica rigido? Nao consigo fazer isso com a batata da minha perna direita. Tenho quase certeza que foi por causa do acidente... E se voce me perguntar se eu tenho todos musculos da perna? sim tenho.. Por isso tenho duvidas o porque que eu nao consiga endurecer a minha perna direita. Apenas a esquerda consigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para testar a panturrilha o melhor é ficar na ponta do pé, quando ocorre lesão neurológica num paciente jovem a musculatura pode não crescer adequadamente.

      Excluir
  99. Boa tarde doutor Marcos. Tenho uma duvida ...sofri um acidente em 2009 e tive uma fratura no fêmur esquerdo .....
    Fui cirurgiado e to bem ....não fiquei com sequelas nenhuma ....ai vem a minha pergunta a placa de platina que foi colocada na minha cocha e prato da vida ou ...daqui uns anos vou ter que retirar?

    ResponderExcluir
  100. Oi dr...eu fraturei tíbia maléolo..dia dois de novembro 2015 coloquei platina e cinco parafusos...começo a fisioterapia em janeiro....mas o médico não recomendou que eu colocasse o pé no chão.... Apenas fizesse exercícios em casa para tentar destrava lo...antes de ir p fisioterapia...eu posso afirma lo no chão aos poucos se conseguir com a medicina esportiva?? Gelo e água quente em seguida e bom?bj Camila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colocar o pé no chão sem a autorização do seu ortopedista é errado, sida as orientações que o médico que passou. Isso pode ser perigoso e desmontar um cirurgia.

      Excluir
  101. Oi Dr. Marcos. Primeiramente gostaria de elogiar pela presteza em responder todos os questionamentos aqui divulgados. Muito bacna seu trabalho e competência. Bom, gostaria de saber se é comum pacientes com pinos ter bactérias alojadas no mesmo. O meu pai passou por uma cirurgia faz 1,5 ano e agora ocorreu uma infecção, e disseram que é pq ocorreu rejeição ao pino e o mesmo está infectado por essa bactéria. Ele irá remover os pinos amanhã e essa semana passada já ficou internado pra tratar com antibióticos. Minha dúvida então é a seguinte. É comum ocorrer a infecção nesses pinos? Ele é diabético, o processo de cicatrização é mais lento? Se sim o q posso fazer para melhorar a situação? Ele voltará andar normal, mesmo sem o pino?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim , as bactérias podem aderir a superfície dos implantes e permanecer lá por anos através do Biofilme. O Diabético pode ter maior dificuldade de cicatrização e mais chance de infecção principalmente nos casos crônicas com controle glicêmico inadequado. Para melhorar a evolução a glicose deve ficar sempre baixa ( dentro dos limites de normalidade)
      leia mais em:
      http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22094560

      Excluir
  102. ola dr,marcos quando o organismo rejeita a haste de platina a pessoa sente dor a ponto de nao conseguir andar, meu pai fez uma cirugia e colocou uma haste no femur bem acima do joelho, depois de meses da cirugia a cicatriz vinha cicatrizando normal, saiu uma bolha em cima da cirugia, sai sangue e um liquido amarelado, mas meu pai nao sente dor o normal de todo machucado, o sera que pode ser que a haste esteja sendo rejeitada, ou pde ser alguma inflamação de algum ponto interno que possa ter sido quebrado, fico grata pela sua resposta obrigada.

    ResponderExcluir
  103. Prezado Dr. Marcos minha sogra operou o braço duas vezes e os parafusos estão soltos novamente. Médico não soube informar motivo e pediu para retornar daqui 3 semanas para ele pensar. Ela está com dor, não passou medicação. Tenho foto no WhatsApp do raio X que ficou com médico. Será que neste caso uma prótese de melhor qualidade resolve? Cirurgia foi realizada pelo Sus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguns casos mais complexos, principalmente em pacientes mais velhos com osteoporose, desnutridos, com doenças crônicas ou fumantes podem necessitar de placas bloqueadas ou outros materiais especiais.

      Excluir
  104. Doutor quero saber se eu posso malhar pegar peso normal sendo que eu tenho uma haste de titânio no meu antebraço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que determina a capacidade de realizar exercícios não é a ausência da haste. Se o osso está colado, completamente colado, as pessoas podem retornar a prática de esportes, porém é prudente sempre fazer uma consulta formal com o ortopedista para verificar se está tudo certo.

      Excluir
  105. Boa noite ! Sei que é dificil ta respondendo todos os comentarios , agredeço ae four possivel responder a minha pergunta.
    Sofri acidente de moto e tive apenas o femur quebrado , ja coloquei placa , vai fazer um mês dia 24 de abril e já estou andando de moleta.
    Minha dúvida é: Quando posso dirigir ????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe uma resposta única, isso irá depender da estabilidade do osteossíntese, você terá que conversar com o seu cirurgião na próxima consulta.

      Excluir
  106. Marcos Britto, boa tarde.
    Tenho 53 parafusos, 5 placas e 3 telas de titanium implantados na face à 2 anos. O local tende a ficar mais duro, mais resistente do que antes?

    ResponderExcluir
  107. Dr.Bom Dia!
    Gostaria de saber se uma pessoa com placa de titânio nos joelhos e face pode fazer exercícios físicos e se a alimentação interfere na recuperação. E no caso desta pessoa fumar, atrapalha muito?

