Hernia de Disco Lombar e Cervical

Hérnia de disco
Anatomia do disco
Causas da Hérnia de Disco
Fatores de risco / Prevenção das hérnias de Disco
Sintomas das Hérnias de Disco
Diagnóstico das Hérnias de Disco
Tratamento das Hérnias de disco

Quando as pessoas dizem que estão com uma vértebra fora do lugar no pescoço ou nas costas, o que eles estão descrevendo normalmente é uma hérnia de disco. A hérnia de disco é uma fonte comum de dor no pescoço, costas, braços ou pernas.

Anatomia
Os Discos intervetebrais são como almofadas encontrada entre os ossos da coluna vertebral (vértebras). O canal medular é um espaço oco no meio da coluna vertebral que contém a medula espinhal e as raízes nervosas. Os discos entre as vértebras permitem a flexão, rotação e lateralização da coluna vertebral. Os  Discos intervertebrais também funcionam como amortecedores.

Anatomia normal da coluna lombar.
Os discos da coluna lombar  são compostas de um anel exterior grosso de tecido fibroso  e uma substância gelatinosa no interior (núcleo). Na coluna cervical (pescoço), os discos são semelhantes, mas menores em tamanho.

Causas da hérnia de disco
As hérnias de disco ocorrem quando parte do núcleo central empurra através da borda externa do disco e de volta para o canal espinhal. Isso coloca pressão sobre os nervos. Nervos espinhais são muito sensíveis a quantidades leves de pressão, o que pode resultar em dor, dormência ou fraqueza em uma ou ambas as pernas nas hérnias da região  lombar. Os mesmos sintomas ocorrem nos braços nos casos de hérnia de disco cervical.

Fatores de risco e prevenção das hérnias de disco
Em crianças e adultos jovens, os discos têm alto teor de água. Com o  envelhecimento o teor de água nos discos diminui e os discos se tornam menos flexíveis. Os discos desidratam e começam a encolher e os espaços entre as vértebras se estreita. As condições que podem enfraquecer o disco incluem:
  • Levantar pesos de modo inadequado.
  • Cigarro ( fumo)
  • Obesidade: o excesso de peso coloca pressão adicional sobre os discos (na parte inferior das costas)
  • Atividades repetitivas extenuantes e de impacto
Sintomas da hérnias de disco
A Dor lombar afeta quatro em cada cinco pessoas. Dor por si só não é suficiente para determinar a presença de uma hérnia de disco. Consulte o seu médico ortopedista se ocorrer dor após uma queda ou trauma na região cervical ou lombar. O sintoma mais comum de uma hérnia de disco lombar é a dor ciática, uma dor aguda que se estende desde as nádegas até a  perna. A dor ciática é causada por pressão sobre o nervo espinhal. A  cervicobraquialgia é o sintoma mais comum nas hérnias de disco cervicais. De acordo com o trajeto da dor o ortopedista pode determinar o local da hérnia de disco.

Sintomas das Hernias Lombares
Fraqueza em uma das pernas
Dor lombar
Formigamento ( sensação de "alfinetes e agulhas" espetando a pele) ou dormência em uma das pernas ou nádegas
Perda de controle da bexiga ou intestino (associada a fraqueza significativa em ambas as pernas, pode significar um problema sério e o paciente deve procurar atenção imediata, isso é uma urgência médica)
A dor no pescoço também é comum. Quando a pressão é colocada sobre um nervo do pescoço, causa dor na musculatura entre o pescoço e o ombro (trapézio). A dor pode abater o braço. A dor também pode causar dores de cabeça na parte de trás da cabeça. Outros sintomas incluem:

Sintomas das Hérnias Cervicais
A dor no pescoço é comum. Quando a pressão é colocada sobre um nervo do pescoço, causa dor na musculatura entre o pescoço e o ombro (trapézio). A dor pode abater o braço. A dor também pode causar dores de cabeça na parte de trás da cabeça. Outros sintomas incluem:
Dor no pescoço
Fraqueza em um braço.
Formigamento (sensação de "alfinetes e agulhas" espetando ao pele ) ou
Dormência em um braço
Queimação e dor nos ombros, pescoço ou braço

Diagnóstico das Hérnias de disco
Para diagnosticar uma hérnia de disco, o seu médico ortopedista irá colher sua história médica completa. Diga-lhe se você tem dor pescoço / dor nas costas, se a dor irradia, se ocorreu algum trauma ou acidente.
Um exame físico poderá ajudar a determinar quais as raízes nervosas estão afetadas (e o grau desse comprometimento). A radiografia simples pode mostrar evidências de disco desidratado ou alterações degenerativas da coluna como picos de papagaio e osteófitos
A ressonância magnética ou TC (tomografia computadorizada) são exames de imagem para confirmar qual o disco está lesionado, a eletromiografia (um exame que mede os impulsos nervosos para os músculos) pode ser recomendada para determinar quais raízes estão comprometidas em também determinar o local da compressão.


