Lesões Musculares, Câimbras e contratura muscular

O que é a Cãibra?
A Cãibra ou Caimbra é uma contratura muscular espontânea (espasmo muscular), involuntária, violenta, causada por despolarização das placas motoras devido ao acúmulo de metábólictos produzidos durante a contração múscular anaeróbica.

Qual a diferença entre caimbra e espasmo muscular?
A cãibra é um espasmo muscular violento, involuntário e agudo, porém podemos ter um quadro mais leve e menos agudo e a isso chamamos espasmo muscular.

Qual a relação entre a contratura muscular o espasmo muscular e a caimbra?
Todas são patologias musculares que provocam a contração do músculo. como dito anteriormente a caimbra é um espasmo muscular agudo ( intenso, violento) já a contratura muscular é a contração prolongada da musculatura. Imagine que o músculo teria uma cãimbra porém leve, só que no caso da contratura esse espasmo da musculatura ( contração múscular) permanece durante vários horas ou dias. Ou seja a contratura muscular e uma contração continuada do músculo e a Caimbra é um episódio agudo que dura poucos minutos e é muito intensa.

Quais os sintomas da Caimbra e da contratura múscular?
No caso da caimbra ocorre uma contração involuntária, muito intensa que necessita se ajuda para manter o músculo alongado. A contratura muscular apresenta o músculo endurecido ( contraturado).

O desequilíbrio de eletrólidos pode causar caimbra e espasmos musculares?
Sim, a mudança da concentração de eletrólitos e ácido lático provocam contratura muscular, o principal ion ligado a contração muscular é o cálcio, porém o Na ( sódio), K ( potássio) e Mg ( magnésio) podem estar envolvidos no espasmo muscular.

Banana e água de coco fazem bem  para os músculos, previnem e tratam a cãimbra?
Paciente em uso de diurético pode ter desequilíbrio hidro-eletrolítico, porém, caso os eletrólitos estejam normais no sangue, esses alimentos não mudam o quadro de caimbra.

Qual o papel dos isotônicos?
Exercícios extenuantes requerem uma hidratação com isotónico para prevenir as contraturas musculares a importância dos isotónicos aumenta ainda mais nos dias quentes.

Qual a melhor HIDRATAÇÃO durante a corrida ?
Começar sua corrida com o corpo pré hidratado. Tomar aproximadamente 300 ml de liquido isotónico 10 a 15 minutos antes de iniciar a corrida. Você pode perder entre 180 a 360 ml de líquido a cada 20 minutos de corrida, você deve beber 300 a 400 ml de líquido isotónico a cada 20 a 30 minutos ao longo de sua rota. Essas dicas se aplicam a todas as atividades físicas intensas. Durante o verão esse consumo pode aumentar. use a diga da balança descrita abaixo para ajudá-lo.
Importante pesar-se antes e depois das atividades físicas. Para cada 0,5 kg que você perder, beber aproximadamente 500 ml de líquido isotônico.
Após a primeiros dias você passa a conhecer seu consumo de líquidos e dessa maneira faz a reposição durante a prática de exercício.

Cãibra pode ser sintoma de uma doença grave?
As contrações musculares espontâneas atípicos podem ser sintoma de um desequilíbrio hidro eletrolítico que está presente em algumas doenças. Atenção a contratura dos masseteres ( não consegue abrir a boca por espasmo dos músculos que fecham a boca) nesse casos você deve procurar um médico clínico imediatamente.

Porque surgem caimbras noturnas?
A contratura muscular devido ao acúmulo de substratos da contração muscular anaeróbica não necessariamente ocorre no momento da atividade física. Essas câimbras podem estar relacionadas também a alterações metabólicas e frequentemente a problemas vasculares. Menos sangue chegando ao músculo obriga que esse faça atividade anaeróbia mesmo em atividades simples do dia a dia.

Qual o papel da massagem no tratamento da câimbra?
A massagem suave promove analgesia e ajuda no tratamento após o episódio de câimbra e contraturas musculares. No momento exato da câimbra o tratamento deve ser alongamento suave do músculo para impedir que ele fique em contração completa. A permanência em contração completa por vários segundos  leva a piora da câimbra e piora muito a dor após o episódio do espasmo. Quando o paciente descobre isso ele muitas vezes consegue evitar a câimbra simplismente mantendo o músculo alongado ao primeiro sinal de que o músculo irá entrar em espasmo.

