Prótese de Joelho

Nesse artigo Prótese total do joelho :
Anatomia do Joelho, Quais são as causas mais comuns da dor e da perda da função no joelho,
Avaliação ortopédica pré operatória do joelho,
Expectativas realistas sobre a Prótese de Joelho,
Preparação para a cirurgia
Prótese Unicompartimental de joelho
Cirurgia Minimamente Invasiva do Joelho
Tempo de permanência no hospital
Complicações da Prótese de joelho
Como é a recuperação pós operatória da prótese de joelho em casa
Evitando problemas após a cirurgia
Como prevenir a infecção.
Como evitar quedas
Como é a vida com seu novo joelho.
Riscos da cirurgia


Introdução
Um dos mais importantes avanços cirúrgicos ortopédicos do século XX, foi a substituição do joelho  realizado pela primeira vez 1968. Melhorias nos materiais e técnicas cirúrgicas, desde então, aumentaram consideravelmente a sua eficácia. Cerca de 581 mil substituições de joelho são realizadas anualmente somente nos Estados Unidos. Quando o joelho está severamente danificadas pela artrite ou artrose, pode ser difícil para o paciente realizar atividades simples como caminhar ou subir escadas. Alguns pacientes podem até começar a sentir dor enquanto estão sentados ou mesmo deitados. Quando os medicamentos são usados diariamente e mesmo assim a dor altera  o nível das atividades que dão prazer e satisfação ao pacientes, esse é o momento de pensar numa prótese de joelho. Antes porém podemos tentar o uso de um par de muletas, medicamentos orais, fisioterapia, acupuntura, etc. A artroplastia com a troca das superfícies articulares danificadas e desgastadas do joelho pode aliviar a dor, a deformidade do perna e ajudar no retomar das atividades diárias.
 

Anatomia do Joelho
O joelho é a maior articulação do corpo. A função normal do joelho é necessária para executar as atividades cotidianas. O joelho é composto pela extremidade inferior do osso da coxa (fêmur), que gira na extremidade superior do osso da perna (tíbia), e da rótula (patela), que desliza em um sulco na extremidade do fêmur. Grandes ligamentos ligam o fémur a tíbia para dar estabilidade. Os músculos das coxas dão força ao joelho. As superfícies articulares são recobertas por cartilagem articular, uma substância lisa que reveste os ossos e permite que eles se movam mais facilmente. Todas as superfícies restantes do joelho são cobertos por uma fina camada de células de revestimento de tecido liso, chamada membrana sinovial. Esta membrana libera um líquido especial (Liquido Sinovial) que lubrifica e reduz o atrito a quase zero em um joelho saudável. Normalmente, todos esses componentes trabalham em harmonia. Mas a doença ou uma lesão podem interromper essa harmonia, resultando em dor, fraqueza muscular e redução da função do joelho.   


Joelho com Artrose. 
A causa mais comum de dor crônica e incapacidade no joelho é a artrose. A osteoartrite, artrite reumatóide e a artrose pós traumática são as formas mais comuns.
    
* A osteoartrite ocorre geralmente em pessoas após os 50 anos de idade, muitas vezes em indivíduos com história familiar de artrite e artrose. A cartilagem que reveste os ossos do joelho amolece e desgasta. Os ossos, em seguida, atritam um contra o outro, causando a dor e a rigidez do joelho ( no Rx vemos a diminuição do espaço articular e em alguns casos o osso encostando no osso).
    
* A artrite reumatóide é uma doença em que a membrana sinovial torna-se espessada e inflamado (panus), produzindo muito líquido sinovial (sinovite). Essa inflamação cronica pode danificar a cartilagem levando a perda da cartilagem, causando dor e rigidez na articulação.
    
* A artrose pós traumática é uma sequela de uma grave lesão no joelho ( fratura). O paciente apresenta uma história de fratura ou lesão dos ligamentos  Essas lesões prévias podem provocar desgaste na cartilagem articular ao longo do tempo, causando dor e limitação da função do joelho.
 
A decisão da colocação da prótese de joelho
A colocação de uma prótese total do joelho deve ser uma decisão cooperativa feita entre o paciente, sua família, seu médico de família e seu ortopedista. O médico poderá encaminhar o paciente a um ortopedista para uma avaliação aprofundada para determinar se há necessidade desta cirurgia. Alternativas à cirurgia de substituição total do joelho incluem a prótese unicompartimental, prótese de joelho minimamente invasiva e cirurgias menores como transplante de cartilagem e num futuro próximo o uso de células tronco.
 

Quais os pacientes se beneficiam da artroplastia total de joelho?
    
* Pacientes com dor severa do joelho que limita suas atividades diárias, incluindo andar, subir escadas e sentar das cadeiras. O paciente em geral pode achar difícil andar mais que algumas quadras, sem dor significativa, e pode ser necessário usar uma bengala ou andador.
    
* Dor no joelho moderada ou grave mesmo em repouso
    
* Inflamação crônica no joelho e inchaço que não melhoram com o repouso ou medicamentos
    *
Deformidade do joelho: em varo ou valgo
    
* Rigidez do joelho: a incapacidade de dobrar e esticar o joelho
    
* Dificuldade em alíviar a dor com medicamentos anti-inflamatórios. Estes medicamentos são muitas vezes mais eficazes nos estágios iniciais da artrose .Sua eficácia em controlar a dor do joelho varia muito de pessoa para pessoa. Estas drogas podem se tornar menos eficazes para pacientes com artrose severa.
    