Tratamento das hérnias de disco
O tratamento não cirúrgico
Tratamento não cirúrgico é eficaz no tratamento dos sintomas da hérnia de disco em mais de 90% dos pacientes. A maioria das dores no pescoço ou nas costas vai resolver gradualmente com medidas simples.
Analgésicos e descanso  podem ser suficientes.Relaxantes musculares, analgésicos e anti-inflamatórios também são úteis. Compressas frias ou gelo também podem ser aplicado várias vezes ao dia por não mais de 20 minutos a cada 2 horas.
Depois do espasmos, o gelo pode ser mantido ou iniciamos aplicações de calor suave.
Qualquer atividade física deve ser lenta e controlada, especialmente o movimento de inclinar para frente e levantar. Isto pode ajudar a garantir o não-retorno dos sintomas. O paciente em geral consegue fazer caminhadas curtas e evitando ficar sentado por longos períodos. Os exercícios também podem ser úteis no fortalecimento dos músculos das costas e abdominal. Para o pescoço, exercícios ou tração também podem ser úteis. Para ajudar a evitar futuros episódios de dor, é essencial que você aprenda como ficar corretamente em pé, sentado e levantar objetos.
injeção peridural de um medicamento a base de cortisona pode diminuir a irritação do nervo e viabilizar a participação mais efetiva na fisioterapia.

Tratamento Cirúrgico da Hérnia de Disco
A cirurgia pode ser necessária se um fragmento disco se aloja no canal vertebral e pressiona um nervo, causando perdas significativas de função, dor e parestesias.
Coluna lombar: As opções cirúrgicas na região lombar incluem: microdiscectomia ou laminectomia, dependendo do tamanho e posição da hérnia de disco.
Coluna Cervical uma discectomia cervical anterior e fusão são geralmente o procedimento recomendado. A cirurgia consiste na remoção do disco para retirar a pressão da medula espinhal e das raízes nervosas. Um Enxerto ósseo pode ser colocado no espaço onde ficava o  disco intervertebral e uma placa de metal pode ser usado para estabilizar a coluna vertebral.
Para alguns pacientes, uma pequena cirurgia pode ser realizada na parte de trás do pescoço que não requer a fusão dos ossos (artrodese).
Cada um desses procedimentos cirúrgicos é realizado com o paciente sob anestesia geral. Eles são realizadas com internação hospitalar. O paciente em geral é capaz de retornar ao trabalho de escritório após 2 a 6 semanas após a cirurgia.

Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologista e Médico do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Atualizado em 15/07/2013.

Comentários

  1. Boa tarde,
    Tenho um disco fissurado na zona lombar com dores desde 1996. O senhor acha que devo ser operado? Moro em Portugal, no Porto.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, tenho abaulamento discais difusos l4-l5 e l5-s1 e senti algumas dores e estou fazendo uso de anti-inflamatórios e relaxante muscular eu posso continuar fazendo natação(crawl) e musculação com exercícios deitados e com correta postura. Sou Profissional de Educação Física e não queria para com essas atividades o que o senhor acha? Desde já obrigado pela atenção. andrep-andrade@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A liberação para atividades físicas no seu caso deve ser feita por um ortopedista

      Excluir
  3. Olá , minha mãe tem algumas hérnias (cervical e lombar), foi encaminhada para cirurgia, porém, não pode fazê-la por causa de osteoporose/osteopenia. Sinceramente, não compreendo do assunto; ela vive a base de remédios - até morfina ela já tomou durante uma crise - e a dor não passa. Eu gostaria de saber se o cimento é indicado? De qualquer estarei entrando em contato com o Consultório.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para tratar adequadamente as dores precisamos identificar a sua origem. O tratamento da doença de base em geral produz uma melhora grande na qualidade de vida.

      Excluir
  4. Bom dia. Gostaria de uma indicação de um médico bom em coluna (mais especificamente em protusão discal na torácica), QUE ACEITE UNIMED

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, meu filho de 13 anos tem uma diferença de altura no osso externo do lado esquerdo, como poderia corrigir?
    Ele já fez RPG e nada adiantou.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Doutor Marcos, gostaria de saber se pode me explicar está situação, estava no trabalho sou desossador e ao efetuar um movimento depois de puxar um cachaço de vaca senti um esticão na coluna, pode me esclarecer se possível o que vem a ser este esticão? E agora me encontro sobre o acompanhamento do médico do seguro pois passado algum dia me surge uma dor insuportável na coluna. Pode me ajudar? Fiz um raio X e o médico disse que minha coluna está muito estragada entretanto me encaminhou logo para fazer um TAC e na segunda feira tenho consulta com o médico para assim proceder o avanço do tratamento. E também saber do resultado. Pode me ajudar por favor?...

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde o Dr atende em ciritiba pr?

    ResponderExcluir
  8. Boa noite!
    Gostaria de marcar uma consulta para minha mãe, pois ela está com muitas dores na coluna (cervical e lombar).

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Consolidação das Fraturas

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Mordida de Animais

Fratura de tíbia - Diafisaria

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.

Arquivo

Mostrar mais