Dr. Marcos Britto da Silva - Ortopedista,Traumatologia e Medicina Esportiva: Perguntas ao Especialista em Ombro e Cotovelo

Perguntas ao Especialista em Ombro e Cotovelo

O ortopedista é comumente procurado para avaliar lesões no ombro, abaixo algumas considerações sobre as origens das lesões no ombro de atletas. O ortopedista que cuida do ombro é conhecido como médico de ombro ou médico especialista em ombro, porém o especialista em ombro em geral cuida também do cotovelo.
O ombro é uma articulação complexa, com um elevado grau de movimento em múltiplas direções. A compensação para essa mobilidade é uma relativa falta de estabilidade. Embora classificada como articulação em bola e soquete o ombro possui uma estabilidade óssea muito pequena.
Os estabilizadores estáticos do ombro fornecem pouco apoio já os estabilizadores dinâmicos, tais como músculos do manguito rotador e da cintura escapular são vitais para a manutenção da estabilidade do ombro. Esta combinação de mobilidade e estabilidade dinâmica permite a função normal do ombro nas atividades da vida diária, trabalho, recreação e esporte.

Qual o melhor tratamento para o Ombro?
A maioria das lesões de ombro são tratados, inicialmente, de modo não operatorio e com fisioterapia. Os protocolos de reabilitação são bem sucedidos na maioria dos pacientes. No pós-operatório a reabilitação é fundamental para o êxito dos pacientes que necessitam tratamento operatório.

Qual a relação entre o tipo de esporte e a dor no Ombro?
Nos esportes com raquete ou no vólei, na maioria das vezes, os atletas têm lesões nos músculo e tendões relacionadas a sobrecarga e a sindrome de uso excessivo. Treino e jogos com posição inadequada, técnica inadequada para bater na bola e impacto externo. Raramente, esses atletas têm rupturas do manguito rotador. Atletas de natação são sujeitos a impacto e lesões de uso excessivo, secundária à instabilidade subjacente e fatores biomecânicos relacionados a grande amplitude de movimentos do ombro. Os atletas envolvidos em esportes de contato ( futebol, basquete, etc) estão sujeitas a lesões traumáticas, como lesões musculares, fraturas, lesões tendinosas, rupturas do manguito rotador, luxação do ombro e instabilidade ( subluxação do ombro) com sindrome de impacto interno secundária a instabilidade.
 
Qual o melhor tratamento para patologias do ombro?
Algumas patologias requerem tratamento cirúrgico imediato, converse com um especialista em cirurgia de ombro que ele saberá orientá-lo.

Outros artigos sobre ombro: Click no título que você será redirecionado.

Dr. Marcos Britto da Silva
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Médico Especialista em Ombro e Cotovelo Atualizado em 10/12/2013

33 comentários:

  1. Meu nome é Flavia Ferreira, sou do Rio de janeiro, RJ. Meu email é flaviaferreira_3@hotmail.com.
    Em que clínica no Rio de Janeiro você atende? Estou com uma lesão no ombro, pescoço, escapula direita,etc, provocada pelo excesso de natação (no ato de virar a cabeça para respirar).

    ResponderExcluir
  2. Atendo na Rua Sorocaba, 706, Botafogo.
    Telefone 21 30872020
    Click no link no início da página para ver o mapa para o consultório.

    ResponderExcluir
  3. BOA TARDE, MINHA MÃE TEM UMA RUPTURA TOTAL DOS TENDÕES DOS OMBROS, SOFRE DE MUITA DOR, ESTA FAZENDO FISIOTERAPIA, TENS E ULTRASSOM, MAS NÃO ESTA HAVENDO MELHORA, HA ALGUM OUTRO TRATAMENTO PRA ALIVIAR A DOR, AGUARDO RESPOSTA PELO EMAIL, janedpereira@ig.com.br

    ResponderExcluir
  4. Sim, existem outras formas de tratamento. Inclusive com cirurgia.

    ResponderExcluir
  5. Teno 68 anos, moro no Rio, RJ e nadei 1500m, três vezes por semana, durante dez anos, até novembro último.
    Tenho subrutura do supraespinhoso, bursite e tendinite no ombro direito. Sinto muita dor.
    Consultei especialistas e devo fazer cirurgia.
    Gostaria de saber se o senhor faz cirurgia pela AMIL.
    Sou Ana Maria Saraiva, anasaraiva07@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Sim Podemos usar toda a Estrutura do plano de saúde para internação e cirurgia. Os honorários médicos são pagos diretamente ao médico.

