Dedo em Martelo

Um dedo martelo é uma deformidade do dedo causado quando o tendão extensor é rompido e a ponta do dedo cai. O paciente não consegue esticar o dedo. Quando o força do trauma é grande pode ocorrer uma fratura na falange distal.
 
Quais os Sintomas do dedo em martelo 
A ponta do dedo cai e fica dolorida, inchada e machucada. Ocasionalmente, aparece um hematoma abaixo da unha. A unha pode até mesmo soltar-se debaixo da dobra de pele na sua base. 
Diagnóstico 
Na maioria dos casos, o ortopedista irá pedir radiografias, a fim de procurar uma fratura grave ou mau alinhamento da articulação.
O tratamento não cirúrgico  

A maioria das lesões de dedo em martelo pode ser tratada sem cirurgia. O gelo deve ser aplicado imediatamente e a mão deve estar acima do nível do coração. Atenção médica o mais rapidamente possível é importante para afastar lesões abertas. É muito importante procurar atenção imediata se houver sangue abaixo da unha ou caso a unha esteja solta ou levantada. Este pode ser um sinal de laceração do leito ungueal ou fratura exposta.O ortopedista pode aplicar uma tala para segurar a ponta do dedo em extensão até que se cure. Na maioria das vezes, uma tala será usado em tempo integral, durante oito semanas. Embora o dedo normalmente recupere uma função aceitável muitos pacientes podem não recuperar a extensão total do dedo com o tratamento não operatório.Em crianças, as lesões dedo em martelo pode envolver a cartilagem de creceimento que controla o crescimento ósseo. Algumas lesões podem evoluir com deformidade a medida que a criança cresce.
Tratamento Cirúrgico


A correção cirúrgica pode ser considerada quando os ferimentos do dedo em martelo também mostram sinais de um grande fragmentos ósseo ou um desalinhamento articular. Nestes casos, a cirurgia é feita para reparar a fratura e o tendão com pinos, pinos e arame, parafusos.  As técnicas mais modernas permitem a fixação percutânea. 
Ishiguro

Em todos os casos de fratura exposta nesses casos em geral a unha está levantada e o osso esta exposta abaixo da unha.  A cirurgia também pode ser considerado se o tratamento não cirúrgico falhar.Nas fraturas sem fragmentos ósseos a cirurgia geralmente é reservada para pacientes com deformidade mais grave ou que não podem usar o dedo corretamente. Nos casos crônicas o tratamento cirúrgico do tendão danificado pode incluir reparar o tecido do tendão  utilizando enxerto de tendão, rececção tecidual ou mesmo a fusão óssea. Um cirurgião ortopédico deve ser consultado na tomada de decisão para tratar esta condição cirurgicamente.

Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologista e Médico do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
atualizado em 25/02/2014

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. parece que você fez uma lesão do tendão flexor profundo, não estou com o livro do CID 10 no momento

      Excluir
    2. Ola sou willian tenho o mesmo problema,tive pesquisando e vi q tem uma possibilidade de uma cirurgia em dois estágios sendo um colocado silicone aonde foi lesionado e depois um enxerto de tendão só não sei se existe um tempo maximo e minimo para essa cirurgia apos a lesão.

      Excluir
    3. Sim, exite tratamento para casos crônicos, a cirurgia em geral pode ser realizada quando o movimento articular completo passivo está presenvado

      Excluir
    4. Obrigado por compartilhar informações!

      Excluir
  2. Bom dia Dr.tenho um dedo martelo na mão esquerda, não sinto nenhum tipo de dor e nem perdi a força no dedo, a unica diferença é q o dedo é torto mesmo, participo de um processo seletivo de um concurso publico, fui fazer meu exame medico e o dr, me pediu um raio x, dizendo q eu poderia ficar reprovado por constar essa deformidade no edital, tirei um raio x com o dedo reto, o senhor acha q isso pode me prejudicar?

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Dr. a um mês e meio rompi o ligamento do dedo anelar direito jogando bola, causando o dedo em martelo. Na hora a ponta do dedo caiu, imediatamente fui ao pronto socorro, me colocaram uma tala por 6 semanas, tirei a tala sozinho ontem e hoje não consigo mexer o dedo todo, ele trava na 2ª articulação, sendo que antes mesmo com o dedo quebrado eu movimentava essa articulação normalmente, só a ponta do dedo que não conseguia deixar reto, o movimento e coordenação motora dos outros dedos parece que foi afetado também, toco guitarra e violão e não posso ficar sem mexer o dedo, isso é normal? com quanto tempo mais ou menos volta o movimento do dedo ? e a pele parece que está morta também
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toda imobilização articular pode evoluir com algum grau de rigidez, retorne ao ortopedista para que ele avalie a sua mão e veja se é necessário fisioterapia.

