Cirurgia na Luxação e Fratura Luxação do Cotovelo em adultos

O que é a luxação do cotovelo?
A luxação do cotovelo é a perda da relação das superfícies articulares que se separam e deslocam ou seja o cotovelo fica fora do lugar.
Quais os tipos de luxação do cotovelo?
A luxação do cotovelo pode ser parcial ou completa Em uma luxação completa, as superfícies articulares são completamente separadas. Em um deslocamento parcial, as superfícies articulares são apenas parcialmente separados. Um deslocamento parcial também é chamado de subluxação.
Anatomia do Cotovelo

Três ossos se juntam para formar a articulação do cotovelo. O úmero é o osso do braço. Dois ossos do antebraço (rádio e ulna) formam a parte inferior do cotovelo.Cada um desses ossos tem uma forma muito distinta. Ligamentos ligados aos ossos mantém todos esses ossos no alinhamento apropriado.
Quais os movimentos do cotovelo?
A Flexão extensão ocorre através da articulação entre o úmero a úlna e o rádio. A Rotação (prono-supinação) ocorre através de uma articulação entre o rádio e a ulna isso permite que a palma da mão seja rodada para baixo e para cima. Isso é chamado de pronação e supinação, respectivamente.
Quais movimentos podem ser afetados com a luxação do cotovelo?
Lesões e luxações no cotovelo pode afetar qualquer um desses movimentos. Tanto a flexo extensão como a pronosupinação podem ficar prejudicados e não raramente o movimento fica muito comprometido, principalmente nos casos negligenciados.
Qual a incidência de Luxação do cotovelo?
A luxação do cotovelo não são comuns. A luxação do cotovelo geralmente ocorrem quando uma pessoa cai em uma mão estendida. Quando a mão toca o solo, a força é enviada para o cotovelo. Geralmente, há um movimento de rotação que pode girar o cotovelo para fora de seu encaixe. A luxação do cotovelo pode também acontecer em acidentes de carro, quando os passageiros esticam os braços para se defender da colisão. A força que é enviada através do braço pode deslocar o cotovelo, assim como em uma queda.
Quais os elementos estabilizadores do cotovelo?
O cotovelo é estável por causa dos efeitos combinados de estabilização de superfícies ósseas, ligamentos e músculos. Quando deslocamos o cotovelo, uma ou todas essas estruturas podem ser lesadas em diferentes graus.
Qual a gravidade das luxações do cotovelo?
Uma luxação simples não tem qualquer lesão óssea maior.
Uma luxação complexa pode ter e lesões ósseas e ligamentares.muito graves Nos deslocamentos mais graves, os vasos sanguíneos e nervos que percorrem todo o cotovelo pode ser feridos ou até mesmo seccionados. Se isso acontecer, há o risco de perder o braço. Algumas pessoas nascem com maior flacidez ou folgas em seus ligamentos. Essas pessoas estão em maior risco de deslocamento de seus cotovelos. Algumas pessoas nascem com um osso cúbito que tem um sulco (Troclea) raso para o cotovelo. Eles têm um risco levemente maior para a luxação.
Quais os Sintomas da luxação do cotovelo?
A luxação do completa do cotovelo completo é extremamente doloroso é óbvio ao olhar para o paciente. O braço ficará deformado na região do cotovelo. 
Luxação do Cotovelo
Como é a luxação do cotovelo parcial (subluxação)?
A luxação do cotovelo parcial ou subluxação pode ser mais difícil de detectar.Normalmente, isso acontece depois de um acidente. Porque o cotovelo é apenas parcialmente luxado, os ossos podem espontâneamente mudar e a articulação pode aparecer bastante normal. O cotovelo geralmente move-se razoavelmente bem, mas pode haver dor. Pode haver hematomas na parte interna e externa do cotovelo, onde os ligamentos podem ter sido esticados ou rasgados ou rompidos. Subluxações parciais podem permanecer e recorrer ao longo do tempo, se nunca os ligamentos não cicatrizarem.
Subluxação do Cotovelo
Como é feito o Diagnóstico da luxação de Cotovelo?
O médico examinará o braço. Ele irá verificar se há dor, inchaço e deformidade. Ele irá avaliar a pele e a circulação do braço.Vai verificar também o Pulso na região do punho. Se a artéria é ferido na altura da luxação, a mão pode ficar com uma cor branca ou roxa. Isso é causado pela falta de sangue na mão.