    ResponderExcluir
  7. Tania, você precisa permitir que seu Perfil no Blogger seja visualizado para que o sistema lhe identifique. Somente seguidores do Blog podem postar comentários

    ResponderExcluir
  8. No momento somente seguidores do blog podem postar comentários e perguntas.

    ResponderExcluir
  9. Cara Sra. Eva Mattos para fazer perguntas a senhora deve ser seguidora do Blog e fornecer email para contato.

    ResponderExcluir
  10. Cara Sra Tavane o endereço do consultório esta disponível nessa página. Clique em consultório e você será direcionada ao endereço com mapa e fotos do local.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite Doutor, estou realizando uma serie de exames de Raio-X pra serem entregues para um concurso público (Correios), porém na questao dos ombros foi escrito no laudo feito pela clinica que realizou os Raio-X o seguinte: 1) Imagem arredondada densa na projeção da cabeça umeral esquerda, sugestivo de ilhota óssea; 2) Espaços articulares preservados; 3) Partes moles sem alterações. Mas fiquei com uma dúvida neste primeiro ítem, se no caso é algo que pode me reprovar na avaliação pelo médico do trabalho? Grato, Emmanuel Barros.

    ResponderExcluir
  12. Boa noite Doutor, estou realizando uma serie de exames de Raio-X pra serem entregues para um concurso público (Correios), porém na questao dos ombros foi escrito no laudo feito pela clinica que realizou os Raio-X o seguinte: 1) Imagem arredondada densa na projeção da cabeça umeral esquerda, sugestivo de ilhota óssea; 2) Espaços articulares preservados; 3) Partes moles sem alterações. Mas fiquei com uma dúvida neste primeiro ítem, se no caso é algo que pode me reprovar na avaliação pelo médico do trabalho? E o que significa essa tal de ilhota óssea? Grato, Emmanuel Barros.

    ResponderExcluir
  13. Olá Dr marcos,
    Estive no ortopedista por causa que eu comecei a sentir dores no acrômio devido a sobrecarga dos exercícios de musculação. Então fiz a ressonância e o raio x digital, e acusou rarefaçao óssea na extremidade lateral da clavícula.
    Então ele me passou o celebra e cimbalta durante sete dias, depois alongamento. Senti melhora voltei a sentir incômodo, por causa do exercício que fiz com baixa carga. Pois fui liberado porque não sentia mais dores, mas agora voltei a sentir um incômodo. Desde já agradeço
    Att, Prof. Igor

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde, tirei o ombro do lugar numa queda de skate, após um médico botar este no lugar estou com ele imobilizado por 15 dias o que devo fazer depois, fisioterapia?
    Obrigado
    Att
    Carlos W.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Após 15 dias você deve voltar ao ortopedista que imobilizou seu braço.

      Excluir
  15. boa tarde Marcos Britto da Silva eu tenho artrogripose nos pês e gostaria de saber apesar de não ser a sua area especifica, ate quantos anos eu posso fazer o tratamento ou cirurgia hoje eu estou com 18 anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas cirurgias são limitadas pela idade outras podem ser feitas em qualquer momento da vida, consulte um ortopedista especialista em ortopedia infantil

      Excluir
  16. Boa tarde Marcos!

    Estou com problema no cotovelo e gostaria simplesmente de saber quais são as denominações corretas para o mesmo. O sintoma é simples, com o braço dobrado em um angulo de 90º o simples ato de contrair a musculatura do braço me causa dor, e uma sensação "pré-estalo", em alguns casos na continuidade do movimento o cotovelo estala, mas na grande maioria das vezes somente sinto a dor e quase estala. Isto começou após seis meses de trabalho em cozinha, eu associo basicamente a função de ralar, muitas cenouras, muitas beterrabas, etc, que eram uma função diária no trabalho.
    Obrigado, agradeço se puder solucionar minha dúvida para que eu possa me prevenir de evoluir a lesão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No seu caso sugiro procurar um médico ortopedista

      Excluir
  17. Boa tarde Marcos!

    Meu nome é Rodrigo tenho 23 anos,estou com duvida fraturei a clavícula de moto faz 3 semanas apaser que ralei muito o onbro ñ deu para enjesar o médico pedio para ficar com braço imobilizado junto ao peito mas parece que ficou um pouco para frente,agora que cicratizou o machucado se usar um imobilizador ogora ajuda,e fazia academia ums 3 onos, dopois de cicratizado poderia valtar e é perigoso quebrar denovo, obrigado pela atenção fico muito grato por responder....
    Desejo um próspero ano novo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A correta cicatrização permite o retorno as atividades pré fratura de modo geral.

