Sindrome do Tunel do Carpo na Mão

O que é a Sindrome do Tunel do Carpo?
A sindrome se caracteriza por dores parestéticas ( queimação,  dormência, formigamento) nos dedos da mão. A dor em geral piora a noite e com movimentos forçados do punho e da mão. Com o passar da tempo pode ocorrer atrofia e perda de força e é mais comum em mulheres.

A area marcada mostra o local da dor
que é mais intensa no 3 dedo.
Anatomia
O túnel do carpo é um Túnel osteofibroso estreito na região anterior do punho. O fundo e os lados desse túnel são formados pelos ossos do carpo. A parte superior do túnel, é coberto por uma banda forte de tecido conjuntivo chamado de ligamento transverso do carpo.
O nervo mediano atravessa do antebraço para a mão através deste túnel osteofibroso junto com os tendões flexores. O nervo mediano controla a sensibilidade da região palmar do polegar até metade do 4 dedo. O nervo também controla os músculos ao redor da base do polegar. .

Quais as causas da Síndrome do Túnel do Carpo?
A Síndrome do túnel do carpo ocorre quando os tecidos que circundam os tendões flexores no punho inchar (sinovite) e exercer pressão sobre o nervo mediano. Estes tecidos são chamados de membrana sinovial. A membrana sinovial lubrifica os tendões e torna mais fácil para mover os dedos.
Este inchaço da membrana sinovial estreita o espaço confinado do túnel do carpo, e ao longo do tempo, comprimem o nervo.
A Síndrome do túnel do carpo é causada pela pressão sobre o nervo mediano no túnel do carpo. 

Quais os fatores que contribuem para o desenvolvimento da síndrome do túnel do carpo?
  • A hereditariedade é o fator mais importante - túneis do carpo são menores em algumas pessoas, e essa característica pode ser famíliar.
  • Uso intenso da mão ao longo do tempo pode desempenhar um papel importante em alguns casos.
  • Alterações hormonais relacionadas com a gravidez podem estar presente.
  • Idade - a doença ocorre mais freqüentemente em pessoas idosas.
  • Condições médicas, incluindo diabetes, artrite reumatóide, e desequilíbrio da glândula tiróide pode desempenhar estar relacionadas.
Na maioria dos casos da síndrome do túnel do carpo, não existe uma causa única.

Quais os Sintomas da Síndrome do Túnel do carpo?
Os sintomas mais comuns da síndrome do túnel carpal incluem:
  • Dormência, formigamento, dor e na mão
  • Um choque elétrico,  principalmente no polegar, indicador e dedos longos ( 3 e 4 dedos)
  • Sensações estranhas e dor subindo o braço em direção ao ombro
Os sintomas geralmente começam gradualmente, sem uma lesão específica. 
Os sintomas podem ocorrer a qualquer momento. Sintomas durante a noite são comuns e podem despertar do sono. Durante o dia, os sintomas ocorrem freqüentemente ao segurar algo, como um telefone, ou ao ler ou dirigir. Movimentar ou agitar as mãos muitas vezes ajudam a diminuir os sintomas.
Inicialmente os sintomas vêm e vão, mas com o tempo eles podem se tornar constantes. , Movimentos simples como abotoar a camisa pode se tornar difícil. Pode haver perda de força. Se a condição for muito grave, os músculos na base do polegar pode tornar-se visivelmente atrofiados.

Qual o Tratamento para Síndrome do Túnel do Carpo?
Para a maioria das pessoas, a síndrome do túnel do carpo vai piorar progressivamente sem alguma forma de tratamento. Pode, no entanto, ser modificada ou parar nas primeiras fases. Por exemplo, se os sintomas estão claramente relacionados a uma atividade ou ocupação, a a dor e a parestesia podem progredir se a ocupação ou atividade não for interrompida ou modificada.

