Mordida de Animais

Todos os anos milhões de pessoas no Brasil são mordidos por animais. A maioria das mordidas e picadas ocorrem nos dedos da mão dominante, mas mordidas de animais também pode ocorrer nas pernas, braços, cabeça e pescoço. 

Quais as causas das mortidas de animais?
A maioria de mordidas de animais são de cães. As mordidas do gato são a segunda causa mais comum de mordidas. O risco de infecção por uma mordida de gato é muito maior do que uma mordida de um cão. 

Uma grande preocupação sobre uma picada de animal é a possibilidade de contrair a Raiva. Muitos animais domésticos no Brasil são vacinados, porém nem todos e os animais silvestres também transmitem raiva como o gambá, morcego, guaxinim, etc.  A raiva causa cerca de 55.000 mortes por ano no mundo*.

Lesões causadas pela mordida
Mesmo uma mordida que não fure a pele pode causar esmagamento e laceração do osso, músculos, tendões, ligamentos e nervos. Se a pele for lesada, existe a possibilidade adicional de infecção. 

Quais os sinais de infecção numa mordida de animal?
Os sinais de uma infecção incluem: 
  • Calor em torno da ferida, 
  • Inchaço 
  • Dor 
  • Saída de pus 
  • Vermelhidão em torno de um ferimento 
Sinais de danos aos tendões ou nervos incluem: 
  • Uma incapacidade de dobrar ou esticar o dedo 
  • A perda de sensibilidade sobre a ponta do dedo pode estar relacionado a lesão nervosa
O que fazer se seu filho foi mordido por um animal?
Prenda o animal que causou a lesão, não o mate.
Um médico deve ser contactado.
O médico vai lavar a área ferida cuidadosamente e verificar se há sinais lesão de nervos ou danos dos tendões. O braço será examinado para determinar se há sinais de uma infecção. Alguns casos requerem tratamento cirúrgico. O animal deverá ficar sob observação durante 10 dias. Caso o animal adoeça ou morra nesse período a vítima da mordida deverá ser vacinada contra Raiva.

Tratamento 
Primeiros socorros Tratamento Imediato. 
A área mordida não deve ser colocado na boca. A boca contém bactérias que podem causar infecção. 

Feridas superficiais 
Para feridas superficiais, a área deve ser cuidadosamente lavada com água e sabão ou um anti-séptico. Cubra a ferida com curativo estéril.
A área deve ser cuidadosamente vigiada para detectar sinais de nervos ou tendões danificados.  A ferida cicatriza em geral dentro de uma semana a 10 dias. Se isso não acontecer, ou se houver sinais de infecção ou danos aos nervos e tendões, ajuda médica deve ser procurada imediatamente. 

Presença de sangramento 
Pressão direta deve ser aplicada sobre a área com um pano seco e limpo e da área deve ser elevada. 
A pressão direta de um único dedo sobre um ferida pequena é capaz de parar o sangramento em 99% dos casos. Pressione durante 10 minutos o local, não fique retirando o dedo para saber se parou de sangrar, mantenha pressionado continuamente, após 10 minutos a maioria dos pequenos sangramentos estará controlada. Não unitive pó de café, açúcar, etc.
A ferida deve ser coberta com um curativo limpo e estéril e atenção médica deve ser procurada imediatamente. Se o ferimento for na face, cabeça ou pescoço, a ajuda médica deve ser procurada imediatamente. 

Assistência médica 
O médico pode deixar a ferida aberta (sem pontos), a menos que haja uma ferida facial. Exames radiológicos e de sangue podem ser necessários em alguns casos.
A vacina contra tétano e uma prescrição de antibióticos podem ser prescritos. Se os tendões e nervos foram feridos, um ortopedista especialista pode ser consultado para tratamento adicional. O incidente deve ser relatado ao departamento de saúde pública. Eles podem pedir ajuda para localizar o animal. Isso é para que o animal pode ser confinado e observada para os sintomas da raiva.

* Estatísticas da AAOS.

Ortopedista, Traumatologista e Médico do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
atualizado em 06/05/2013

Comentários

  1. Dr. Marcos, muito curioso o artigo sobre mordidas. Quem costuma correr na rua também enfrenta esse risco. Por favor, da próxima estenda o assunto para os corredores. Estou aproveitando para divulgar seu artigo no blog recém-liberado www.corredor-de-rua.blogspot.com. Abs

    ResponderExcluir
  2. Ola dr meu nome é Daniela, venho por meio dessa msg pedir ajuda... bom a 4 dias apresento um sensaçao muito ruim no cotolevo sintoma que é a primeiva vez que sinto, nao posso apoialo em uma mesa ou em qualquer outro lugar que me causa um tremendo desconforto nao sei dizer se é uma dor porem e ruim nao consigo me apoialo nele o que seria isso ajude me porfavor!