* Incapacidade de tolerar as complicações de medicamentos para a dor 

   * Falha de melhorar substancialmente com outros tratamentos tais como injeções de cortisona (infiltrações), fisioterapia, ou outras cirurgias menos invasivas.

Como é feita a avaliação ortopédica para a prótese de joelho?
    
* Uma história médica, com um cirurgião ortopedista reúne informações sobre a saúde geral do paciente e perguntas sobre a extensão da dor e da função  do joelho.
    * O exame físico para avaliar o movimento do joelho,  estabilidade, resistência e alinhamento do membro inferior
    
* Raios-X (radiografia) para determinar a extensão dos danos e deformidade  no joelho
    
* Ocasionalmente, exames de sangue, RM (ressonância magnética) ou a cintilografia óssea podem ser necessários para determinar a condição dos ossos e tecidos moles do joelho.

Expectativas realistas sobre a prótese de joelho. Um fator importante ao decidir se a cirurgia de prótese total do joelho é o melhor procedimento depende do entendimento das suas limitações.
Mais de 90% dos indivíduos que se submetem à experiência de prótese total do joelho se beneficiam de uma dramática redução da dor do joelho e uma melhoria significativa na capacidade de realizar atividades comuns da vida diária.  

Mas a artroplastia total do joelho não vai fazer do paciente um super-atleta ou permitir que ele faça mais do que poderia antes de desenvolver a artrite ou artrose e muitas das atividades atléticas ficarão limitadas. As corrida e esportes de alto impacto, ficarão proibidos para o resto de sua vida.
Com a utilização normal e a atividade física cotidiana a prótese sofre desgaste. As atividades excessivas e o sobrepeso podem acelerar o desgaste normal e causar a soltura dos componentes tornando o joelho doloroso novamente. Com a modificação das atividades, a prótese total do joelho pode durar por muitos anos.  
Planejamento Social para a Prótese de Joelho

Embora o paciente seja capaz de andar de muletas ou com um andador logo após a cirurgia, ele irá precisar de ajuda durante várias semanas com tarefas como cozinhar, fazer compras, tomar banho e lavar roupas. Se o paciente mora sozinho esses problemas devem ser antecipados e a solução tem que estar alinhavada antes da cirurgia. 

Planejamento A seguir está uma lista de modificações que podem tornar mais  fácil deambular em casa após a cirurgia para colocação da prótese de joelho.
    
* Barras de segurança ou um corrimão seguro no chuveiro ou banheira.
    
* Corrimão fixo ao longo das escadas
    
* Uma cadeira estável para recuperação rápida com um assento firme (e uma altura de 45 a 50 cm).
    
* Um assento de elevação para o vaso sanitário
    
* Um banco ou cadeira no box
    
* Retirar todos os tapetes soltos e fios da casa e corredores
    
* Um espaço temporário na andar térreo, porque a subir ou descer escadas, será difícil durante algumas semanas no pós operatório.

Quando o paciente interna para a cirurgia de prótese de joelho?
Provavelmente no dia da cirurgia. Após a internação, será avaliado por um membro da equipe de anestesia.  

Como é a anestesia?
Os tipos mais comuns de anestesia são: a anestesia geral, em que o paciente dorme durante todo o procedimento e a anestesia espinal ou epidural, em que o paciente fica acordado e dorme sob sedação, mas as pernas estão anestesiados. A equipe de anestesia vai determinar que tipo de anestesia será o melhor para cada paciente.

Quanto tempo demora a cirurgia?
O procedimento em si leva aproximadamente duas horas.

O que acontece depois que o paciente sai da sala de cirurgia?
Após a cirurgia, o paciente irá para a sala de recuperação, onde irá permanecer durante 1-2 horas, enquanto a sua recuperação da anestesia é monitorada. Depois de acordar, o paciente será levado ao quarto de hospital.

Em quais pacientes está indicada a prótese unicompartimental?
Se dois ou mais compartimentos são danificados, a substituição unicompartimental pode não ser a melhor opção. Somente entre 6 a 8 de 100 pacientes com os joelhos artríticos são bons candidatos para a substituição unicompartimental.

Como é a cirurgia Minimamente Invasiva para Prótese de Joelho?

Um recente avanço no desempenho de artroplastia total do joelho é o uso de técnicas cirúrgicas minimamente invasivas. Essas técnicas, ainda em sua infância relativa, são um desafio  na substituição total do joelho e requerem um instrumental especial. As incisões são aproximadamente metade do tamanho daqueles usados ​​em uma abordagem padrão. As incisões menores e mais novas técnicas para expor a articulação podem resultar em vantagens de curto prazo como uma reabilitação mais rápida, menos dor, e um menor tempo de internação. Porém em alguns pacientes isso não ocorre.

