Bico de Papagaio, Esporão de Galo, Osteofíto

O bico de papagaio é o mesmo que esporão?
Sim , eles são sinônimos do termo médico osteofito.

O que é o bico de papagaio?
O bico de papagaio é o nome popular do osteófíto, uma pequena saliência óssea que cresce ao redor das articulações e tem a forma de um pico de papagaio ou do esporão de galo, Freqüentemente ele é descrito como: esporão ósseo ..... ( nome do local onde ele surgiu), exemplos: Esporão ósseo no úmero, esporão ósseo no olécrano, Esporão ósseo no calcâneo, etc.

O que causa o Esporão?

O bico de papagaio é um sinal radiológico da artrose, quando aparecem bicos de papagaio na radiografia dizemos que o paciente tem artrose. Os bicos de papagaio correm também nas áreas de inserção nos tendões no osso. 

Como Surge o Esporão?
Quando a inserção do tendão no osso inflama ou o tendão sobre uma tensão maior que a sua resistência ocorre uma pequena lesão ou o tendão inflama, no processo de cicatrização ao invés do organismo cicatrizar com tecido fibroso ocorre a formação de tecido cartilaginoso e calcificação, essa calcificação sempre tem uma forma triangular que lembra o bico dos pássaros ou a espora do galo. Disso surgiu o nome.

O Bico de papagaio espeta e causa dor? Não, o Bico de papagaio não espeta. O crescimento ósseo ocorre dentro de um ligamento ou da cápsula articular, ou seja o que o Bico de papagaio causa é um enrijecimento das articulações. As articulações ficam duras e enrijecidas.


Quando aparece Bico de papagaio na radiografia significa que a pessoa tem artrose grave?
Não, o osteófito surge desde o inicio na artrose e nas fases iniciais ele e bem pequeno, poderíamos dizer um Bico de um filhote de periquito.

O fato da pessoa ter Bico de papagaio significa que ela terá dor sempre?

Não, o dor é um fenômeno pessoal, só sabe o tamanho da dor quem sente a dor. Pessoas com vários bicos de papagaio podem não sentir dor. Não existe uma correlação direta entre o bico de papagaio na radiografia e a dor.

A artrose é uma doença?

Não considero a artrose uma doença, encaro a artrose como parte do envelhecimento natural, somente não tem Bico de papagaio e esporão quem não envelhece. O osteófito é como a ruga do rosto: vem com a idade.

Como devo tratar meus Bicos de papagaio?

Seja uma pessoa ativa, caminhe todos os dias, faça ginástica. Não se importe com eles, continue com uma vida saudável, o sedentarismo leva a perda de massa muscular que causa uma aumento das dores em geral.


Dr Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Medicina do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Atualizado em 22/06/2014

Leia mais Sobre Artrose

Comentários

  1. tenho bico-de-papagaio na coluna e no calcanhar. Na minha função preciso dazr muito esforço físico. Posso continuar a exercê-la normalmente?

    ResponderExcluir
  2. bom dia, meu sogro tem 78 anos, de uns mes para cá vem sofrendo com uma dor emença na perna direita, ela fica como esquecida, e doi muito. então levi ele para o utopedista, Dº Homero Rodrigues bem coceituado por qui, pela raiografia ele contatou tres bico de papagaio, porém a dor é muito forte, ele recitou codatem de 50mg, e lyrica de 75mg. porem a dor alivia,mas não pode fica muito tempo em pé, se o Sº pode me receitar um remedio que fosse mais eficaz, agradecido que Deus abençoei.

    ResponderExcluir
  3. Sou clinico e tenho visto em emergências pacientes chegarem com luxação exposta de dedos do pe após uma "topada" ou seja um chute. As vezes é só uma desarticulação do metatarso que perfura a pele. Como onde trabalho nao tem ortopedista, anestesio o local com xylocaina reduzo a luxação e suturo a pele. Pergunto: ta certo?

    ResponderExcluir
  4. dr, marcos o que siguinifica imagem sugestiva de moderado pinçamento posterior vertebral cervical emoderada diminuiçao do espaço intervertebral c6/c7 e pequeno desvio postural cervico dorsal a direita diminuiçao em altura vertebral em c5/c6 einversao da lordose cervical meu nome é claudete j alves email claudetecacau02@gmail.com almirante tamandare parana