    ResponderExcluir
  3. Fui mordida por um gato (no dorso da mão) na tentativa de apartar uma briga, não sangrou mas doeu muito. O curioso é que já se passaram 15 dias e região continua dormente, é a mesma sensação de quando tomamos anestesia no dentista e a bochecha fica com aquela sensação que vc a sente quando passa a mão mas sente que ainda está dormente. Estou preocupada. O gato que me mordeu era da minha vizinha, é um gato bem tratado e por isso não fui ao médico já que não sangrou. A região que está dormente não esta roxo nem vermelho mas estou preocupada por ainda estar dormente e pela falta de sensibilidade. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As dormências que surgem após trauma em geral estão relacionadas a contusão no nervo, se o nervo não foi cortado a dormência deve melhorar, porém se ocorreu uma lesão completa do nervo a região pode ficar dormente.

      Excluir
  4. Doutor bom dia. Estou apreensiva meu esposo foi mordido pelo um gato de rua as 11 da manhã ele procurou assistência medica à noite pois estava em horário de trabalho. Já faz 3 dias e a mão dele contínua e aumentando o vermelhidão e inchaço. O que fazer nesse caso. Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde dr. Eu fui mordida por um cachorro de rua (ou se tinha dono deixaram ele solto nesse dia) no dia 30/Agosto ha um pouco mais de uma semana. Fez um furo com o dente de cima do cachorro e com o dente de baixo fez um buraco maior e fundo. O medico alem de receitar vacinas antirabica e passar soro e etc, deu um ponto só pra cicatrizar mais rápido. Já fazem 11 dias e metade desse buraco maior já esta com casquinha e metade ainda não cicatrizou. Esta com uma casquinha bem fina e mole que se entrar em contato com agua ou líquido ela se desfaz e abre de novo. Mas não sangra mais. Mas esta meio q exposto. É como se fosse pus.. Quando seca fica assim mas quanto tomo banho ela amolece. É normal? Tenho medo que seja inflamação. Obrigada

    ResponderExcluir
  6. Fui mordida na mão por um cao estranho,no momento da mordida doeu muito e sangrou pouco,e agora está vermelho em volta da ferida e inchado,o que eu devo fazer já a ferida é pequena?O que você me indica?

    ResponderExcluir
  7. Dr Marcos, fui mordido por cachorro na panturrilha a 2 meses. Tive infecção, inchaço, enfim quase todos os sintomas de uma mordida complexa de cachorro, com exceção de dilaceracão. Hoje estou bem, quase tudo passou, porém a região da mordida até a base do pé, permanecem dormentes.
    Uma vez que atingiu nervo/tendão e dado o tempo da dormência pergunto: a dormência se tornará permanente ou tenho alternativa de reverter ?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  8. Doutor fui mordida pela minha gata doméstica,ao tentar por ela para dentro mim momento em que ela estava nervosa cm outro gato... Ela está com a vacina em dias e eu cm a antitetanica também... Ela me mordeu na região logi acima do pulso,sangrou durante uma 2 minuto e parou,levei com água e sabão, passei álcool,e uma pomada cicatrizante,.. o local está pouco inchado e dolorido... Tenho que procurar intervenção médica de imediato ou posso aguardar para averiguação de caso haja pioras... Obrigada pela atenção

    ResponderExcluir
  9. Sinto todos os sintomas relacionados neste artigo fiz ate o teste, batendo no nervo e da choque no dedo, e esta doendo muito meus dedo e mao mais dores doque formigamento ....

    ResponderExcluir
  10. Oi Doutor o cachorro de casa me mordeu hoje no pé! Não estou conseguindo firmar ele no chão, acho que pegou um nervo... A mordida foi pequena, será que preciso ir no medico?

    ResponderExcluir
  11. Boa noite! Há quase um mês fui mordida pelo meu cachorro, como estava com calça, os furos não foram profundos,saiu uma gotinha só de sangue, porém foi tão forte que a área ficou muito roxa por dias (a região foi a coxa, entre as pernas). Estou preocupada com o caroço que ficou por dentro da pele, o que pode ser, isso vai sumir? Obrigada.

