Fraturas



Comentários

  1. Dr, muito bom a linguagem do Blog, segue minha dúvida: aassei dia 27.08 por uma osteotomia do maléolo medial para o tratamento de um impingement póstero medial do tornozelo esquerdo. A minha dúvida é se a osteotomia maleolar equivale a uma fratura do mesmo, seguindo o mesmo procedimento como se tivesse fraturado. Outra dúvida, uso bota ortopédica, pode-se tirar a mesma para dormir ou tem algum risco de prejudicar o pós cirúrgico.. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em alguns situações uma osteotomia se comporta como uma fratura completa, porém em outras uma osteotomia somente desbasta osso, faz uma pequena raspagem.

      Excluir
  2. Dr, após várias pesquisas para muitas das dúvidas que tenho encontrei seu blog e site. No dia 28 de julho deste ano tive fratura exposta na tíbia e na fíbula, neste intervalo já realizei duas radiografias sendo a última no dia 31 de agosto. Não houve melhora no quadro, a fratura continua da mesmo forma sem calcificar. Estou com platina e oito parafusos e também tive um pouco de perda óssea. o médico cogitou outra cirurgia caso no próximo Raio X não tenha evolução. Li que quando o osso é largo a calcificação pode ser lenta, será que está acontecendo isso comigo? Também estou com uma perna maior que a outra, será possível reparar esta diferença com fisioterapia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A fisioterapoia em geral não corrige a discrepancia de membros inferiores. Leia sobre consolidação de fraturas nesse blog.

      Excluir
  3. Boa tarde DR , meu pai sofreu uma fratura exposta no tornozelo, e ja realizou um cirurgia que foram aplicados 6 pinos , e agora esta prestes a ser aplicado outra cirurgia no mesmo local para , retirar os pinos e tambem retirar todo o movimento do seu pé , o DR conhece alguma protese para esse tipo de fratura?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A prótese de tornozelo esta realmente chegando ao Brasil, porém, você deve ser avaliado por um ortopedista para saber se há indicação para prótese de tornozelo

      Excluir
  4. Certo entendi , vou verificar na minha regiao se tem , essas especialidades , muito obrigado pela resposta .

    ResponderExcluir
  5. Olá! Dr. Marcos. Fraturei minha clavícula num acidente de ônibus, quando ia para meu trabalho, há 10 dias atrás e o osso ficou um em cima do outro bem afastados. No PS disseram que não precisava fazer cirurgia, mas fui a uma clínica particular e o médico disse que quando o osso fica do jeito que ficou talvez precise da cirurgia, mas só se eu quiser. Será que realmente não fará mal se não fizer a cirurgia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas fraturas de cavícula evoluem melhor com tratamento cirúrgico. Para emitir uma opinião no seu caso precisaria examiná-la.

      Excluir
  6. Torci meu tornozelo e estou fazendo fisioterapia so que o meu medico me passou 30 sessoes de 10,10,10 e eu estou usando a bota ortopédica so que eu queria saber se posso tirar pra dormi e tomar banho ?

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, MarcosBrittodaSilva , meu nome é hugo da silva moura , sofri um acidente, uma moto bateu em min, e eu tive um rompimento no biceps, complexo braquial, meu biceps afinou e meu ombro tbm. faz cinco ano que luto pra eu recupera meus movimentos, DR. tem como meu braço volta a ter força, eu necessito desse movimento para poder trabalha, pq eu era normal e não consigo viver assim, estou aqui te pedino ajuda e umas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas lesões cronicas podem ser reconstruídas outras não, um ortopedista precisa examinar você para terminar se suas lesões podem ser reconstruídas com cirurgia.

      Excluir
  8. Doutor marcos Britto . fiz uma cirurgia de úmero médio, e com 9 meses , tive que fazer outra porque nao ouve a condolidaçao ,agora esta com dois meses que fiz outra cirurgia , e o processo de consolidacao esta lento , sou fumante, esta criando calo ósseo , só que lentamente, sigo as suas dicas do video sobre a consolidaçao óssea,tenho 21 anos me chamo ,José Carlos; e gostaria de saber se algo para acelerar mais o processo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Dr. Marcos
      Bom dia!
      Gostaria de tirar uma dúvida com o Dr. No dia 09/12/16 sofri um corte por faca na mão esquerda entre os dedos anelar e mínimo ( mindinho) fiquei com Sete pontos na palma e três nas costas da mão. 3 dias depois retornei ao médico ortopedista e eu não sentia a parte de dentro do dedo mindinho. Disse que eu havia cortado o nervo ulnar nervo digital sensitivo. No dia 20/12/16 passai por cirurgia ( neurorrafia). Agora desde o dia da cirurgia dia 20/12, estou com uma tala na mão vou ficar com ela 3 semanas. Por gentileza Dr. Marcos minha dúvida é se eu vou voltar a sentir a parte de dentro do dedo de novo??? Se a sensibilidade vai voltar pois não sinto nada? E se isso vai demorar? Pois eh horrível não sentir metade do dedo, metade da ponta tbm não sinto. Toco violão e estou pensando em ate vender pois acho que não vou mais sentir metade do dedo de q.
      Dr. Marcos desde de já agradeço. Muito obrigado.
      Atenciosamente,
      Rafael

