Osteoporose em Mulheres Jovens

A mudança de hábitos na população nos últimos anos com maior tempo dedicado a eletrônicos e poucas atividades ao ar livre, menos tempo em atividades físicas e busca por um padrão de beleza que as custas de dietas mirabolantes levam a osteoporose em mulheres antes mesmo dos 30 anos de idade. 

Densidade Mineral e Turnover ósseo em mulheres Jovens na Tailandia
ERIKO IWASAKI, NUNTANA MORAKOTE and HIROYA MATSUO1 SOMSAK CHAOVISTSAREE 
Kobe J. Med. Sci., Vol. 59, No. 5, pp. E149-E156, 2013

Nesse excelente um estudo populacional realizado na Tailândia, 177 mulheres entre 20 e 30 anos que frequentavam o Chiang Mai University Hospital (estudantes, enfermeiras, pessoal de apoio) foram selecionadas para participar desse estudo. As pacientes poram separadas em 2 grupos: pacientes com massa ossea normal ou com baixa densidade mineral óssea ( - 1,0 DP = osteopenia) As pacientes foram submetidas a teste de densidade mineral óssea e exames de sangue para medir: calcio, Osteocalcina , osteocalcina não carboxilada, CTX, Vitamina D (25 OH) e vitamina K1 e K2. Preencheram também o questionário de conhecimento da osteoporose ( OKT - Kim, Horan, Gebder e Pastel,1991) e relataram seus hábitos alimentares para ingestão de calcio e exercícios. Nesse grupo 41 mulheres apresentavam baixa massa óssea e 136 eram normais. Chamou a atenção os resultados laboratoriais. O grupo com com baixa massa óssea apresentava menores níveis séricos de vitamina D, maiores níveis de osteocalcina não carboxilada (baixa ingestão de vitamina K) e menor conhecimento da importância dos exercícios e da uma alimentação saudável para alcançar um massa óssea ideal. Uma em cada 4 mulheres jovens na Tailândia apresentou baixa massa óssea, índice maior que o Japão. onde esse índice está abaixo de 5%. 

Os autores salientam que o desconhecimento da importância de uma vida saudável com exercícios, alimentos ricos em cálcio ( leite e derivados) Baixa atividade física ao ar livre e exposição ao Sol é um fator importante no desenvolvimento da Baixa massa óssea em mulheres antes mesmo dos 30 anos de idade.

Limitações do estudo: esse estudo avaliou somente profissionais de saúde ou mulheres jovens que trabalhavam num hospital. Apesar de um maior conhecimento sobre saúde isso não se mostrou satisfatório para a mudança de hábitos que possam melhorar a saúde óssea. O fato de analisar um grupo específico pode gerar resultados que não possam ser extrapolados para toda a população. Porém os resultados alertam para o problema e pode servir de modelo para novos estudos.

Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Medico do Esporte 
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
atualizado em 01/09/2014

Comentários

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Frio ou Calor

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Entorse do Tornozelo

Fratura do Antebraço

Fratura de tíbia - Diafisaria

Consolidação das Fraturas

Minha foto
MARCOS BRITTO DA SILVA
Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco, - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte | SBMEE, Médico do HUCFF-UFRJ, - International Affiliate Member of the AAOS - American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI Association, - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS)/International Federation of Sports Medicine (http://www.fims.org),

Arquivo

Mostrar mais