Fratura do Platô Tibial

Fratura de Plato Tibial Uso de substituto ósseo para
sustentação: esse cimento será incorporado pelo
organismo nos próximos meses

Fraturas da região proximal da tíbia ( Platô ou Planalto tibial)

A fratura ou ruptura, na parte superior da tíbia pode resultar de uma lesão de baixa energia, tal como uma queda de uma altura, ou a partir de uma lesão de alta energia, tal como um acidente de automóvel ou um atropelamento O manuseio correto dessas fraturas irão ajudar a restaurar a função do membro (força, movimento, estabilidade e diminuir o risco de artrose secundária a um degrau articular.

Os tecidos moles (pele, músculo, nervos, vasos sanguíneos e ligamentos) também podem ser lesados no momento da fratura. Devido a isso, o cirurgião ortopédico também vai procurar por sinais de danos nas partes moles pois grandes lesões podem atrapalhar o tratamento cirúrgico.

A grande maioria das fraturas do platô tibial requer tratamento cirúrgico, porém nas fraturas de baixa energia e sem desvio ou afundamento articular o tratamento não operatório pode ser considerado

Anatomia

A articulação do joelho é o maior junta de carga do membro inferior e suporta aproximadamente 85% do peso corporal. Apresenta movimentos complexos.O movimento do joelho ocorre em vários planos, por exemplo, para trás e para a frente e, em menor grau, para os lados e em rotação. A estabilidade da articulação é dependente não só nos tecidos moles (músculos e ligamentos) mas também da maneira pela qual as superfícies da articulação se opõem ( fêmur / tíbia / rotula )  para manter os ossos do joelho adequadamente alinhados.

O osso que compreende o planalto tibial é esponjoso, ao contrário do osso cortical mais grossa da diáfise da tibial. A composição do osso é importante, porque a osso esponjoso pode comprimir e permanecer deprimido quando está lesionado. Isso permite freqüentemente o afundamento de parte da articulação após uma fratura do 1/3 proximal da tíbia.
As lesões de alta energia em pacientes mais jovens e de baixa energia em pacientes idosos em geral evoluem com depressão e afundamento de parte da fratura que irá produzir um degrau articular a menos que a fratura seja tratada com redução, enxertia e fixação.

Os Tecidos moles também estão em risco. Nervos e vasos sanguíneos que percorrem através do joelho são adjacentes às estruturas ósseas e pode ser lesados também. A pele ao redor da articulação pode ser comprometida pela lesão em si ou  inchaço do tecido mole que muitas vezes resulta.

Causas

As fraturas do platô tibial em lesão estão relacionadas ao trauma, traumas agudos por acidentes e quedas ou traumas crônicos , de traumas de pequena intensidade e/ou repetidos, em pacientes com ossos mais fracos, pacientes obesos, com doenças óssea, doenças metabólicas, desnutrição, baixa ingesta de leite e derivados ou baixa ingestão proteica.Uma fratura da região superior da tíbia pode ocorrer a partir de estresse (fraturas de estresse) ou num osso já comprometido (como no câncer ou infecção). A maior parte, contudo, são o resultado de um trauma .
No jovem essas fraturas ocorrem, muitas vezes, como resultado de uma lesão de alta energia,  tais como uma queda de uma grande altura, lesão desportiva, traumas e acidentes de trânsito.

Idosos com pior qualidade óssea, muitas vezes, necessitam apenas um trauma de baixa energia (queda de uma posição em pé) para criar essas fraturas.Muitas pessoas mais velhas também podem ter preocupações médicas, tais como problemas cardíacos ou pulmonares, diabetes ou outras doenças que devem ser consideradas e tratadas.


Os sintomas
Uma fratura do terço proximal da tíbia, pode resultar em prejuízo para  os ossos e os tecidos moles da região do joelho.Dor na sustentação de peso. Normalmente, o indivíduo ferido é mais consciente de uma incapacidade dolorosa ao tentar colocar peso sobre o membro afetado.
Dolorimento ao torno do joelho e dificuldade para dobrar. O joelho pode inchar e parecer tenso, devido ao sangramento dentro da articulação. Isto também limita o movimento (flexão) da articulação.
Deformidade em torno do joelho. A perna pode parecer deformada.
Pé, pálido e fria. A aparência pálida ou sensação de frio ao pé pode sugerir que o fornecimento de sangue esta de alguma forma prejudicada.
Dormência em torno do pé. Dormência ou "alfinetes e agulhas " espetando o pé levanta a preocupação sobre lesão do nervo ou inchaço excessivo dentro da perna

Se estes sintomas estão presentes após uma fratura, você deve procurar atendimento médico imediato. 



Diagnóstico
O diagnóstico de uma fratura da região proximal da  tíbia, comprometendo a articulação do joelho é baseada tanto no exame clínico quanto nos exames de imagem.
Durante o exame clínico, o médico vai pedir detalhes sobre as circunstâncias que resultaram na  lesão ( história clínica do acidente). Relate detalhadamente a história.
O ortopedista poderá examinar toda a perna em busca de hematomas, bolhas, flictenas inchaço, escoriações e feridas abertas. O exame neurológico e vascular em geral acompanha a exame clínico. 