Também é importante verificar o funcionamento dos nervos na mão. Se os nervos foram feridos durante a luxação, parte da mão ou a totalidade podem ficar insensível e incapaz de se mover.
Fratura Luxação do Cotovelo
A luxação de cotovelo deve ser avaliada com exames complementares?
Sim, Um raio-X é necessário para determinar se existe uma lesão óssea ( fratura luxação de cotovelo). Raios-X também podem ajudar a mostrar a direção da luxação.
O Raios-X simples é a melhor maneira de confirmar que o cotovelo está deslocado. Algumas vezes é necessária  uma tomografia computadorizada (TC).  Para avaliar os ligamentos, uma imagem por ressonância magnética (MRI) pode ser útil. Antes, porém, o médico irá reduzir (colocar no lugar) o cotovelo, sem esperar que a tomografia computadorizada ou ressonância magnética. Estes estudos são geralmente tomadas após o cotovelo luxado ter sido colocado de volta no lugar.
Quais os objetivos no Tratamento da luxação de cotovelo?
Uma luxação do cotovelo deve ser considerada uma lesão de emergência. O objetivo do tratamento imediato de um cotovelo luxado  é o retorno do cotovelo ao seu alinhamento normal. O objetivo a longo prazo é para restaurar a função do braço.
Quais os Tipos de tratamento para luxação do cotovelo?
O tratamento pode ser cirúrgico e não cirúrgico
A redução do cotovelo geralmente pode ser feita numa emergência de hospital. O ato de restaurar o alinhamento com o cotovelo é chamado de manobra de redução. É feito com cuidado e lentamente. Duas pessoas são geralmente necessárias para executar esta manobra.
Numa luxação do cotovelo simples são tratados, mantendo o cotovelo imobilizado com uma tala ou tipóia por 2-3 semanas, seguida de exercícios de movimento precoce.Se o cotovelo é mantido imóvel por um longo tempo, a habilidade de mover o cotovelo totalmente (amplitude de movimento) pode ser afetado. A fisioterapia pode ser útil durante este período de recuperação.
Quais as sequelas da luxação de cotovelo?
Algumas pessoas poderão perder a capacidade de  realizar a extensão do braço, mesmo depois de fisioterapia. Felizmente, o cotovelo pode funcionar muito bem mesmo sem a série completa do movimento. Após a fisioterapia para alongamento do cotovelo o médico ortopedista pode adicionar um programa de fortalecimento que deverá ser acompanhado por um fisioterapeuta. Os raios X podem ser tomadas periodicamente enquanto o cotovelo se recupera, para garantir que os ossos da articulação do cotovelo permanecem bem alinhados.
Como é feito o Tratamento Cirúrgico na luxação do cotovelo?
O tratamento cirúrgico está indicado quando após a redução da luxação o cotovelo permanece instável e nos casos mais graves com uma luxação complexa (fratura luxação do cotovelo). Nesses casos além do deslocamento, há geralmente múltiplas fraturas do cotovelo.
Numa luxação do cotovelo complexa, a cirurgia pode ser necessário para restaurar o alinhamento do osso e reparar os ligamentos rompidos. 
Após a cirurgia, o cotovelo pode ser protegido com um imobilizador. Esse dispositivo protege o cotovelo de deslocar novamente. Se as lesões dos vasos sanguíneos ou nervos estão associados à luxação do cotovelo, uma cirurgia adicional pode ser necessária para reparar os vasos sanguíneos e nervos, além da cirurgia realizada nos ossos e do reparo das lesões ligamentares.
Tratamento nos casos crónicos da luxação de cotovelo
Algumas vezes realizamos cirurgia reconstrutora tardiamente para restaurar o movimento de alguns cotovelos rígidos. A cirurgia remove o tecido cicatricial e crescimento ósseo extra. 
Ao longo do tempo, há um aumento do risco para a artrite e artrose da articulação do cotovelo se o alinhamento dos ossos não for perfeita, o cotovelo pode não se mover e rodar anormalmente, ou o cotovelo pode continuar a luxar ou ficar rígido.
O tratamento para a luxação simples normalmente é simples e os resultados são geralmente bons. Algumas pessoas com luxações complexas que ainda têm algum tipo de incapacidade permanente no cotovelo podem se beneficiar do tratamento cirúrgico que está evoluindo para melhorar os resultados para estas pessoas.


