Cisto de Baker no Joelho

O que é o cisto de Baker? ( Baker Cyst, Popliteal Cyst, Quisto de Baker )

O cisto de Baker é um cisto cheio de líquido que provoca uma saliência e uma sensação de desconforto atrás do joelho. A dor pode piorar durante a flexo extensão o joelho ou em momentos de maior atividade física no trabalho, andar distâncias maiores ou subir escadas.

O cisto de Baker é um câncer?

Não, é uma tumoração cheia de liquido sinovial benígna. Quando um cisto de Baker cresce muito ele pode incomodar e causar um efeito de massa comprimindo as estrutural na fossa poplítea, porém o efeito maligno é pela compressão e não por ser um câncer. 


O que causa o cisto de Baker?

O cisto de Baker, também chamado de cisto poplíteo, é geralmente o resultado de uma patologia intrarticular ao joelho, como artrite, artrose, lesão na cartilagem, lesoes meniscais ou ligamentares. Essas doenças podem levar o joelho a uma maior produção de líquido sinovial ( água no joelho, Sinovite ), essa sinovite leva a formação do cisto de Baker.

Quais os sintomas do cisto de Baker?

O cisto de Baker pode causar inchaço na região posterior do joelho e  provocar desconforto ou dor na região, algumas vezes a dor tem origem no cisto porém a dor pode estar relacionada ao problema primário que levou ao surgimento do Cisto de Baker.
Em alguns casos, o cisto de Baker não causa dor, e o paciente pode nem notar. Mesmo não tendo sintomas objetivos você pode observar:
  • Inchaço atrás do joelho, e às vezes na perna
  • A dor do joelho
  • Rigidez
  • Na palpação da região posterior do joelho sentir uma estrutura semelhante a um balão cheio de água
     

Como é a lubrificação do joelho?

A cartilagem e os tendões do joelho contam com um fluido lubrificante chamado líquido sinovial. Esse líquido ajuda no movimento da perna e reduz o atrito entre a tíbia, o fémur e a rotula.

Como surge o cisto de Baker?

O líquido sinovial circula, entra e sai das bolsas de tecido (bursas) em todo o seu joelho. Existe um sistema de válvula entre o joelho e a bursa na parte posterior do joelho (Bursa poplítea). Este válvula regula a quantidade de líquido sinovial entrando e saindo da bursa. Mas às vezes o joelho produz muito líquido sinovial ( sinovite ), resultando em acúmulo de líquido na bursa e esse acúmulo é chamado de cisto de Baker.
Isso pode ser causado por:
  • A inflamação da articulação do joelho, tal como ocorre com vários tipos de artrite e na artrose
  • Nas lesões do joelho, como uma lesão cartilaginosa, meniscal ou ligamentar 
Quais os exames usados para confirmar o cisto de Baker?
Os exames mais usados são o ultrassom e a ressonância nuclear magnética, essa última muitas vezes também mostra a causa primária da sinovite que levou ao surgimento do cisto de BaKer.

Quando consultar um médico ortopedista?
Se você está sentindo dor e inchaço atrás do joelho, consulte o seu médico ortopedista para determinar a causa. Embora improvável, uma protuberância atrás do joelho pode ser um sinal de uma doença mais grave, como um tumor ou um aneurisma da artéria poplítea, em vez de um cisto cheio de líquido.

Quais as complicações de um cisto de Baker?
Raramente, um cisto de Baker pode explodir e provocar um vazamento de líquido sinovial na região da panturrilha os sintomas são: Dor no joelho e edema na panturrilha, às vezes, vermelhidão e uma sensação de água correndo na panturrilha. Esses sinais e sintomas se assemelham aos de uma trombose venosa. Se você tem dor, inchaço e vermelhidão da panturrilha, você precisa de avaliação médica imediata.

Como é feito o tratamento do cisto de Baker?
O tratamento em geral é endereçado a causa primária que leva a sinovite, os paciente em geral melhoram após a artroscopia para tratamento das lesões intrarticulares, raramente está indicado tratamento cirúrgico do cisto propriamente dito.  

Leia mais sobre: 
Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedia, Traumatologia e Medicina do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Atualizado em 29/06/2014

Comentários

  1. Dr tenho um cisto de baker de 9cm tenho muitas dores no joelho ja fiz tratamento com fisioterapia e uma medicação mais não adiantou na o que posso fazer

    ResponderExcluir
  2. Sou educadora física, especialista em cond físico e muscu e Pilates, prof de cinésiologia e adoro, estudar. Excelente conteúdo do site. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Minha mãe tem o ortopedista do hospital são joão batista em volta redonda,falou que era pra ela tomar ibuprofeno e só.

