Osteólise

O que é a osteólise ( Osteolisys)?
A osteolíse é uma reabsorção óssea que ocorre reacionalmente no organismo, Osteo ( osso ) Lise (quebra) 
Qual a aparência da osteólise na prática clínica ortopédica? 
A osteólise aparece como uma área radio lucente  ( menor densidade óssea) com menor quantidade de osso na radiografia. Na imagem ao lado observe a área escura acima da prótese de quadril e abaixo da prótese de Joelho.
Qual a importância clínica da Osteólise?
A osteólise significa perda do osso e consequentemente perda da fixação ideal das próteses, em alguns casos a prótese deve ser trocada.
Como surge a osteólise?
A osteólise é provocada pelo debris, micro partículas liberadas pelo atrito entre os componentes da prótese.
Todas as próteses tem osteólise?
Não, a osteólise é provocada por essas microparticulas liberadas pelo atrito entre as superfícies, essas micro partículas provocam em algumas pessoas uma reação inflamatória que leva a absorção óssea ao redor das próteses.
Com a composição das Microparticulas?
Em geral a osteólise é vista nas próteses Metal Polietileno, porém também podem estar presentes na Prótese Metal Metal, porém nessa última o risco maior é o aumento da concentração de ions de Cromo e Cobalto na Circulação 
Existem outras situações médicas que provocam osteólise?
Sim, a sobrecarga mecânica sobre o osso pode levar a uma reabsorção óssea como exemplo o ombro do halterofilista ( osteólise do 1/3 distal da clavícula ) 
Algumas doenças metabólicas também podem provocar reabsorção óssea e evidenciar osteólise nas radiografias como o Hiperparatireoidismo.

Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologista e Médico do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
atualizado em 31/01/2012

Comentários

  1. Caro Dr Marcos. tive uma torção no joelho direito. Após aproximadamente 55 dias ele ainda estava inchado. Fiz uma ressonâoncia magnética e obtive o seguinte resultado:
    CONDROPATIA NA FACETA MEDIAL DA PATELA, ASSOCIANDO-SE PEQUENA DEPRESSÃO CORTICAL E EXTENSO EDEMA MEDULAR NO OSSO SUBCONDRAL ADJACENTE. PEQUENO ACUMO DE LÍQUIDO ARTICULAR.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Frio ou Calor

Fratura de tíbia - Diafisaria

Cisto de Baker no Joelho

Entorse do Tornozelo

Bula do Addera D3

Minha foto
MARCOS BRITTO DA SILVA
Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco, - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte | SBMEE, Médico do HUCFF-UFRJ, - International Affiliate Member of the AAOS - American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI Association, - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS)/International Federation of Sports Medicine (http://www.fims.org),