Ruptura do Tendão do Biceps Braquial

Lesão do Tendão do bíceps braquial no ombro ( Porção Longa do Bíceps PLB)
Anatomia
Descrição
Causas da ruptura da Porção longa do bíceps
Sintomas da Ruptura do tendão do bíceps
Exame ortopédico
Tratamento da ruptura da Porção Longa do Bíceps Braquial



Sinal do Popaie
Ruptura do Bíceps
O músculo bíceps está na frente do braço. Ele ajuda a dobrar o cotovelo e a girar o braço. Também ajuda a manter ombro estável. Tendões prendem os músculos aos ossos. O Tendão do bíceps anexa o músculo bíceps aos ossos no ombro e no cotovelo. Na ruptura o tendão do bíceps no ombro, o paciente perde um pouco da força no braço e pode ser incapaz de girar o antebraço com força e colocar a palma da mão para cima. Muitas pessoas podem conviver com tendão do bíceps rompido e apenas precisam de tratamentos simples para aliviar os sintomas. Outros necessitam de cirurgia para reparar o tendão rompido.
 
Anatomia
Existem dois tendões do bíceps na articulação do ombro uma porção curta ( cabeça curta do bíceps braquial) e porção longa ( cabeça longa do bíceps braquial).
A cabeça longa se insere no topo do soquete do ombro (glenóide). A cabeça curta se insere numa protuberancia óssea anterior da escápula chamado o processo coracóide.

Descrição
Lesões do tendão do bíceps podem ser parciais ou completas.

Em muitos casos, os tendões lesados começam por desgastar muito tempo antes e o paciente apresenta uma história prévia de dor no ombro, nos halterofilistas encontramos também o uso de anabolixantes. Como a progressão do dano, o tendão pode romper completamente, às vezes ao levantar um objeto pesado. A cabeça longa do tendão do bíceps é mais provável de ser lesado. Isso é porque ele é vulnerável à medida que viaja através da articulação do ombro ao seu ponto de fixação na glenoide. Felizmente, o bíceps tem dois pontos de fixação no ombro. A cabeça curta do bíceps raramente é lesada. Devido a esta segunda fixação, muitas pessoas ainda podem usar seus bíceps, mesmo depois de uma ruptura completa da cabeça longa. Quando o paciente rompe o tendão do bíceps,  também pode ocorrer lesão em outras partes do ombro, como os tendões do manguito rotador.

Causas da ruptura da Porção longa do bíceps
Quedas: Ao cair com um braço estendido ou levantar algo muito pesado, pode romper o  tendão do bíceps.
Uso excessivo: Muitas lesões são o resultado de um desgaste do tendão, essa degeneração ocorre lentamente ao longo do tempo. Isto, naturalmente, ocorre à medida que envelhecemos. Isso pode ser agravado pelo uso excessivo e movimentos repetitivos do ombro
O uso excessivo pode causar uma série de problemas no ombro, incluindo tendinite, síndrome do impacto e lesões do manguito rotador.

Fatores de Risco  
O risco de uma lesão do tendão aumenta com:  
Idade. Pessoas mais velhas têm mais anos de uso e desgaste em seus tendões que os jovens.
Atividades pesadas com os braços elevados. Excesso de carga durante musculação é um excelente exemplo deste risco. Alguns empregos exigem içamento pesado e podem provocar desgaste excessivo sobre os tendões.
 
Uso excessivo do ombro. Esportes com sobrecarga repetitiva - como a natação ou tênis - podem causar desgaste mais tendão e desgaste.
Fumar. Uso de nicotina pode afetar a nutrição no tendão.

Medicamentos corticosteróides. Uso crónico de Corticosteróides tem sido associada a fraqueza de
músculos e tendões.
 
Sintomas
Dor súbita e aguda no braço

Às vezes um pop audível 
Cólicas do músculo bíceps com o uso intenso do braço
Manchas negras ( equimoses) a partir do meio do braço em direção ao cotovelo
Dor ou sensibilidade no ombro e no cotovelo.
Fraqueza no ombro e no cotovelo
Dificuldades em virar a palma da mão para cima e para baixo
deformidade com um abaulamento anterior imediatamente acima do cotovelo (Sinal do Popeye)

Exame Ortopédico
História clínica e exame físico
Depois de discutir os sintomas e história médica, o ortopediststa irá examinar o ombro. O diagnóstico muitas vezes é óbvio para rupturas completas por causa da deformidade do músculo do braço (" Braço do Popeye").

