Dr. Marcos Britto da Silva - Ortopedista,Traumatologia e Medicina Esportiva: Estatinas, Sinvastatina e Dor Muscular

Estatinas, Sinvastatina e Dor Muscular

Com a maior preocupação com a qualidade de vida e com a maior sobrevida da população casa vez mais os médicos prescrevem medicamentos para a baixar os níveis de colesterol. ( hipolipemiante) Esses medicamentos são chamados estatinas e uma das mais usadas e a sinvastatina.

O que são as estatinas?
As estatinas são drogas usadas no tratamento das dislipidemias, com estudos comprovando sua ação na redução da mortalidade por doença cardiovascular. Seus benefícios são independentes de sexo ou idade, sendo usados tanto na prevenção primária quanto na secundária de doença cardiovascular.

Nomes comerciais da sinvastatina: 
CLINFAR, Vaslip, DIOCOMB, SINVASCOR, SINVASTACOR, SINVASTATINA,  ZOCOR

A sinvastatina causa dor muscular?
Sim, atualmente a sinvastatina e os outros medicamentos para abaixar o colesterol são uma das principais causas de mialgia (dor muscular)

A sinvastatina causa dor muscular em todos os casos?
Não, muito pacientes usam sinvastativa por muitos meses e anos e não tem mialgia. Porém esses pacientes podem apresentam episódios de dor muscular quando fazem uso de outros medicamentos associados, principalmente medicamentos inibidores da enzima P450. Há uma maior change de complicação em pacientes que usam doses maiores e em associação com outros medicamentos.

A atividade física pode piorar o quadro de dor muscular em usuários de estatinas?
Sim, uma das maneiras de tratarmos o poliartralgia e as dores generalizadas é com a atividade física e alguns desses pacientes podem apresentar mialgia quando em uso de estatinas.

Existem outras complicações musculares com o uso de sinvastatina ?
Sim, existem relatos ( pouco frequentes) na literatura de rabdomiólise.

O que é a rabdomiólise?
A rabdomiólise é um possível efeito colateral do uso das estatinas, e consiste em necrose muscular com liberação de constituintes musculares na circulação. A severidade dos casos varia desde elevações enzimáticas leves sem mialgia, assim como dores musculares sem elevações enzimáticas, até casos severos de insuficiência renal aguda e óbito. Além da estatina, a rabdomiólise pode ser causada por politrauma, exercícios físicos extenuantes, doenças metabólicas, viroses, toxinas ou induzidas por outras drogas. esmagamento de várias partes do corpo como nos soterramento após terremotos.

Resumindo
Síndromes de miopatia associadas ao uso de estatinas variam desde mialgias simples até rabdomiólise associada à insuficiência renal aguda. O uso de estatinas deve ser feito somente sob orientação médica e o paciente deve informar a todos os médicos que usa estatina antes de iniciar  um tratamento com o uso de outros medicamentos.

Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologista, Médico do Esporte
Rio de Janeiro, RJ, Brasil
atualizado em 03/12/2010.

8 comentários:

  1. A periostite pode estar relacionada ao uso de sinvastatina? Corria antes de tomar sinvastatina e não sentia nada, após o uso deste medicamento passei a sentir dor na canela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sinvastatina pode causar dores musculares, para saber se as suas dores estão relacionadas ao medicamento você deve procurar um ortopedista que irá realizar um exame clinico detalhado.

      Excluir
  2. A sinvastatina pode provocar o aparecimento de Herpes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço literatura médica que sugira essa correlação

      Excluir
  3. A sinvastatina pode causar coccigodinia?

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, Dr Marcos, o Sr acredita que a queixa de sensação de fraqueza e cansaço de determinados grupos musculares, sem perda objetiva de força ao exame clínico, pode ser atribuível ao uso c^ronico de estatinas, na exclusão de outras alterações ortopédicas?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem também causas neurológicas, degenerativas e metabólicas e todas devem ser investigadas

      Excluir

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG
http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html
Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Últimas Artigos Revisados ou Publicados

Vídeos com Aulas e entrevistas com Dr. Marcos Britto da Silva

Loading...

Video Artroscopia de Joelho - Meniscectomia

Video Luxação Acromio Clavicular no Ombro

Video de Reconstrução do LCA

Arquivo do blog