Exames de Imagem
Fratura do Plato Tibial Lateral o afundamento é melhor
demonstrado na tomografia computadorizada a esquerda
As radiografias simples e a tomografia computadorizada são os principais exames para avaliar, classificar e planejar o tratamento operatório. Nas fraturas de estresse a ressonância magnética ( fraturas ocultas e lesões ligamentares) e a cintilografia óssea podem ajudar no diagnóstico



Tratamento

Considerações
O médico irá avaliar vários parâmetros como idade, grau de atividades, tipo de fratura, degrau articular e lesões de partes moles para determinar se o tratamento é cirúrgico ou conservador.  Há vantagens e os riscos associados com as duas formas de tratamento.
A decisão de se tratar o paciente de modo cirúrgico é um escolha feito pelo ortopedista em associação com o paciente e a família. O tratamento preferido é, portanto, baseada nos detalhes específicos da lesão e as necessidades gerais do paciente. Importante lembrar que os desvios articulares irão evoluir para artrose secundária, e caso o paciente opte por tratamento não operatório nos desvios maiores estará ciente desse risco.
Em um indivíduo ativo, restaurar a articulação através de cirurgia é muitas vezes a melhor opção, porque isso irá maximizar a estabilidade da articulação e o movimento e minimizar o risco de artrose. Pacientes mais idosos com várias comorbidades e limitação funcional prévia podem se beneficiar menos do tratamento operatório. 

Cuidados de Emergência
Logo depois de um acidente a pele lesada e os tecidos moles podem estar ainda mais prejudicados e impedir uma cirurgia aberta. Nesse caso, uma fixador externo temporário pode ser aplicado para suportar o membro. Os tecidos moles podem, em seguida se recuperar permitindo a cirurgia definitiva numa data posterior

Se a pele estiver lesada e há uma ferida aberta, existe a preocupação de que a fratura subjacente pode ser exposta a bactérias que podem causar uma infecção. O tratamento cirúrgico inicial serve para limpar as superfícies de fratura e os tecidos moles para diminuir o risco de infecção.



Raramente, o inchaço dos tecidos moles pode ser tão grave a ponto de ameaçar o fornecimento de sangue para a perna e o pé (uma condição conhecida como síndrome do compartimento). Isto pode requerer uma cirurgia de emergência, em que são feitas incisões verticais para soltar a pele e o fáscia muscular. Isso é chamado de fasciotomia. Estas incisões são muitas vezes deixadas abertas e, em seguida, fechados ou cobertas dias ou semanas mais tarde, como os tecidos moles e recuperar resolve inchaço. Normalmente também aplicamos um fixador externo temporário ou em algumas situações como tratamento definitivo

O tratamento não cirúrgico
O tratamento não cirúrgico pode incluir restrições de movimento e de sustentação do peso, além da aplicação de dispositivos externos (suspensórios, moldes, gesso, braces, imobilizadores). Tipicamente, os tecidos moles são avaliadas periodicamente e os exames de raios X são tomadas em intervalos determinados.  

Tratamento Cirúrgico
Se o tratamento cirúrgico é a escolha para obter e manter o alinhamento e corrigir o degrau articular, diversos dispositivos podem ser considerados.
As placas são geralmente usados ​​para fraturas peri articulares. Se a fratura compromete a articulação e apresenta afundamento será necessário elevar esses fragmentos e colocar uma sustentação abaixo para permitir a cicatrização na posição correta. Essa sustentação pode ser feita com auto enxerto de crista ilíaca ou com um substituto óssea. Cada um desses métodos tem vantagens e desvantagens.
Após a redução o ortopedista aplica fios, parafusos e placas para manter os fragmentos ósseos no lugar.

Pós operatório
As sínteses estáveis permitem a mobilidade precoce e a fisioterapia ajuda na recuperação do arco de movimento.
A carga ( pisar no chão e colocar peso na perna operada) deve ser terminantemente proibida e o paciente somente poderá pisar quando autorizado pelo seu cirurgião ortopedista. Somente o cirurgião pode autorizar a carga. 

O que discutir com seu cirurgião ortopédico
  • Quais são os meus riscos e benefícios com tratamento não cirúrgico e cirúrgico?
  • Como isso pode afetar a longo prazo as atividades da vida diária, trabalho e atividades de lazer?
  • Eu tenho história médica ou social de tabagismo, uso de drogas, álcool isso pode ter um impacto sobre o meu tratamento ou o resultado?
  • Se eu evoluir para artrose, o que posso esperar e quais são as minhas opções?
  • Após o início do tratamento (cirúrgico ou não cirúrgico) quando posso esperar para suportar o peso e dobrar meu joelho?
  • Como será a fase de recuperação ?
  • Que tipo de ajuda, se houver, vou precisar durante a minha recuperação?
  • Se eu for tratado de modo cirúrgico e um "enchimento ósseo" ou substituto ósseo for usado, quais são as minhas opções? Quais são os riscos e os benefícios?
  • Usarei medicamentos anti coagulantes ("afinadores de sangue")? Se sim, qual e por quanto tempo?
Quais as sequelas mais comuns?
O diminuição do arco de movimento ( o joelho fica um pouco mais rígido) e pode perder a capacidade de esticar todo e o calcanhar pode parar de encostar no bumbum. Quando ocorre degrau articular pode ocorrer uma aceleração do desgaste da cartilagem e surgir artrose secundária.

Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologia e Medicina do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Atualizado em 04/07/2015

Leia mais Sobre Artrose

Comentários

  1. Boa noite! Dr. Marcos, gostaria de uma indicação de um especialista em joelho na cidade de São Paulo. Em maio de 2011 fiz este tipo de fratura, fui operada e foram colocados dez parafusos e uma placa. Em dezembro removi tudo, pois não apresentava melhora, e a inflamação local só piorava. Como o processo evoluiu para artrose severa, nos últimos dias fiz uma radiografia panorâmica em posição ortostática e uma tomografia. A tíbia se reconstituiu perfeitamente, mas existem alterações em tecidos moles, como cartilagens, meniscos, ligamento cruzado anterior, etc. Gostaria de consultar outro especialista, por isso peço, se possível, uma indicação para que possa ter outra opinião, somente porque o caso é grave e estou com medo da artroplastia... Desde já agradeço. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dê uma olhada no site da SBOT www.sbot.org.br lá você pode encontrar a listas dos membros titulares da sociedade

      Excluir
    2. Dr fiz uma operação no platô tibial
      Não faço mais fisioterapia pós era público e pegava muito pesso n perna eo médico que me aténdia me proibiu de pega pesso
      Faz um ano que sinto lado latareal interna do meu joelho estala muito não consigo possa firme no chão oque devo fazer para essas dores sumi é essa estalaçao para me falarão que isso é artrose e verdade ?

      Excluir
  2. Fraturei o plato tibial já faz 100 dias, no terceiro dia de fratura me colocaram um fixador externo transversal onde adquiri uma infeção. E isso só foi demorando pra poder fazer minha cirurgia, coloquei fixador 3 vezes e tirei, fiz minha cirurgia apos 40 dias de internação, tudo muito complexo, perdi um menisco, hj faz 60 dias q estou operada, ainda sinto dores (leves)não posso colocar carga na perna q a tibia foi quebrada, meu medico ja me alertou de perdi 50 graus de movimentação do joelho, e posso ter uma artrose precoce e precisar de proteses precocemente, tudo isso devido a demora em fazer a cirurgia devido a infecção. Doutor posso ter esperança ou no seu ponto de vista procede tudo isso q foi me informado. Estou sendo assistida pelo melhor medico de joelho do HC de Ribeirão Preto. Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Dr. Marcos, parabéns pelo site.
    O laudo do RX indica "discreta depressão com desalinhamento ósseo do aspecto anterior do planalto tibial, sugerindo fratura".
    Neste caso, a cirurgia é indicada? Obrigado, Guilherme.

    ResponderExcluir
  4. Dr. É normal ter sangramento apos a cirurgia? (Os pontos ainda Nao foram removidos).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os pontos são colocados separadamente para permitir a drenagem de sangue e líquidos acumulados na ferida, isso evita a formação de hematomas, porém grandes sangramentos devem ser informados imediatamente ao seu médico.

      Excluir
  5. Dr. Marcos, por conta de uma torção com trauma no meu joelho esquerdo, tive que fazer rx dos 2 joelhos e descobri que no meu joelho direito eu tenho um cisto ósseo no terço proximal da tíbia. A mancha no rx pra mim é até grandinha e me preocupa..fiz o exame e fui ao médico a 3 anos e ele não me alarmou sobre isso e me passou uma cartela de um remédio e disse que meu corpo poderia absorver o cisto. Fiquei despreocupada e tomei o remédio e voltei a fazer fisioterapia e exercícios físicos. Não me disse se teria que acompanhar todo o ano esse cisto ou não. Como fiquei preocupada esses dias com esse cisto porque não voltei a fazer o exame, fui a um outro médico só pra saber se ele achava que eu tinha que fazer um novo exame pra saber como ia o tal cisto. Ele assustado, "brigou" comigo por ter demorado 3 anos pra voltar ao médico, porque pra ele não é coisa atoa. Enfim.. é grave? é caso de cirurgia? agora to com medo rss. Obrigada

    ResponderExcluir
  6. Boa noite.
    Eu sofri uma queda de moto e fraturei a tíbia do joelho, para ser mais esato foi esse relatório medico entregue em minha mão: POS-OPERATORIO DE OSTEOSSINTESE DE FRATURA PLANALTO TIBIAL LATERAL JOELHO ESQ SHATZKER 05 COM AFUNDAMENTO ARTICULAR.
    Sofri o acidente no dia 21-04-2014 e fiz cirurgia no dia 25-04-2014 tive alto no dia 28-04-2014 no dia 09-05-2014 porem trabalho por conta própria sou motorista e vendedor, trabalho por conta própria no dia 11-05-2014 fiz um pouco de força para poder dirigir pisando na embreagem aparentemente não lesionou nem causou nada somente um pouco de dor. queria saber quais são os risco que estou correndo ao fazer isso. por favor preciso de ajuda, pois gostaria de trabalhar, porem não quero fica com sequela quero uma recuperação boa sem sequelas gosto da minha perna funcionando perfeitamente.