Tratamento não-cirúrgico
Se diagnosticada e tratada precocemente, a síndrome do túnel do carpo pode ser aliviada sem cirurgia. Nos casos em que o diagnóstico é incerto ou a condição é leve a moderada, o seu médico pode tentar medidas de tratamento mais simples como mudança da atividade.
Órteses ou talas à noite mantém o punho numa posição neutra. Isso evita a irritação do nervo mediano que ocorre quando os punho é hiperfletido durante o sono. Talas também podem ser usadas durante as atividades que agravam os sintomas.
Medicamentos. Medicamentos simples podem ajudar a aliviar a dor. Estes medicamentos incluem anti-inflamatórios não esteróides (AINE), tais como o ibuprofeno, diclofenaco, cetoprofeno, nimesulida, etc.
Mudanças de atividade. Mudanças nos padrões de uso da mão para evitar determinadas posições e atividades que agravam os sintomas podem ser úteis. Se os requisitos de trabalho causam sintomas, alterar ou modificar tarefas pode retardar ou parar a progressão da doença.
Injeções de esteróides. A injeção de corticosteróide, muitas vezes, prestar socorro, mas os sintomas podem voltar.

Tratamento Cirúrgico
A cirurgia pode ser considerada se você não obter alívio a partir de tratamentos não-cirúrgicos. A decisão de ter a cirurgia é baseada principalmente na gravidade dos sintomas.
Em casos mais graves, a cirurgia é considerada mais cedo porque outras opções de tratamento não cirúrgico são improváveis ​​de ajudar.
Casos grave e longa duração com dormência constante e atrofia dos músculos o polegar, a cirurgia pode ser recomendada para evitar danos irreversíveis.

O que é feito na Cirurgia para Síndrome do túnel do carpo?
O ligamento transverso é liberado durante a cirurgia para aliviar a pressão sobre o nervo mediano . Isso permite mais espaço para o nervo e os tendões.
Técnica cirúrgica. A cirurgia do túnel do carpo pode ser feito em nível Day Clinic sob anestesia local com liberação do paciente no mesmo dia.
Durante a cirurgia, um corte é feito na palma da mão. O telhado do túnel do carpo (ligamento carpal transversal)  é dividido. Isso aumenta o tamanho do túnel e diminui a pressão sobre o nervo.
Uma vez que a pele é fechada, o ligamento começa a curar e crescer através da divisão. O novo crescimento cura do ligamento e permite mais espaço para os nervos e tendões flexores.
Método endoscópico. Alguns cirurgiões fazem uma incisão menor de pele e usam uma pequena câmera, chamado endoscópio, para cortar o ligamento do lado de dentro do túnel do carpo.

Recuperação. Logo após a cirurgia, você será instruído a elevar a mão acima do coração e mover os dedos. Isso reduz o inchaço e evita a rigidez.

Pós Operatório.
Um pouco de dor, inchaço e rigidez podem ser esperados após a cirurgia. Pode ser necessário usar uma tipóia ou órtese por 3 semanas. O uso da mão é orientado pelo cirurgião.
Alguma dor menor na palma da mão é comum por vários meses após a cirurgia. Fraqueza no movimento de pinça e aderência pode persistir por até 6 meses.
O seu ortopedista irá determinar quando retornar ao trabalho e se deveria haver quaisquer restrições nas atividades de trabalho.

Complicações. Os riscos mais comuns de uma cirurgia para a síndrome do túnel do carpo incluem:
  • Hemorragia
  • Infecção
  • Lesão do nervo
Resultados a longo prazo. A maioria dos sintomas dos pacientes melhoram após a cirurgia, mas a recuperação pode ser gradual. O retorno da força pode demorar cerca de 2 meses após a cirurgia. A recuperação completa pode levar até um ano. Se houver dor significativa e fraqueza contínua por mais de dois meses, seu médico pode aconselhá-lo a trabalhar com um terapeuta de mão ( mais frequente em casos que aguardaram muitos meses antes de operar)

Sequelas permanentes Casos de longa duração de síndrome do túnel do carpo, com grave perda de sensibilidade e / ou perda de massa muscular em torno da base do seu polegar, podem evoluir com recuperação incompleta e sintomas de fraqueza e parestesia para o resto da vida.