    ResponderExcluir
  12. Olá, meu nome e igor, ontem fui mordido por um cachorro, o dono falou q ele era facinado, ele me mordeu fez um buraco grande fundo em minha perna, e hj eu ferida já está dando casquinha, porem eu tô sentindo dor na minha perna toda, ele me mordeu perto do joelho, e agora tô sentindo dor d minha coxa até minha perna, pode me dizer se é normal, eu tenha 18 anos e não fui ainda no medico

    ResponderExcluir
  13. Dr. Há dois meses ganhei dois gatinhos, um Persa e outro Sagrado da Birmania, os dois com 10 anos de idade. O segundo citado foi brigar com o outro, na tentativa de separar ele grudou na palma da minha mão e mordeu, perfurou, fui ao médico e ele me receitou 5 doses da vacina anti-rábica, já tomei a primeira dose no mesmo dia ontem) e hoje está avermelhada em volta e doendo bastante, devo voltar ao médico?.

    A ex dona disse que ele era vacinado e está com tudo em dia.

    ResponderExcluir
  14. Dr. fui mordida por um cachorro na rua, estava de calca porem senti minha perna arder, verifiquei consta as marca do dente do cachorro porem superficial preciso procurar um medico?

    ResponderExcluir
  15. Boa noite Doutor, fui mordida no dedo no domingo dia 06/11 pelo cachorro do vizinhoe hj dia 8 ainda continuo com muita dor, o dedo está bastante inchado e bem vermelho, vc acredita que deva procurar o médico por mais que o cachorro seja vem cuidado?

    ResponderExcluir
  16. Sim. Melhor procurar um médico ou ao menos um posto de saúde.

    ResponderExcluir
  17. Doutor carreguei uma sacolas de mercado meu dedo depois do polegar ficou dormente sendo que após 10 horas ainda estar dormente é preocupante doutor apenas um dedo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A compressão causada pela alça da sacola sobre o nervo digital é reversível nas maioria dos casos.

      Excluir
  18. Doutor, fui mordido pelo meu cachorro, ele foi vacinado a 6 meses atrás. A mordida fez um furo em cima e em baixo do meu dedo indicador da mão direita, o furo de baixo foi um pouco mas profundo, e na mão esquerda foi no canto da unha do dedão. Fui no posto de saúde, e eles limparam e colocaram algum pra desenfetar, e madaram eu observa o cachorro por 10 dias. Estou com medo. Será que devo ir ao médico ainda.

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde doutor,

    O meu caso é um pouco diferente dos demais.
    Em maio de 2016 fui mordida por um buldogue francês que estava preso perto dos carrinhos de compra de um supermercado em um bairro nobre do interior de SP (são sebastião).
    Esperei aparecer a dona o qual me pareceu muito correta nos cuidados do cachorro.
    Fui imediatamente para o pronto socorro da cidade e tomei 2 vacinas para raiva (um no dia e outro depois de 3 dias) e fui realizado a limpeza do local.
    A mordida foi superficial, chegou a cortar um pouco da pele e ficou bastante roxo devido a pancada na perna direita.

    Minha dúvida, é normal depois de tantos meses (estamos em janeiro de 2017) a ferida que está cicatrizada e ainda coçar de vez em quando? ficar um pouco dolorida? ou é impressão minha somente?

    Fico preocupada pois nunca fui mordida e isso me deu um pouco de receio do tratamento realizado.

    No caso, encontra-se totalmente cicatrizada so com as marquinhas dos dentes do cachorro.

    ResponderExcluir
  20. Mostre a cicatriz a um médico pode ser realmente somente impressão sua.

    ResponderExcluir
  21. Minha filha foi mordida por um cachorro eu tenho que deixar a mordida aberta ou fechada. Para sarar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mais importante é limpar bem a ferida. Levar a um médico para avaliar se há a necessidade de desbridamento e deixar coberto com uma gaze para evitar uma infecção secundária .