    aguardo por respostas por favor.
    lidyer@bol.com.br

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Dr. fraturei o plato tibial recentemente, está sendo tratado de modo conservador, visto que a fratura teve menos de 2mm. Estou tirando radiografias periodicamente. A minha dúvida é a seguinte, com quanto tempo após a fratura é possível ver a evolução da consolidação nos exames de raio x?! Se puder responder agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A tomografia ajuda muito na avaliação do afundamento articular, após 3/4 meses as imagens radiológicas ficam mais nítidas de consolidação

      Excluir
    2. bom dia Drº, fraturei planalto tibial em um acidente de moto em 24/07/2014 passei por cirurgia e limpezas, tive infecção ossea e sou obesa com 120 kg, coloque a placa e 12 pinos tenho 37 anos, e não sei o que fazer para me ajudar a emagrecer, por causa da gravidade da cirurgia. Por favor me responda algo para que possa continuar, pois perdi esperanças.

      Excluir
    3. Quando ficamos imobilizados devido a um acidente ou doença nosso gasto energético e menor. Para Emagrecer você precisa fazer uma dieta com baixa caloria e comer de 3 em 3 horas

      Excluir
  8. Bom dia! Fraturei a tíbia e fiz cirurgia colocando a haste intramedular... A cirurgia foi em 09/02015...Tem 32 dias... Já posso dirigir? Me sinto ótima. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca pergunta e nem sida orientações dadas por terceiros! somente seu cirurgião deve orientar seu pós operatõrio

      Excluir
  9. Boa noite doutor fraturei a tibia, fibula e tornozelo, e isso se estendeu para a sindrome compartimental, sendo realizado a fasciotomia. Isso ja faz 14 dias, estou preocupado, qual o tempo de recuperação dessa cirurgia conforme sua experiência? Esses cortes demoram a fechar? O medico disse que vai ter sequelas, o dr. sabe quais?? Desde ja Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  10. Olá dr eu fiz cirurgia de tíbia com colocação de placa e seis pinos to bem graças a Deus mais gostaria de saber se é normal o pé fica deformado meu calcanhar ta maior que o outro e meu os e tornozelo incha muito por favor me responda meu email suhflavio@hotmail.com aguardo sua resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando ocorre a fratura numa região do corpo é comum alguma lesão de partes moles nas regiões próximas, algum edema sempre ocorre e esse vai melhorando a medida que a fratura cicatriza, porém é fundamental consultar o seu ortopedista e mostrar o edema para ele.

      Excluir
  11. Olá DR Marcos tive uma fratura no plato tibial faz 45 dia já removi o gesso e o médico me liberou para apoiar o pé com 10% do peso,acontece q esses dias me desequilibrei e acabei apoiando o pé com o peso total do corpo senti dor na hora e fiquei uns 2 dias com um incomodo (não sei se era mais preocupação) não sinto dor.Será que pode ter ocorrerido o afundamento do osso? Só tenho médico daqui a 4 semanas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim isso é uma possibilidade. Você deve retornar antes ao médico.

      Excluir
    2. Nossa,Obrigado por responder tão rapido! Agora só na proxima segunda.

      Excluir
    3. Olá Dr Marcos Brito! você poderia me dizer alguns exemplos de fraturas onde são utilizados pinos para fixação? e qual sua indicação (em relação a fratura, tipo ou forma do osso...) estou com dificuldade em achar bibliografias sobre o assunto. Desde já agradeço!

      Excluir
    4. As fraturas que es geral são fixação com fios de Kirshinner são aquelas tratadas com fixação temporária. exemplo: fraturas periarticulares de crianças.

      Excluir
    5. Alisson, aconteceu a mesma coisa comigo, por causa do desequilíbrio houve afundamento ou outra lesao?

      Excluir
  12. Caro Sr. Nelson Luis Da Costa

    leia:

    http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

    ResponderExcluir
  13. Bom dia! O pino de compressao pode quebrar?

    ResponderExcluir
  14. Bacana seu blog.....eu tb quebrei o plato tibial, lá se foram uma placa e 6 pinos.....operei dias 05/07/16 e hoje faz 8 semanas após o acidente minha perna secou, estou fazendo fisioterapia já volto no médico dia 31/08 com novo rx pra ver se já posso começar colocar peso......mais sinto muito rígido meu joelho estou conseguindo deixar uns 80 graus sera que consigo ficar bom de novo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vendo a radiografia de controle seu ortopedista poderá lhe dar um prognóstico mais preciso

      Excluir
  15. Ter bolhas após colocar um fixador externo é comum?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As bolhas em geral surgem nos casos de fratura quando há um grande edema na região . Esse edema ocorre devido a lesão de partes moles. O fixador externo é uma opção de tratamento das fraturas com grande edema , portanto o fixador em geral não provocou a bolha, elas surgiram provavelmente pelo edema que inclusive provavelmente foi um dos fatores que indicou a colocação do fixador externo.