    ResponderExcluir
  4. meu nome e tatiana tenho 25 anos, e a 3 anos tenho cisto no joelho, mas ainda nao consegui tratamento em lugar nenhum , como faço pra tentar o tratamento ai , na sua clinica???

    ResponderExcluir
  5. Dr.tive um aneurisma de 11/5cm na perna esquerda, e um bem menor na perna direita,operei e fiquei bem melhor,hoje levo uma vida normal,mais guando chega noite sinto que meus pÉs ficam dormentes isto e normal

    MINHA MAE VEM APRESENTADO OS MESSMO SITOMAS QUE EU TIVE,FOI SOLICITADO UN EX. DE ECODOPLE E O LAAUDO DEU CISTO DE BACKER,QUAL A DIFERENÇA?ISTO JÁ É EREDITARIO.GILMAR RJ.

    ResponderExcluir
  6. O cisto de Baker é um coleção liquida relacionada ao joelho, o aneurisma é uma má formação vascular. Você deve investigar o fato dos pés ficarem dormentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DR marcos britto o cisto de baker da um carosso no joelho e se vc esforçar muito o joelho ele trava e doi muito e depos de um tempo ele estrala e volta tudu ao normal???????

      Excluir
    2. Essa descrição sugere uma patologia intrarticular, talvez uma lesão de menisco, procure um ortopedista

      Excluir
  7. Eu sou atleta e fiz a ressonancia magnetica e deu isto no laudo. Gostaria de saber se ha necessidade de cirurgia ou da pra recuperar com fisioterapia? e o que significa esse laudo?
    "" Ligamento cruzado Posterior com orientacao preservada, apresentando espessamento e alteracao de sinal no terco proximal/medio denotando estiramento.""

    ""Pequeno cisto popliteo entre os tendoes semimembranoso e da cabeca medial do gastrocnemio, apresentando indefinicao parcial e liquido circunjacente sugerindo rotura parcial''

    ResponderExcluir
  8. O laudo fala que o ligamento cruzado posterior apresenta estiramento, esse achado deve ser avaliado com um exame físico.

    ResponderExcluir
  9. Oi Dr. Marcos. Fiz uma ressonância e ela confirmou o cisto de Baker. Tinha tomado Arcoxia (anti-inflamatório) e não adiantou nada; o médico pediu um exame e apontou FAN 1:640. Encaminhada a um reumatologista, este me falou que podia ser lupus, mas graças a Deus, não é (deu negativos nos 3 exames que ele pediu de auto-anticorpos). Você acha que eu faço uma punção do líquido do joelho? (PD.: não dói, mas me atrapalha para levantar de cadeiras muito baixas e flexionar completamente a perna. PS2.: o joelho direito está quase que normal, e o esquerdo inchou e está começando a desinchar).
    Sou saudável - não tenho nenhum outro sintoma.
    Obrigada, espero que possa opinar.

    ResponderExcluir
  10. Fernanda o melhor tratamento nessa situação e continuar seguindo as orientações médicas, as doenças autoimunes com comprometimento articular são realmente de difícil diagnóstico.

    ResponderExcluir
  11. DOUTOR TRATO DE DOR E ENCOMODOS NO MEU JOELHO DIREITO E A DUAS SEMANAS FOI REALIZADO UMA RESSONÂNCIA MAGNÉTICA, E FOI DIAGNOSTICADO O "CISTO DE BACKER".QUAL O RISCO QUE CORRO APÓS ESSE DIAGNÓSTICO CONSIDERANDO TEMPO QUE FOI LEVADO PARA CHEGAR A ESSE PROGNÓSTICO .

    ResponderExcluir
  12. Bom Dia! meu nome é Ana Paula eu gostaria de saber que procedimentos tenho que tomas pois fiz uma Ressonância magnética no joelho esquerdo e foi constatado a presença de cisto poplíteo de baker medindo 5 cm no eixo crânio caldal. sinto muitas dores no joelho, não posso usar salto nem andar muito...meu joelho estrala, as vezes ele da uma falha, sei lá ele parece que trava... ja fui no ortopedista ele só me passo um medicamento... mas não adianto será que isso é caso de cirurgia??