    ResponderExcluir
  108. Somos o que comemos, se comemos errado a recuperação das fraturas é lenta. O cigarro interferem muito na recuperação, leia mais sobre isso nesse blog.

    ResponderExcluir
  109. Dr, por gentileza, tenho uma amiga que tem 14 pinos na perna, ha 13 anos aproximadamente, devido a um acidente de moto. Eles nunca foram retirados. Os ossos quebrados foram na canela, acredito que a tíbia e fíbula. Tem alguma restrição sobre exercícios físicos? Ela pode fazer atividades de luta, por exemplo? Pode ocorrer algum problema ou depois de tanto tempo ela pode realizar essas atividades de impacto sem problemas? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro que você faça uma revisão , novos exames de imagem e consulte um ortopedista que poderá avaliar como ocorreu a consolidação da fratura e se há alguma contra indicação para exercícios físicos pesados.

      Excluir
  110. Olá. Gostaria de saber se é necessário saber o tipo, marca e fabricante da haste intramedular para poder retirá-la.

    ResponderExcluir
  111. Doutor, minha mãe teve o fêmur fraturado , colocaram platina. A Platina quebrou e agora querem colocar ferro. Pra mim isto parece o plano de saúde dela tentando economizar, mas, quanto a qualidade, é a mesma coisa ou o ferro é inferior a platina para este caso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os chamados implantes de platina, são na verdade uma liga metálica de ferro. O aço inoxidável usados nos implantes ortopédicos é uma liga de cromo, cobalto e molibdênio. O aço é polido e por isso brilha como se fosse platina.

      Excluir
    2. Há também implantes de titânio. Em geral o material Falha (a placa quebra) por fadiga (sobrecarga) mecânica. Se o osso não cola a placa quebra sempre.

      Excluir
  112. Nielly, bom dia.

    Sugiro que você retorne para uma avaliação com o seu ortopedista. Ele irá avaliar a consolidação da fratura e se a infecção está curada.

    ResponderExcluir
  113. Boa noite!
    Dr meu nome é marcia tenho 22 anos desde os 13 anos tive luxações frequentes nos joelhos direito e esquerdo em agosto de 2015 passei por cirurgia no joelho D com colocação de parafuso na tibia tive boa evolução, em março de 2016 passei pelo mesmo procedimento no joelho E porém não estou tendo boa evolução estou com uma inflamação abaixo da patela a meses e já foi feita varias coisas uso de vários medicamentos antiflamatorios e nada resolveu desde que tirei a tala e comecei a apoiar o pé no chão tenho me queixado de fortes dores abaixo da patela na tibia e desce para a canela, a região da tibia incha com frequencia já foi feito de tudo uso de vitaminas, injeção, remedios e a dor não passa, estou fazendo fisioterapia e pilates e não tive recuperação funcional completa, tenho dificuldade em subir e descer escadas, andar e não tenho equilibrio na perna esquerda, hj tive consulta com meu medico e ele me examinou apertou a regiao aonde esta o parafuso e senti dores ele constatou que o parafuso pode estar me machucando e pediu um raio x fiz ele olhou e disse que o parafuso nao se moveu e falou que quer remover o parafuso porque estou com esses problemas.
    Minha duvida é se o parafuso for removido meu joelho voltara a luxar?
    Estou com muito medo não sei oque fazer.

    ResponderExcluir
  114. Boa tarde Dr.
    Parabéns pelo trabalho, O Sr consegue esclarecer muitas pessoas que vivem angustiadas pela falta de informação, talvez devido as grandes demandas do dia a dia o profissional não consiga passar todas essas informações para o paciente em uma única consulta.

    Quero compartilhar com o Sr meu quadro clínico.
    Procurei um Ortopedista para avaliar uma dor no punho, foi diagnosticado fratura no escafóide, descobri que se tratava de um osso muito "chato" de se tratar.
    O Dr me encaminhou para procedimento cirúrgico.
    Fiz quatro cirurgias.
    A primeira, colocação de parafuso e enxerto ósseo do próprio punho, não consolidou e o osso fragmentou todo.
    A segunda, artrodese quatro cantos, dessa vez com enxerto ósseo retirado da "bacia", consolidou bem, perdi mais de 50% dos movimentos do punho e a dor era insuportável.
    A terceira, artrodese total, fundiu o punho, enxerto retirado da "bacia", consolidou, mas adivinha, a dor continuou....
    A quarta, foi só para retirada dos fios.
    Após todos esses procedimentos o profissional disse que meu problema não era mais com ele, me encaminhando para clínica da dor, onde fiz duas sessões de bloqueio simpático. Já esse outro profissional me orientou que terei que aprender a conviver com essa dor, pois meu punho já está no limite.
    Resumindo, dei entrada com o quadro de dor, saí com o quadro de dor pior ainda e sem os movimentos do punho, abalou muito minha vida, estou afastado pelo INSS a mais de 5 anos, encaminhado para o setor de reabilitação profissional há mais de 1 ano.

    Gostaria de uma visão sua da minha situação, se realmente não existe mais nenhum tratamento, e se algum procedimento poderia ter sido evitado.

    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Consolidação das Fraturas

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Mordida de Animais

Fratura de tíbia - Diafisaria

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.