Quando tempo o paciente fica internado para realizar uma prótese de Joelho?
A estadia no hospital é variável porém em média de 2-3 dias. Após a cirurgia, o paciente vai sentir alguma dor, as medicações orais em geral controlam bem essas dores. Alguns paciente requerem medicações mais fortes. A dor é responsável por uma parte importante da recuperação. Andar com apoio sobre o joelho operado é  importante para  recuperação e começará imediatamente após a cirurgia. Para evitar a congestão pulmonar após a cirurgia, o paciente deve respirar profundamente e tossir com frequência para limpar os pulmões.

Como deve ser o movimento dos pés e tornozelos no pós operatório?
Os movimentos do pé e do tornozelo também são incentivados  após a cirurgia para aumentar o fluxo sanguíneo no músculo da perna e para ajudar a prevenir  os coágulos sanguíneos. A maioria dos pacientes começa a exercitar o seu joelho no dia após a cirurgia. Um fisioterapeuta pode ensinar exercícios específicos para fortalecer a perna e restaurar o movimento do joelho. Isso irá permitir caminhadas e outras atividades diárias normais logo após a cirurgia.   
  
Quais a incidência de complicações após a prótese total de joelho?
A taxa de complicação após a substituição total do joelho é baixa. As complicações graves, como infecção da articulação do joelho, ocorrem em menos de 2% dos pacientes. As principais complicações médicas, tais como ataque cardíaco ou derrame ocorrem ainda com menor frequência e são minimizados com um bom risco cirúrgico. As doenças crônicas (diabetes, insuficiências vasculares, hipertensão, dislipidemias, etc) podem aumentar o potencial de complicações. Apesar de incomuns quando ocorrem podem prolongar ou limitar a recuperação completa.

Qual a complicação grave mais frequente?
A Trombose, coágulos sanguíneos nas veias das pernas, é a complicação mais comum da cirurgia de prótese de joelho. O cirurgião ortopedista juntamente com o clínico da equipe irá delinear um programa de prevenção, que podem incluir elevação periódica de suas pernas, exercícios para aumentar a circulação, meias elásticas, medicamentos para afinar o sangue, alguns hospitais contam também com aparelhos especiais que comprimem a panturrilha (batata da perna) em intervalos regulares como uma aparelho de medir pressão arterial que simula a contração muscular do caminhar e minimisa a chance da formação de trombros.
 

Resultado Pós operatório.
Embora os projetos de implantes e materiais, bem como as técnicas cirúrgicas tenham evoluído e sido otimizados, o desgaste das superfícies de rolamento da prótese e o afrouxamento dos componentes podem ocorrer. Além disso, apesar de uma média de 115° de movimento de flexo extensão seja geralmente  esperado após a cirurgia, o movimento pode ser menor, principalmente em pacientes com limitação de movimento antes da cirurgia. Finalmente, embora raros, lesões nos nervos ou vasos sanguíneos ao redor do joelho podem ocorrer durante a cirurgia.
 

Quais as taxas de sucesso com as modernas prótese de joelho?
As atuais taxas de sobrevivência de dez anos para prótese totais e  unicompartimental variam entre 90% - 95%. O sucesso da  cirurgia também depende de quão bem o paciente segue as instruções do seu cirurgião ortopédico em casa durante as primeiras semanas após a cirurgia.  
Como é feito o Tratamento de Ferida operatória após a prótese de joelho?

Curativo da ferida operatória.
O curativo é simples e usamos somente álcool a 70% e cobrimos a ferida com gaze estéril e esparadrapo.
 

Retirada de pontos.
Os pontos ou grampos da ferida serão removidas 2 ou 3 semanas após a cirurgia. Uma sutura intradermica pode não exigir a remoção.
 

Banho no pós operatório.
Evite molhar o ferimento com água até que a ferida esteja completamente fechada, seca e os pontos tiverem sido retirados ( use um filme plastico ( desses para envolver a comida) enrolado na coxa e joelho. A ferida pode ser enfaixada para evitar a irritação de meias ou roupas.   
 
Como fica o apetite?
Como em outras cirurgias alguma perda de apetite é comum por várias semanas após a artroplastia de joelho. Uma dieta equilibrada, muitas vezes com um suplemento de ferro, é importante para promover a cicatrização dos tecidos e restauração da força muscular.   Banhos de sol também são importantes.
 
Fisioterapia após a prótese total de joelho.
O exercício é um componente essencial nos cuidados domiciliares, em especial durante as primeiras semanas após a cirurgia. O paciente deve ser capaz de retomar a maior parte das atividades normais da vida diária dentro de 3-6 semanas após a cirurgia. Alguma dor com as atividades à noite são comuns por várias semanas após a cirurgia. O programa de atividades deve incluir:
    
* Um programa de caminhadas inicialmente andando lentamente e aumentando a medida em que aumenta a mobilidade, inicialmente em sua casa e depois fora
    
* Retorno outras atividades domésticas normais, como sentar, levantar e subir escadas
    
* Exercícios específicos, várias vezes ao dia para restaurar a circulação e fortalecer o joelho. O paciente provavelmente será capaz de executar os exercícios sem ajuda, mas pode ter um fisioterapeuta para ajudá-lo em casa ou em um centro de terapia nas primeiras semanas após a cirurgia.
 

