Osteólise

O que é a osteólise ( Osteolisys)?
A osteolíse é uma reabsorção óssea que ocorre reacionalmente no organismo, Osteo ( osso ) Lise (quebra) 
Qual a aparência da osteólise na prática clínica ortopédica? 
A osteólise aparece como uma área radio lucente  ( menor densidade óssea) com menor quantidade de osso na radiografia. Na imagem ao lado observe a área escura acima da prótese de quadril e abaixo da prótese de Joelho.
Qual a importância clínica da Osteólise?
A osteólise significa perda do osso e consequentemente perda da fixação ideal das próteses, em alguns casos a prótese deve ser trocada.
Como surge a osteólise?
A osteólise é provocada pelo debris, micro partículas liberadas pelo atrito entre os componentes da prótese.
Todas as próteses tem osteólise?
Não, a osteólise é provocada por essas microparticulas liberadas pelo atrito entre as superfícies, essas micro partículas provocam em algumas pessoas uma reação inflamatória que leva a absorção óssea ao redor das próteses.
Com a composição das Microparticulas?
Em geral a osteólise é vista nas próteses Metal Polietileno, porém também podem estar presentes na Prótese Metal Metal, porém nessa última o risco maior é o aumento da concentração de ions de Cromo e Cobalto na Circulação 
Existem outras situações médicas que provocam osteólise?
Sim, a sobrecarga mecânica sobre o osso pode levar a uma reabsorção óssea como exemplo o ombro do halterofilista ( osteólise do 1/3 distal da clavícula ) 
Algumas doenças metabólicas também podem provocar reabsorção óssea e evidenciar osteólise nas radiografias como o Hiperparatireoidismo.

Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologista e Médico do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
atualizado em 31/01/2012

Comentários

  1. Caro Dr Marcos. tive uma torção no joelho direito. Após aproximadamente 55 dias ele ainda estava inchado. Fiz uma ressonâoncia magnética e obtive o seguinte resultado:
    CONDROPATIA NA FACETA MEDIAL DA PATELA, ASSOCIANDO-SE PEQUENA DEPRESSÃO CORTICAL E EXTENSO EDEMA MEDULAR NO OSSO SUBCONDRAL ADJACENTE. PEQUENO ACUMO DE LÍQUIDO ARTICULAR.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Frio ou Calor

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Entorse do Tornozelo

Fratura do Antebraço

Fratura de tíbia - Diafisaria

Consolidação das Fraturas

Minha foto
MARCOS BRITTO DA SILVA
Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco, - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte | SBMEE, Médico do HUCFF-UFRJ, - International Affiliate Member of the AAOS - American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI Association, - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS)/International Federation of Sports Medicine (http://www.fims.org),