Uma lesão tendão do bíceps se torna mais evidente através da contração do músculo ("Muscle Popeye").
Rupturas parciais são menos óbvias. Para diagnosticar uma ruptura parcial, o médico pode pedir-lhe para dobrar o braço e apertar o músculo bíceps. O bíceps também pode rasgar próximo ao cotovelo, embora isso seja menos comum. Uma lesão próxima ao cotovelo irá causar um "gap" na frente do cotovelo.

Exames de imagem

Radiografias. Embora as radiografias não consigam mostrar tecidos moles como o tendão do bíceps, eles podem ser úteis para descartar outros problemas que podem causar dor no ombro e cotovelo.


A ressonância magnética (RM). Esses exames criam melhores imagens dos tecidos moles e podem mostrar rupturas parciais e completas. 
 

Tratamento da Ruptura da Porção Longa do Bíceps
   
Tratamento não cirúrgico
Para muitas pessoas, a dor da ruptura do tendão da cabeça longa do bíceps resolve com o tempo. A fraqueza do braço é leve e a deformidade braço pode não incomodar alguns pacientes, principalmente os mais idosos e menos ativos.
Além disso, nos casos onde não há ruptura do manguito rotador o tratamento não cirúrgico é uma opção razoável. 
O tratamento inclui:
Gelo. Aplicar compressas frias por 20 minutos, várias vezes ao dia para diminuir o inchaço. Não aplique gelo diretamente sobre a pele.
 
Antiinflamatórios. Drogas antinflamatórias reduzem a dor e o inchaço ( edema) 
Descanso. Evitar atividades pesadas de elevação e sobrecarga para aliviar a dor e limitar o inchaço. muitas vezes recomendamos algum tipo de tipoia.  
Fisioterapia. Exercícios de flexibilidade e fortalecimento irão restaurar o movimento e fortalecer o ombro.

Pos op do paciente acima
Tratamento Cirúrgico
O Tratamento cirúrgico para uma ruptura do tendão da cabeça longa do bíceps é indicado somente em alguns casos. Entretanto, alguns pacientes que necessitam de recuperação completa da força, como atletas ou trabalhadores braçais, podem exigir cirurgia. A cirurgia também pode ser a opção ideal para aqueles com rupturas parciais cujos sintomas não são aliviados com tratamento não cirúrgico.


Procedimento. Vários novos procedimentos têm sido desenvolvidos que o reparo do tendão com incisões mínimas. O objetivo da cirurgia é a re-ancoragem do tendão lesado de volta para o osso. O ortopedista irá discutir com você as opções que são melhores para seu caso específico.


Complicações. Complicações com esta cirurgia são raras. Re-ruptura do tendão reparado é incomum.


Reabilitação. Após a cirurgia, o ombro pode ser imobilizada temporariamente com uma tipoia.

Certifique-se de seguir o plano de tratamento do seu ortopedista. Embora seja um processo lento, o seu compromisso com a terapia física é o fator mais importante no retorno a todas as atividades que você gosta.
Resultado cirúrgico. A Cirurgia bem sucedida pode corrigir a deformidade do músculo, retornar a força e a função do braço. 
Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedia, Traumatologia, Medicina do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
atualizado em 20/07/2013

Comentários

  1. BOA TARDE DR. MARCOS,

    SOU FISIOTERAPEUTA, MORO EM SALVADOR -BA. ESTAREI REALIZANDO UMA APRESENTAÇÃO NO RÓXIMO MÊS A RESPEITO DA TENODESE BICIPTAL. SE FOR POSSÍVEL, GOSTARIA QUE ME ENVIASSE ALGUM MATERIAL A RESPEITO DO ASSUNTO E PROTOCOLO FISIOTERAPÊUTICO QUE TALVEZ ADOTE EM SEU SERVIÇO.

    DESDE JÁ AGRADEÇO SUA ATENÇÃO.
    JAMILYSILVA@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  2. BOA TARDE DR. MARCOS,

    SOU FISIOTERAPEUTA, MORO EM SALVADOR -BA. ESTAREI REALIZANDO UMA APRESENTAÇÃO NO PRÓXIMO MÊS A RESPEITO DA TENODESE BICIPTAL. SE FOR POSSÍVEL, GOSTARIA QUE ME ENVIASSE ALGUM MATERIAL A RESPEITO DO ASSUNTO E PROTOCOLO FISIOTERAPÊUTICO QUE TALVEZ ADOTE EM SEU SERVIÇO.