      Excluir
    2. Você deve aguardar algo próximo a 90 dias para conhecer o resultado da cirurgia, não adianta apressar, o nervo cresce 1 mm ao dia.

      Excluir
  9. Dr boa tarde. Tenho 59 anos , faço , há 3 anos quase boxe, Fraturei o tornozelo , maléolo, há 30 dias. Ficarei c a Robofoot até dia 29/09. Eu posso tirar a bota para tomar sol ?

    ResponderExcluir
  10. Silvana, ótima Pergunta. O sol ajuda na consolidação da fratura porém a região fratura não precisa estar exposta AO SOL PARA QUE ISSO OCORRA. A exposição ao sol promove a produção da vitamina D na pele e isso ajuda na consolidação e deixa os ossos mais fortes. A imobilização somente deve ser retirada por orientação do médico ortopedista que está cuidando do seu caso.

    ResponderExcluir
  11. Ola Dr estou usando a botinha ortopedica torci o pé e fez uma pequena fissura, gostaria de saber se posso dormir sem ela? Eu ainda nao passei por um ortopedista, apenas clinico geral.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O uso noturno das imobilizações depende da indicação para a sua colocação

      Casos mais simples em geral não necessidade de permanecer com a bota porém casos mais complexos exigem o uso da imobilização o tempo todo.

      Excluir
  12. Olá doutor marcos faz oito anos e sete meses com uma fratura de fêmur e joelho ja fiz oito cirurgias foi colocado praca cinco vez e também frisado e infecçao e reigeçao hoje afratura cotinua do mesmo jeito por favor me ajude se for atendida so muita gata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Casos complexos são complexos para todos os médicos. Os casos de pseudartrose infectada em geral requerem vários tratamento cirúrgico.

      Excluir
  13. Quebrei meu quinto metatasso ja esta com 22 dias , estou usando a bota imobilizadora .Minha pergunta e posso tira na hora de dormir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fraturas estáveis quando o médico instala imobilizações removíveis em geral permitem a retirada noturna, porém sugiro que converse com seu ortopedista para se certificar que a fratura é estável.

      Excluir
  14. eu quebrei meu braço duas vezes no mesmo lugar, o osso se partiu e o braço virou pra cima nas duas vezes, eu queria saber se eu quebrasse pela terceira vez o osso se calcificaria de novo ? existe um limite de vezes que se pode quebrar um osso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Não há limite para quebrar. Essas refraturas no mesmo lugar ocorrem com mais frequência nos casos onde o tempo de permanencia com gesso é menor que o preconizado. Com novas quedas durante a prática esportiva.

      Excluir
  15. Fraturei malelo e fiz uma cirurgia com colocação de placa e 5 parafusos. Isso faz um mês, não tenho dor o corte já cicatrizou e estou usando bota ortopédica. Gostaria de saber se posso dormir sem ela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nas fraturas estáveis do maléolo lateral não há necessidade de usar bota Robocop.

      Excluir
  16. Boa dia doutor. Fraturei meu pé em dois lugares. Gostaria de saber se posso trocar a tala que o médico colocou por uma bota ortopédica? Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O uso da bota Robocop permite a retirada para tomar banho e em algumas situações dormir.

      Algumas fraturas necessitam de maior estabilidade para consolidar e retirar uma imobilização permanente e instalar uma imobilização removível pode ser um risco.

      Sugiro que você não faça a traça sem o aval do seu ortopedista.

      Excluir
  17. Boa tarde dr dia 31/062020 eu fraturei o maleolo medial só que não fiz cirurgia fiquei 13 dias sem imobilizar depois disso imobilizado com tala e agora estou usando a bota imobilizadora já faz 50 dias da fratura e não sinto dor alguma será que já posso tirar e começar a andar sem uma vez que a única coisa é que manco um pouco quando tiro pra tomar banho
    Não estou fazendo acompanhamento com ortopedista

    ResponderExcluir
  18. Fraturei meu pé no 5 metatarso ou seja no peito do pé....estou com gesso mas não estou aguentando ..não durmo meu corpo todo dói das moletas ...posso trocar pela bota ortopédica? Me ajuda por favor.

