BURSITE

A bursa é uma pequena bolsa com as laterais sobrepostas e com uma pequena quantidade de líquido no seu interior. 

Entrevista ao programa Sem Censura

Onde se localizam as bursas?
R. A Bursa está localizada sobre ligamentos e tendões ao redor das articulações. Temos Bursa nos Ombros, Cotovelos, quadril, Joelho, tornozelo, etc. Somente para citar os locais mais acometidos. 
Qual a função das bursas?
R. A bursa tem por finalidade diminuir o atrito entre as partes móveis do organismo. Imagine uma tecido de cetim, a bursa é semelhante, muito escorregadia. A diferença é que entre os folhetos da bursa existe uma lamina muito fina de líquido que tem a função justamente de diminuir o atrito entre as camadas da bursa. 
O que causa a bursite?
R. Traumatismos locais (agudos ou crônicos) podem levar a uma inflamação nessa região e a bursa responde a esse trauma produzindo mais liquido. Quando a bursa fica cheia de liquido ela doi e dizemos que o paciente está com BURSITE. 
Como Prevenir a Bursite?
A melhor forma de prevenção é evitar a trauma repetido. No ombro evitar tratalhar com as mãos acima do nível dos ombros, No quadril evitar dormir de lado em colchões duros. No joelho evitar ficar ajoelhado muito tempo. No pé evitar sapatos apertados. 
O que ocorre com uma bursite de longa data?
R. O bursite de longa data é chamada de bursite crônica. A diferença entre a bursite crônica e a bursite aguda é que na bursite aguda encontramos normalmente uma maior quantidade de liquido dentro da bursa. Na bursite crónica além de liquido (pequena quantidade) observamos um espessamento nas paredes da bursa. Na bursite crônica a paredes da bursa perdem parte da sua capacidade de diminuir o atrito entre as partes móveis do organismo e pode surgir a crepitação. 
O que é crepitação?
R A crepitação é um pequeno estalido ou rangido que pode ser sentido quando colocamos a mão sobre a região do organismo. Pode estar presente na bursite porém está presente também em outras patologias ortopédicas. 
Quais locais são acometidos pela bursite?
R. Qualquer parte do organismo que tenha bursa pode ter bursite. Os locais mais frequentes são o ombro ( clique aqui e leia mais ), o quadril (leia mais bursite do grande trocanter - dor na face lateral do quadril), e na região anterior do joelho ( bursa pré patelar), Cotovelo (leia mais sobre  bursite olecraniana)
Qual a incidência de Bursite?
A incidência de Bursite isoladamente é de difícil mensuração, a bursite na maioria dos casos acompanha outras patologias, em 1985, período que entrei na Faculdade de Medicina, as dores no ombro eram em geral sempre atribuídas a bursite, com o estudo e o passar dos anos e principalmente após entrar na residencia de ortopedia vemos que o que era chamado de bursite em geral é uma outra patologia: Síndrome de Impacto, Tendinite do Manguito Rotador, Capsulite Adesiva ( Ombro congelado), Ruptura do manguito rotador, Tendinite Calcária, etc. Todas essas patologias podem cursar com bursite. Toda patologia que inflame uma estrutura que está próxima a bursa acaba causando uma bursite por contigüidade. Isso só para falar das bursites do Ombro. E. Codman realizou mais de 1000 dissecções de ombros em cadáveres e encontrou sinais de bursite em 1 em cada 3 pacientes.

Dr. Marcos Britto da Silva 
Ortopedista, Traumatologista e Médico do Esporte
Rio de Janeiro, RJ, Brasil
atualizado em 07/08/2014

Comentários

  1. Boa noite Dr. Marcos, gostaria de esclarecer algumas duvidas com sr.
    Há cerca de 1 ano levei sofri uma lesão no ombro esquerdo, na epoca o ortopedista me pediu uma ultrassonografia e nela foi constatada, sinais de tendosinovite do cabo longo do bíceps, bursite subracromial-subdeltatóidea, exofitose acromial que pode corresponder a sindrome do impacto e sinais de subluxação no acromio-clavicular. Como tratamento ele me passou 20 sessoes de fisioterapia e enfiltrações, fiz todas a sessões de fisioterapia, menos a enfiltração. Ainda sinto dores no ombro praticando exercicios fisicos, gostaria de saber se há tratamento que deixe meu ombro 100% novamente? Grato Eliseu Jr

    ResponderExcluir
  2. Sim, existe tratamento. Acho que você deveria ser reexaminado e na dependência do exame físico, fazer uma ressonância. Seu tratamento pode ser com reforço muscular porem alguns casos requerem cirurgia.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, dr. Marcos.
    Minha mãe tem bursite e calcificação no ombro e trabalha muito com os braços todos os dias. Tem como ela ficar 100% curada sem fazer cirurgia?

