Dor no Ombro e Síndrome do Impacto Subacromial

Até há pouco tempo, dor no ombro era sinônimo de Bursite. Hoje, sabemos que outras patologias provocam dor no ombro. Talvez a mais frequente causa de dor no ombro seja a Sindrome de Impacto Subacromial.

Podemos definir a Sindrome de Impacto subacromial como uma patologia que provoca dor no ombro devido a lesões no manguito rotador. Inicialmente, ocorrem a bursite e a tendinite do Supraespinal, Infraespinal, Subescápula e Redondo Menor. Nos casos não tratados, a Síndrome de Impacto evolui com tendinopatia e finalmente ruptura dos tendões do manguito rotador. Em todas as fases da doença a dor no ombro está presente. 

A Síndrome de Impacto é causada por múltiplos fatores. As teorias atuais mais comentadas são a compressão extrínseca (impacto propriamente dito) e a degeneração intrínseca causada pelo envelhecimento. O tratamento está baseado na identificação correta dos fatores etiológicos e na sua correção. Para isso, é fundamental a história clínica da evolução da doença, exame físico detalhado com manobras especiais e exames de imagem. A Instituição de um programa de fisioterapia e correção postural é o próximo passo e somente alguns pacientes necessitarão de tratamento cirúrgico.

História          Grande parte da literatura anterior ao século XIX é de difícil interpretação no contexto do Sindrome de Impacto. As patologias da articulação glenoumeral, especialmente o ombro congelado e artrose foram confundidas com patologias do manguito rotador e bursites. 
         A descrição do manguito rotador já estava presente no mais antigo relato médico, o Papiro de Edwin Smith em 1700 ac. O primeiro relato das complicações da síndrome de impacto foi feito em cartas enviadas ao London Medical Gazette, em 1834 por John Gregory Smith, nessas cartas o autor relatava a ruptura do manguito rotador estágio final da doença. 
          No início do século XX, com os trabalhos de Codman e Meyer, passamos a ter uma melhor compreensão sobre a etiologia das lesões do manguito rotador e da síndrome de impacto. Codman é conhecido como o Pai da Cirurgia de Ombro com os primeiros trabalhos na subespecialidade datados de 1904. Foi o primeiro ortopedista a escrever um livro inteiro somente sobre uma articulação “The Shoulder”, em 1934. Codman escreveu uma série de artigos que chamaram a atenção para a bursa subacromial e os tendões do manguito rotador. Ele acreditava que as lesões do manguito rotador estavam ligadas ao trauma e deu pouco crédito à teoria de Meyer, que acreditava que a ruptura do manguito estava relacionada ao atrito entre a grande tuberosidade e o acrômio.

Etiologia        A etiologia da doença do manguito rotador tem sido debatida intensamente e as suas causas são multifatoriais, com contribuições de compressão externa, ​​traumas locais, degeneração intrínseca relacionada à idade e ao envelhecimento, quedas e lesão vascular.
       Apesar da controvérsia, a maioria dos investigadores acreditam que a compressão externa entre a tuberosidade maior e o arco coraco acromial tem papel importante na doença do manguito rotador em alguma fase da patologia. As causas secundárias do impacto subacromial incluem fratura viciosamente consolidadas, pseudartrose, Os Acromiale, tendinite calcária, instabilidade articular, desequilíbrio muscular e contracturas capsulares.
        A Síndrome de Impacto é uma patologia de evolução lenta, entre o início dos sintomas de dor no ombro até a ruptura do manguito podem decorrer entre 20 e 30 anos.
         Alguns autores acreditam que a doença do manguito rotador é devido a uma compressão extrínseca primária, outros ​​acham que a doença é geralmente devida a fatores a intrínsecos de degeneração do tendão, com impacto subacromial secundário. Na teoria da degeneração e fatores intrínsecos, a fraqueza dos músculos do manguito rotador provocaria uma ascensão do úmero que nesse momento colidiria com as estruturas do arco coraco acromial.
Resumidamente, os fatores extrínsecos são aqueles que agem externamente com alterações secundárias no manguito rotador. Na teoria intrínseca os fatores internos ao próprio manguito seriam os responsáveis pela síndrome de impacto.
Teoria da Compressão Extrínseca A Sindrome de Impacto Subacromial foi dominada pelo debate sobre a localização precisa de uma fonte de compressão extrínseca. Watson-Jones descreveu o impacto lateral entre a borda lateral do acrômio e o manguito durante a abdução. A cirurgia corretiva, portanto, era a acromioplastia lateral ou a acromiotomia total com consequente perda funcional do deltoide.
Neer discordou desse procedimento e numa dissecção de 100 cadáveres mostrou a presença de osteófitos na região antero inferior do acrômio e propôs a teoria de impacto entre o manguito e a região antero inferior do acrômio. Esta é a teoria mais aceita nos dias de hoje.
Segundo Neer, o impacto está relacionado à região anterior e não lateral do acrômio, fato que ensejou a mudança na região da acromioplastia, de lateral para anterior. Neer também identificou três fases na evolução das lesões do manguito rotador.
· Estágio I - fase inflamatória com bursite e tendinite no manguito rotador;
· Estágio II - formação de fibrose do manguito caracterizada por tendinopatia / tendinose com o surgimento de rupturas intrasubstanciais ou parciais;
· Estágio III - caracterizada pela progressão dessas micro roturas para rupturas completas
Esses estágios evoluem durante anos. Uma das consequências da tração contusão contínua no ligamento coraco acromial é a formação de um osteófito no local. Esse osteófito é uma calcificação ao longo do ligamento coraco acromial. Com o crescimento desse osteófito o aspecto radiológico do acrômio vai se modificando de uma forma plana / curva para curva / em gancho, essa última relacionada a lesões mais importantes do manguito. A forma do acrômio não muda com a idade, porém, o seu aspecto radiológico sim, devido ao surgimento do osteófito antero inferior ao acrómio.