Retorno a direção de automóveis?
O retorno a direção geralmente começa quando o joelho se dobra suficiente para que o paciente possa entrar e sentar-se confortavelmente no carro e quando o controle muscular fornece o tempo de reação adequada para a frear e acelerar. A maioria dos indivíduos retomar a condução aproximadamente 6 semanas após a cirurgia, porém esse tempo é variável e pode ser mais longo.
 

Quais os sinais de alerta para Trombose Venosa?
Siga as instruções e cuidados para minimizar o potencial de formação de coágulos sanguíneos que podem ocorrer após a prótese de joelho
Os sinais de alerta de possíveis coágulos de sangue em sua perna incluem:
    
* Aumento ou surgimento de dor na panturrilha
    
* Inchaço ou vermelhidão acima ou abaixo do joelho
    
* Aumento do inchaço na panturrilha, tornozelo e pé, Edema endurecido.
Sinais de que um coágulo de sangue já viajou para o pulmão incluem:
    
* Falta de ar s
úbita e intensa
    * Início súbito ( agudo) de dor torácica
    
* Dor no peito com tosse
Informe o seu médico e procure um hospital imediatamente se desenvolver qualquer um destes sinais.

Como prevenir infecções após uma prótese de joelho?

As causas mais comuns de infecção após artroplastia total de joelho são de bactérias que entram na corrente sanguínea durante bacteremia durante um procedimentos dentários, infecções urinárias ou infecções de pele, ou qualquer outro foco infeccioso. Estas bactérias podem alojar em torno da prótese do joelho e causar uma infecção. 
 

Quais os sinais de alerta de uma possível infecção no joelho?:
    
* Febre persistente (superior a 37 ° C )
    
* calafrios
    
* Aumentar da sensibilidade, vermelhidão ou inchaço do joelho operado
    
* Drenagem de secreção amarelada ou com odor ruim na ferida do joelho
    
* Aumento da dor no joelho tanto em atividade quanto e repouso
Informe o seu médico imediatamente se desenvolver qualquer um destes sinais.
 

Qual a importância de evitar quedas no pós operatório de prótese de joelho?
Uma queda durante as primeiras semanas após a cirurgia pode danificar o seu novo joelho e pode resultar na necessidade de nova cirurgia. As escadas são um perigo em particular, até que o joelho esteja forte e com a mobilidade normal. o paciente deve usar uma bengala, muletas, andador, corrimão ou ter alguém para ajudá-lo até ter melhorado o seu equilíbrio, flexibilidade e força.
 

Como fica a sensibilidade ao redor da cicatriz cirúrgica?
O paciente submetico a prótese total de joelho pode sentir alguma dormência na pele ao redor da incisão. E comum também  sentir alguma rigidez, particularmente com excesso de atividades de flexão.  

Quais as metas de fisioterapia na Prótese total de Joelho?
Melhoria das Condições de movimento do joelho é uma meta da artroplastia total de joelho, mas a restauração do movimento total é rara e a tentativa deve ser feita somente sobre orientação do seu ortopedista. O movimento  da prótese de joelho após a cirurgia é previsto pela quantidade de  movimento do joelho antes da cirurgia. A maioria dos pacientes podem esperar ser capazes de estender quase totalmente o joelho substituído e dobrar o joelho o suficiente para subir escadas, entrar e sair de um carro. Ajoelhar é geralmente desconfortável, mas não é prejudicial. Ocasionalmente, o paciente relata um clique de metal e plástico, com a flexão do joelho. Essas sintomas freqüentemente diminuem com o tempo e a maioria dos pacientes acha tolerável quando comparada com a dor e limitação funcional que eles experimentaram antes da cirurgia.

Portas detectoras de metais
A prótese de joelho pode ativar novos detectores de metal necessário para a segurança nos aeroportos, edifícios e bancos. Diga ao agente de segurança sobre a sua prótese de joelho, se o alarme for ativado.

Após a cirurgia, o paciente deve também procurar:
    
* Participar em programas regulares de exercícios leves para manter a força e mobilidade do novo joelho.
    
* Tomar precauções especiais para evitar quedas. Os indivíduos que se submeteram à cirurgia de substituição total do joelho e sofrem uma fratura  podem exigir mais uma cirurgia.
    
* Avise o seu dentista que você tem uma prótese do joelho. Receber antibióticos antes de uma cirurgia dentária pode ser necessário.
    
* Consulte seu cirurgião-ortopedista periodicamente para uma rotina de exame de acompanhamento e raios-X (radiografia), geralmente uma vez por ano.

Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologista e Médico do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Atualizado em 13/05/2014

Leia mais Sobre Artrose.

Comentários

  1. Joeliude Costa
    josinha-se@hotmail.com
    Aracaju/Se

    Qual a média do custo de uma cirurgia de prótese total do joelho?

    ResponderExcluir
  2. Para determinar o custo de uma cirurgia particular de Prótese de joelho o paciente precisa analisar alguns fatores: Hospital, tipo de Protese, Honorários Médicos, comorbidades do pacientes, tempo de internação, necessidade de CTI no pós operatório, etc. Você ainda pode optar por próteses nacionais ou importadas, parciais ou totais e com ou sem a rótula. Escolher hospitais com mais recursos e mais caros ou hospitais mais baratos. Sugiro que você converse com ortopedistas da sua região pois o custo vai variar muito de um local para o outro.