    Mariany Oliveira. Petrolina-PE

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, dr. marcos
    estou fazendo um seminário a respeito de lesões do manguito rotador e gostaria de saber a diferença entre tendinite calcária aguda e tendinite calcária crônica.

    obrigado

    ResponderExcluir
  5. Boa noite Dr. Marcos
    trabalho na área de saúde sou técnico em radiologia e desenvolvi uma tendinite calcárea, e trabalho o dia e a noite a dor no meu ombro é isuportável fazendo tratamento com ondas de choque pode desmanchar essa calsificação e aliviar esta dor. moro em alagoas. pesquisando na nete encontrei este site.

    ResponderExcluir
  6. Tenho dois artigos sobre tendinite calcárea nesse blog. Procure abaixo, clique nos links e você será redirecionado para os artigos.

    ResponderExcluir
  7. Anomima, 19 anos mora em minas gerais e queria saber se voce Dr. Marcos poderia citar algum pensamento do senhor, pois estou fazendo meu TCC e fala sobre a bursite e elaborei meu tcc com coisa que esta aqui no seu site e queria que voce me passase um pensamento pra colocar no meu TCC.

    ResponderExcluir
  8. Movimento é vida, vida é movimento.
    Esse pensamento guia todo o meu trabalho.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Dr. Marcos, sou professora de Educação Física e atuo em um estúdio de personal training.Tenho uma aluna de 54 anos, com bursite no ombro, trabalhamos fortalecimento de manguito rotador e de toda a região, porém as dores foram ficando mais constantes(a aluna tem uma grande tensão na região do ombro por trabalhar muitas horas além do comum a frente do computador), então ela procurou um especialista e o mesmo fez a infiltração. No momento ela está sem dor, mas paramos de trabalhar a parte superior para dar um descanso para a articulação. Devo dar mais um tempo para a recuperação?? Minha preocupação é de trabalhar e depois que o efeito da infiltração passar a dor voltar o dobro, justamente pelo fato da aluna passar a fazer algumas atividades além daquilo que é comum. O que fazer doutor???

    ResponderExcluir
  10. Essa liberação e orientação somente pode ser feita pelo ortopedista assistente, solicite uma orientação dor escrito desse profissional.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Dr Marcos

    Meu nome é Gisele tenho 44 anos e moro em Cabo Frio - RJ há alguns dias venho sentindo muitas dores no meu cotovelo esquerdo quando pego peso, dependendo do movimento, eu não levei nenhum tombo ou bati para justificar essa dor pode ser bursite??
    Não tenho ass. médica e aqui como em todo o país o SUS é horrível, e se for na emergência vão me mandar pra casa e tomar um analgésico o qeu o Sr me recomenda??
    Um abço.
    Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  12. Não respondemos a comentários sem email e a perfis que não dão acesso a email.

    ResponderExcluir
  13. meu nome é Jaciara,Boa tarde Dr marcos sofro de bursite no joelho direito desde maio, e de dezembro para cá venho sentindo os mesmos sintomas no joelho esquerdo com dificuldades nos movimentos oq devo fazer estou tomando o remédio nimensulida 100 mg e sinto algumas melhoras eu estou pelo inss desde setembro quero saber tem cura eu estou desesperada pois sou muito ativa será q eu volto a trabalhar? muito obrigada

    ResponderExcluir
  14. ola bom dia dr meu nome e pedro araujo dos santos tenho 31 anos emoro na cidade de toledo no estado do parana meu email e pedro19791970@hotmail.com,gostaria de saber um pouco sobre inflamação cronica no tendão supraespinhoso

    ResponderExcluir
  15. Leia o Artigo sobre tendinite, tendinopatia e tendinose, há também artigo sobre sindrome de impacto no ombro, fique a vontate navegue no site, no momento estamos com mais de 130 artigos escritos