      Excluir
  16. Boa tarde Dr.Marcos Britto da Silva! Meu nome é Alex de Jesus Sousa, Fraturei o platô tibial próximo jogando futebol depois de 15 dias foi feito uma cirurgia com fixação de 4 parafusos, sei que está muito recente para uma avaliação mais contundente, gostaria de saber quais cuidados quer devo proceder para uma possível melhorar, muito obrigado pela atenção, seu site é muito importante para nós, parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Duas das principais orientações após uma cirurgia de reconstrução articular nos membros inferiores são: 1) não colocar o pé no chão , e somente faze-lo após liberação pelo ortopedista, 2) realizar a fisioterapia para recuperar o arco de movimento.

      Excluir
  17. Bom dia doutor, tive um acidente ha um ano e meio, considerado grave pelo médico, fraturei a tíbia e Plato tibial. Fiz um mês de fisioterapia e senti algumas melhoras na altura e um ano depois voltei a consulta e o Dr. me disse que estava excelente pelo que aconteceu, só que sinto que nao estou bem ainda, não posso correr, saltar e de bicicleta somente em terrenos planos e andar tenho andado normalmente com alguma fraqueza pois ainda tenho uma coxa mais fina que a outra. Ultimamente sinto dores na parte superior do pé e também bastante incómodo ao dormir pois tive de alterar a posição que dormia anteriormente, pensa que seria aconselhável e se é possível remover as placas? Sinto um grande incómodo em toda a perna desde o joelho até às placas e pé além de começar a ter problemas também na perna não operada, obrigado e cumprimentos
    Sidnei Almeida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Importante avaliar as sequelas de dor usando a gravidade do trauma inicial . A fisioterapia mesmo tardia costuma ajudar na recuperação do arco de movimento e da força

      Excluir
  18. Boa tarde doutor minha mae tem 67 anos em uma de suas coxas surgiu um afundamento entre a coxa e o bumbum na lateral o que pode ser isso

    ResponderExcluir
  19. Boa noite doutor,
    fraturei o platô tibial tem uns cinco anos obedeci corretamente o pós operatório,fiz todo o processo fisioterápico mas tenho dificuldade de fechar todo o ângulo,ao agachar começo a sentir dor será que voltando a fazer fisioterapia eu consigo melhorar esta sequela ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irá irá depender do aspecto dá articulação , com redução anatômica e sem estreitamento articular é possível.

      Excluir
  20. Boa tarde Dr. Marcos Britto,

    Tive uma fratura no plato tibial ha' três meses, Schatzker 6, 2 placas e 12 parafusos. Fiquei engessado por um mes. ja' fiz 30 sessões de fisioterapia e não consigo passar de 80 graus. O médico na Italia onde moro disse que posso chegar aos 100 graus com uma artroscopia. Devido à gravidade desta fratura, fazendo o tratamento de modo correto, não se pode adquirir um maior arco de movimento? Caso, com a artroscopia, não melhorando, existem outras opções de tratamento para ganhar arco, ou devo me conformar com isto mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os fatores que influenciam diretamente na recuperação dos movimentos são : a gravidade dá fratura. Cirurgia precoce . Redução anatômica. Fixação estável . Mobilidade precoce. Grau de lesão de partes moles ligamentos . Para citar somente algumas, ou seja , é mulfatorial, no ponto de vista do paciente o mais importante é acreditar.

      Excluir
  21. Boa noite Dr.tem 3 meses que fraturou a tibia e tive um afundamento do joelho. Fiz um incesto ósseo colocou duas artes para segurar o incesto no joelho. Na tibia tem uma placa e 4 pinos. Com quanto tempo posso andar sem muletas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Após a consolidação da fratura, algo próximo a 4 meses, porém esse tempo pode variar de paciente para paciente. Você não pode pisar sem a autorização do seu médico.

      Excluir
  22. Bom dia Dr. Marcos!
    Gostaria muito de sua ajuda ou ao menos me indicar um médico especialista no assunto.
    Eu sofri um acidente de moto em 2013, seguido de uma fratura exposta de tíbia e fíbula, e não exposta de femor. Por demora médica e ter rompido uma de minhas artérias acabei tendo que amputar. Porém estava a espera da cirurgia para colocar a aste no femor no HC, e no nada me mandaram embora com fixador no femor e não me deram nenhum de meus exames.
    Fiquei usando o fixador externo por um ano e hoje eu tenho apenas 30 graus de mobilidade no joelho, e eles não me explicam o porquê. Fiz anos de fisioterapia e não tive nenhum resultado.
    Gostaria de saber se há algum tipo de cirurgia que ajude pelo menos me ajudar a aumentar a ADM do joelho pelo menos para melhorar minha mobilidade?
    Sou amputado transtibial e uso protese.