    DESDE JÁ AGRADEÇO SUA ATENÇÃO.
    JAMILYSILVA@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo , já que você entende disso, eu queria saber se tem como esticar o bíceps braquial, o meu é muito curto.

      Excluir
    2. O que parece um encurtamento pode ser outro problema, procure um especialista.

      Excluir
  3. Não existe um protocolo fixo, depende do tipo de lesão, tempo decorrido até a tenodese, intensidade da retração pré op, idade do paciente, técnica e material utilizados para sutura e grau da tendinopatia no coto restante. Oriento individualmente todos os meus casos com uma abordagem personalizada caso a caso. Caso você leia inglês e tenha acesso a bibliotecas virtuais sugiro uma pesquisa no PUBMED sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  4. OBRIGADA DR. MARCOS BRITTO,

    JÁ HAVIA FEITO ESSA PESQUISA,DE QUALQUER MODO, AGRADEÇO A SUGESTÃO.

    ATT JAMILY

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde! Tive uma lesão que acredito ser da cabeça longa do bíceps.
    Tenho um histórico com o ombro. Fui atleta de ciclismo e tive um tombo onde tive sub luxação (faz uns 9 anos)
    De lá para cá, sempre tive uma diferença entre os ombros com relação à força, mas não me incomodava.
    Sou professora de musculação e massagista. Esses dias estava fazendo rosca direta com rotação lateral e de repente, senti como se tivesse soltando e rasgando o biceps e imediatamente perdi a força.
    Estou com o braço de popeye.Acredito que não tive comprometimento do manguito pois não tenho dor no ombro. Somente , em determinados movimentos sinto que o úmero raspa no acromio.
    No meu caso, acredito que o melhor é a cirurgia pois sou uma pessoa muito ativa .
    Neste caso, quanto tempo deverei ficar parada ???
    Agradeço se puder me ajudar

    ResponderExcluir
  6. Olá, estou com uma lesão na porção longa do biceps. Apesar de eu ser fisiculturista não machuquei fazendo malhação e sim fazendo jiu - jitsu. Meu maior medo é ter que fazer cirurgia, pois tenho tendência a queloide. Outro problema é que sempre machuco meu ombro dormindo de lado. Simplesmente não sei o que faço já tomei muito medicamento, anti-inflamatórios, corticosteroides etc. O Sr. pode me ajudar???

    ResponderExcluir
  7. Dr. Boa tarde

    Inicialmente, parabéns pelo site e pelos claros artigos redigidos.

    Fui submetido a uma cirurgia, em 12/09/2012, de recolocação do tendão do biceps distal com duas âncoras na tuberosidade radial. Fiquei 5 semanas imobilizado e, após, iniciei o trabalho de fisioterapia.
    Após muita fisioterapia e com um trabalho de ganho de força (musculação gradativa - hoje estou pegando halter 5kg e de 15 em 15 dias aumento 1 kg), atualmente, consigo realizar a maioria das tarefas com um pouco de força e sem qualquer dor.
    Ainda sinto um pouco de insegurança para voltar a prática esportiva, como por ex: boxe e surf.
    A dúvida é a seguinte:
    Como a literatura médica prevê, na maioria dos casos, o prognóstico para esse tipo de lesão (ruptura do biceps distal)...supondo que ocorreu td bem na recuperação, o tendão teria mesma segurança/força que o tendão não lesionado ? O paciente teria que se afastar temporariamente ou definitivamente dos esportes que requeiram uma agilidade maior no bíceps, por ex: boxe, volei..., musculação. ?

    Abraços e fico grato desde já pela atenção.

    Rodrigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo a melhor pessoa para responder essa pergunta é o seu cirurgião, ele sabe a qualidade do tendão que foi reinserido.