      Excluir
  4. Doutor,na madrugada do Domingo(28/10/12) sofri um trauma que me ocasionou o "dedo em martelo", fui a um serviço de SPA onde o médico Ortopedista que me atendeu ao dar o diagnostico do meu problema disse que:por eu ter ido no mesmo dia ao serviço eu precisaria apenas usar a tala imobilizando o dedo durante dois meses, porém conversando com uma amiga enfermeira que sofreu de uma lesão de tendão também, ela me interrogou se eu não deveria procurar um especialista em mão, visto que a mesma teve que operar a sua mão, além também dos depoimentos que vejo aqui que falam que após as 6 ou 8 semanas usando a tala, ficaram sem conseguir mover o dedo normalmente, gostaria de saber até que ponto a tala é eficaz de fato, e se o senhor me aconselha a procurar um Especialista em mão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tratamento não operatório, funciona numa parcela muito grande dos pacientes, para que um tratamento transcorra perfeitamente é importante o acompanhamento médico, portanto sugiro que você mantenha acompanhamento com um ortopedista da sua escolha.

      Excluir
  5. Boa noite Dr, meu 3º dedo do pé é dedo em martelo, mais não foi nenhum trauma forte, tenho desde que nasci, pra corrigir a deformidade só fazendo cirurgia? ou não, fazendo fisioterapia resolve?

    ResponderExcluir
  6. Olá Dr. Marcos. Graça e Paz.
    Levei um tombo jogando bola e o meu dedo mínimo da mão direita entortou a falanginha para baixo, de tal forma que a parte de cima ficou acima da falange. Puxei o dedo para a frente e a coloquei no lugar. Estava distante de qualquer assistência médica e só fui para o hospital no dia seguinte. Lá radiografaram e como não havia nenhuma fratura colocaram uma peça de alumínio com esponja, na parte superior de todo o dedo, presa com fita microporosa, fazendo assim uma tala, e mandaram que ficasse com aquela peça por 20 dias. Assim o fiz e quando retirei a peça, o dedo estava com a falanginha virada para baixo e muito inchado, dificultando os movimentos. Fui para um médico especialista em mãos e ele me disse que o caso é cirúrgico. Que tem que fazer uma raspagem das partes inchadas e furar o dedo da ponta para dentro (até a falange)e colocar um pino, ficando com ele por 6 semanas e depois retirando e indo para a fisioterapia. Estou em dúvidas. Acho que a imobilização foi por um tempo pequeno. Se eu imobilizar novamente há possibilidade de a ponta do dedo voltar a posição normal (sem fazer o tal dedo martelo)? E depois recuperar com fisioterapia todos os movimentos? Aguardo resposta e desde já muito grato.

    ResponderExcluir
  7. Para responder a sua pergunta precisaria examiná-lo e avaliar seus exames de imagem

    ResponderExcluir
  8. Compreendo Doutor Marcos. É complicado porque moro em Recife e só devo ir ao Rio lá para março ou abril. Pensei na possibilidade de imobilizar novamente, por 6 semanas, já que o tempo de imobilização foi muito pequeno (20 dias) e porque não houve fratura, para ver se o ligamento se consolidaria sem que fosse necessária a cirurgia. De qualquer forma muito grato pela atenção. Que Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  9. Boa Noite!
    Fui diagnosticado dedo martelo, no mesmo dia fiz a radiografia com uma especialista em mãos, a Dr. concluiu que não existia fratura ossea, mas achava melhor operar imediatamente (em 07 dias), só que esta não poderia pois iria viajar. Liguei para o um primo ortopedista que teve a mesma opinião, só que como morava em outra cidade, também não poderia operar. Fui em dois outros especialista ele viu que não tinha fratura ossea e fez a imobilização durante 06 semanas e fiz 30 seçoes de fisioterapia
    teve uma melhora muito grande mas ainda está um pouco curvado e com pequeno edema. Gostaria de saber se de uma maneira geral há possibilidades de recuperação total ou sempre fica uma lesão? A operação imediata teria maior chance de recuperação, ou sempre fica uma lesão também?
    Aguardo resposta. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A deformidade residual é um a possibilidade no tratamento não operatório, para deformidades mais graves ainda cabe tratamento operatório.

