Fisioterapia após cirurgia de LCA

FISIOTERAPIA E REABILITAÇÃO NA RECONSTRUÇÃO DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR

A fisioterapia é uma parte crucial da cirurgia LCA bem-sucedida, com exercícios iniciados imediatamente após a cirurgia. Grande parte do sucesso da cirurgia reconstrutiva do LCA depende da dedicação do paciente à fisioterapia rigorosa. Com novas técnicas cirúrgicas e maior fixação do enxerto, a fisioterapia atual usa um curso acelerado de reabilitação.

Fisioterapia pós-operatório. 

Nos primeiros 10 a 14 dias após a cirurgia, a ferida é mantida limpa e seca, e a ênfase precoce é colocada na recuperação da flexo extensão completa e restaurar o controle do quadríceps.

Compressas com gelo são usadas de 2/2 horas  para reduzir o inchaço e a dor. O cirurgião pode ditar o uso de uma cinta pós-operatória e o uso de uma máquina para mover o joelho através do seu alcance de movimento ( CMP ). O uso de muletas para permitir a descarga do peso também é determinado pela preferência do médico, bem como outras lesões tratadas no momento da cirurgia. Mantenho o par de muletas por algumas semanas até o paciente recuperar a capacidade de andar sem mancar 3/5 semanas.

Reabilitação pós operatória. 

Os objetivos para a reabilitação da reconstrução do LCA incluem reduzir o inchaço do joelho, manter a mobilidade da rótula para prevenir problemas de dor na região do joelho, recuperar a amplitude de movimento, principalmente extensão completa, fortalecer o quadríceps e os músculos isquiotibiais.

O paciente pode retornar ao esporte quando não há dor ou inchaço, quando o alcance do movimento do joelho completo foi alcançado e quando a força muscular, a resistência ao uso funcional da perna foram totalmente restaurados isso em geral ocorre com 5/6 meses de pós operatório e fisioterapia intensa.

O senso de equilíbrio e controle da perna do paciente também devem ser restaurados através de exercícios destinados a melhorar o controle neuromuscular ( propriocepção ). Isso geralmente leva de 4 a 6 meses. O uso de um imobilizador articulado quando retornar ao esporte pode não ser necessário após uma reconstrução LCA bem-sucedida, mas alguns pacientes podem sentir maior sensação de segurança usando um.

Leia Mais


Comentários

  1. Boa noite, Dr. Marcos.
    Eu fiz a cirurgia de reconstrução do LCA no dia 02/03 e estou em busca de indicação de fisioterapeutas especializados na recuperação pós cirúrgica. O senhor poderia me indicar um bom profissional no RJ? Muito Obrigada, Carla.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Entre em contato com a clinica tenho fisioterapeutas que trabalham comigo.

      Excluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Frio ou Calor

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Entorse do Tornozelo

Fratura do Antebraço

Fratura de tíbia - Diafisaria

Consolidação das Fraturas

Minha foto
MARCOS BRITTO DA SILVA
Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco, - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte | SBMEE, Médico do HUCFF-UFRJ, - International Affiliate Member of the AAOS - American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI Association, - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS)/International Federation of Sports Medicine (http://www.fims.org),

Arquivo

Mostrar mais