      Excluir
  8. Olá Dr. Marcos, sou fisioterapeuta do trabalho, primeiramente parabéns pelo blog, creio que este ajuda muitas pessoas e principalmete profissionais da área da saúde.
    Gostaria de saber do senhor se na cirurgia para ruptura do tendão do bíceps braquial (porção longa), o tendão é fixado novamente no tubérculo supra-glenoidal e se caso não for feita a cirurgia há perda de movimentos?
    Desde já agradecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente não, a reinserção é feita na região entre o subscapular o o supraespinal no úmero ( goteira bicipital) normalmente não ha perda de movimento

      Excluir
  9. Dr. Marcos, houve uma ruptura do meu tendão do bíceps complexo braquial.
    Eu perdi o movimento do braço. Gostaria de saber se com uma cirurgia eu conseguirei movimentar meu braço de novo?
    Desde já agradeço pela resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As lesões do Plexo Braquial causam perda de movimento, as lesões do tendão do bíceps provocam perda de força. Existem cirurgias de reinervação para lesões do plexo braquial que podem ajudar na recuperação dos movimentos, porém tem melhores resultados quando realizados nos primeiros 8 meses após a lesão.

      Excluir
  10. Dr Marcos!

    Recentemente sofri um acidente de carro onde a pressão exercida pelo cinto de segurança no meu ombro e Bicepis deixou um grande ematoma sendo que a região do bicepis na parte superior proximo ao ombro ficou funda fui ao medico e ele me orientou a fazer compressas de gelo, ja faz uma semana, eu percebi melhoras, pois o ematoma roxo sumiu, retornando a cor normal da minha pele, porem q região que havia ficado funda não retornou ao normal totalmente, e em determinados movimentos como esticar o braço para tras sinto uma pequena fisgada na região do bicepis, minha duvida é, qual o tempo de recuperação nesses casos tendo em vista que eu ja percebi alguma melhora e se eu devo procurar novamente o médico?

    ResponderExcluir
  11. Dr.marcos.a priori muito boa noite, estive navegando por curiosidade, ou, ate mesmo pelos esclarecimentos dispostos por Vossa Senhoria, o quão substancial e edificante foram. Pois bem,aproveitando a oportunidade,e,seu eminente conhecimento,e,o fato de eu labutar também na área como enfermeiro,gostaria de expor minha situação: hoje faz quatro semanas de submissão de uma; acromioplastia seguido de rompimento de supra-espinhoso com comprometimento de 70%, com bursectomia. Dr. infelizmente
    na alta hospitalar não pude contar com ajuda de terceiros,e, resolvi fazer minha volta para casa de ônibus, acontece que no trajeto, houveram momentos compactação provocando muita algia , sofri ate a outra manha pois os analgésicos não bastaram; contudo logo com repouso e os dias necessários com anti-inflamatórios tudo se restabeleceu. Contudo, ficaria muito grato se respaldado fosse sobre a possibilidade de uma possível falta de vascularização do trocanter umeral,e, quais métodos aconselhados quando do inicio fisioterapico , para colaborar com fortalecimento do conjunto, evitando e mitigando uma 2º recidiva dos tendões e necrose acromial,uma vez que tenho 54 anos.

    Cordialmente.
    Daniel Silas. com meus sinceros votos de felicidades para todos de seu convívio neste ano que se finda mas como também no que é breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O excesso de movimentos no pós operatório pode ser prejudicial a cirurgia, para evitar uma recidiva siga as orientações médicas.

      Excluir
  12. Recentemente sofri um acidente cai em cima do braço direito houve uma ruptura do meu tendãoe do suprecapular se nao fizer a cirurgia pode trazer alguns trauma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O subscapular ajuda na estabilidade do ombro e realiza a rotação interna, essas funções ficam prejudicadas quando o tendão se rompe.

      Excluir
  13. Boa noite Dr. Marcos Britto,

    Primeiramente, parabéns pelo site e pelos claros artigos redigidos.
    Sou de MANAUS-AM, tou com uma duvida, tou com uma rotura do cabo longo do bíceps, minha cirurgia ta marcado pra final de fevereiro ainda. NAO DOI. Gostaria de saber se posso malhar braço com esse problema? fico no aguardo URGENTE Dotor. anderson.kauany@hotmail.com, esse e meu email.
    Obrigado
    Anderson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adiar a cirurgia e movimentar ativamente o músculo aumenta o encurtamento do tendão e pode dificultar a cirurgia.

      Excluir
  14. boa noite eu ropeu o tendao do bicips dos dois braço e eu gostaria de saber a perca da força dos braço voltarom por que eu nao consigo lentar aprocimadamente 10kg nao foi feita nenhuma cirugia faz 5 meses que eu estorei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ruptura bilateral simultânea é rara, pode estar associada ao uso de substancias anabolizantes.
      Sim ocorre perda de força nas lesões não reparadas pois o biceps é um importante flexor secundário do cotovelo.