Dr Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologia e Medicina do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Atualizado em 25/02/2014

Comentários

  1. Caro Sr Aquiles, somente seguidores do blog podem postar comentários

    ResponderExcluir
  2. Tive uma fratura no olecrano , faz duas semanas que realizei a cirurgia, foi implantado fios de kiscner,sinto muita dificuldades de movimentar meus dedos isso é normal ?

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Hoje,eu cai de mão aberta e mal estou conseguindo levantar o cotovelo o que devo fazer ?

      Excluir
  4. Tive uma fratura no Epicôndilo Medial em 22 de Julho de 2011...
    Não mim sbmeteram a nenhuma Cirurgia, e mandaram-me fazer sessoes de fisioterapia e Hidroterapia, Fiz todas as Sessões de Fisioterapia e Hidroterapia, tendo até sessões extras... e Hoje ainda não tenho a completa movimentação do meu braço, Tenho uma limitação de Flexão e Extensão.

    Existe alguma cirurgia para corrigir este problema?

    Att. Edilson Silva

    ResponderExcluir
  5. Bom dia,
    À 5 dias atrás cai a praticar desporto (futebol), e aconteceu-me algo idêntico no braço direito, a esta descrição:
    "A luxação do cotovelo geralmente ocorrem quando uma pessoa cai em uma mão estendida. Quando a mão toca o solo, a força é enviada para o cotovelo."
    Na altura não fui ao hospital, porque com o braço em repouso não tinha qualquer dor, mas se exercesse força nalgumas direcções e sentido com o braço e com a mão sentia algumas dores no cotovelo e no pulso, sentia também algumas dores quando tentava esticar o braço (tinha um pequeno inchaço no cotovelo) que me impedia de esticar completamente o braço e sentia um certa pressão e dor.
    Entretanto fiz gelo e tomei um anti inflamatório, o inchaço desapareceu, e já não me dói tanto a esticar o braço todo, no entanto ainda sinto algumas dores ao fazer certos movimentos por ex. (meter a 5ª mudança no carro) movimento para fora não consigo efectuar.
    Gostaria que me aconselha-se se seria melhor ir ao Hospital, ou isto é uma situação normal em situações destas?

    Obrigado,
    att. Miguel Simões

    ResponderExcluir
  6. Boa noite !
    Tive ruptura total dos ligamentos do meu cotovelo, no momento que eu cheguei ao hospital constatou que não houve fratura só o deslocamento me colocaram uma tipóia por 15 dias será que terei que passar por uma cirugia ,ou tem como se recuperar sem cirugia , abraços estou no aguardo.

    ResponderExcluir
  7. O que determina a necessidade de cirurgia após a luxação do cotovelo é a presença de instabilidade, você deve manter o acompanhamento médico.

    ResponderExcluir
  8. que pode ser feito para melhorar os sintomas? no caso da fisioterapia?

    ResponderExcluir
  9. Bom Dia

    Tive uma LX de cotovelo e FX cabeça de rádio se desvio, fiz a redução dia 27-11-13, estou com tala, vou retornar no médico 02-12, mas já estou conseguindo movimentar a mão e os dedos sem problema algum, mas no cotovelo aparentemente parece está inchado será necessário continuar com tala? há algo que posso fazer para ajudar na recuperação?

    ResponderExcluir
  10. No caso de limitação de flexão e extensão do cotovelo, é recomendado fazer a cirurgia? Pois ainda estou com o movimento limitado mesmo após as sessões de fisioterapia.

    ResponderExcluir
  11. Ola , um mes mais ou menos cai e bati o cotovelo, ainda sinto dor! é normal?
    quanto tempo ainda vou sentir dor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso parece estar fora do normal , procure um ortopedista

      Excluir
    2. estou a um ano sem consseguir esticar o meu braço ja fiz fisioterapia e tudo q o medico pediu o que devo fazer? para voltar a esticalo

      Excluir
    3. Para tratar o problema precisamos determinar por que o cotovelo parou de funcionar

      Excluir
  12. Boa noite, meu nome e Jefferson William, quando tinha 6 meses de idade cai da cama e quebrei o braço, e fizeram uma cirurgia e ele não estica, por conta do cotovelo, conforme fui crescendo ele foi desenvenfo, mas mesmo assim o braço do lado esquerdo que fiz a cirurgia ele é um pouco mas fino e serva de 3 a 4 cm menos do que o braço direito, hoje tenho 18 anos, e muitas coisas sobre a clínica, o Sr, teria passado por uma citação semelhante ? Algo q poderia me orientar ou em ficar para talvez fazer um tratamento ou cirurgia para q ele volte a esticar ? Digamos que o braço fica torto serca de 45 a 50 graus. Desde já grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para determinar se seu caso poderei se beneficiar de uma cirurgia você deve procurar um ortopedista e realizar novos exames de imagem.