    ResponderExcluir
  16. teder skiba.
    Ola dr, ja passei por 2 cirurgias no ombro, acromioplastia a ultima em 2008, e desde entao nunca mais tive um dia sequer sem dor, ta tomei varios anti inflamatorios, infiltracoes, acupuntura, massagens, ja desisti de gastar, pois nada tem recuperacao, e ha 2 meses fiz um raio x, e ultra som, como a dois anos atras constatou bursite novamente, afinal nunca se foi... a cirurgia ficou boa, mas surgiu bursite, fiz todas as fisioterapias e ostopatia, mas nunca me livro desta dor louca... oque fazer depois de tudo isso

    ResponderExcluir
  17. Teder, Sua consulta foi marcada, que aguardo dia 19 de Outubro as 16 horas.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia, Dr. Marcos Britto da Silva

    Gostaria se fosse possível o se senhor poderia me ajudar, em 2006 eu sofri um acidente no meu trabalho e fiquei agarrado em um barramento elétrico, deste ano ate hoje venho sentido dor do lado esquerdo do meu peito e do ombro alem da dor percebi que este lado esta, mas cheio que o lado direito como feito musculação só de um lado. Eu sei que o corpo humano nenhum lado e igual a outro, mas antes do acidente a diferença que eu percebia era pouca e do lado direito.

    Obrigado,,, “Email: lira.moises@ig.com.br”

    ResponderExcluir
  19. O choque eletrico pode causar lesões internas, para saber se seu problema esta relacionado a esse acidente você deve procurar um ortopedista.

    ResponderExcluir
  20. BOA TARDE DR. MARCOS BRITTO DA SILVA

    ESTOU COM UMA DOR A QUATRO MESSES NO QUADRIL FUI NUM MEDICO ELE DISSE QUE ERA BURSITE DEPOIS DE VINTE DIAS JA TINHA TOMADO ANFLAMATORIO NAO SARAVA FUI EM OUTRO E ME DISSE QUE E NECROSE , A BURSITE PODE TEM ALGUNS SINTOMAS PARACIDOS COM SINTOMAS DA NECROSE NA CABEÇA DO FERMUR ,OU OUTRA DOENÇA QUALQUER TEM ESTE MESMO SINTOMA

    ADILSON LIMA ALEMAOVERMEI@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  21. BOA TARDE DR , MARCOS


    FUI AO MEDICO A UNS 70 DIAS COM DOR NO QUADRIL E MANCANDO LADO DIREITO ME EXAMINOU AS DUAS PERNARS DOBRAVAM DEITADO NA MACA , DISSE QUE ERA BURSITE , TOMEI UMA CAIXA DE ANTIFLAMATÓRIO E NÃO RESOLVEU
    COMEÇOU A DOR MAIS E MANCAR MAIS FUI EM OUTRO MEDICO ELE ME DISSE QUE ESTOU COM NECROSE NA CABEÇA DO FEMUR
    NESTE SEGUNDO MEDICO A PERNA DIREITA NÃO DOBRAVA MAIS IGUAL A PRIMEIRA CONSULTA ESTOU ESPERANDO A RESSONANCIA QUE É DIA 27/09/2011 .

    MINHA DUVIDA É .

    PODE SER BURSITE OU OUTRA INFLAMAÇÃO QUE OS SINTOMAS SÃO IGUAL A NECROSE ?

    ResponderExcluir
  22. Boa noite Dr.
    Até Janeiro de 2010 eu não sentia nenhuma dor em meu joelho, porém na data citada sofri uma queda de moto, e desde então tenho forte dor no meu joelho esquerdo.
    Por volta de Agosto de 2010 procurei um médico, pois a dor estava mto grande, e então fiz uma ressonância, onde foi constatado bursite pré-patelar.
    Fiz duas infiltrações, melhorou uns 30%... e o médico na ocasião disse que com o tempo "curaria"
    Porém até hoje não consigo ficar de joelhos, pois ainda dói... e meu joelho ainda está bastante enxado.
    Já se tornou um caso de bursite crônica?

    joyce_matiasse@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. tENHO 21 anos,tive tendinite.dez meses depois dores muito fortes,começaram no meu ombro.dores de me fazer chorar,nem conseguir andar e vestir a roupa.fiz exames e deu liquido em pequena quantidade na bursa direita.faço fisioterapia,mas ha quase 4 meses,esse problema vem se estendendo.as dores as vezes se irradiam em 3 pontos,quase descendo de encontro com o braço todo(detalhe,o mesmo braço que tive tendinite);ja tomei todos os possiveis e inimaginaveis tipos de antiflamatorios,alguns que me dopavam ate.quando entro em crise fica um caroço proximo ao ombro.sinto um peso,qualquer coisa que eu faço doi.parei de trabalhar.teria algum exame preciso pra saber o espassamento das paredes da bursa ou ate para saber se o tratamento adequado é mesmo com antiflamatorios?isso pode se agravar e ser caso de cirurgia?

