Complicações após uma reconstrução do LCA

Complicações cirúrgicas após uma reconstrução do LCA

Infecção. A incidência de infecção após a reconstrução LCA artroscópica é muito baixa. Também foram relatados óbitos ligados à infecção bacteriana por tecido de aloenxertos devido a técnicas inadequadas de aquisição e esterilização.

Transmissão viral. Os aloenxertos especificamente estão associados ao risco de transmissão viral, incluindo o HIV e a hepatite C, apesar do rastreio e processamento cuidadoso. A chance de obter um aloenxerto de osso de um doador infectado pelo HIV é calculada para ser inferior a 1 em um milhão.

Hemorragia . Raros riscos incluem sangramento por lesão aguda na artéria poplítea .

Dormência e formigamento e fraqueza ou paralisia da perna ou pé são raros, porém não é incomum ter dormência da parte externa da perna ao lado da incisão para retirada de enxerto, isso pode ser temporária ou permanente e esta relacionada a via de acesso. parestesias temporárias nos pés também sào frequentes principalmente quando o pé fica muito tempo para baixo.

Coágulo de sangue e trombose. Embora raro, o coágulo de sangue nas veias da panturrilha ou da coxa é uma complicação potencialmente fatal. Um coágulo de sangue pode migrar na corrente sanguínea e viajar para os pulmões, causando embolia pulmonar ou ao cérebro, causando em casos raros um acidente vascular cerebral.

Instabilidade. A instabilidade recorrente devido à ruptura, estiramento ou afrouxamento  do ligamento reconstruído é possível e apresenta vários relatos na literatura.

Rigidez. Joelho duro. A rigidez do joelho ou a perda de movimento foram relatados por alguns pacientes após a cirurgia. Isso pode ser minimizado com fisioterapia

Falha no mecanismo do extensor. A ruptura do tendão patelar (auto-enxerto do patelar) ou a fratura da patela (tendão do patelar ou auto-enxertos do tendão do quadríceps) podem ocorrer devido ao enfraquecimento no local da colheita do enxerto quando o tendão patelar e a fonte do enxerto.

Lesão na placa de crescimento. Em crianças pequenas ou adolescentes com ruptura do LCA, a reconstrução precoce  cria um possível risco de lesão na placa de crescimento, levando a problemas de crescimento ósseo. A cirurgia LCA pode ser adiada até que a criança esteja mais próxima da maturidade esquelética. Alternativamente, o cirurgião pode ser capaz de modificar a técnica de reconstrução do LCA para diminuir o risco de ferimento na placa de crescimento.

Dor no joelho. A dor pós-operatória na região anterior do joelho é especialmente comum após a reconstrução do LCA com o auto-enxerto do tendão patelar. A incidência de dor por trás da rótula varia muito nos estudos.

A melhor maneira de minimizar as complicações é escolher um bom cirurgião e operar num bom hospital

Comentários

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Frio ou Calor

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Entorse do Tornozelo

Fratura do Antebraço

Fratura de tíbia - Diafisaria

Consolidação das Fraturas

Minha foto
MARCOS BRITTO DA SILVA
Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco, - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte | SBMEE, Médico do HUCFF-UFRJ, - International Affiliate Member of the AAOS - American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI Association, - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS)/International Federation of Sports Medicine (http://www.fims.org),

Arquivo

Mostrar mais