Dor no Ombro em Atletas

O ortopedista é comumente procurado para avaliar lesões no ombro, abaixo algumas considerações sobre as origens das lesões no ombro de atletas. O ortopedista que cuida do ombro e algumas vezes conhecido como médico de ombro, porém o especialista em ombro em geral cuida também do cotovelo.
O ombro é uma articulação complexa, com um elevado grau de movimento em múltiplas direções. A compensação para essa mobilidade é uma relativa falta de estabilidade. Embora classificada como articulação em bola e soquete o ombro possui uma estabilidade óssea muito pequena.
Os estabilizadores estáticos do ombro fornecem pouco apoio já os estabilizadores dinâmicos, tais como músculos do manguito rotador e da cintura escapular são vitais para a manutenção da estabilidade do ombro.    
Esta combinação de mobilidade e estabilidade dinâmica permite a função normal do ombro nas atividades da vida diária, trabalho, recreação e esporte.

Qual o melhor tratamento para o Ombro?
A maioria das lesões de ombro são tratados, inicialmente, de modo não operatorio e com fisioterapia. Os protocolos de reabilitação são bem sucedidos na maioria dos pacientes. No pós-operatório a reabilitação é fundamental para o êxito dos pacientes que necessitam tratamento operatório. 

Qual a relação entre o tipo de esporte e a dor no Ombro? 
Nos esportes com raquete ou no vólei, na maioria das vezes, os atletas têm lesões nos músculo e tendões relacionadas a sobrecarga e a sindrome de uso excessivo. Treino e jogos com posição inadequada, técnica inadequada para bater na bola e impacto externo. Raramente, esses atletas têm rupturas do manguito rotador. 
  • Atletas de natação são sujeitos a impacto e lesões de uso excessivo, secundária à instabilidade subjacente e fatores biomecânicos relacionados a grande amplitude de movimentos do ombro. 
  • Os atletas envolvidos em esportes de contato ( futebol, basquete, etc) estão sujeitas a lesões traumáticas, como lesões musculares, fraturas, lesões tendinosas, rupturas do manguito rotador, luxação do ombro e instabilidade ( subluxação do ombro) com sindrome de impacto interno secundária a instabilidade.
Qual o melhor tratamento para patologias do ombro?Algumas patologias requerem tratamento cirúrgico imediato, converse com um especialista em cirurgia de ombro que ele saberá orientá-lo.

Outros artigos sobre ombro: Click no título que você será redirecionado.
Ortopedista, Traumatologista e Médico do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
atualizado em 13/06/2013

Comentários

  1. Roberto Lobo de Carvalho15 de julho de 2010 às 12:06

    Gostaria de obter o numero do dr. Marcos Britto da Silva,para fazer contato devido meu problema no ombro.
    Obrigada,boa tarde!

    ResponderExcluir
  2. Dr. Marcos,
    Há qse 20 anos tive uma lesão no ombro originária em uma prova de nataçào, gerando uma rotação no ombro que causou muita dor nos primeiros dias e que cronificou-se ao longo do tempo. Este ano eu tive uma sobrecarga no ombro ao tentar apoiar o corpo em um muro e senti novamente mta dor no ombro, com diminuição da força do braço pelo incomodo e dificuldade na movimentação. Procurei um ortopedista e ele, ao analisar o raio X, desconfiou de lesao no labro. Nesses casos o tratamento é cirurgico? o senhor atende casos como esse? atende planos de saúde? Att,
    Guilherme de Melo Pessoa - Manaus-AM

    ResponderExcluir
  3. A descrição pode estar relacionada a instabilidade o exame radiologico não ajuda muito nesses casos. A melhor conduta nesses casos é um bom exame clinico e provavelmente uma ressonancia. Sim trato desses casos.

    ResponderExcluir
  4. O exame foi a ressonancia magnetica. Me enganei ao informar Raio X.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Consolidação das Fraturas

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Mordida de Animais

Fratura de tíbia - Diafisaria

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.