    ResponderExcluir
  3. meu joelho é dormente depois que coloquei protese é normal isso, e o corte de minha cirurgia ficou um pouco elevado teria algo a fazer?

    ResponderExcluir
  4. Dr. Marcos Brito pq apos 3 meses de cirurgia ainda sinto dores no joelho?

    ResponderExcluir
  5. Deise, você deve conversar com o seu ortopedista relatar para ele seus sintomas, ele saberá lhe orientar.

    ResponderExcluir
  6. dr.Marcos gostaria de saber a diferença entre a prótese total de joelho importada e a nacional.

    simonepimpim@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  7. o meu pai fez uma cirugia destas e após 8 dias no hospital regressou a casa.
    No entanto tem muitas dores ( apesar de todas analgegicos e tem dificuldade em movimentar-se devido as dores) é normal?

    ResponderExcluir
  8. olá boa tarde meu nome é LUIZ gostaria se possivel q vcs tirassem minhas duvidas ...eu estava pesquisando aqui e vi esse site e achei muito interessante principalmente para mim pq a poucos dias sofri um grave acidente de moto quebrei a perna em 3 lugares inclusive o joelho o ortopedista falou para mim q eu naum tinha mais joelho né pq fiquei sem patela e que eu ia ficar com a perna dura...dai eu queria saber se da pra fazer essa cirurgia como q é e se o senhor se possivel poderia iformar o valor mais ou menos quanto ficaria pra mim por a protese...se puder me rsp muito obg...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz vc poderia me passar seu e-mail? me chamo Fernanda e estou no mesmo problema que o seu também gostaria de trocar informações será possivel?

      Excluir
    2. Fernanda sugiro que você use o google friends connect para conversar o o luiz

      Excluir
  9. Boa tarde

    Ouvi dizer que há um hospital muito bom em matéria ordopedia no Rio de janeiro

    Onde é o melhor hospital no Rio de Janeiro em matéria ordopedia,
    Eu preciso de uma substituição do joelho, disse meu médico.
    Eu moro em Florianópolis.
    Eu sou estrangeiro e ficaria feliz se você pudesse recomendar um hospital.

    muito Obrigado

    Beat Keller

    ResponderExcluir
  10. O melhor Hospital é aquele que está disponível para você. Os Hospitais públicos do Rio de Janeiro são todos muito bons. Nos Hospitais privados voc ê pode escolher a equipe que irá lhe atender. Você quer um hospital Publico ou Privado.

    ResponderExcluir
  11. BOA TARDE DR.MARCOS,GOSTEI DE SEU PARECER REF. A PROTESE, ENFIM ESTOU MEIO APREENSIVA REF. A FAZER A CIRURGIA MESMO DEPOIS DE LER, PQ. A MINHA SERA FEITA PELO SUS E EU NEM SEI QUAL PROTESE SERA COLOCADA,POIS NINGUEM COMENTOU NADA REF. A ISTO,SÓ MARCARÃO A CIRURGIA,TENHO MEDO DE ALGO DAR ERRADO E EU FICAR PIOR DO Q, ESTOU,POIS TENHO 39ANOS,POR GENTILEZA SE PUDER ME DE UM PARECER REF. A PROTESE DO SUS, SE SOUBER.
    OBRIGADA, claudiabreda73@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  12. Fique tranqüila seu ortopedista irá a melhor opção para você

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde!
    Dr. Marcos, gostaria de saber se o senhor realisa a Artroplastia de tornozelo também?
    Meu namorado tem 28 anos, sofreu um acidente de moto com fratura esposa a 11 anos traz. hoje sofre artrose não aguenta de dor . gostaria de saber se no caso dele pode ser realizar esse procedimento?
    Moramos na bahia, por aque realisa esse tepo de cirurgia?
    Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  14. Sim, realizamos esse procedimento que está chegando ao Brasil somente agora.

    ResponderExcluir
  15. gostaria de saber com quanto tempo apos a cirurgia de protese poderemos retomar nossa vida sexual?


    grata!!!

    ResponderExcluir
  16. dr marcos meu nome natalia tenho 25 anos e de uma hora para outra comecei sentir uma dor na virilha que irradiava para perna esquerda fiz varios exames e nada me mostrva o que tinha ate que fui no ortopedista e fiz uma ressonancia da coluna lombar no qual foi diagnosticado abulamento difuso da l5 s1 e desitrataçao discal da l5 s1 , portanto esta inflamando complimindo meu nervo ciatico fiz um bloqueio na coluna faz umas duas semanas e agora ja estou sentindo melhora,DR sera que vou ficar boa depois desse procedimento de bloqueio? e normal doer tanto assim essa dor latejante na virilha no gluteo e na perna toda?gostaria de engravidar sera que isso vai me impedir de ser mae? desde de ja grata!!!!

    ResponderExcluir
  17. Muitas perguntas e difíceis de responder sem um exame clinico detalhado
    O dor ciática realmente provoca dor intensa porém importante confirmar esse diagnostico

    ResponderExcluir
  18. Dr Marcos,bom Dia!