      Excluir
  22. Doutor, a mês fui mordida pela minha gata no dedo indicador da mão direita e no dia seguinte fui ao pronto socorro 3 veses onde me deram antibióticos e anti-inflamatórios. pois bem, meu dedo continuava doendo e inflamou ainda mais...fui a uma médica particular e comecei novo tratamento com antibióticos mais fortes e já estou quase no final do tratamento, apresentou pouca melhora e meu dedo está "dobrado" e não consigo movimentá-lo na articulação do meio. Ela pediu que eu pedisse a opinião de outro médico, mas como disse, fui 3 veses no pronto socorro aqui na minha cidade e nem sequer olharam para meu dedo... me dá uma luz... por favor! Obrigada

    ResponderExcluir
  23. Dr, estava vasculhando embaixo da cama do meu irmão quando senti uma picada bem forte no dedo. Procurei uma ferida ou marca que me mostrasse o local ou a causa, mas não tinha nada aparente. Porém quando molho meu dedo ele arde muito em uma região que não há ferida alguma e sinto uma dormência nele como se estivesse com câimbra. O que pode ter acontecido? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De alguma maneira pode ter ocorrido uma lesão ou contusão no nervo interdigital. Procure um ortopedista

      Excluir
  24. Doutor Meu cachorro esta meio estranho ele nunca foi agrecivo sempre docil mas notei q nasceu umas bolhinha em cima da pata e toda vez q ele coça ela estoura e sai sangue ele esta todo morgado derrepente fui fazer um carinho nele ele abocanhou meu dedo midinhona hora sentir uma dor meu dedo ficou meio vermelho e inchado mas nao furou devo procurar um medico.oq fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A doença pode provocar alterações de comportamento . Sugiro que você procure um médico e leve seu cachorro a um veterinário.

      Excluir
  25. Boa noite dr fui mordida por um cão e chegou a furar a unha e está inchado e latejando muito oq posso fazer

    ResponderExcluir
  26. Doutor fui mordido pelo gato no pe. Mordida superficial . Não está doente! Mesmo assim tenho que ir no posto. ?

    ResponderExcluir
  27. Boa noite Dr. Marcos, primeiramente quero lhe parabenizar, raramente vemos um medico se disponibilizando em ajudar as pessoas respondendo aos comentários, meus parabéns. Se for inconveniente a pergunta peço desculpas, mas queria saber se picada de abelha pode da alergia tardia. Fui mordida ontem as 15 e 30. Me disseram que ate 72 horas corro o risco de ainda apresentar choque anafilático é verdade ? ou apenas a pessoa queria que eu busca-se auxilio medico. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os choques anafiláticos graves ocorrem minutos após a exposição ao antígeno.

      Excluir
    2. Boa noite Dr. fui mordida por um cachorro no meu pé, fui ao médico, levei pontos, fiz tudo direitinho,Mas já se passaram 8 dias e região continua dormente, é a mesma sensação de quando tomamos anestesia,a região que está dormente não esta roxo nem vermelho mas estou preocupada por ainda estar dormente e pela falta de sensibilidade, e ao passar a mão na região na mordida , da um choque 😞 Devo voltar ao médico ?

      Excluir
  28. Doutor, fui mordido por um gatinho de 2 meses e aparentemente está bem. Porém, foi abandonado perto da minha casa e resolvi da comida a ele. Ele me mordeu e procurei o serviço de saúde 5 dias após o ocorrido. Lá eles me informaram que devo observar o animal por 10 dias. Não passaram vacina, nem soro. Surgiram alguns sintomas como dor de cabeça e dor nos pulsos. Devo voltar ao médico?

    ResponderExcluir
  29. Boa noite Doutor! Minha cadela mordeu no antebraço a 11 dias, o roxo está sumindo,já cicatrizou a ferida, mas tem uma bola dura por dentro da pele onde os dentes apertaram, é normal, será que vai sumi ? Sinto uma dor leve no braço, e estou preocupada! Onde moro é difícil conseguir consultar!

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde! A 15 dias fui mordida por um cão da raça show show, as feridas já curaram, porém a mão esquerda está dormente, inchada e muito dolorida. A direita, fecho, mas não consigo abrir. O que posso fazer?

    ResponderExcluir
  31. Eu 6 anos foi atacada um pitibul ele mordeu minha mão e meu dedo só que meu dedo ficou dormecido e dias pra cá anda me tanto muitas feroadas e ñ consigo nem dormir de noite de dor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a dormencia após a mordida pode estar elacionada ao edema das partes moles ao redor do nervo digital ou mesmo uma lesão direta do nervo pelo dente do cachorro. O exame com um ortopedista pode guiar esse entendimento de acordo com as feridas na pele. Sugiro que você procure um pronto socorro.

      Excluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Consolidação das Fraturas

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Fratura de tíbia - Diafisaria

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.

Arquivo

Mostrar mais