Porque acordo com dor nas costas?

Lombalgia e a Posição de dormir.
Uma queixa comum no consultório é a queixa de acorda com dor lombar. A lombalgia é provavelmente a dor que mais aflige o ser humano. Todos em algum momento da vida apresentam dor lombar.

Quais as causas da dor lombar?
As causas da lombalgia são variadas, a medida que envelhecemos as dores em geral estão relacionadas a artrose, bicos de papagaio, desidratação  e degeneração dos discos intervertebrais e hérnias de disco. Nos jovens as dores estão relacionadas a hábitos posturais ruins para sentar, posição errada para levantar pesos, abaixar de modo errado e principalmente erros de postura na posição de dormir.

Qual a posição ideal para dormir? 
Devemos dormir em decúbito lateral com os joelhos semi fletidos.

Dormir em bruços (decúbito ventral) causa dor nas costas?
Sim, dormir em decúbito ventral provoca hiperpressão nas articulações intervertebrais e o paciente acorda com dor na região lombar e cervical ( a cabeça passa a noite toda girada para o lado )

Porque acordo com dor nas costas?
Como dito acima se você dorme em decúbito ventral você esta forçando a coluna n uma posição ruim e que a longo prazo pode lhe causar problemas maiores.
Quais os riscos de dormir sempre em decúbito ventral? 
Dormindo sempre com a barriga virada para baixo, a longo prazo, a hiperpressão nas articulações intervertebrais pode levar a artrose e nos pacientes que já apresentam artrose ao agravamento desta.

Como melhorar a dor lombar relacionada a posição errada para dormir e aos erros posturais?
A primeira medida é a mudança dos hábitos posturais, sentar ereto com a região lombar apoiando no espaldar da cadeira ou sofá, levantar objetos flexionando os joelhos e mantendo a coluna reta e parar de dormir em decúbito ventral. Um tratamento fisioterápico também auxilia. Uma medida simples é alongar a região lombar quando acordar. Ainda deitado, Abrace um joelho e o encoste no peito, repita com o outro joelho. Depois abrace os dois joelhos ao mesmo tempo passando a as mãos atrás do joelho, tente colocar as mão na ponta dos pés mantendo as pernas esticadas, peça auxilio a um familiar. Realize exercícios de fortalecimento abdominal com as pernas fletidas.

Dr Marcos Britto da Silva 
Ortopedista, Medicina do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Atualizado em 01/04/2015.

Comentários

  1. Espero que essas dicas me ajudem,pois não aguento mais acordar com essas dores!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carregar um bebê no colo durante muitas horas também ajuda a doer, porém carregue muito seu bebê no colo pois depois que eles crescem não podemos mais!

      Excluir
    2. Meu Deus , minhas costas depois de acordar , parecem ter levado marteladas . E eu durmo na barriga mesmo , vou tentar mudar isso , espero que funcione ainda com os exercicios

      Excluir
    3. Meu caso diferente durmo de jeito normal e acordo com dores mais nunca tive dores comecei a ter dois depois de uns meses atras q me esforcei um mes no serviço tinha un cara de férias eu tinha que trabalhar dobrado e como e mercado pego peso evite pegar muitos pesos

      Excluir
  2. o excesso de peso tambem pode causar dores nas costas ao acordar?
    tenho 24 anos, 1,68 metros de altura e peso 100kg

    ResponderExcluir
  3. Artigo muito bom, espero realizar as dicas e se livrar dessa dor que me atrapalha a descansar; obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Olá ,,,sou taxista tenho forte dor nas costas,só consigo dormir mais que 4 horas so tomando antibiótico, não sei mais o que fazer, obrigado pelas dicas

    ResponderExcluir
  5. Eu também será que é bico de papagaio

    ResponderExcluir
  6. Onde fica sua clínica. Sou do RJ. Gostaria de ir fazer uma consulta. Se possível deixe seu endereço por favor.

    ResponderExcluir
  7. Agora fiquei mais tranquila com as explicações
    Já estava ficando preocupada é uma dor muito incomoda vou mudar minha posição de dormir e procurar um especialista no meu caso qual seria melhor
    Ortopedia ou reumatologia?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Consolidação das Fraturas

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Mordida de Animais

Fratura de tíbia - Diafisaria

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.

Arquivo

Mostrar mais