    Acabo de pegar meu resultado de uma RNM, os resultados foram os seguintes:

    *MODERADO DERRAME ARTICULAR

    *ESPESSAMENTO INFLAMATÓRIO DA SINÓVIA ABRANGENDO RECESSO LATERAL DA BURSA SUPRAPATELAR

    *PEQUENA ÁREA AMORFA DE INTENSIDADE DE SINAL AUMENTADO EM DP spir ABRANGENDO PORÇÃO DO CÔNDILO FEMORAL MEDIAL QUE PODE CORRESPONDER A DISCRETO EDEMA ÓSSEO SEQUELAR

    *PLICA SINOVIAL ABRANGENDO A LINHA MEDIA DA BURSA SUPRAPATELAR

    * FOCOS AMORFOS ABRANGENDO PORCÕES DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR SUGESTIVOS DE PROCESSOS DEGENERATIVO LIGAMENTAR

    * LESÃO CÍSTICA SUBCONDRAL ABRANGENDO FACETA PATELAR LATERAL

    * DISCRETA BURSITE RETROPATELAR

    * IMAGEM LINEAR TÊNUE DE INTENSIDADE DE SINAL AUMENTADO EM DP SPIR ABRANGENDO CORNO ANTERIOR E POSTERIOR DOS MENISCOS COM EXTENSÃO PARA A SUPERFÍCIE ARTICULAR INFERIOR SUGESTIVO DE LESÕES MENISCAIS GRAU IIIA.

    Dr. Marcos Britto da Silva PRECISO QUE ANALISE ESSE EXAME POIS SOFRO MUITO COM DORES MUITO AGUDAS, PEÇO QUE ME AJUDE,POR FAVOR.

    Desde já agradeço pela atenção.
    Abraço
    Muito obrigado.

    SEGUE MEU E-MAIL: daniella.pinheiro@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. Esse exame realmente mostra uma serie de patologias, você irá precisar de uma avaliação detalhado do seu ortopedista.

    ResponderExcluir
  20. Olá Dr. Marcos Britto
    Aqui é uma filha desesperada que busca ajuda para minha mãe que tem alguns problemas relacionados aos ossos. Apresenta processo artrósico grave com lesão condral medial. rótula bi-partida (joelho esquerdo), somente cirurgia de prótese total resolve . Coluna lombar com sinais de espondilartrose e grave processo degenerativo discal em L5-S1com instabilidade lombo sacra, (tudo isto consta em relatório médico. Então Dr. Luis Eduardo, desesperada pois minha mãe anda com muita dificuldade e aqui onde moro não tem especialistas nesse tipo de cirurgia procurei na internet e descobri o senhor. Então, por gentileza peço que me informe se for do seu conhecimento se é possível conseguir esta cirurgia pelo SUS ou quanto custa sendo particular.
    Grata aguardo sua resposta.
    Que nosso Deus todo poderoso lhe abençoe.

    ResponderExcluir
  21. Dr. Marcos minha avó fez artroplastia no joelho e ela terá tbm de fazer no outro . quanto tempo leva em média de uma cirurgia para outra ?Eu sei que cada caso é um caso não precisa ser uma regra, mas sim somente o que costuma ser comum? Obrigado

    ResponderExcluir
  22. O paciente estando com o joelho firme, com boa musculatura e andando com confiança é o melhor momento, isso demora alguns meses.

    ResponderExcluir
  23. Minha avó está com 83 anos, é diabética e hipertensa (toma medicamentos para controlar) e também controla o colesterol. Ela tem artrite, artrose e seus exames já constataram que não há praticamente cartilagem no joelho. Ela sofre para andar - mesmo agora usando um andador, e reclama muito de dores no joelho e na coluna. Na sua opinião, com esse quadro clínico e com essa idade, ainda valeria a pena fazer a cirurgia? Quão maiores são os riscos sob essa condição?! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A prótese de joelho é uma boa opção para tratamento da artrose mais grave do joelho, para saber se está indicado no caso da sua avó, sugiro uma consulta com um ortopedista.

      Excluir
  24. Ola´DR MARCOS! EU REALIZEI UMA REVISAO DE PROTESE JA FAZ UNS 3 ANOS E DEPOIS DA CIRURGIA APARECEU UM QUADRO DE ALERGIA QUE ESTOU ATE HOJE TOMANDO ANTIALERGICO DIRETO, E GOSTARIA DE SABER SE O MATERIAL DA PROTESE PODE DA ALGUM QUADRO ALERGICO OU NAO ? decopsy@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DR Marcos bom dia gostaria de saber como seria a recuperação de uma pessoa que operou o joelho de uma operação valgo?
      e outra ja tenho um mês de operado e tenho dúvidas pois eu não consigo esticar o joelho e outra ainda aparenta estar muito inchado,peço o senhor que me oriente muito obrigado.

      Excluir
  25. meu marido fez cirugia de joelho gostaria de saber com quanto tempo apos a cirurgia poderemos retomar nossa vida sexual?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É necessário conversar diretamente com o cirurgião, algumas cirurgias tem particularidades, exemplo ele provavelmente não vai poder apoiar o pé ou o joelho durante um certo período.