O que é miofasciculação?
A mio fasciculação é uma contração muscular repetida.  Os músculos contraem em espasmos de pequena intensidade e repetidos. A miofasciculação é mais frequente nas lesões neurológias de desnervação muscular. Porém podem ocorrem espontaneamente em parte de um músculo sem uma causa aparente ( quando você olha parte da perna ou do braço estão mexendo sozinhos).

O que blefaro espasmo?
É a mio fasciculação que ocorre nas pálpebras, a pálpebra se mexe espontaneamente como se o paciente estivesse discando os olhos involuntariamente.

Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologista, Médico do Esporte
Rio de Janeiro, RJ , Brasil
atualizado em 02/12/2013.

Comentários

  1. muito bom o post! sofro muito com câimbras sempre a noite , horrível a dor ,o músculo da perna fica dolorido depois .

    Marileni, 40 anos
    Taubaté-SP
    mdesouzapessanha@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. BOM DIA ,DR,ESTOU COM MUITA CÂIMBRA E DOR NOS NERVO E INCHADO O QUE PODE SER?

      Excluir
  3. Dr. Eu fasso Karate e eu estava com dores na virilha nao conseguia chutar porem alguns meses dps eu voltei a chutar e tudo normal porem eu ainda sinto dores na regiao 3 dedos assima do penis e essa aprece quando eu fecho as perna com alguma resistencia(geralmente pelo atrito do solo mesmo),quando estou com as perna flexionada e deitado no chao e vou abrindo tbm doi um poco,o Dr ja viu algo parecido

    Outra pergunta

    Se eu ficar muito sismado com uma possivel dor essa pode aparecer mesmo que fisicamente eu nao tenha nada?

    e-mail:maione_campiao06@hotmail.com
    nome : Lucas Goiania-GO

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Dr. Marcos. Meu filho de vez em quando tem contratura muscular, nesse caso tem que ir ao médico cada vez que acontecer ou tem algum medicamento que pode ser administrado sem problemas. Obrigada

    ResponderExcluir
  5. obrigado Dr. Marcos, sua resposta foi esclarecedora, tenho muitas caimbras nas pernas, pois tenho um problema vascular bem adiantado, tenho muitas caimbras,principalmente quando todo um certo remédio. obrigado mesmo.

    ResponderExcluir
  6. dr marcos eu trabalho andando essses dias eu senti uma fisgada na virilha e subitamente uma dor terrivel e a medida que eu ia andando minha perna ia endurecendo eu nao conseguia caminhar fui para o upa e la como minha pressao estava um pouco alterada eu fui encaminhado para outro hospital,mas so que nao tinha vaga,e agora estou com um inchaço ao lado da genitalia doendo muito.o que fazer.

    ResponderExcluir
  7. Procure um médico rapidamente isso pode ser uma hérnia inguinal.

    ResponderExcluir
  8. boa noite Dr. venho tento espasmos musculares frequentes na palpebra a alguns meses, e agora esta também nos pés e pernas, não sei se pode ter alguma relação, mais semana passada fui internada com dores abdominais fortes, no exame de sangue os leocócitos deram alterados (20.800), no de urina deu infecção e no raio x acusou pedras no rim e na bixiga, e tbm sentia muita dor no útero, o medico me pediu uma ultra-som, mais tenho medo do resultado, pois já tive tumor no ovário e tive que fazer uma cirurgia pra remoção, e as dores que sinto são bem semelhantes com a que eu tive com o tumor,não sei se tem alguma relação com esses espasmos, só tenho 26 anos e já me sinto uma velha (rsrs), aguardo resposta. obrigada.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, Dr.
    Estou gestante no segundo trimestre. Consumo leite, iogurte., laranja e banana e bebo bastante água diariamente. Mas, sinto muitas dores nas pernas e comecei a ter episódios de caimbras durante o sono. Acontece de 4 caimbras seguidas no espaço de alguns segundos. É normal o local onde sofreu a caimbra permanecer dolorido depois?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, para minimizar as dores evite que o músculo entre em contratura, alongue imediatamente e deixe o músculo alongado durante os segundos que a caimbra dura, isso diminui a dor posterior.