      Excluir
  15. Boa tarde dr Marcos me chamo Yuri sou triatleta amador, recentemente fiz a tenodese no biceps devido a rotura do cabo logo, minha cirurgia foi feita após 3,5 semanas da lesão e apresentava sinais de degeneração, qual seria o tempo indicado para o retorno as atividades como ciclismo, corrida e natação? Foram utilizadas 3 ancoras e estou com 6 semanas de operado. Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não aceite opinião de ninguém a respeito disso, somente seu ortopedista pode lhe liberar.

      Excluir
  16. Bom dia dr. Marcos.
    A 4 meses um amigo rompeu completanente o tendão do biceps porçao curta, a princípio, os medicos disseram não precisar de cirurgia, porem ele é atleta de boxe e esta tendo.muita dor e perda de força para treinar. No.caso dele é possível realizqro.procedimento cirúrgico?
    Desde já agradeço.
    Att. Raquel D.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ruptura da porção curta do bíceps é muito rara, temos que analisar o caso para saber se há possibilidade de tratamento cirúrgico.

      Excluir
  17. Boa tarde Dr. Marcos, há a possibilidade de ruptura do tendão do Bíceps braquial na altura do ombro sem apresentar o sintoma conhecido como braço de Popeye.Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é possível. Porém é muito raro, isso ocorre quando há ruptura e o tendão tem uma inflamação crônica e se re-adere na goteira bicipital.

      Excluir
  18. Boa noite Dr. Marcos, há uns 4, 5 anos, sofri uma ruptura da cabeça longa do bíceps, em quanto praticava musculação, procurei um ortopedista, ele avaliou a lesão e falou pra eu descansar 3 semanas e voltar as minhas atividades, não me recomendou nenhuma cirurgia. Informou que eu teria menos força no bíceps rompido, mas que conseguiria levar a vida tranquilamente. E foi o que aconteceu. Faço academia desde então normalmente, porém, com uma leve dificuldade no bíceps rompido. Queria saber, se hoje, depois de tanto tempo, seria possível uma cirurgia, para que eu pudesse recuperar a força do meu bíceps rompido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cirurgia para lesões tendinosas é mais facilmente realizada nas primeiras semanas,lesões crônicas são mais difíceis de tratar e após anos de lesão a cirurgia as vezes não é possível .

      Excluir
    2. Caro Danilo. Aconteceu o mesmo comigo praticando Jiu Jitsu, tenho muito receio em fazer a cirurgia, assim como no seu caso nao tenho dor.
      Me diga perdeu muita força no braço?
      Estou com o braço lesionado há uma semana
      Essa força que se perde com essa lesão é aquela força pra levantar peso?

      Excluir
    3. Caro amigo, em relação a musculação, digamos que perdi 30% da força e resistência, para ocasiões comuns de utilidade do braço, digamos que perdi 20% da força e resistência.
      Sim, me refiro a força para levantar peso.
      Eu te aconselharia a fazer a cirurgia e reparar o músculo, aproveitando que a lesão é recente. Quando consultei um ortopedista, me foi informado, que geralmente essas cirurgias são feitas por artroscopia, ou seja, não abrem o seu braço. Hoje vivo normalmente, faço musculação, porém, encontro dificuldades certos exercícios e esteticamente, o braço fica estranho quando contraído.

      Excluir
  19. Olá Dr. Marcos, minha irmã terá que fazer a cirurgia no ombro e gostaria de saber se a cirurgia é cara, pois ela não tem plano de saúde e o médico disse que ela tem apenas um mês para realizar o procedimento.

    ResponderExcluir
  20. Olá Dr Marcos, estou procurando um especialista em lesão do bíceps, no meu caso foi o tendão do biceps distal, foi em um médico e fiz ressonância, ficou concluído que tenho lesão de grau 1, uma inflamação em volta do tendão, mas gostaria de uma segunda opinião pois estou com a dor ainda, desde novembro de 2015, o sr. seria especialista deste meu problema? obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Realizamos o tratamento das lesões e patologias do bíceps braquial na sua inserção no cotovelo

      Excluir
  21. Boa noite doutor. Qual o melhor método para quem prática musculação e o serviço é braçal. Andei pesquisando e vi vários. No meu caso foi ruptura total do tendão do bíceps direito região distal. EU vi que tem métodos com duas incisões e algumas com única e modo de fixação existe o endobutton e o âncora. Qual o senhor acha o melhor? Para um paciente com essas características. Desde já obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A técnica deve ser escolhida pelo cirurgião, elas tem particularidades únicas e são dependentes de materiais e implantes específicos que nem sempre estão disponíveis.

