Qual o Colchão ideal?

Um terço da vida você passa sobre ele, esse provavelmente é o slogan mais famoso das lojas que vendem colchões. O problema é que se o colchão não for bom para você não conseguirá dormir nem um quarto do seu dia sobre ele.

Qual o momento para trocar o colchão?

Se você acorda com dores pelo corpo, sensação de noite mal dormida, dorme melhor num hotel ou na casa de um amigo do que na sua casa são sinais de que talvez você precise trocar de colchão. Porém se o colchão está deformado ou com com molas quebradas não tenha dúvida você precisa trocar o colchão urgentemente.

Como devo escolher o novo colchão?

Um dos critérios mais importantes na escolha é avaliar o seu peso e se você é casado ou vive com outra pessoa o peso dela também. Alguns colchões são muito confortáveis para o casal como o colchão de molas ensacadas individualmente, Ele permite que você se movimente sem movimentar a companheira, porém por são serem entrelaçadas suportam menos peso. 
Em algumas situações podemos avaliar também a soma do peso do casal. Nessa situações o colchão com molas Bonnel com molas entrelaçadas pode ser o indicado pois dependendo da espessura do arame que constrói a mola pode suportar peso estático e dinâmico maior que 120 kg.

Os colchões somente de espuma são bons?

Sim, porém evite colchões com densidade menor que 33. Importante: o controle de qualidade da espuma, colchões com densidade menor somente para criança.

Antes de comprar teste o colchão.

Quando for escolher o colchão use roupas leves e esteja preparado para deitar no colchão por 15 minutos na loja, fique 5 minutos de cada lado e de barriga para cima, peça para que alguém observe a sua coluna. o ideal é que a coluna fique reta como na foto abaixo.

O melhor colchão para uma boa noite de sono
Coluna reta é o ideal ao deitar no colchão.
Política de retorno e garantia. Você deve avaliar como é a garantia e como ocorre a troca em caso de defeito. Avalie várias lojas e compare preços, alguns colchões são vendidos em mais de uma loja. Procure sobre informações de outros consumidores na Internet e em sites de reclamação.

Qual o melhor colchão?

Colchão mole afunda muito e
deforma coluna provando dor
Não existe um único "melhor colchão", importante o conforto e a percepção de estar totalmente confortável. 
Evite colchão muito mole ou muito duro, pessoas mais pesadas e casais jovens devem avaliar colchões com molas tipo Bonnel ( entrelaçadas).
Avalie também a relação peso altura, pessoas mais baixas e mais pesadas tem o peso mais concentrado e precisam de colchões de espuma com maior densidade (exemplo D45) ou de molas.
A forma do quadril também é importante,  mulheres com quadril largo são mais pré dispostas a bursite nesse região e precisam de colchão que se adeque melhor a essa região, colchões mais rígidos podem provocar dor nesses pacientes.

Tenho que virar o colchão?

Sim , virar o colchão 3 a 4 vezes ao ano melhora o tempo de vida do colchão, antes de levantar sentamos sempre no mesmo ponto, com o passar do tempo essa região irá se deformar mesmo em colchões de boa qualidade, isso está relacionado com a fadiga dos materiais, girando e virando o colchão você muda o ponto onde o colchão recebe mais peso concentrado e isso pode ser a diferença entre o colchão durar 10 ou 20 anos.

Capas para colchão e travesseiro.

O acumulo de pele que se descama alimenta ácaros que podem produzir alergia, o uso de colchões anti-alérgicos e especialmente capas anti-alérgicas e laváveis são uma ótima opção para prevenir rinite, sinusite e asma e bronquite.

Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologista e Médico do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
atualizado em 18/06/2019

Comentários

  1. Muito boas as orientações Dr. eu realmente fui orientado dessa vez, informações concretas e de forma clara.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Consolidação das Fraturas

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Mordida de Animais

Fratura de tíbia - Diafisaria

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.

Arquivo

Mostrar mais