    ResponderExcluir
  23. Bom dia Dr. fraturei o plato tibial estou com 10 dias que fiz a cirurgia, quando o senhor diz " não pode colocar o pé no chão" é não colocar peso? Gostaria de saber se posso sentar apoia o pé no chão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em geral sim, quando orientamos o paciente a não pisar estamos nos referindo a carga axial quando o paciente fica em pé e coloca o peso de todo o corpo sobre a região machucada.

      Excluir
  24. Estou passando por agora Dr fraturou o isso platô tibial num acidente de moto ,procurei o ortopedista e ele ingessou minha perna até a região da coxa,estou em casa no momento o médico que mim atendeu não mim fez nem uma recomendação estou guardando repouso ficando so deitada e ai o que o Sr mim aconselha?Hoje faz 5 dias que sofri o acidente. Quero lhe parabenizar pelas informações dadas a quem lhe solicitou isso e muito importante para nos acalmar e tomar outras providencias se preciso for. Obrigada viu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os primeiros dias de tratamento não operatório das fraturas dos ossos longos dos membros inferiores são mais dolorosos. O repouso é muito importante nessa fase.

      Excluir
  25. Bom Dia Dr Marcos , sou aluno de instrumentacao Cirurgica , estou apaixonado pela ortopedia, e gostaria de saber quais as caixas que o senhor utilizou para tal cirurgia. pois nao participo de muita cirurgia ortopedica aqui em minha cidade .. mas estou sempre em busca de aprender mais ..
    desde ja agradeco se responder.

    meu email
    edeziosa1@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os materiais usados hoje em ortopedia são customizados por articulação. Cada empresa tem materiais próprios, para aprender você terá que participar de cursos ou de treinamento nas empresas.

      Excluir
  26. Bom dia, dr. Com o tratamento conservador, a fratura do planalto tibial se consolida e deixa de existir? Ou a fratura continua ali? Se for o caso de ela deixar de existir, aproximadamente quanto tempo isso leva? Há riscos de embolia?
    O senhor atende em São Paulo? A cirurgia é "simples"? Acima de qual idade o senhor não recomenda essa cirurgia? Ou ela é tranquila e pode ser feita em pacientes mais idosos?
    Obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cirurgia pode ser feita em qualquer idade. O mais importante é a condição clínica.
      A indicação está relacionada a desvio e ao afundamento da articulação . Fraturas nas desviadas e sem afundamento podem ser tratadas sem cirurgia. Quando há afundamento e desvio dos fragmentos o paciente pode se beneficiar do tratamento cirúrgico

      Excluir
  27. boa tarde, primeiramente parabens pelas informações prestadas. Operei o plato tibial e foi colocado 2 parafusos a exatos 1 mes. comecei agora a fisio para recuperar os movimentos, mas fui informado que o prazo para voltar a colocar o pé no chão será de 120 dias a partir da data da cirurgia. Gostaria de saber se está coerente o tratamento ou se pode ao logo do tempo ir colocando uma carga controlada na perna de modo gradativa. infelizmente meu medico é de pouca palavra e nao me responde essa pergunta, diz que são 120 dias para começar a pisar. isso está coerente?
    com certeza o fato de conseguir ir colocando o pe no chao de forma gradativa vai me ajudar na locomoção e deslocar no trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela sua descrição o médico já lhe orientou. Pisar sobre uma fratura articular pode levar a perda da cirurgia. Pise somente coma a autorização do seu ortopedista.

      Excluir
  28. Boa noite Dr Marcos
    Passei por uma cirurgia de osteossintese do planalto tibial. Hoje faz um mês da alta
    Meu médico orientou compressas mornas no joelho até a fisioterapia. Além disso o que poço fazer para desinchar o joelho e ter mais mobilidade pois está meio travado
    Desde de já
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A elevação do membro inferior acima da altura do coração acelera a regressão do edema nos membros inferiores

      Excluir
  29. Boa noite Dr. Marcos!
    Gostaria de parabenizá-lo pelo blog e por esta postagem tão esclarecedora.
    Pesquisei muito na internet para me informar desde que sofri fratura de planalto tibial grau V e é difícil encontrar conteúdo de fácil compreensão para leigos (pacientes), sua publicação foi muito informativa.
    Parabéns pelo trabalho, é muito importante para os pacientes que buscam mais informações, visto que retornos no ortopedista que nos acompanha é periódico. Muitas vezes ansiamos informações e ficamos perdidos.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde doutor..
    Eu fraturei a tíbia proxiprao Joelho, já tem dois meses que não dobro o joelho, e vou pra fisioterapia após o dia 30/09.
    Pergunto.
    Eu vou volta dobrar o joelho na fisioterapia?
    Desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  31. Doutor boa tarde meu nome e Vagner e fiz uma cirurgia pelo SUS no dia 02/10/18 onde fraturei o planalto tibial esquerdo. O Sr atende em São Paulo. Preciso de um acompanhamento. Att

    ResponderExcluir
  32. Olá doutor....
    Gostaria que o senhor tirasse algumas dúvidas que tenho...
    Eu sofri um acidente de bicicleta dia 26/10/2018 e quebrei os dois osso da minha perna e fraturei meu joelho fiz a cirurgia dia 05/11/2018 e foi preciso fazer o enxerco do joelho foi colocado duas placas de 12 pinos na minha perna estou em repouso total sem poder colocar minha perna no chao...gostaria de saber se algum dia vou poder andar normalmente se me recuperar corretamente diacordo com as orientações do meu médico...se o movimento da minha perna pode voltar totalmente ou quanto que vai voltar ...