Leia sobre compressão do nervo ulnar

Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologista e Médico do Esporte
Rio de Janeiro, RJ, Brasil
atualizado em 26/05/2013

Comentários

  1. Passei a sentir essa dormencia, principalmente a noite, só q agora comecei a caminhar e andar de bike, tenho mt dormencia nos três dedos da mão direita e tbm da esquerda, só q da esquerda com menos intensidade, chega a ficar duro de tão inchado,quase não consigo dobrar os dedos, após mexer bastante com os mãos, vai voltando ao normal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou no pós-operatório de STC, tinha os mesmos sintomas que vc tem

      Excluir
    2. Vc voltou a ter formigamento noturno depois da cirurgia?

      Excluir
    3. Não. Após a cirurgia o formiga,então é a Dormência desapareceram. Apenas uma pequena dor nos primeiros meses.

      Excluir
  2. Tenho esta síndrome. Farei a cirurgia dentro de 1 mês. Trabalho no computador o dia inteiro. Quanto tempo terei que ficar sem trabalhar? (A mão a ser operada é a mão do mouse)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A recuperação é rápida porém você não deve retornar ao trabalho antes da liberação do meu ortopedista.

      Excluir
  3. Boa tarde Dr, meu nome é Caroline tenho 25 anos e durante 4 anos trabalhei em frigorifico ,pois lá tive um cisto sinovial e tendinite ,logo fizeram uma pulsão no cisto,usei órtese durante mais ou menos um ano.Logo depois da pulsão comecei a sentir formigamentos e dores na mão ,ai fiz um eletroneuromiografia que acusou o túnel do carpo ,logo depois fiz a cirurgia que me deixou com atrofia interdigital na mão e muitas dores,pois o médico em que me fez a cirurgia não mandou fazer fisioterapia ,assim se agravou meu caso .Logo depois fui em outro médico que mandou refazer os exames e acusaram sinais de neuropatia motora focal mista desmielinizante e axonal grave do nervo mediano direito do punho STC. Ai refiz outra cirurgia para tentar arrumar só que seis meses depois me voltou todas as dores e formigamentos e não consigo abrir meu dedão : Oque eu posso fazer por favor me responda estou com muitas dores.

    Grata Caroline Rodrigues.

    ResponderExcluir
  4. Fiz cirurgia de STC bilateral e tem menos de um mes.
    Retirei os pontos com 15 dias.
    Na mão direita sinto apenas uma leve dor quando movimento o pulso, mais acredito que seja normal pela cirurgia. O problema é que na mão esquerda sinto como se tivesse passando uma corrente elétrica (fraca) na palma da mão e dormencia nos dedos anelar e medio. Alguns lugares da mão continuam inchados e quando pressiono sinto a mesma descarga eletrica, em direção aos dedos.
    Sinto também pontadas nos dedos e como se tivesse varios alfinetes ao mesmo tempo... pontadas, formigamento, choque.
    Queria saber se é normal pelo tempo e o que devo fazer.
    O caso é que fiz a cirurgia fora e agora não tenho como voltar para revisão.
    Agradeço
    Camila

    ResponderExcluir
  5. Fiz a curugia de stc hoje completo um mes estou otima. Seguir rigorosamente as recomendações medicas. Volto para avaliação em 10 05 espero que tenha liberação para maiore atividades.

    ResponderExcluir
  6. Eu tinha dormencia nas mãos mas passei a tomar calcitran d3 então. Não tive mas dormência mas ainda sinto pela manhã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O fato de uma medicação ter funcionado para um paciente não significa que deve ser assumido que serve para todos. Existem várias causas para parestesia inclusive sindromes carenciais.

