Infiltração

O que é Infiltração?
A infiltração é a aplicação de  uma injeção num local determinado do organismo

A infiltração é usada em quais situações?
A infiltração é usada geralmente para tratar dores intensas, como auxiliar no tratamento com medicações orais ou quando essas medicações não estão fazendo o efeito esperado.

A infiltração é um procedimento de risco?
Todo procedimento médico deve ser feito por médico, a infiltração injeta uma substância no organismo é e fundamental que quem o realize conheça a anatomia do local e as substâncias injetadas. Somente o médico tem tal conhecimento. Como todo procedimento médico não é isenta de complicações, porém, sendo feita por médico com uma boa indicação em geral apresenta baixo risco de complicações.
Tudo na vida tem risco. Até para atravessar uma rua tem risco, podemos ser atropelados. Como dito, a infiltração sendo feita com uma boa indicação e por um médico treinado no procedimento apresenta baixo risco.

Quais medicamentos são usados na infiltração?
Os medicamentos mais comumente usados são em geral analgésicos. Em locais com dor intensa em geral usamos anestésicos de ação prolongada, podemos também usar antinflamatórios potentes (hormonais), em casos de infiltrações articulares existem medicamentos específicos como a Triancinolona. Nas articulações podemos também usar medicamentos com propriedades físicas semelhantes ao liquido sinovial ( viscosuplementação) como o Synvisc, indicados nos processos de artrose inicial e em algumas situações após tratamento cirúrgico.
Em situações específicas podemos usar também outros tipos de medicação como derivados do sangue e a toxina Botulínica (Botox)

O que é uma infiltração na articulação?
A infiltração articular é a injeção feita dentro da articulação.

A infiltração articular tem algum risco?
Os riscos são menores que numa infiltração muscular, pois ocorre uma menor incidência de absorção rápida da substância. A articulação não tem vasos sanguíneos. Em compensação é mais difícil de fazer  uma infiltração aticular, pois requer um conhecimento profundo da anatomia e uma excelente visão espacial. Obriga o ortopedista a acertar  uma área de cerca de 1 centímetro cúbico à 3 ou 4 cm da pele. Articulações profundas como o quadril em geral requerem o auxilio do intensificador de imagens para uma boa infiltração.

Quantas infiltrações podem ser feitas?
No caso das infiltrações articulares em geral fazendo somente 3 aplicações.

Qualquer paciente pode ser submetido a infiltração?
A infiltração é um procedimento médico e somente poderá ser feito nos pacientes em que o médico indicar e realizar o procedimento.

Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologia e Medicina do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
atualizado em 02/06/2014


Comentários

  1. Parabéns pelos artigos, pelo Blog. Fico contente que você está me seguindo.

    ResponderExcluir
  2. Minha sogra está com falta de cartilagem no joelho. Sei que existe um gel que é aplicado para lubrificar as articulações. E que deve ser aplicado de 6 em 6 meses.
    Gostaria de saber se o Dr. faz esse tipo de aplicação.
    Grata

    ResponderExcluir
  3. ASINFILTARAÇOES TEM EFEITOS COLATERAIS? POIS SUBMETI A+- 5 INFILTRAÇOES SEGUIDAS SENDO UMA POR MES. E NAULTIMA DEU UM EMATOMA NO LOCAL DA APLICAÇÃO COM INCHAÇO E ENDURECIMENTO DO LOCAL. O Q PODE TER OCORRIDO? O Q DEVO FAZER? JA SE PASSARAM DUAS SEMANAS E OS SINTOMAS AINDA PERSISTEM INCLUSIVE AS DORES...

    ResponderExcluir
  4. dr. marcos tive 5 fraturas na perna ha 5 anos e agora estou com inflamaçao nos tendoes do quadril joelho e subcutaneo da perna, preciso de orientaçao pois meu ortopedista esta de férias e preciso saber se estes sintomas é normal apos 5...6... sessoes de infiltraçao(uma por mes) a ultima foi na perna e as dores estao intensas,hematoma,inchaço e endurecimento local isto é normal? o que fazer na ausencia do médico responsavel pelo procedimento?

    ResponderExcluir
  5. Rogangela na ausencia do medico que realizou o procedimento voce deve procurar outro profissional mesmo que nao ortopedista para avalia-la

    ResponderExcluir
  6. Caro Dr Marcos,
    Há 1 ano e 2 meses tive uma fratura exposta no tornozelo esquerdo. O resultado disso hoje é artrose, nivel 3, segundo meu ortopedista. Gostaria de aplicar o Synvisc One. Meu médico aprova, mas não sabe o quanto pode me ajudar.
    Pergunto: Acha que pode me ajudar a aplicação do Synvisc One? Sinto muita dor, ando mancando pela dor, tomo medicamentos controlados e que não me ajudam em quase nada...
    Obrigada pela colaboração!!!
    Abraço fraterno,

    ResponderExcluir
  7. Sim posso ajuda-la, marque uma consulta no consultório. Caso eu concorde com a indicação do Colega, após avaliar seus exames, posso fazer a aplicação.