      Excluir
  10. Ola Dr Marcos, meu pai cortou o dedo indicador em uma serra circular a uma semana. Na hora ele foi atendido no pronto socorro onde o processo foi um raio x e uma sutura.
    Após uma semana o dedo movimenta-se com dificuldade mas percebo que a ponta esta semelhante ao dedo em martelo.
    Sera que é normal ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve levá-lo a um ortopedista dessa vez, para realizar um teste clinico e saber se houve ruptura tendinosa.

      Excluir
  11. Olá Dr Britto. Ah mais ou menos 3 anos trabalhando com uma lixadeira tive uma fratura no dedo médio da mão esquerda, o que deixou meu dedo com essa configuração de dedo martelo.Tem correção por meio de cirurgia ou não tem mais jeito devido ao tempo do ocorrido ? Um grande abraço !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para saber se é possível cirurgia precisamos avaliar a mobilidade da articulação e imagens radiográficas, em teoria é possível porém as condições atuais podem contraindicar um procedimento cirúrgico.

      Excluir
  12. Olá, doutor! Em abril deste ano, quebrei um copo e acabei cortando os tendões do indicador esquerdo e o nervo, na altura da segunda falange. Fui submetida à tenorrafia e neurorrafia somente em julho e tive o braço imobilizado até o cotovelo, com uma tala gessada. Já fiz 30 sessões de fisioterapia, mas os movimentos não voltaram . O indicador só "dobra" se for empurrado com os outros dedos e mesmo assim, não mantém o movimento. Existe alguma forma de reverter o caso ou meu dedo ficará sempre assim? Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
  13. O exame clínico pode determinar a integridade do tendão que foi costurado.

    ResponderExcluir
  14. Doutor a mais de um ano sofri um acidente de moto, mas não quebrei o dedo, porem fiquei com o dedo minguinho de martelo, que me incomoda muito, se eu ficasse com uma tala de 4 a 6 semanas, mesmo depois de tanto tempo resolveria.
    Abraço!!! Wagner.

    ResponderExcluir
  15. Boa Noite Dr. Marcos,
    Fiz dedo em martelo na primeira falange do dedo indicador 6 semanas atrás e desde então ele foi imobilizado com tala. Hoje retiraram a tala e me encaminharam para a fisioterapia, o dedo está duro, reto e sem movimento e o dedo em martelo foi corrigido. Acontece que na primeira semana de uso da tala, fui trocar a fita e fiquei tentando mexer o dedo, o que depois lendo sobre o assunto,entendo que praticamente anulou o efeito da tala naquela semana. Estou com muito medo da cicatrização não ter sido total por ter mexido o dedo e ter perdido a primeira semana e romper o tendão novamente na fisioterapia. O Sr. acha que corro esse risco? Devo voltar no hospital e recolocar a tala?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  16. Ola doutor, a três semanas atrás eu estava jogando queimada e torci o dedo medial. E imediatamente a ponta do meu dedo ficou para baixo . e ainda esta inxado, acha que ainda tem jeito com tala ?

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde Doutor,

    tenho dedo martelo há mais ou menos 16 anos jogando queimada, achei que não era nada grave e com o tempo sarou, mas ficou com o aspecto como citado neste blog, me incomoda muito, não só esteticamente. Então nunca procurei um ortopedista com receio de não ter mais jeito. O sr. acha que estou enganada? Tem solução pro meu caso?

    Att,

    ResponderExcluir
  18. Boa noite Dr. Marcos esse final de semana eu estava fazendo trilha de moto, fiquei a tarde inteira “acelerando". No outro dia todos os dedos da minha mao direita (mao do acelerador)estava com os sintomas do dedo em martelo, não consigo os estica-los, não tenho força nas pontas dos dedos e não consigo deixar a mao reta (aberta).
    Sera que é MSM dedo em martelo? Devo procurar o medico agr ou espero pra ver se volta ao normal? Obrigado espero minha resposta

    ResponderExcluir
  19. Ola doutor ,a mais ou menos 3 semana decepei o dedo no portao de casa ele ficou preso apenas em uma pontinha da pele.fui socorrida na hora,levei ponto mas tinha uma possibilidade de perder a pontinha do dedo.emfim graças a deus nao perdi.mas meu dedo ficou torto ,queria saber se tem como fazer cirurgia pra consertar ? É o dedo anelar da mao direita. Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em alguns casos existe a possibilidade de cirurgia corretiva, procure um ortopedista

      Excluir
  20. ola doutor tive rompimento dos tendoes do dedos da mao , depois da cirugia de religamendo nao consigo mexer a ponta do dedo e fica tipo com presao sera que tem alguma cerugia pra voutr mexer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro temos que determinar se o dedo não mexe pois ficou duro ou se não mexe devido ao fato do tendão não estar funcionando.