    ResponderExcluir
  13. Para avaliar a indicação terapeutica de um paciente preciso examiná-lo

    ResponderExcluir
  14. Dr. boa noite, tinha o cisto de Baker quando tinha 15 anos e operei, agora com 43, estou sentindo novamente dores na parte de trás do joelho e tenho a impressão que a parte logo apos do joelho, o começo da panturrilha doeem muito, antes quando andava muito não consegui esticar a perna por causa do cisto, agora não consigo me ajoelhar, tem alguma ligação com a operação que fiz?

    ResponderExcluir
  15. Olá Doutor. Boa noite. Tenho dores no joelho esquerdo. Seguidos médicos me recomendaram fisioterapia e pilates, para alongamento da musculatura posterior. Isso deu uma melhora significativa. Descobri, também, pelas suas reportagem que tenho um pequeno cisto de Baker, que não me incomoda. Ocorre que os ortopedistas são unânimes em solicitar que eu faça uma ressonância magnética... Acontece que sou portador de marca-passo cardíaco (há 34 anos)e isso é fator proibitivo no caso. Qual seria a orientação para se ter um diagnóstico de imagem que possa orientar com segurança uma eventual artroscopia? Meu nome é Pedro Silva de Oliveira e moro em Santo Antônio da Platina, Estado do Paraná. Meu e-mail é pesolli@gmail.com. Agradeceria muitíssimo sua amável atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A realização de ressonância em pacientes portadores de marcapasso é possível, porém deve ser acompanhada por uma equipe especializada com equipamentos para programar o marcapasso para o modo automático e reprogramar após o exame. O uso de ressonância periférica (somente o joelho entra no equipamento) facilita a realização do exame.

      Excluir
  16. OLÁ DOUTOR ! SENTIA DORES FORTES ATRAZ DE UM DE MEUS JOELHOS , PASSEI COM UM MEDICO VASCULAR E ELE PEDIU PRA EU FAZER UM ECODOPPLER.DEU : PRESENÇA DE IMAGEM ANECOICO,MEDINDO 9,3X7,3,EM FOSSA POPLÍTEA COMPATÍVEL COM CISTO DE BAKER. NO MEU CASO EU DEVERIA PROCURAR UM ORTOPEDISTA DIRETO ? DESDE JÁ AGRADEÇO PELA ATENÇÃO !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Retorne ao médico que lhe pediu o exame, ele saberá orientá-lo. Caso ele ache necessário poderá encaminhá-lo

      Excluir
  17. DR. BOA TARDE. TENHO DORES, CANSAÇO, E ESTALOS NOS 2 JOELHO SÓ QUE O DIREITO DOI MAIS,
    FIZ UMA ULTRASSONOGRAFIA DOS DOIS JOELHOS,E O ESQUERDO APRESENTOU ISSO: PEQUENA IMAGEM CÍSTICA MEDINDO O,5CM, JUNTO AOS VENTRES FIBULARES, PRÓXIMO Á ARTICULAÇÃO RÍBIO-FIBULAR PROXIMAL JÁ TOMEI 2 TIPO DE ANTIFLAMATORIO EM COMPRIMIDOS, E TAMBÉM UM INTRAMUSCULAR, E A DOR NÃO PASSA PODE SER ATROSE? É NECESSARIO UMA RESSONÂNCIA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve mostrar esse exame para o ortopedista que reavaliando o exame físico determinará a necessidade a realização ou não de outros exames.

      Excluir
  18. Dr meu filho ta com um caroço no joelho ele fala que nao doi e perigoso isso

    ResponderExcluir
  19. Bom dia Dr. Realizei uma RM de Joelho D, e o resultado foi uma Volumosa Formação Cistica multisseptada, localizada na linha média e anterior a articulação femorotibial, em intimo contato com o corno anterior do menisco lateral, com protrusão para o interior da gordura infrapatelar, com compressão desta. A formação cística mede cerca de 3,0cm X 3,4 cm X 2,7 cm.
    Gostaria da sua opnião quanto a esta formação cistica, pois meu médico não ira trata- la, somente farei fisioterapia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cisto de Baker esta localizado na parte de trás do joelho, o cisto descrito está na parte da frente do joelho, portanto é um outro tipo de cisto.