      Excluir
  10. Dr. estou tendo espasmos musculares nas pálpebras, braços, pernas, até no nariz já tive, tenho todos os dias, além disso tenho uma glossite na ponta da língua q vai e volta, isto acontece a dois anos. Passei por vários médicos neurologista, gastro, otorrino, endocrinologista, fiz vários exames neurológicos, sangue, endoscopia, mas foi detectado apenas deficiencia de B12 e um pouco de vitamina D, mas já foram tratadas e voltou ao normal, mas os espasmos continuam porém diminuíram. Qual médico eu procuro?

    ResponderExcluir
  11. Doutor bom dia, Estou tendo espasmos musculares a cerca de 2 meses. Começou na cabeça acima dos olhos, fui uma vez ao Clinico e me diagnosticaram como stress, tensão e cansaço. Já faz 1 mês que fui no médico e os espamos não passaram, agora esta por todo corpo... Sinto os braços repuxando levemente, as coxas, os ombros e a parte superior do olho (na testa mesmo).. O que pode ser ? Qual médico devo procurar um Clinico novamente ou um Neurologista? Obrigado.

    ResponderExcluir
  12. Dr bom dia.. a 2 meses venho sentido espasmos no dedinhu mindinhu da mao direita, ele parecia ficar fora de controle com uma leve contracao proxima a palma da mao... se eu relaxasse ele chegava ate fechar o dedo com a contracao, nao dei mta importancia pensando ser algo bem simples, mais isso parese q se propagou... depois comecei a sentir os mesmos espamos iguais no dedao da mao direito no dedao da mao esquerda no dedinhu as vezes 2 dedos juntos, ou as vezes um dava e depois o outro... e nos dedinhu dos pes tambem mais e mais raro... depois senti espamos no corpo todo, coxa, braco cabeca.. fiz exames com o neuro.. RM sangue eletroneuromiografia enfim, deu tudo normal me falou que era stress mais isso parece se espalhar... agora meu biceps estou com medo de ser algo grave, o que seria Dr? quem devo procurar?

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde doutor, no domingo dia 30/03 tive caimbra nas minhas duas panturrilhas quando dormia, acordei e mal conseguia pisar, no chão, na segunda 31/03 a minha panturrilha direita já estava bem melhor porém a esquerda não e hoje, 02/04, ai tenho desconforto nessa panturrilha.
    Gostaria de saber se isso é normal, uma observação importante é que a dor em si acontece na parte posterior apenas, eu ando tranquilamente mas existe um certo incomodo quando deixo a perna totalmente reta.

    ResponderExcluir
  14. olá doutor a semana venho sentindo algo q não consigo definir entre caimbra ou contratura muscular sinto somente quando de alguma forma tento contrair um musculo sinto uma dor forte como se toda a musculatura estivesse contraindo não é em local especifico mais por toda a musculatura do corpo o que poderia ser ? e que medidas devo tomar de imediato como prevenção???
    Desde já grato pela atenção

    Email : vidal34@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Dr. minha filha têm caimbras nos dedos dos pés com frequência, não são muito intensas. Pode ser grave?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verifique se os sapatos ou o cadarço estão muito apertado, procure um ortopedista

      Excluir
  16. boa noite! gostaria de saber pq não temos câimbra na língua, pois ela é um músculo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suponho que sua pergunta não seja uma piada, não sou especialista em cabeça e pescoço porém arriscaria dizer que tem a ver com a grande vascularização da língua ou você não fala tanto quando pensa.

      Excluir
  17. Bom faz 3 meses que operei da apêndice, só que depois disso começou dar infecção alta, já tomei 5 antibióticos diferenciados e nada de abaixa faz 3 dias pra cá comecei sentir dor na virilha, ontem estava ddormindo acordei com uma dor que al conseguia mexer a perna direito que doía hoje estou assim Tambem sou virgem.... Oque pode ser!??