      Excluir
  22. Doutor Marcos, Boa Noite.
    Tenho Uma Lesão No Reto Femoral Da Coxa Direita, Grau II. Convivo Com ela Há mais De 10 Anos. Ultimamente, embora eu Não Faça Esforço Esportivo, ela Tem Me Prejudicado. Já Atingiu Um Outro Músculo, Vasto Medial Ou Lateral. Tenho Apresentado Dores E Alguma Dificuldade De Locomoção. Qual O Melhor Tratamento ? Pode-Se Fazer Cirurgia? Há Alguma Chance De Melhora Não-Cirúrgica? Muito Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As lesões musculares cicatrizam em 3 meses, em algumas situações acorre a formação de tecido cicatricial fibroso e um encurtamento das fibras que predispõem a lesão sequenciais. Procure um ortopedista pode ser tentado o tratamento sem cirurgia.

      Excluir
  23. Boa noite!
    Dr. Marcos,
    Tive uma ruptura completa da porção distal do tendão do bíceps junto a sua inserção na tuberosidade radial,com edema nas partes moles adjacentes bem como moderada quantidade de líquido no espaço subaponeurótico em correspondência, estando o foto tendineo irregular e retraído ao nível da interlínha do cotovelo.
    Já faz 29 dias hoje!
    Meu bíceps está diferente do outro!
    Ainda dá tempo de fazer uma cirurgia? A recuperação é rápida?
    Muito obrigado e que Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  24. Bom dia Doutor Marcos um nervo 100% cortado do braço existe cirurgia de reconstrução do nervo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a reconstrução é possível. Com sutura das duas pontas e em casos crônicos transferências musculares.

      Excluir
  25. Boa tarde Dr., sofri um acidente a 2 anos atrás no qual tive um corte muito profundo no braço direito expondo o osso, fiz 26 pontos ao total 13 por fora e 13 por dentro.
    Tenho muita dificuldade para pegar e segurar obejetos desde então, pode ter relação com o corte?
    Pode ter interferido nos movimentos dos dedos?
    (Foi na parte lateral do braço direito, pegou um palmo abaixo do ombro até o cotovelo).

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde.
    Gostaria de saber até quanto tempo após a lesão de rompimento do tclb pode ser feito o procedimento cirúrgico. Isto mantendo a imobilização.o incidente ocorreu no dia 13/08/18.
    Antecipadamente obrigado.
    José.

    ResponderExcluir
  27. boa noite. recentemente (uns 3 dias) fui a academia e acredito que tenha exagerado no treino. A instrutora me passou um treino para costas onde eu usei apenas o peso do corpo eu achei que nao teria problema que seria ate mais facil. no dia seguinte meus braços estavam muito inchadoa e eu nao conseguia movimentar (deixa-los retos) eles ficam flexionados quando tento esticar doi demais e quando tento levantar o inchaço nao permite... Acontece que no dia seguinte inchou mais e durante a noite mais ainda to tomando anti inflamatório e relaxante muscular estou fazendo compressas de gelo mas o inchaço parece aumentar ao inves de diminuir. Sei que para saber nelhor precisaria me examinar mas poderia me dizer o que poderia ser. Se de repente é apenas um estress do musculo e se sim quando deveria voltar ao normal? Obrigada pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O excesso de esforço pode levar a lesões musculares mais graves. Você deve ingerir muita água e procurar um pronto socorro para que o médico avalie seus músculos e tendões.

      Excluir
  28. Bom dia Dr. Tive um rompimento total do tendao do bicepb na parte do anti-braço com um encurtamento de 9.7 cm detectado na ressonância, com cirurgião existe a possibilidade de restabelecer esse tendaoe prende-lo no osso do anti-braço novamente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando o encurtamento é grande podemos usar enxerto de tendão que irá alongar o coro retraído.

      Excluir
  29. Dr. Marcos gostaria de saber se quando tem uma ruptura total do tendão do cabo longo do bíceps e dentinopatia do tendão do supra espinhal é caso de cirurgia,eu tenho 50 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No artigo dessa página estão alguns conceitos. A análise de um caso específico irá necessitar da avaliação de um médico ortopedista.