    ResponderExcluir
  8. Dr Marcos, me perdoe!
    Eu não tinha comentado, mas sou de Umuarama, no Paraná. Adoraria ir ao Rio de Janeiro, rs, mas não sei se é o caso. Achei o seu blog pesquisando e lendo na internet sobre o Synvisc. Li as postagens, senti confiança e resolvi escrever. Confesso que estou admirada pela rápida resposta. Obrigada e parabéns pela atenção dispensada a mim e a outros tantos que sofrem, com dores.
    Tenho 37 anos, sei que o que estou passando não é o fim do mundo, nem passaria perto de outras situações, mas penso que cada ser é único e cada sentimento, seja ele de dor ou de amor, também é único e não se mede ou quantifica.
    Caso queira e possa me dar mais alguma orientação, meu e-mail é re-peron@hotmail.com
    Mais uma vez, obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Mil perdões..
    O e-mail correto é re_peron@hotmail.com
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  10. Dr. Marcos.. me perdoe!
    Eu tinha escrito corrigindo o meu endereço, mas acho que não enviou.
    Bom, não importa agora.
    Meu endereço correto é re_peron@hotmail.com

    Abraço fraterno, e obrigada, mais uma vez...

    Regina

    ResponderExcluir
  11. O synvisc ajuda com casos de artrose inicial, nas artroses avançadas seu efeito é menor.

    ResponderExcluir
  12. ola doutor Marcos,td bem?doutor eu tenho tendinite patelar,sou jogador de futebol,estou prestes a viajar queria fazer uma infiltracao,qual medicamento seria melhor,triancil ou diprospan?eu ja fiz 2 infiltracoes com diprospan,uma subcutanea encima da dor e outra dentro do tendao,a primeira foi otimo fiquei alguns meses sem sentir dor mais a outra continuou doendo...enfim doutor gostaria de saber se triancil 20mg 5ml é mais eficaz que diprospan e se pode ser aplicado subcutanea encima da inflamaçao?

    meu email é jufut@live.com

    DEUS abencoe eu aguardo a resposta do doutor

    grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tendão patelar é muito forte e quando está inflamado fica mais fraco, a infiltração pode mascarar a dor e não necessariamente tratar o doença de base, o atleta volta a atividade plena e colocar carga máxima no tendão o que pode levar a ruptura do tendão Patelar!!!!!!!

      Excluir
  13. Boa noite Dr Marcos,

    Não sei se o senhor atende por convenio medico, caso atenda gostaria de o perguntar se aceita Unimed, caso não se poderia me indicar um medico que atenda para que eu possa ajudar minha mãe, não aguento mais ver o seu sofrimento com dores no joelho, e sempre que a levo um ortopedista eles apenas se limitam a passar anti-inflamatório analgésico e sessões de ultrassom e variações térmicas que não ajudam. Esta em um ponto que ela já se acostumou a muitos remédios para dor e já não trazem mais alivio. Desde já agradeço sua atenção e toda ajuda que puder me ofertar :)

    ResponderExcluir
  14. oi dr gostaria de saber por que se faz infiltraçao de sangue ,no joelho meu avõ vai fazer mas nunca ouvi falar de infiltraçao de sangue

    ResponderExcluir
  15. Caro Dr. Infiltração viscosuplementar pode ser utilizada para melhorar a mobilidade de nervos proximais a fáscias e músculos espásticos e hipertônicos, ou é neurotóxica? Outra questão é a meia vida da substância.

    ResponderExcluir
  16. A viscosuplementação é usada para tratar patologias intrarticulares e não extrarticulares.

    ResponderExcluir
  17. Dr Marcos, bom dia. Só tenho a infiltração como tratamento de uma epicondilite lateral( cotovelo)? Já tomei 2 doses de diprospan e continuo sentindo dores. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sobre epicondilite nesse blog, acima há uma barra de pesquisa escreva epicondilite e leia os diversos artigos

      Excluir
  18. Dr sofro muito desde 2010 onde quebrei a coluna e bacia em um acidente. Tenho 8 pinos na coluna e 4 na bacia e mesmo assim não melhorei com tantas dores, fiz um implante de um neuroistimulador na coluna e não melhorei e não sei mas o que fazer ! O senhor poderia me ajudar? Meu convênio e Omint gostaria de saber se o senhor atende? Aguardo sua resposta!

    ResponderExcluir
  19. Doutor eu tenho a perna um pouco arquiada e gostaria d fazer a cirurgia como q eu faço?

    ResponderExcluir
  20. Dr. fiz osteotomia tibial faz 2 anos, e sinto que quando fico muito tempo parado,sentado.quando vou levantar sinto dificuldades,não consigo andar normal.fico mancando,tenho que parar alongar e começar a andar devagar.parece que meu joelho fica preso. procurei meu médico e me disse que tenho que fortalecer,mas já estou fazendo isto a tempos,será que só fortalecimento resolve?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As pilulas mágicas são sempre o melhor tratamento, se estamos com dor de cabeça tomamos um analgésico e a dor desaparece esse comprimido é uma pílula mágica. Você recebeu uma orientação sobre um tratamento que requer dedicação e perseverança, sugiro que você siga as orientações médicas.

      Excluir
  21. Gostei muito dos comentarios. Porem gostaria de saber se pode juntar a injeçao triancil com suprahyal para aproveitar a infiltr@çao?

    ResponderExcluir
  22. Existem relatos na literatura de uso de viscosuplementacao em associação com os corticóides. Porém você deve seguir as orientações do seu ortopedista que tem a sua própria experiência com essa associação

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Consolidação das Fraturas

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Mordida de Animais

Fratura de tíbia - Diafisaria

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.

Arquivo

Mostrar mais