    ResponderExcluir
  24. Dr° queria saber se em seu consultório trabalha com o convênio UNIMED?? Boa noite

    ResponderExcluir
  25. Fabiano, por favor informe seu email e torne-se seguidora do blog

    ResponderExcluir
  26. tenho tendinite nos dois ombros e na espinha dorsal,adquiridos na empresa onde trabalho a 9anos ela pode mi mandar embora?

    ResponderExcluir
  27. BOm Dia!!! Me chamo Bianca tenho 50 anos e entrei na menopausa aos 42 anos, faço muita ginastica, especifamente musculaçao...ja estou com um pouco de osteporose.Tenho muitas dores na coluna e em td meu lado esquerdo do corpo; ombro,cotovelo e joelho, nunca procurei um ortopedista...mas acho que chegou a hora. Gostaria de saber se fazendo musculaçao pode piorar???
    sds

    ResponderExcluir
  28. Bom dia DR. Eu era atleta de vôlei percebi que um tempo doia muito o ombro esquerdo constatado tendinite no supra espinhoso e a muito tempo venho sentido dor no ombro direito, tive dia 13/06/14 acidente de moto que agravou a dor onde o diagnostico foi bursite subacromideotodea, no raio x, esclerose e irreguaridade cortical do umero, isso continua por muitos dias com dor e não consigo mais jogar o que fazer?

    regiswania@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem uma série de tratamentos para tendentes e tendimopatias nos tendões do manguito rotador, procure um ortopedista

      Excluir
  29. Boa noite dr. Quando curar a bursite, pode fazer musculacao a vontade? Ou tem que tomar cuidado?

    ResponderExcluir
  30. Bom dia.fiz uma artro do ombro esquerdo ,18 meses apos uma lesão de chicote vim perdendo as forças do braço tendo formigamento . ,leve edema na articulação acromioclavicular.Leve irregularidade labral anterossuperior (10-11 H),sem no entanto caracteriza ruptura. Tendinopatia leve do subescapular e leve/modera dodo supraespinhal. Afilamento do tendão da cabeça longa do biceps,podendo representa tendinopatia e ruptura parcial .bursite subracromial /subdeltóidea leve .

    ResponderExcluir
  31. Doutor estou com tendinite e bursite no tornozelo o tratamento é o msm ?

    ResponderExcluir
  32. Boa tarde doutor. Estou com dor no peito .já fui no cardiologista e não é coração. Pode ser bursite, como de tratar. Obrigado

    ResponderExcluir
  33. Dr bursite após tratamento ela pode ser curada? Quem já teve alguma vez na vida ela pode voltar? Se não constar mais inflamação no local significa que esta curada ou qualquer momento esta inflação pode voltar?

    ResponderExcluir
  34. Boa tarde Dr.Marcos,
    Tenho bursite nos dois ombros, já consultei com ortopedista tomei anti inflamatórios orais e injetáveis, fiz 30 sessões de fisioterapia e parece que estou cada vez pior para dormir mesmo parada no dia a dia. O que o senhor me sugere?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para tratarmos uma patologia precisamos conhecer o diagnóstico completo, em algumas situações a bursite ocorre como consequência de outra patologia. Você deve retornar ao Ortopedista e conversar sobre o fato de ainda estar com dor. Algumas patologias são mais difíceis de tratar.

      Excluir
  35. Gostaria de tirar uma dúvida no meu caso as houve ausência de líquido nas bursas trocanterica, subglutea e do iliopsoas. Porém a dúvida não devia ter líquido nas bursas ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando a quantidade de líquido é a normal o médico pode optar por não descrever. Por isso é fundamental sempre levar o exame para o médico assistente. Diante das imagens e do laudo ele tem condições de orientá-lo adequadamente.

      Excluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Consolidação das Fraturas

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Mordida de Animais

Fratura de tíbia - Diafisaria

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.

Arquivo

Mostrar mais