    ResponderExcluir
  33. Boa Noite Dr. Tive uma fratura do Planalto tibial externo da perna esquerda coloquei um enxerto ósseo tbm hoje completo 16 dias de cirúrgica fiquei 2 dias com gesso e dreno depois uso uma joelheira articulada para me movimentar com o andador o médico me liberou para movimentar o joelho aos poucos pq já estava ficando rígido minha perna já está normal porém o joelho ainda está inchado ainda tenho dores principalmente na região do tornozelos isso é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fraturas mais graves em geral evoluem com maior edema e esses também tendem a demorar mais para resolver.

      Excluir
  34. Bom dia Dr Marcos, dia 06/11 tive uma fratura no platô tibial, onde eu tive duas opções, cirurgia ou não, preferir o gesso, depois e 7 dias, voltei e fizeram uma pulsão no meu joelho esquerdo, foi retirado quase duas seringas de sangue, e coloquei novamente o gesso,dia 05/12 retornarei ao médico,estou um pouco preocupado pois a maioria dos comentários onde vejo sobre fratura no platô tibial foi realizado cirurgia, no caso do gesso a recuperação é de mais ou menos quanto tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mais importante é o tipo de lesão e o grau de afundamento articular.

      Pisar antes da autorização do ortopedista pode provocar desalinhamento articular e lesar a artrose no futuro.

      Excluir
  35. Boa tarde Dr. há 1 ano tive uma fratura do platô tibial comunicação da superfície articular e depressao da área de carga por até 0,4cm a Ressonância, portando no dia do acidente o médico não viu a fratura no Rx somente 2 meses depois q foi diagnosticado a fratura e hj 1 ano depois ainda sinto muitas dores e não consigo caminhar direito, gostaria de saber se ainda tem como fazer a cirurgia ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A reconstrução articular a princípio pode ser feita a qualquer tempo. Porém após alguns meses essa reconstrução pode já não ser benéfica.

      O caso deve ser avaliado individualmente e a qualidade da cartilagem determinada para sabermos da conveniência de uma reconstrução articular tardia.

      Excluir
  36. Olá Dr Marcos. Fui atropelado por uma moto e quebrei a tibia. Foi colocado inicialmente um fixador externo e 10 dias depois fiz outra cirurgia para colocar uma haste intramedular. Faz 10 dias desde a cirurgia. Quando me viro na cama ou mexo a perna sinto estamos no local e fratura. Será que o osso vai colar? Mesmo com esses estalos? Obs: Não foi quando estala. Só me preocupei do osso não colar. Obrigado desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A fratura exposta pode causar danos nas partes moles que podem levar ao retardo da consolidação, porém mesmo assim a consolidação ocorre em muitos casos.

      Excluir
  37. Boa noite Doutor! Há dois meses passei por uma cirurgia no platô tíbial e uma semana antes passei por uma cirurgia no fêmur, isso tudo devido a um acidente. Agora depois de dois meses meu médico disse que minha calcificação e cicatrização estão ótimas, já comecei a fisioterapia porém ainda não consigo dobrar a perna, ela está muito rígida. Gostaria de saber qual é o tempo que um paciente leva para conseguir dobrar o joelho e também apoiar o pé no chão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capacidade de dobrar a perna irá depender da lesão na articulação e em geral requer fisioterapia. nas fraturas articulares a carga é liberada após algum grau de consolidação e estabilidade pois a carga precoce pode produzir afundamentos e levar a artrose no futuro.

      Excluir
  38. Boa tarde Dr Marcos, sofri uma fratura no planalto tibial no dia 25/12/18 e fiz a cirurgia no dia 03/01/19, foram colocados parafusos e placa de platina, desde então eu consigo movimentar meu joelho, porém não consigo dobra-lo totalmente e nao consigo esticar totalmente a perna, por que isso ocorre ? Meu medico ainda não liberou a fisioterapia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A recuperação do arco de movimento em geral necessita de fisioterapia, porém a fisioterapia não pode ser liberada até o medico ter mais segurança em relação a consolidação e estabilidade da fratura. O movimento forçado pode desmontar uma fratura.

      Excluir
  39. No dia 27 de Dezembro de 2018, sofri um acidente de moto onde tive uma fratura cominutiva da tíbia e fratura total da cabeça da fíbia, hoje fez 22 dias. Gostaria de saber se é normal um dos pinos colocados internamente está saindo para fora, furando a pele? Já saiu quase 3 cm para fora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro que você procure seu ortopedista. Fixadores externos ficam com os pinos para fora e a medida que edema vai diminuindo eles parecem que estão saindo porém na verdade é a pele que está abaixando.