    ResponderExcluir
  19. Dr Tive uma fratura no 5° Metatarso. Faz 20 dias que foi operado. Colocado parafuso para fixar o osso. Uso bota ortopédica. Posso retirar para dormir ?

    ResponderExcluir
  20. Olá Dr., fraturei Maleolo (sem desvio) dia 05/09, usei tala e agora fazem 4 dias que estou com bota ortopédica (recomendação médica). Gostaria de saber, por estar usando a bota, se eu posso dormir de lado a noite? Ou se não eh recomendado. Fico no aguardo, muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tratamento não operatório de uma fratura deve seguir rigorosamente as orientações médicas.

      A quantidade de movimento e as posições devem ser determinadas pela estabilidade da fratura.

      Fraturas mais instáveis requerem maior repouso

      Excluir
  21. Olá Dr., fraturei o maleolo sem desvio, usei tala, e estou a 5 dias com bota ortopédica, minha dúvida é sobre dormir, não estou tirando a bota, mas queria saber se há algum risco eu dormir de lado. Muito obrigada

    ResponderExcluir
  22. Boa Tarde Dr, Fraturei a a Tíbia, estou com placa e 6 parafusos, já foi tirado os pontos e Tala, posso usar uma bota ortopédica pra poder afirmar a perna?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pisar mesmo que com o uso de bota Robocop sem a autorização do seu ortopedista coloca em risco a síntese e pode comprometer a cirurgia.

      Excluir
  23. Boa noite Dr Marcos, então eu tive um trincado no debaixo do dedão do pé, porém uso a bota ortopédica porém faz quatro semanas que eu tô usando e eu queria ir na praia nesse sábado tem chance de ficar sem usar elas por um tempinho no dia ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre que ignoramos as orientações médicas devemos estar cientes que iremos pagar o preço dessa desobediência.

      Excluir
  24. Dr. Tive um entorce no tornozelo direito e quebrei o quintal metatarso, usei a tala por 22 dias, agora estou usando a bota imobilizadora,é normal sentir ardência e tipo o pé repunchando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Importante avaliar a aparência externa do pé , edema, inchaço, vermelhidão e sinais inflamatórios

      Excluir
  25. Oi tive uma fratura do talus grave coloquei 3 parafusos e dois ferros que sai p fora da pele para fixar o osso porém tô usando bota ortopedica daqui um mês retido os ferros preciso dormir com a bota e qual a forma certa de usar a bota

    ResponderExcluir
  26. Olá, tive uma fratura no maléolo lateral, não foi uma fratura completa, ela apresentou pouco desvio, os médicos acharam desnecessário a cirurgia. Eu fiquei de tala por 35 dias e agora estou usando a bota ortopédica, o médico não me liberou ainda para andar pois disse que meu pé ainda apresentava edema, é normal esse procedimento? Eu afrouxo a bota todo dia antes de dormir e retiro uma das almofadinhas do lado, pois creio q a bota está apertada, pois meu tornozelo é grosso, posso tirar umas das almofadinhas sem problema? Médico agendou reavaliação daqui 2 semanas, será que já vou poder andar? Irá completar quase 57 dias de imobilização :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A relação médica deve ser baseada em confiança. Hoje questionamos tudo. Isso não nos ajuda.

      O tratamento realizado pelo seu médico está baseado nas boas práticas.

      Não é obrigatório o uso das almofadas de borracha.

      Siga sempre as orientações do SEU médico ortopedista

      Excluir
  27. Bom dia, tive uma fratura de tornozelo dia 12/03/2021 Teria uma dúvidas tirei à tala dia 08/04 o médico colocou a bota ortopédica e pediu para caminhar com o apoio das 2 amuletas e depois de 10 dias com 1 Só porém acabei tirando a bota para tomar banho e acabei forçando o tornozelo por umas 4 vezes tem a possibilidade de ter aberto novamente a faturar pois estou com uma dor intensa na região muito Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. O risco existe. Melhor retornar ao médico ortopedista e fazer uma nova avaliação

      Excluir
  28. Então, fraturei a fíbula mas o orto falou que foi uma fratura mais tranquila, estou com a tala até comprar a robofoot que o orto recomendou, queria saber se depois de colocar a bota ortopédica poderia dormir de lado ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe uma regra única. fraturas por trauma direto no meio da perna são mais tranquilas.

      Fraturas da fíbula ao redor do tornozelo requerem cuidados maiores.

      Excluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Consolidação das Fraturas

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Mordida de Animais

Fratura de tíbia - Diafisaria

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.

Arquivo

Mostrar mais