Teoria da Degeneração Intrínseca
Alguns autores acreditam que a compressão extrínseca do manguito não é o principal fator na síndrome de impacto. Segundo a teoria intrínseca o principal fator estaria relacionado à diminuição do suprimento vascular, envelhecimento e forças de tensão que levariam a falência do manguito rotador.
Ogata e Uhthoff descobriram que a incidência e a gravidade das lesões do manguito aumentavam com a idade, enquanto que a degeneração acromial não. Os pacientes com degeneração inferior no acrômio e com rupturas parciais do manguito apresentavam mais frequentemente lesão na superfície articular do manguito e, portanto, as lesões estariam relacionadas com a tendinopatia e não com o impacto. Segundo Uhthoff, seria de se esperar lesões na superfície bursal no impacto extrínseco pelo trauma direto nessa região.
Uhthoff e Lohr identificaram uma zona de hipo-vascularização dentro do tendão supraespinal e observaram que nenhum vaso estava presente distalmente, na porção articular desse tendão. Eles propuseram que essa região hipo-vascularizada é mais suscetível às lesões degenerativas e a tendinopatia do manguito rotador. Existe uma controvérsia se essa região hipo-vascular seria secundária ao impacto e não a causa primária.

Como vemos a etiologia da síndrome de impacto.
Acreditamos que as lesões do manguito rotador ocorram por um imbalanço muscular e postural das peças do manguito rotador / cabeça umeral / escápula.
O imbalanço muscular provocaria uma ascensão da cabeça umeral e consequente impacto. Além do imbalaço muscular, a posição da escápula em relação ao tórax e a cabeça umeral também têm importância. Patologias que provocam uma projeção anterior e inclinam anteriormente a escápula para frente também tem papel importante. Outras patologias que interferem da biomecânica do movimento entre o úmero e a escápula também devem ser consideradas.
O encurtamento da cápsula anterior, a angulação do acrômio no Os Acromiale, discinesias por compressão neurológica, erros posturais na execução dos movimentos no dia a dia e nos esportes de arremesso, são os fatores etiológico principais em alguns pacientes com síndrome de Impacto Subacromial.

Diagnóstico.
O diagnóstico preciso do impacto requer uma história completa e exame físico, bem como exames de imagem.
A principal queixa da síndrome de impacto é a dor no ombro, principalmente na região antero lateral. Essa dor é agravada pelo movimento e elevação do membro superior. As dores noturnas principalmente quando o paciente dorme sobre o ombro afetado também são frequentes.
As manobras clínicas clássicas para o diagnóstico da Síndrome de impacto são a manobra de Neer e Hawkins. A manobra de Neer diagnostica o impacto na região mais próxima ao acrômio e a manobra de Hawkins diagnostica o impacto ao longo do arco córaco acromial em direção ao processo coracoide.
Preferimos realizar a manobra de Hawkins com rotação interna em vários graus de adução, para podermos avaliar o impacto em vários pontos ao longo do arco coraco acromial.