      Excluir
  40. Boa noite doutor no dia 15/09/2018 sofri um acidente de moto onde tivi um fratura exposta do fêmur é uma no platô tibial a uns 45 dias comecei a fazer a descarga de peso mais ainda estou sentindo uma dor no joelho sera que ainda é cedo para saber se tive artrose no joelho

    ResponderExcluir
  41. Ola Dr Marcos Britto gostaria de saber depois de uma cirurgia no Platô Tibial com 2placas e 9 parafusos, se vou voltar andar normal sem mancar?? Tem quase 3 mêses da cirurgia, já estou fazendo fisioterapia

    ResponderExcluir
  42. Olá Dr Marcos. Fiz cirurgia para reconstrução de platô tibial no final de 2016 e foram colocadas 2 placas de titânio e um total de 16 parafusos (uns para as placas e outros maiores para unir o platô, porem passados 3 anos, me recuperei bem ando, consigo correr, fiquei 95%. Minha duvida é que um dos parafusos (parte da frente do platô) ficou muito saliente e sob a pele e muito sensível também a qualquer toque ou leves batidas (involuntárias) dando ate um leve choque. Qual a implicação de eu pedir pra retirar este parafuso??? É possível e recomendável?? Minha preocupação é com a garantia de força no platô e que o processo de recuperação deste procedimento não seja traumático (necessitando de fisioterapia) . Qual sua opinião.

    ResponderExcluir
  43. Boa Noite Dr. Primeiramente agradeço pelo conteúdo.
    No meu caso tem 6 meses q sofri uma fratura plato tibial onde foi feito cirurgia colocação de 2 parafusos e avulsao de lcp, 2 meses sem fisioterapia, mas da fiz as sessões, hoje me encontro com limitações e dores da pisada no calcanhar perdi um pouco da extensão e flexibilidade, não abaixo, não consigo ficar muito tempo em pé e nem sentada. Já estou com dores nas costas e no quadril preciso do auxílio de moletas. Ainda não retornei ao trabalho e nem consigo fazer minhas atividades de casa, gostaria de saber de vou voltar ao normal ou se esses sintomas são sequelas? Obg

    ResponderExcluir
  44. Boa tarde f
    Sofri um acidente e quebrei o plator tibial já fz 8 meses e sinto muita dor no joelho quando fico em pé e ando mancando já diz 60 seções de fisioterapia e não adianta nada o que devo fazer

    ResponderExcluir
  45. Sofri um acidente igual em 2016... até hoje sinto dores (Bem suportaveis).. mas consigo andar..correr e treinar... Além de voltar ao médico.. continua a fisioterapia... é fundamental ée acredite que com o tempo tudo vai melhorar...eu fiquei 10 meses de molho!!!

    ResponderExcluir
  46. Fraturei a flatô tibil em um acidente de moto, estou com a perna imobilizada, mas eu ando e faço minhas coisas de casa. Estou esperando fazer uma tomografia pelo sus e isso demora muito. Não sinto dor e estou me movimentando, corro algum risco?

    ResponderExcluir
  47. Boa noite,Doutor!
    Tive uma Fratura Cominutiva com Impactacao no Aspecto Centro-Posterior do Platô Tibial Lateral com desnivelamento da Superfície Articular em até 0,5 cm.Nota-se também extensão da fratura para aspecto posterior da Espinhais Tibiais.
    Estou mobilizado,posso andar depois de quanto tempo?
    Não fiz cirurgia e tem 1 mês do acidente.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse tipo de orientação deve ser dada somente pelo seu ortopedista. Não aceite opinião de nenhuma outra pessoa.

      Excluir
  48. Bom dia Dr. Fraturei o platô tibial em um acidente de moto (fratura comunitiva com 2cm de afundamento) fiz cirurgia, foram colocados pinos, placas e fios, fui liberada pelo médico para flexionar a perna em um ângulo de 90 graus, porém sinto um peso enorme no joelho e não consigo fazer esse movimento sozinha é normal?

    ResponderExcluir
  49. Bom dia Dr, fraturei o platô tibial já faz 75 dias, posso estar soltando totalmente a carga já? Tenho 21 anos peso 85 kg e sou atleta...
    Aguardo a sua resposta obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não aceite opinião de ninguém. Somente.seu ortopedista pode liberar você para fazer carga plena.

      Excluir
  50. Bom dia Dr, fraturei o platô tibial esquerdo á 11 meses e coloquei 2 placas e 11 parafusos e ainda estou me recuperando. Não consigo esticar 100% da perna e dobrar acredito que consigo uns 70% mas si forço mais que isso sinto uma dor na parte de trás do joelho.
    Tive um retorno hoje e o médico me recomendou a cirurgia para retirar as placas porque viram um "afundamento de articulação" algo assim, não me explicaram direito e queriam fazer a cirurgia daqui uma semana, você acha melhor eu fazer?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Consolidação das Fraturas

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Fratura de tíbia - Diafisaria

Mordida de Animais

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.

Arquivo

Mostrar mais