      Excluir
  21. ola doutor estou com uma lesão dedo de martelo a mais de mais de 3 meses. no dedo anelar da mão esquerda gostaria de saber se ainda é possível tratamento tendo em vista sou atleta de jiu jitsu estou tendo dificuldades nos treinos e nas competições. quanto tempo demora o tratamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse momento é provável que para colocar o dedo no lugar seja necessário cirurgia, procure um ortopedista.

      Excluir
  22. Olá Dr. à 8 meses sofri uma fratura exposta no dedo anelar da mão direita.
    Minha unha caiu e até agora não vejo nenhum sinal dela crescer.
    Será que nascerá outra unha no lugar?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando ocorre lesão completa do leito ungueal a unha não cresce novamente. Quando não ha lesão ela cresce.

      Excluir
  23. Oi Dr. Há 4 meses, meu filho de 14 anos, sofreu uma lesão no dedo mindinho da mão esquerda jogando handbal na escola. Ele consegue movimentar o dedo, porém a ponta fica dobrada e ele não consegue esticar esse dedo. Isso é dedo martelo? Meu marido não quis levá-lo ao médico, achando que não tem mais jeito. Ele disse que não sente dor nenhuma. Mas estou preocupada. Ele está em fase de crescimento. Esse dedo pode prejudicar o crescimento dele? Tem como esse dedo voltar ao normal sem cirurgia? Desde já obrigada. Ps:Estamos morando no Japão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Sayuri vou falar por experiencia propria seu marido errou em nao leva-lo no medico pois o que aconteceu foi o rompimento do tendao extensor, possivelmente apenas com uma tala ele se recuperava porem teria que levar nos primeiros dias do ocorrido com 4 meses o tendao ja cicatrizou lesionado. Eu tive os dois casos comigo qnd criança machuquei tbm e nao fui no medico deixei passar agora com 30 anos machuquei outro dedo exatamente como ele, corri no ortopedista e coloquei a tala durante 40 dias melhorou perfeitamente sem necessidade de cirurgia. E nessa visita ao ortopedista mostrei o dedo mindidinho, aquele q machuquei quando criança ele me disse da para arrumar sim porem somente com cirurgia. E acabei fazendo a cirurgia e digo foi tranquila, o dedo voltou a esticar 100% porem ficou um pouco rigido para dobrar pois fica muito tempo esticado com pino e agora so com o tempo ele vai voltando. Eu acho que se deixar assim lesionado com o tempo pode acontecer o famoso pescoço de sisne na parte de cima do dedo vai ficando um caroço. Se quizer me mandar um email ate te mando fotos do meu tratamente pois tirei de todos os passos de antes e depois da cirurgia. Eu acho que deveria procurar sim um ortopedista para avaliar, Isso nao vai prejudicar a saudade dele na verdade e mais estetica mesmo na minha opiniao. segue meu e-mail ed.appaulo@outlook.com

      Excluir
  24. Boa tarde, tive está lesão porém o tratamento conservador não deu resultado, não quero fazer a cirurgia, qual implicação posso ter no dia a dia? Estou com movimento normal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o movimento está normal provavelmente você não teve a lesão pois o dedo em martelo provoca perda da extensão da falange distal do dedo. a sequela dessa lesão é a perda da extensão do dedo. Exemplo de sequela é o dedo agarrar ao tentar colocar a mão no bolso. Como a ponta do dedo fica dobrada todo fez que quiser colocar a mão num local estreito terá que usar a outra mão para concertar a deformidade.

      Excluir
  25. Boa noite, alguém pode tirar minha dúvida? estou sofrendo com o tal do dedo martelo, fui ao médico foi tirado o raio x mais não houve fratura, a medica passou apenas o infralax. E nem posto uma tala, hj está com 10 dias e meu dedo Não voltou ao normal, colocando a tala é fazendo a fisioterapia após 10 dias ainda poosso ter resultados positivo? Ou agora não adianta mais por a tala?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Consolidação das Fraturas

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Mordida de Animais

Fratura de tíbia - Diafisaria

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.

Arquivo

Mostrar mais