      Excluir
  26. Sofri um acidente automobilístico em 2000 e fiquei com fixadores externos tipo ilizarov colocados pelo mestre Irocy. Infelizmente a articulação ficou rígida, com apenas 10 a 20º de movimento. Apesar dos espaços estarem preservados e a articulação estar íntegra a cartilagem foi seriamente prejudicada pela falta de movimento. É um caso para prótese parcial ou eu deveria colocar uma prótese total de joelho.
    Fui a outro ortopedista que me falou que é possível soltar a articulação mas que eu provavelmente não suportaria a dor por causa da cartilagem.
    Grato pela atençao ao meu caso.

    ResponderExcluir
  27. Dr. Marcos, tenho 54 anos e tenho artrose nos 2 joelhos. Já fiz artroscopia para lesão do menisco e "toalete". No joelho direito isso já tem 2 anos e está razoável. No esquerdo fiz há 6 meses mas não adiantou, pois a artrose está muito avançada e meu médico me indicou, antes da prótese, uma osteotomia. Tenho medo de passar por uma cirurgia com um pós operatório demorado e dolorido e não durar muito tempo (cerca de 5 anos), uma vez que a artrose está adiantada. Vai adiantar fazer a osteotomia, no lado que ainda tem cartilagem não vai "gastar" rápido também? (a artrose não desgasta?) Preciso de uma segunda opinião antes de me decidir, sei que sem ver os exames é difícil, mas uma osteotomia vale a pena na minha idade? Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia o post sobre osteotomia de tibia. Para dar uma opinião num caso específico preciso examinar o paciente.

      Excluir
  28. Dr Macos.Fins a cirurgia para a colocação da prótese a 04 anos.Tudo ia muito bem.Na hidroginástica, tive um problema na escada e dai pra cá, tenho passado muitas dores.Agora me apareceu um vermelhidão no joelho .O médico disse ser erisipele. Tive febre, calafrio, dores na panturrilha e no joelho.Sinto como se escorresse uma gota fria dentro de minha perna. O que sugere.Tenho 74 anos.

    ResponderExcluir
  29. Meu pai tem 83 anos e tem uma grave artrose no joelho esquerdo, já esta com indicação para uma cirurgia de próteses total de joelho, já foi avaliado com o cardiologista esta com um bom estado clinico, gostaria de saber quais são os riscos e os benefícios da realização dessa cirurgia nesta idade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pessoa com 83 anos de idade também tem direito a uma boa qualidade de vida, caso o risco cirurgico seja baixo e a artrose não tenha respondido as medidas não operatorias ele pode se beneficiar da artroplastia.

      Excluir
  30. Ola Dr.Marcos Britto da Silva! Li a reportagem que o senhor publicou e me despertou a atencao.Me irmao sofreu um AVC seguido de um gravissimo acidente de moto, ele teve fratura no cranio com quadro hemorragico ,hidrocefalia,descolamento de retina,que ocasionou a perda da visao de um dos olhos, perda da memoria recente alem de lesao em uma das maos e joelho que por consequencia gerou uma grave artrose(ele esta na cadeira de rodas devido isso).Ele tem trombose nas duas pernas com uso de filtro para evitar complicacoes com os trombos. Ele necessita de fazer a cirurgia,mas fico muito preocupada com a questao da trombose,uma vez que o senhor relata complicacoes exatamente em relacao ao fato de ocorrer trombose pos-cirurgico...O que devemos fazer!!! Por favor nos oriente!! Grata! Marlene.

    ResponderExcluir
  31. Ola Dr Marcos,
    Tenho que fazer para colocar prótese no joelho, minha duvida é qual prótese deve ser colocada importada ou nacional, por favor de uma orientação

    Timoteo
    antoniovillibor@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A escolha da prótese é do seu ortopedista, ele irá fazer a prótese que esta acostumado.

      Excluir
  32. TENHO 33 ANOS E SOFRI UM ACIDENTE DE MOTO A 12 ANOS SOFRENDO FRATURA EXPOSTA SEVERA DO FÊMUR PROXIMAL AO JOELHO. COMO FIQUEI 3 ANOS COM O JOELHO IMOBILIZADO COM O ILIZAROV, CAUSOU ANQUILOSE TOTAL DO JOELHO, DESDE ENTÃO NÃO DOBRO NADA O JOELHO PORÉM NAO SINTO DOR. GOSTARIA DE SABER SE POSSO FAZER A CIRURGIA DE PRÓTESE TOTAL DE JOELHO PARA MELHORAR MINHA QUALIDADE DE VIDA. MORO EM PORTO ALEGRE E GOSTARIA DE UMA INDICAÇÃO MÉDICA PARA ESTA REGIÃO. OBRIGADA, EVERTON LUIS MACHADO.

    ResponderExcluir
  33. Boa Noite Dr. Marcos, estou muito preocupada. Em minha testa venho notando um crescimento como se fosse um galo, nao dói, parece uma ponta de osso, não sei o que é. O que pode ser? Estou desesperada. Poderia me ajudar por favor?

    mag_dajanainaramos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  34. Quando um paciente precisa de uma prótese para o joelho, e a paciente tem acima de 48 anos, qual a prótese mais indicada, seria a nacional ou a importada?
    Qual garante um resultado melhor para sua qualidade de vida?

