Estatinas, Sinvastatina e Dor Muscular

Com a maior preocupação com a qualidade de vida e com a maior sobrevida da população casa vez mais os médicos prescrevem medicamentos para a baixar os níveis de colesterol. ( hipolipemiante) Esses medicamentos são chamados estatinas e uma das mais usadas e a sinvastatina.

O que são as estatinas?

As estatinas são drogas usadas no tratamento das dislipidemias, com estudos comprovando sua ação na redução da mortalidade por doença cardiovascular. Seus benefícios são independentes de sexo ou idade, sendo usados tanto na prevenção primária quanto na secundária de doença cardiovascular.

Nomes comerciais da sinvastatina: 

CLINFAR, Vaslip, DIOCOMB, SINVASCOR, SINVASTACOR, SINVASTATINA,  ZOCOR

A sinvastatina causa dor muscular?

Sim, atualmente a sinvastatina e os outros medicamentos para abaixar o colesterol são uma das principais causas de mialgia (dor muscular)

A sinvastatina causa dor muscular em todos os casos?

Não, muito pacientes usam sinvastativa por muitos meses e anos e não tem mialgia. Porém esses pacientes podem apresentam episódios de dor muscular quando fazem uso de outros medicamentos associados, principalmente medicamentos inibidores da enzima P450. Há uma maior change de complicação em pacientes que usam doses maiores e em associação com outros medicamentos.

A atividade física pode piorar o quadro de dor muscular em usuários de estatinas?

Sim, uma das maneiras de tratarmos o poliartralgia e as dores generalizadas é com a atividade física e alguns desses pacientes podem apresentar mialgia quando em uso de estatinas.

Existem outras complicações musculares com o uso de sinvastatina ?

Sim, existem relatos ( pouco frequentes) na literatura de rabdomiólise.

O que é a rabdomiólise?

A rabdomiólise é um possível efeito colateral do uso das estatinas, e consiste em necrose muscular com liberação de constituintes musculares na circulação. A severidade dos casos varia desde elevações enzimáticas leves sem mialgia, assim como dores musculares sem elevações enzimáticas, até casos severos de insuficiência renal aguda e óbito. Além da estatina, a rabdomiólise pode ser causada por politrauma, exercícios físicos extenuantes, doenças metabólicas, viroses, toxinas ou induzidas por outras drogas. esmagamento de várias partes do corpo como nos soterramento após terremotos.

Resumindo
Síndromes de miopatia associadas ao uso de estatinas variam desde mialgias simples até rabdomiólise associada à insuficiência renal aguda. O uso de estatinas deve ser feito somente sob orientação médica e o paciente deve informar a todos os médicos que usa estatina antes de iniciar  um tratamento com o uso de outros medicamentos.

Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologista, Médico do Esporte
Rio de Janeiro, RJ, Brasil
atualizado em 03/12/2010.

Comentários

  1. A periostite pode estar relacionada ao uso de sinvastatina? Corria antes de tomar sinvastatina e não sentia nada, após o uso deste medicamento passei a sentir dor na canela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sinvastatina pode causar dores musculares, para saber se as suas dores estão relacionadas ao medicamento você deve procurar um ortopedista que irá realizar um exame clinico detalhado.

      Excluir
    2. Parei de tomar e acabaram as dores.

      Excluir
  2. A sinvastatina pode provocar o aparecimento de Herpes?

    ResponderExcluir
  3. A sinvastatina pode causar coccigodinia?

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, Dr Marcos, o Sr acredita que a queixa de sensação de fraqueza e cansaço de determinados grupos musculares, sem perda objetiva de força ao exame clínico, pode ser atribuível ao uso c^ronico de estatinas, na exclusão de outras alterações ortopédicas?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem também causas neurológicas, degenerativas e metabólicas e todas devem ser investigadas

      Excluir
  5. Dr., uma pessoa de 89 anos que já teve um infarto há 10 anos mas mudou os hábitos e há mais de um ano tem nos exames HDL = 55, Col. totais = 195, Trig. = 79, glicemia = 85, CPK = 50, TGP = 9 e todo resto melhor ainda. Tomando somente levotiroxina 25, somalgin 100, e 7,5 mg de atenolol (isso mesmo - 1/4) por precaução. Que por outro lado não tem um rim há decadas e nunca fumou ou bebeu, precisa de voltar a tomar estatina posto que parou de tomar justamente por causa dos próprios efeitos colaterais debilitantes neste caso.
    Seria trezor pior que sinvastatina?

    ResponderExcluir
  6. Olá Dr Marcos, minha filha teve um quadro grave de rabdomiólise após uma aula de judô ela tem 14 anos e continua com dores musculares, é normal persistirem essas crises de dores que já fazem 3 meses? E ela é alérgica a maioria dos analgésicos e tbm teve reação colateral a antiflamatório melocox. Não aguento mais ver minha filha nessa situação, por favor me de uma luz pq até os médicos com quém já à consultei não sabem me explicar o pq dela ainda estar com dor e me mandaram procurar um Dr House acredita?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. leia mais em

      http://www.marcosbritto.com/2011/04/dores-musculares-rabdomiolise.html

      Excluir
  7. Boa noite...usei Sinvastatina apenas por uma semana mas por causa de muitas dores musculares interrompi o uso, á dois dias, mas continuo com as dores e fraqueza...Dr. dá pra ter uma idéia de quanto tempo ainda ficarei assim? Nem tenho conseguido treinar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os efeitos não costumam ser definitivos. Caso as dores persistam você poderia avaliar outras causas de dores musculares e artralgias.

      Excluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Consolidação das Fraturas

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Mordida de Animais

Fratura de tíbia - Diafisaria

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.

Arquivo

Mostrar mais