      Excluir
  30. Olá meu na adolescência levei uma facada no braço e fiquei como um buraco no músculo, como se fosse o do Popeye mais não mim afeta muito no dia a dia a não ser quando elevo uma carga muito pesada será q e necessário uma cirurgia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando as lesões não provocam alterações funcionais em geral não há indicação cirúrgica do ponto de vista da ortopedia. Porém as deformidades estéticas podem afetar o paciente e nesse caso é melhor conversar com um cirurgião plástico

      Excluir
  31. JOGANDO BOLA , SOU GOLEIRO AE FIZ UMA DEFESA CAINDO E ESTIQUEI BEM O BRAÇO E TIVE UMA RUPTURA PARCIAL DO TENDÃO DO BICEPS, QUAL MELHOR TRATAMENTO, REPOUSO OU CIRURGIA??? OBRIGADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe receita de bolo para tratamento dessa lesões

      O tratamento será individualizado de acordo com as características da lesão

      Excluir
  32. Boa noite doutor tive um rompimento parcial do biceps distal do braço esquerdo de 32mm neste caso como trabalho preciso de cirurgia ou com tratamento funciona.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A decisão sobre cirurgia em lesões parciais é multifatorial.

      Seu tipo de trabalho , suas espectativas em relação aos esportes , sua idade, grau de.deformidade e perda de força serão avaliados na tomada de decisão.

      Não há uma resposta simples e única para todos os casos.

      Converse com seu ortopedista sobre as suas espectativas e em conjunto poderão avaliar a melhor opção no seu caso.

      Excluir
  33. Boa tarde, tive uma ruptura do bicipes braquial há 10 anos, será que existe a possibilidade de cirurgia ainda?

    ResponderExcluir
  34. Boa noite Dr. Marcos, há uns 12 meses sofri uma ruptura da cabeça longa do bíceps, em quanto carregava um bloco de meio-fio, procurei um ortopedista, ele avaliou a lesão e falou que poderia operar ou que se não optasse pela cirurgia, iria perder 20% da força do braço em questão.
    Resolvi não operar, dei um descanso de 4 semanas e voltei minhas atividades.
    Informou que eu teria menos força no bíceps rompido, mas que conseguiria levar a vida tranquilamente. E foi o que aconteceu. Agora fui fazer alguns serviços domésticos e estou com uma dor muito peculiar e que está refletindo no meu ombro. Teria algum acessório para que eu possa comprar que aliviasse essas dores ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mais importante agora é descobrir a causa da dor. Como há no passado a ruptura da PLB agora outros tendões podem estar em sofrimento ou mesmo com lesão.

      Excluir
  35. Boa noite Dr. Marcos, há uns 12 meses sofri uma ruptura da cabeça longa do bíceps, em quanto carregava um bloco de meio-fio, procurei um ortopedista, ele avaliou a lesão e falou que poderia operar ou que se não optasse pela cirurgia, iria perder 20% da força do braço em questão.
    Resolvi não operar, dei um descanso de 4 semanas e voltei minhas atividades.
    Informou que eu teria menos força no bíceps rompido, mas que conseguiria levar a vida tranquilamente. E foi o que aconteceu. Agora fui fazer alguns serviços domésticos e estou com uma dor muito peculiar e que está refletindo no meu ombro. Teria algum acessório para que eu possa comprar que aliviasse essas dores ?

    ResponderExcluir
  36. Bom dia doutor
    Durante o treinamento, foi aplicado uma carga excessiva sobre o músculo bíceps braquial sendo transferida uma tensão maior sobre o tendão. Qual receptor muscular deve ser ativado nessa situação e qual a provável resposta eferente ?
    Poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  37. Boa noite doutor marcos , sou motorista de coletivo , trocando uma porta em minha casa , sofrir uma ropitura de um dois tendões do bicips do braço , fui ao otorpedista ele disse que fazendo repouso e depois fisioterapia poderia volta ao trabalho , gostaria de um parece do senhor ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As orientações gerais estão acima. Para uma avaliação completa e individual seria importante um exame clínico presencial e avaliação dos exames de imagem.

      Excluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Consolidação das Fraturas

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Mordida de Animais

Fratura de tíbia - Diafisaria

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.

Arquivo

Mostrar mais