    ResponderExcluir
  18. Respostas
    1. Provavelmente uma das causas listadas acima, porém seria importante procurar um ortopedista

      Excluir
  19. Boa tarde,

    Tive uma caimbra muito forte enquanto dormia a cerca de 1 mês, a panturrilha ficou bem doloria por 1 semana, notei esses dias, após 1 mês do ocorrido, que na parte interior da panturrilha tem 1 elevação como se fosse um inchaço, porém não como um edema e sim com veias, e se eu alongar a perna torçendo levemente para direita dói um pouco, sinto um repuxo. O que o senhor me recomendaria fazer?

    ResponderExcluir
  20. Dr., venho sentindo muito formigamento e espasmos (principalmente no músculo ligado ao dedo médio) no braço esquerdo e em questão de poucos minutos, passa a formigar também o direito. Pode ser que haja alguma relação com a ingestão de hormônios (anticoncepcional)? Qual especialista devo procurar?

    ResponderExcluir
  21. Doutor, venho tendo várias cãibras por qualquer esforço pequeno, hoje mesmo tive um pequena dor no músculo do ombro mais exatamente na região da axila quando fui agarrar meu gato, tenho tido muitas cãibras na região do pescoço quando bocejo aí tenho de ficar um tempo de boca aberta, pois não consigo fechar devido a cãibra. Tenho cãibras de vez em quando nas batatas da perna quando estico meia pés a noite, mas essas também sido menos frequentes. O que pode ser isso? Não tinha essas cãibras em lugares não comuns, no máximo tinha muito cãibra na batata da perna. Será sedentarismo ou algum problema vascular ou alimentação mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure um médico clínico. Pode ser alimentar sim. Porém devemos considerar todas as hipóteses.

      Excluir
  22. Se após a câimbra perceber que o músculo está mole (em comparação com a outra perna) e a dor não passar mesmo após horas, só diminuir, devo procurar um médico?

    ResponderExcluir
  23. Oi Doutor meu nome é Gardene é tenho muita cãibra em todos o meu corpo muita vezes dá 2ou3au menos tempo mais u que mais mim preocupa a caibra no pé da cabeça que adumese u que eu possa fazer OB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro que você procure um colega ortopedista ou clínico geral e faça um exame detalhado

      Excluir
  24. Boa noite.
    Tenho caimbras frequentemente nos pés, geralmente quando há mudança de temperatura brusca. Tenho dificuldades de usar sapato aberto, pq sempre que uso isso ocorre, e as vezes nos 2 pes ao mesmo tempo. Ja faz anos q tenho isso, ja procurei um ortopedista, mas ele nao deu muita atenção. Isso é normal? Que medico devo procurar?

    ResponderExcluir
  25. Meu pai sofre de caibras constantes( nao tem intereupção, mesmo) ele esta a mais de 12 horas sentindo muita dor, é visivel os musculos da panturrilha eda coxa se contraindo, tentamos de tudo e ate agora nada, fomos ao hoapital onde os medicos tentaram diagnosticar lesoes nas pernas e coluna e nada, passaram somente um analgesico que nao surte efeito algum, o que podemos fazer? Isso é comum?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas lesões e doenças neurológicas podem causar essas câimbras porém desequilíbrios de eletrólitos no sangue também.

      Excluir
  26. Tive episódioe de câimbra na barriga do lado esquerdo é uma dor forte como se estiver torcendo algo ... é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As dores fortes devem ser sempre investigadas. Sugiro que você procure um médico.

      Excluir
  27. Olá, é normal o musculo ficar dolorido por dias depois de uma camibra?

    ResponderExcluir
  28. Bom dia dr .hoje de.manha tive uma dor aguda forte minha panturrilha ficou muito dura e doia de mais pois não conseguia mexer a perna e suei frio pra desmaiar .pois venho fazendo tratamento para asma com uso de fostair so que me inchou de mais a barriga e dor nos rina ai comprei diurético so que hoje de manhã me deu esse troço..isso foi câimbra ou distensão muscular ou alguma ruptura ?? Obrigada se me responder

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você usou diurético sem prescrição médica ? Isso é muito perigoso . Usar medicamentos sem a prescrição de um médico

      Principalmente diuréticos .

      A descrição pode sugerir câimbra. Porém sem examinar não há como ter certeza.

      Excluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Consolidação das Fraturas

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Mordida de Animais

Fratura de tíbia - Diafisaria

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.

Arquivo

Mostrar mais