Diagnóstico por Imagem
As radiografias devem ser obtidas para avaliar a anormalidade óssea do arco coracoacromial.
A Rotina radiográfica inclui AP simples, AP no Plano da escápula, Ap com Raio a 10 graus cefálico ( Zanca) , AP com raio a 30 graus caudal ( Rockwood), perfil de escápula com raio a 15 caudal ( túnel View) e Axilar.
Nessas incidências, observamos a forma do acrômio e a presença de esporões subacromiais no perfil de escápula, e no AP com raio a 30 graus caudal, o Os Acromiale pode ser bem avaliado com as incidências axilares, a distância úmero acromial é avaliada no AP simples porém sofre alteração com a rotação do úmero.
As radiografias ajudam também na identificação das calcificações e tendinites calcárias. As calcificações junto a inserção do manguito estão relacionadas às lesões degenerativas ao passo que calcificações no meio do tendão estão relacionadas à tendinite calcária.
O manguito rotador especificamente pode ser avaliado com o ultrassom e a ressonância magnética, sendo a ressonância o padrão ouro para diagnóstico das patologias do manguito rotador.
Em relação a ressonância é importante ressaltar que não deve ser o primeiro exame de Imagem a ser pediso nos casos de dor no ombro. Comece sempre com um RX simples, a ressonância tem dificuldade de identificar lesões ósseas como a tendinite calcária. As ressonância de campo aberto também tem baixa sensibilidade para diagnóstico de lesões menores e pode não diagnosticar as alterações iniciais de uma síndrome de impacto.
Em algumas situações a tomografia computadorizada pode ser usada, principalmente para avaliar o grau de atrofia muscular nas lesões maciças crônicas (índice de Goutalier).
A manobra de injeção subacromial de anestésico descrita por Brown em 1949 e popularizada por Neer (hoje é conhecida como manobra de Neer) é realizada nos casos de dúvida. Quando um paciente apresenta um quadro muito doloroso no ombro que dificulta as manobras clínicas podemos injetar anestésico na região subacromial. Isso retira a dor nessa região e podemos observar melhor o arco de movimento e a função (patência) do manguito rotador. Por exemplo, se após a injeção o paciente for incapaz de sustentar o braço isso indica uma ruptura maciça do manguito rotador.

Tratamento.
O tratamento inicial da Sindrome de Impacto Subacromial é não operatório. O objetivo é identificar os fatores predisponentes e realizar a sua correção. Exemplo: hábitos posturais ruins, como a posição no trabalho, hábitos para dormir, erros na execução dos movimentos no esporte, etc, são identificados e corrigidos.
Inicialmente é instituído um programa de fisioterapia intensa, com reforço muscular específico. Importante ressaltar que esses programas somente serão efetivos se tiverem a adesão do paciente e forem realizados diariamente por, no mínimo, 3 meses. Classicamente, Neer indica fisioterapia por no mínimo 18 meses antes de indicar o tratamento cirúrgico nos pacientes com impacto subacromial.

