Neuroma de Morton

Neuroma de Morton
Meus dedos queimam e parece que estou andando sobre uma bola de gude, essa é uma queixa muito frequente nos pacientes com  uma condição chamada neuroma de Morton. Um neuroma é um tumor benigno do nervo um espessamento nervoso. O Neuroma de Morton não é realmente um tumor, mas um espessamento do tecido que envolve o nervo digital entre a cabeça dos metarsianos e é  um importante diagnóstico diferencial das metatarsalgias.

O que é o neuroma de Morton ?

O Neuroma de Morton ocorre quando o nervo passa sob o ligamento interósseo que liga os ossos dos dedos do pé (metatarsos) na parte dianteira do pé. habitualmente no 4 espaço causando parestesia ( dormência, formidamento, queimação) nos artelhos
Incidência
Neuroma de Morton mais freqüentemente se desenvolve entre o terceiro e quarto dedos, geralmente em resposta ao trauma, irritação ou pressão excessiva. A incidência do neuroma de Morton é 8 a 10 vezes maior em mulheres que em homens.
Sintomas Normalmente, não há sinais exteriores, como um nódulo, porque este não é realmente um tumor. A Queimação na sola do pé que pode se irradiar para os dedos dos pés é o sintoma mais frequente. A dor geralmente se intensifica com a atividade ou o uso de sapatos. A Dor noturna é rara. Também pode haver dormência nos dedos dos pés, ou um sentimento desagradável nos artelhos
Atletas corredores podem sentir dor durante a impulsão no momento da partida. Sapatos de bico fino, apertados no região do antepe ou de salto alto também podem agravar a condição. Os  sapatos estreitos podem agravar esta condição ao comprimiro os ossos dos dedos do pé e aumentar a compressão do nervo.



Diagnóstico Ao colocar pressão sobre os espaços entre os ossos do dedo do pé pode replicar a dor. o diagnóstico diferencial é feito procurando a presença de  calos ou evidência de fraturas de estresse nos ossos que poderiam ser a causa da dor. Uma série de testes de movimento irá descartar inflamações artrite e artrose. O exame de Raios-X pode descartar uma fratura por estresse ou artrite das articulações que unem os dedos do pé. A ressonancia faz o diagnóstico definitivo pois visualiza o Neuroma de morton com mas imagens ao lado essa paciente médica apresenta Neuroma de Morton Bilateral
Tratamento
Terapias iniciais são relativamente simples e não-cirúrgicos. Eles podem envolver um ou mais dos seguintes tratamentos: 

Mudanças no calçado. Evitar saltos altos ou sapatos apertados, e usar sapatos mais largos com saltos mais baixos e uma sola macia. Isso permite que os ossos se espalhem e pode reduzir a pressão no nervo, dando-lhe tempo para curar. 
Órteses. Palmilhas personalizadas e almofadas também ajudam a aliviar a irritação levantando e separando os ossos, reduzindo a pressão sobre o nervo. 
Injeção. Uma ou mais injeções de um medicamento corticosteróide pode reduzir o inchaço e a inflamação do nervo, trazendo algum alívio.
Vários estudos têm mostrado que uma combinação de 
sapatos mais espaçoso, mais confortáveis, medicamentos anti-inflamatórios não esteróides, órteses personalizados e injeções de cortisona podem prestar socorro em mais de 80 por cento das pessoas com Neuroma de Morton. Se o tratamento conservador não alivia seus sintomas, o médico ortopedista pode discutir opções de tratamento cirúrgico. A cirurgia pode ressecar uma pequena porção do nervo ou a liberação do tecido ao redor do nervo, e geralmente envolve um curto período de recuperação.
Dr. Marcos Brito da Silva

Ortopedia, Traumatologia e  Medicina do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ
atualizado em 02/06/2011

Comentários

  1. Tenho um neuroma e em breve estarei no Rio. Marco então uma consulta pra aliviar as minhas dores e voltar a caminhar normalmente.Além do neuroma,fui premiada com duas hérnias de disco(na lombar) Já fiz uma série de fisioterapia,mas as dores estão voltando.....por vêzes fico acamada!!!! Gostaria de saber se existe um tratamento local,como infiltração nesta área? Já tomei bastante cortisona via oral.A melhora é temporal.Tomo magnésio PA,esperando melhorar Obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
  2. Breve estarei no Rio e marco uma consulta!

    ResponderExcluir
  3. Sinto muita queimação e dormência nos pés as vezes quando piso descalça em piso de cerâmica tenho a sensação de o piso estar molhado. Sou diabética faço tratamento e tomo um medicamento para este problema o que não está adiantando o que me aconselha fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A polineuropatia diabética tem melhor tratamento quando conseguimos o controle adequada da glicemia.

      Excluir
  4. Tenho neuroma de mortom e estava tratando com aplicações, pois sou alérgica a vários medicamentos.
    Além de dormência, tenho dor aguda se os dedos tocam o chão. Digo que vou no céu e volto. Dói muito. Onde eu estrava tratando não é mais crendenciado ao meu plano. E o meu ortopedista antigo, me disse que nada pode fazer por mim, por eu ser da alérgica.
    E não pode confirmar com ressonância, pois sou portadora de marcapasso.
    Foi me dito que tem uma órtese que alivia mas não deram o nome, só disse que na internet eu encontro.
    O senhor pode me ajudar a encontrar essa órtese? Pois mal posso andar. Piso de lado e está me fazendo mal. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Portadores de marca passo em alguns casos podem fazer ressonância após a programação do aparelho em equipamento de até 1.5 tesla.

      Excluir
    2. Mas no meu caso não pode Dr. Meu arritmologista já me disse que não posso fazer ressonância. Sei que tem MP atuais que permite. Obrigada.

      Excluir
    3. Sim, somente alguns casos podem, a decisão é sempre do arritmologista

      Excluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Consolidação das Fraturas

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Mordida de Animais

Fratura de tíbia - Diafisaria

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.

Arquivo

Mostrar mais