      Excluir
  13. Cai ja faz 2 anos passei por uma cirurgia quebrei a cabeça do radio não estico mais meu braço, coloquei quatro pinos e agora faz uns quatro dias que comecei a ter dor é normal ?

    ResponderExcluir
  14. Olá. Meu filho tem dois anos e ao entrar na creche a professora notou uma dificuldade dele em esticar os braços. Ao realizar um RX foi constatado uma luxação congênita da cabeça do rádio. Sua limitação e muito pouca, pois ele consegue tocar a cabeça e levar alimentos a boca, mas esteticamente fica comprometido. Gostaria de saber se é benéfica uma intervenção cirúrgica para correção nesta idade?

    ResponderExcluir
  15. Bom dia
    meu nome é Claudinei eu estava num sitio no interior de LuiZ Alves SC.estava caminhando quando eu cai de um barranco aproximadamente 2 metros e bati o cotovelo na queda não esfolou o cotovelo mas ador é intensa continua até hoje faz uns 15 dias que aconteceu a dor que eu sinto não é de baixo do cotovelo e sim do lado do cotovelo não consigo segura um caixa de leite e se eu fecho a mão dói muito e quando estou digitando eu sinto ador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quedas podem provocar fraturas. Nessa região há a cabeça do rádio. Você deveria procurar um pronto socorro ou um ortopedista

      Excluir
  16. Boa noite. Meu marido teve uma luxação no cotovelo esquerdo e passou por cirurgia. Porém, ele não esta sentindo os dedos mindinho e anelar. Ele consegue mexer parcialmente, mas não sente. Foi colocado um pino no cotovelo. Faz 2 dias que ele passou pela cirurgia. Isso é notmal? Ele reclama de muita dor.

    ResponderExcluir
  17. Boa noite!
    Hoje tenho 37 anos e fraturei o meu cotovelo quando tinha 11 anos. Fiquei 27 dias internado com um pino no cotovelo e logo assim engessado. Quando retirei o gesso o braço não esticava e pelo raio x constatou que o rádio estava fora do lugar e o médico ortopedista, na época, "lavou as mãos" que, eu, poderia ficar sem os movimentos do braço. Pelo tempo, é possível a reabilitação? ou seja,"esticar" o cotovelo?Apesar da limitação tenho força nas mãos.

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde

    Meu cotovelo saiu do lugar fui no médico aí ele botou tala falou para mim ficar uma semana ou duas com essa tala quiser voltar no lugar podia tirar fui no dentista ele só olhou meu braço assim perguntou quanto tempo eu tinha eu falei que ia fazer duas semanas ele falou que podia tirar em casa mas conforme eu te retirei em casa meu braço tá doendo muito não consigo deixar ele reto o que eu faço

    ResponderExcluir
  19. Meu marido trabalhando caiu do andaime e bater o cotovelo e com uns 15 dias depois o cotovelo cresceu uma bola isso é perigoso ou depois desincha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia nesse blog sobre bursite olecraniana pós traumática. Sugiro levá-lo ao médico ortopedista.

      Excluir
  20. olá doutor me ajuda.. queria saber se eu fazendo uma cirurgia no meu braço direito q ele n estira todo a parte do cotovelo meu braço ficaria normal? Ele É assim ser q eu nasci.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ortopedia é uma especialidade que reconstrói e recupera a função perdida. Patologias congênitas e traumáticas são possíveis de recuperação com tratamentos fisioterápico o em alguns casos com cirurgia.

      Excluir
  21. Dr.boa tarde min chamo Ryvea sofri um acidente de moto e luxação de cotovelo fiz cirurgia pra repor os ligamentos fiz fisioterapia e não consigo esticar o braço o q fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem opções . Procure um ortopedista especialista em Cotovelo. Após uma consulta presencial podemos lhe orientar em relação as alternativas.

      Excluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Entorse do Tornozelo

Exercícios para Ombro e Manguito Rotador

Consolidação das Fraturas

Fratura de tíbia - Diafisaria

MD no lugar DR para médicos

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.

Arquivo

Mostrar mais