    ResponderExcluir
  35. Olá Dr, boa noite. Moro no Rio e estou planejando trazer minha mãe, que é do ES, para operar aqui, pois terei condições de acompanhar todo este processo.

    Se possível, poderia entrar em contato? fabrinedamata@hotmail.com

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre em contato com o consultório, minha secretária tentou contato por email porém ele esta retornando

      Excluir
  36. Dr. Marcos, gostaria que me tirasse uma duvida, eu tenho as pernas tortas para fora as famosas "cambotas" e queria saber se tem alguma cirurgia que concertasse ou corrigisse isso, pois me incomoda muito ja faz tempo, Tenho 20 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As deformidades angulares dos membros inferiores quando graves podem necessitar de tratamento cirúrgico.

      Excluir
  37. Boa noite Dr. Marcos,
    Minha mae esta com pedido do ortopedista para fazer artoplastia total de joelho, ela não tem convenio, vc poderia me informar quanto fica essa cirurgia, com a protese, hospital e equipe medica, desde ja agradeço! Carol email caroljafisio@bol.com.br

    ResponderExcluir
  38. Olá Dr Marcos, sou portador de artrites reumatóide e a minha cartilagem dos joelhos principalmente do direito, está a gastar rapidamente. Ainda ando bem, subo e desço escadas, mas gostaria de saber se é possivel realizar uma cirurgia para se colocar a prótese. Sou angolano e vivo em Angola.

    Grato desde já pela atenção

    O meu email é tchieny24@outlook.com

    ResponderExcluir
  39. Gostaria de saber se é comum o tornozelo se tornar valgo após uma protese total de joelho e como tratar isto. grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos casos de geno valgo é muito comum o tornozelo começar a incomodar após a prótese, a perna fica reta e o paciente percebe que o tornozelo está valgo. Já erá valgo antes porém como o joelho doía mais não prestávamos atenção ao tornozelo.

      Excluir
  40. Ola doutor Marcos Britto, meu nome é Paulo César ,moro aqui ma cidade de Pará de Minas MG,no último dia quatorze fiz uma cirurgia de artoplastia total de joelho ,tenho 40 anos por quanto tempo pode durar essa prótese? Obrigado

    ResponderExcluir
  41. Bom dia dr Marcos, excelente sua matéria, muito completa, de fácil compreensão. Moro em são Paulo, sou dentista, 53 anos e uma história complexa de artrose nos joelhos e na coluna cervical e lombar. De acordo com o médico especialista em joelho e o neurocirurgião, ficou estabelecido realizar primeiro cirurgia de prótese total de joelho, as lesões são bastante severas conforme sugerem as imagens radiográficas e de ressonância magnética,as dores são intensas e os movimentos estão muito reduzidos. Minha pergunta no momento é, qual sua opinião sobre realizar a cirurgia nos dois joelhos durante o ato cirúrgico, lembrando que sou hipertensa e safenectomizada, não posso fazer isso de hormônios pois desenvolvo trombose.
    Desde já, agradeço sua atenção. Na verdade, quem deseja realizar a cirurgia nos dois joelhos sou eu, ainda vou conversar com meu médico sobre isto, médico no qual confio bastante. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro que você discuta isso com seu médico, eu opero um de cada vez.
      leia mais em
      https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17545424
      artigo sobre o assunto

      Excluir
  42. OLÁ DR. MARCOS,
    MINHA MÃE ESTÁ PRA OPERAR NA FILA DO INTO ESTÁ NA POSIÇÃO 1450, E COMO O JOELHO DELA ESTÁ PIORANDO MUITO, ESTOU VERIFICANDO A POSSIBILIDADE DE OPERAR EM OUTRO LUGA.
    ELA TEM ARTROPLASTIA, PRECISA COLOCAR PRÓTESE NO JOELHO, E NÃO TEM PLANO DE SAÚDE.
    GOSTARIA DE UMA INDICAÇÃO/SUGESTÃO DO SR., ORIENTANDO O QUE EU POSSO FAZER.
    OBRIGADA,
    LUCIANA SAVASTANO
    SAVASTANO.LUCIANA@GMAIL.COM
    21-99883-7774

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro que você entre em contato com o hospital para saber quantas cirurgias estão sendo feitas por mês, dessa maneira você consegue saber o numero de meses que falta para chegar a vez da sua mãe.

      Excluir
  43. Olá Dr. Marcos, bom dia!!! Obrigada pelas informações e Parabéns pelo Blog, suas informações me esclareceram basante... estava com algumas dúvidas e agora fiquei mais tranquila. Abraços, Renata

    ResponderExcluir
  44. Boa tarde tenho minha sogra que tá sofrendo muito lá Espírito Santo e precisa da cirurgia com prótese no joelho ela passou lá no hospital em Vitória e disseram que vai precisar como faço pra trazer ela para o Rio de Janeiro e fazer a cirurgia no joelho e Qual o valor preciso de ajuda .neinha.marinho29@.gmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Consolidação das Fraturas

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Mordida de Animais

Fratura de tíbia - Diafisaria

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.

Arquivo

Mostrar mais