      Excluir
  18. Boa noite!

    Caro Dr. Marcos Britto!

    Sou Tônia, e moro em Salvador/BA. Tenho 43 anos aos 42 devido a um tratamento preventivo de um tumor benigno na diáfise do fêmur direito coloquei uma placa reforçada de aço.; Esta rompeu completamente (espontaneamente) após um ano, levando também a completa fratura do fêmur que já estava consolidado. Tive de colocar uma outra de titânio, porém tenho dúvida de que esta placa seja mesmo de titânio, então pergunto: Como saber se a placa é realmente de titânio ou de aço como a anterior? Posso fazer ressonância magnética com a placa de titânio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os materiais de implante hoje no Brasil são rastreáveis, na nota fiscal de venda do produto consta as característica do material implantado, inclusive o número de série.

      Excluir
  19. Boa noite, eu tenho 17 anos, moro no Rio, meu caso é que eu já desloquei o braço esquero umas 4 vezes, daí procurei um ortopedista e ele me disse que como eu ja desloquei mais de 3 vezes eu preciso procurar um especialista em ombros e provalvemente fazer uma cirurgia, oque o senhor acha ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, acho que você deve procurar um ortopedista especialista.

      Excluir
  20. boa noite dr. marcos,gostaria se possivel que o senhor me informasse o valor aproximado da ancora 5.0,tenho uma pessoa da familia que ira prescisar de cirurgia e passaram um valor que achei alto,,,obrigado.

    ResponderExcluir
  21. Os materiais cirúrgicos não são comercializados diretamente pelo ortopedista e sim por uma empresa, de modo geral as ancoras bio absorvíveis não mais caras, as ancoras com kit descartável também, as ancoras metálicas sem fios são as mais baratas porém são praticamente impossíveis de usar com artroscopia, somente em cirurgia aberta.

    ResponderExcluir
  22. olá Dr Marcos. meu caso é complicado. fui em varias especialidades e fiz vários exames e não foi diagnosticado nada. o caso é o seguinte : como tenho a perna muito fina uns 9 anos atrás estava no exército e meus colegas aplicavam no músculo vitamina de cavalo conhecida como BCAA, é claro que a dose era minúscula 1 ml somente mas tinha resultado, aí pedi para me aplicarem na panturrilha, e parece que atingiu o tendão de aquiles somente de uma perna. estou a quase 10 anos com esse problema. meu tendão parece que encurtou. quando fico em pé com as pernas estendidas não consigo levantar a ponta do pé direito com o calcanhar no chão, eu já forço pra esticar a perna. está horrível pra mim pois gosto de correr e não ta dando mais. pode me dar alguma orientação ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma injeção aplicada sobre um nervo pode causar lesão nervosa, a injeção ( ubstancia) pode ser caustica e também pode causar lesão muscular.

      Excluir
  23. Boa Tarde!

    Caro Dr. Marcos Britto!

    Meu nome é Flávio, tenho 25 anos, sou de Búzios região dos lagos, gostaria que se pudesse responder a essa minha dúvida, eu era uma pessoa sedentária e comecei a uns dois meses a fazer caminhada, portanto surgiu em meus joelhos dores intensa onde procurei um ortopedista e ele me informou que poderia ser uma tal doença da pata de ganso, fiz uma tomografia computadorizada, e outro médico me informou que não era nada demais, mais que no exame havia dado um problema diagnosticado como "Ilhota", bom essa ilhota é grave, me parece que ela tem provavelmente que ser removida, se não for pode ocasionar em um problema mais grave, desde já agradeço a sua atenção, abraço;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leve o exame ao seu ortopedista, se for necessário retirar o tumor ele irá informá-lo

      Excluir

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários. Se seu perfil no google não registrar seu email, escreva o email no corpo do comentário. Se você já migrou para o Google Plus você deve estar seguindo a página do blog no google+
Não realizamos consultas pela internet!

Últimas Artigos Revisados ou Publicados

Vídeos com Aulas e entrevistas com Dr. Marcos Britto da Silva

Loading...

Video Artroscopia de Joelho - Meniscectomia

Video Luxação Acromio Clavicular no Ombro

Video de Reconstrução do LCA

Arquivo do blog