      Excluir
  20. Boa tarde. A cerca de 10 anos foi diagnosticado um cisto de backer nomeu joelho direito. Na epoca tratei commedicacao e fisioterapia, desde entao esta dores vem evoltam tendo de fazer constatemente o uso de antinflamatorio. Em agosto deste ano fiz uma ressonancia e tendo como laudo: derrame articular com sinais de sinovite e plica siinovial no compartimento medial do joelho, burcite pre-patelar e infapatelar supervicia, cisto de backer,,condropatia de grau leve da patela,que se encontralateralizada e inclinada em relacao a troclea fenomenalnas imagens obtidas com o joelho em extencao. Lesao do musculo/ juncao miotendiana do popliteo. O exame de sangue confirmou a doenca reumatologica. Estou com dificuldades de andar, e dobrar a perna, as dores cada vez ficam mais fortes e o joelho muito inchado. Ja estou em tratamento com o reumatologista. Oque faco? Pode ser cirurgico?

    ResponderExcluir
  21. ola doutor o meu caso é o joelho direito cresceu a parte inferior do femur por causa de pancadas o que pode ser

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo vez que uma parte do corpo cresce devemos procurar um médico. Como o crescimento é na região do joelho procure um ortopedista

      Excluir
  22. Dr Marcos boa noite me chamo Thales tive um acidente de trabalho e fiz uma ressonancia e nela acusou condropatia, diminuta fissura , e cisto de 0,8cm , sinto muitas dores, ja tomei morfina, tramal.. nada tira minha dor, o que devo fazer, o medico que estou tratando passou fisioterapia, ja fiz 6 sessões e cada vez que saio da fisioterapia saio pior!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa evolução parece atípica, dores que não melhoram com morfina podem ter origem central, a condropatia em geral esta relacionada a desequilibrio muscular e desalinhamento articular e não necessariamente está relacionada a um acidente.

      Excluir
  23. oi meu filho de 5anos tem um cisto Baker e perigoso.. e casa de fazer cirugia?

    ResponderExcluir
  24. Estou com um caroço atras do joelho, duro e q não doi muito, só quando eu estico muito a perna, isso aconteceu há 01 semana depois que eu comecei a praticar corridas. Estou triste pois amo correr, se eu tiver realmente com isso (cisto de baker) terei que parar de correr? abracos

    ResponderExcluir
  25. Bom dia, gostaria de saber se existe algum exercício que melhore as dores no joelho para quem tem cisto de Baker ou qual atividade física eu posso fazer que não cabe provoque o aumento das dores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os exercíçios de alto impacto em geral estão contra indicados, os exercícios na água de modo geral poupam as articulações dos membros inferiores. O cisto de Baker pode estar associado a artrose e sem o controle da sinovite não há como melhorar o cisto.

      Excluir
  26. tenho cisto de Baker doi muito o que fazer

    ResponderExcluir
  27. Boa noite doutor ,meu filho tem quatro anos, está com esse caroço atrás do joelho o que faço?

    ResponderExcluir
  28. Meu bebe esta com caroco atraz do joelho parece inchaco ele tem dois anos pode ser tumor osseo ou cisto becker??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre que uma parte do corpo cresce devemos procurar um médico, leve seu filho ao pediatra.

      Excluir
  29. Dr.Marcos em 2013 fui operado atraz do joelho direito em S.Paulo no Hospital Sírio Libanês foi-me retirado o cisto e repare que um ano depois voltou a aparecer acha isso normal?

    ResponderExcluir
  30. Ola, minha filha tem 2 anos e 9 meses e fiz os exame nela e foi comprovada a suspeita só cisto de Baker de 5cm medico logo de cara e caminho para o cirurgião pediatra sera MSM presciso cirurgia ou só fisioterapia resolve ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro por prudência que ela seja primeiro avaliada pelo ortopedista pediátrico.

      Excluir
  31. Minha filha tem cisto de baker a dois anos,e estou com muito medo de fazer a cirurgia pois o ortopedista disse q é preciso,sera q ela corre algum risco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irá correr os riscos ressaltados pelo ortopedista que conversou com você. Não existe nada na vida que seja isenta completamente de risco. Até ao tomar água podemos engasgar. Temos que ter cuidado com nossos medos e não transformar a possibilidade em certeza.

      Excluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Consolidação das Fraturas

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Mordida de Animais

Fratura de tíbia - Diafisaria

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.

Arquivo

Mostrar mais