Tratamento Cirúrgico
A cirurgia está indicada nos pacientes com dor persistente que não responderam adequadamente ao tratamento não cirúrgico. Historicamente, a acromioplastia tem sido realizada, na forma como descrita por Neer . Hoje realizamos esse procedimento por via artroscópica, porém, o resultados da cirurgia aberta com técnica minimamente invasiva são iguais. Nos casos de ruptura parcial, o desbridamento isolado por via artroscópica tem sido advogado por alguns autores.
Na nossa prática clínica, raramente indicamos a cirurgia para os pacientes virgens de tratamento ou com patologia com poucos meses de evolução. A grande maioria dos casos é tratada com medidas fisioterápicas e reeducação dos movimentos.
A incidência maior de cirurgia fica reservada para os pacientes que tiveram tratamento prévio com outros médicos ou foram encaminhados para tratamento cirúrgico.
Bibliografia.
1. Codman EA: The Shoulder. New York, NY, G. Miller & Co. Medical Publishers, 1934.
2. Codman EA: Some points on the diagnosis and treatment of certain neglected minor surgical lesions. Boston Med Surg J 1904;150(14):371-374.
3. Meyer AW: The minuter anatomy of attritional lesions. J Bone Joint Surg Am 1931;13:341-360.
4. Meyer AW: Chronic functional lesions of the shoulder. Arch Surg 1937;35:646- 674.
5. Bigliani LU, Levine WN: Subacromial impingement syndrome. J Bone Joint Surg Am 1997;79(12):1854-1868.
6. Neer CS II: Impingement lesions. Clin Orthop Relat Res 1983;173:70-77.
7. Chansky HA, Iannotti JP: The vascularity of the rotator cuff. Clin Sports Med 1991;10(4):807-822.
8. Lohr JF, Uhthoff HK: The microvascular pattern of the supraspinatus tendon. Clin Orthop Relat Res 1990;254:35-38.
9. Watson-Jones R: Fractures and Other Bone and Joint Injuries. Baltimore, MD, Williams & Wilkins, 1940.
10. Neer CS II, Marberry TA: On the disadvantages of radical acromionectomy. J Bone Joint Surg Am 1981;63(3):416-419.
11. Neer CS II: Anterior acromioplasty for the chronic impingement syndrome in the shoulder: A preliminary report.
J Bone Joint Surg Am 1972;54(1):41-50.
12. Bigliani BU, Morrison ES, April EW: The morphology of the acromion and its relationship to rotator cuff tears. Orthop Trans 1986;10:216.
13. Toivonen DA, Tuite MJ, Orwin JF: Acromial structure and tears of the rotator cuff. J Shoulder Elbow Surg 1995;4(5):376-383.
14. Chambler AF, Bull AM, Reilly P, Amis AA, Emery RJ: Coracoacromial ligament tension in vivo. J Shoulder Elbow Surg 2003;12(4):365-367.
15. Yamamoto N, Muraki T, Sperling JW,
et al: Contact between the coracoacromial arch and the rotator cuff tendons in nonpathologic situations: A cadaveric study. J Shoulder Elbow Surg 2010;19(5):681-687.
16. Kesmezacar H, Akgun I, Ogut T, Gokay S, Uzun I: The coracoacromial ligament: The morphology and relation to rotator cuff pathology. J Shoulder Elbow Surg 2008;17(1):182-188.
17. Nicholson GP, Goodman DA, Flatow EL, Bigliani LU: The acromion: Morphologic condition and age-related changes. A study of 420 scapulas.J Shoulder Elbow Surg 1996;5(1):1-11. 39. Ogata S, Uhthoff HK: Acromial enthesopathy and rotator cuff tear: A radiologic and histologic postmortem investigation of the coracoacromial arch. Clin Orthop Relat Res 1990;254:39-48.
18. Benson RT, McDonnell SM, Knowles HJ, Rees JL, Carr AJ, Hulley PA: Tendinopathy and tears of the rotator cuff are associated with hypoxia and apoptosis. J Bone Joint Surg Br 2010; 92(3):448-453.
19. Gerber C, Galantay RV, Hersche O: The pattern of pain produced by irritation of the acromioclavicular joint and the subacromial space. J Shoulder Elbow Surg 1998;7(4):352-355.
20. White EA, Schweitzer ME, Haims AH: Range of normal and abnormal subacromial/subdeltoid bursa fluid.
J Comput Assist Tomogr 2006;30(2): 316-320.
21. Budoff JE, Rodin D, Ochiai D, Nirschl RP: Arthroscopic rotator cuff debridement without decompression for the treatment of tendinosis. Arthroscopy 2005;21(9):1081-1089.
22. Gartsman GM, O’Connor DP: Arthroscopic rotator cuff repair with and without arthroscopic subacromial decompression: A prospective, randomized study of one-year outcomes. J Shoulder Elbow Surg 2004;13(4):424- 426.
23. Bigliani LU, Ticker JB, Flatow EL, Soslowsky LJ, Mow VC: The relationship of acromial architecture to rotator cuff disease. Clin Sports Med 1991;10(4):823-838

Dr Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologia e Medicina do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Atualizado em 04/04/2012
Artigo enviado para publicação na revista Ambito Hospitalar.

Comentários

  1. DR faço natação já a algum tempo, e meu ombro começo a doer intensamente, fiz uma ultrasonografia e o diagnostíco foi -leve espessamento das paredes subacromial/subdeltoídea -leve artrose acromio-clavicular, com abaulamento cápsulo ligamentar. preciso fazer cirurgia ou fisioterapía resolve?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maioria dos nadadores desenvolve dor no ombro em algum momento da vida esportiva, você deve consultar um ortopedista para examinar você e saber se essas alterações estão causando a dor.

      Excluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Consolidação das Fraturas

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Mordida de Animais

Fratura de tíbia - Diafisaria

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.

Arquivo

Mostrar mais