      Excluir
  7. Fiz a cirurgia a dois meses e meio já fiz doze sessões de fisioterapia minha mão continua inchada doe muito e muita fraqueza passei pelo ortopedista e me falou que tem uma derensa será que vou ter que passa por outra cirurgia e o pode ter acontecido

    ResponderExcluir
  8. Boa noite. Tenho sentido uma descarga elétrica no meu pulso direito, como se estivesse levando um choque. Começou na academia, sempre que eu levantava a barra no supino, provavelmente com a mão levemente inclinada para trás. Desde que comecei a sentir isso fora da academia, cortei o supino e estou usando a mão esquerda para fazer coisas como me apoiar para levantar da cama, pressionar a descarga, mover cadeiras etc.

    Tem chance de ser essa síndrome? Sou homem, tenho 25 anos, não sinto dores e nem formigamentos. É só essa sensação de descarga elétrica repentina sempre que há pressão no meu pulso quando a mão está inclinada para trás. O choque não passa para outros pontos da mão ou do braço e acaba assim que a pressão no pulso deixa de existir. Na academia comecei a sentir isso há uns 2 meses, e fora da academia só há uma semana, mais ou menos.

    Se eu continuar evitando qualquer tipo de pressão, pode resolver? Apertar uma bola para fisioterapia pode ajudar?

    Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  9. Sofri um acidente domestico onde minha fruteira de vidro se quebrou no meu pulso isso faz um mes porem sinto muita dor na mao e formigamento nos dedos e tambem nao sinto a sensibilidade do polegar e do indicador passei no ortopedista de mao onde o mesmo me encaminhou para cirurgia porem ainda nao passei por nenhum tratamento antes, gostaria de saber se nesses casos é necessários realmente a cirurgia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando ocorre ruptura completa dos nervos a única possibilidade de retorno da função desse nervo é a cirurgia com sutura nervosa.

      Excluir
  10. Bom dia! Fiz a cirurgia do túnel do carpo e com 15 dias tirou os pontos.Hoje tem 17 dias e estou sentindo o dedo do meio como se este estivesse revestido com um bandaid, está dormente e quase sempre muito frio. Estou com medo de alguma coisa grave acontecer ou ter acontecido na cirurgia. Será que vc pode me esclarecer se são normais estes sintomas? Já fiz a outra mão e nada disso aconteceu. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os sintomas parestéticos (dormência, formigamento, sensação de calor ou frio, etc) são muito comuns após as cirurgias de descompressão nervosa, mantenha o acompanhamento com o seu ortopedista

      Excluir
  11. Fiz uma cirugira na mao esquerda em 2014 e não voltou ao normal, contínuo sentindo os mesmos sintomas pq isso aconteceu doutor???

    ResponderExcluir
  12. Fiz a cirurgia stc há 4 meses os formigamentos melhoraram, sinto um pouco de queimação, mas ainda tenho muita dor no punho, ao movimentar e também tenho um custo sinovial no dorso da mão, é comum sentir dor ainda no punho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em algumas situações os sintomas permanecem por mais tempo, converse com seu ortopedista.

      Excluir
  13. Boa tarde. Fiz uma cirurgia de tunel do carpo na mao direita e de polegar em gatilho a um ano, mais voltei a sentir dor nos locais da cirurgia e a dor se estende ate o cotovelo e eu trabalho o dia inteiro com digitação. Será que consigo ter uma melhora com fisioterapia? Obg.

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde .dr. ja fiz três cirurgia do tunel carpo
    Mais sinto muita dor e dormência e peda de forÇar .ja passai por vários médico e não resolveu meu problema .o que devo faz

    ResponderExcluir
  15. tive um corte no punho direito cortou dendao mas não separou e furou uma veia o médico só costurou e mandou eu ir embora. voltei no outro dia expliquei que não estava sentindo parte da mão disse q não era nada.procurei um especialista tempo depois cosntatou perda 3 nervos tem 5 anos já tem como voltar acessibilidade ainda com cirurgia adrofiou o músculo do dedão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O corte profundo no punho pode provocar lesões nos nervos da mão. Um ortopedista especialista em cirurgia da mão pode avalia-lo e determinar se haverá benefícios em realizar procedimentos cirúrgicos agora.

      Excluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Consolidação das Fraturas

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Mordida de Animais

Fratura de tíbia - Diafisaria

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.

Arquivo

Mostrar mais