    ResponderExcluir
  5. Boa noite Dr Marcos. Há aproximadamente 5 anos, finalmente, detectei o real motivo de minhas dores nos tornozelos dos 2 pés, sobretudo no direito: "Moderada artrose na articulação subtalar média e barra fibrosa (em ambos os pés)". Na verdade, a dor que eu sentia era em decorrência da artrose adquirida em função da barra fibrosa causar uma mobilidade errada da articulação. No fim de 2007, fui orientado por um médico a tentar a retirada da barra fibrosa de um dos pés (direito, que é o mais afetado) mas o resultado não foi bom. Uma dor que era menor, aumentou e com mais frequência. Após 1 ano e meio da cirurgia, procurei um especialista em pé que me disse que se eu tivesse ido até ele, teria me orientado a não proceder cirurgicamente, porém era tarde. Eu pesava 84, com 1,69 de altura e nos ultimos meses, consegui a façanha de perder 15 Kg e isso aliviou a dor. Porém, para conseguir esse resultado, contrariei ordens médicas de não praticar corrida, que já era um hobby. Se corro ao fim do dia e descanso o pé 1 ou 2 horas depois (descanso noturno) no outro dia pela manhã a dor é maior, mas se eu corro pelo manhã e passo o dia resolvendo as coisas do dia a dia, a dor no outro dia é menor, mas em qualquer dos casos sinto dor constante. Já me acostumei. Só manco quando forço demais, futebol, tênis, mas com esses esportes, realmente eu parei 100%, mas se o fizer a dor é certa. Enfim, tive um estalo para o tratamento com células tronco com o intuito de reconstruir cartilagens, já que a medicina voltada para esta área tem se desenvolvido bastante e ao pesquisar na internet encontrei seu blog que considerei uma boa oportunidade de avaliar prováveis intervenções médicas futuras. Meu nome é Huadson, tenho 33 anos e anseio por uma cura para o meu problema. Podem me contactar por aqui ou por email. huadsonfbt@gmail.com Aguardo ansiosamente! Abraço

    ResponderExcluir
  6. As células tronco são uma realidade para algumas patologias e uma esperança de fututo para outras. Alem de regenerar os tecidos precisamos tratar as causas que levaram a perda tecidual. Exemplo: um defeito biomecamico na pisada leva a sobrecarga mecânica e artrose precoce, as barras ósseas podem estar relacionadas ao pé plano rígido que leva a deformidade em todo o pé, hallux valgo, metatarsalgias, etc.

    ResponderExcluir
  7. olá Dr.
    qdo eu caminho minha articulação do quadril trava, não consigo mexer a perna pra frante e pra tras, isso pode ocorrer por causa do bico de papagaio q eu tenho no acetabulo?
    se for forço a caminhada? ou só vai piora

    ResponderExcluir
  8. Ola dtr Marcos meu nome é cristina e lhe falo d angola. Foi me diagnosticado bico d papagaio no calcanhar tenho feito massagem alivia +não passa e o medico ques tratar com raio ultra vermelho é correto? Não é prejudicial a saude? Desde já obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro internauta de Angola, a fisioterapia é um procedimento que em geral não provoca dados a saúde, pelo contrário, em geral ajuda a melhorar as dores. Para saber se um determinado tratamento está indicado no seu caso precisaria examiná-la.

      Excluir
  9. Olá Dr Marcos ,tenho 35 anos e há 6 anos sofri uma luxação de patela,onde tive que me submeter a uma cirurgia.Recentimente devido a muitas dores,fiz uma ressonância do joelho e foi diagnosticado condromalacia patelar e os tais bicos de papagaio (artrose).Será que eu conseguirei levar uma vida normal,tendo uma velhice saudável? já que desde já sinto dificuldades de mobilidade devido a sequela cirúrgica,e me considero nova ainda.Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O fato de você ter bico de papagaio não dignifica que ficará com grandes limitações quando ficar mais velha, importante ter uma vida saudável agora. Procure um ortopedista para que ele possa lhe orientar especificamente em relação a essa lesão.

      Excluir
    2. Qual o melhor exercício para melhorar os sintomas do bico de papagaio?

      Excluir
  10. Dr. Marcos, tenho 40 anos, tenho bico de papagaio no ínicio do pescoço, minha coluna formiga em locais difetrentes, já fui ao médico, estou com sobrepeso, tenho herança familiar, e dois filhos pequenos que ajudam a prejudicar minha postura, vou iniciar uma reeducação alimentar e gostaria de voltar para academia, mas eu gosto de praticar musculação, são exercícios que eu posso praticar com esse problema. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve ser orientada por um ortopedista que tenha a oportunidade de ver seus exames.

      Excluir
  11. Eu tenho 33 anos e fui diagnosticada com esporão e artrose no joelho. Mas isso não é doença de pessoas idosas?

    ResponderExcluir
  12. Tenho poliomelite na perna esquerda...agora descobri q tenho bico de papagaio em cima do pé...oq posso fazer para amenizar a dor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Descobrir a causa básica e tratar, esse é a melhor maneira de conduzir os problemas ortopédicos.

      Excluir
  13. Dr minha sogra tem bico de papagaio mas quando doi ela sente a barriga inchada e ela fica fatigada oq fazer

    ResponderExcluir
  14. Qual o sapato ideal para quem tem bico de papagaio

    ResponderExcluir
  15. Isso irá depender da localização desse osteofito. Porém de modo geral o sapato não deve pressionar a região onde está localizado esse protuberância óssea.

    ResponderExcluir
  16. Olá! Dr e possível ter bico de papagaio no osso úmero,mas quase no meio desse osso? É normal isso em criancas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caso esse bico de papagaio seja o processo supra-condilar sim. Isso é uma variante anatômica onde se insere o ligamento de Struthers

      Excluir
  17. Sou fisioterapeuta tenho uma paciente que chegou com os famosos bico de papagaio no tornezelo. Falei que era artrose mas custou acreditar.. passei alguns alongamentos mobilizei fiz a eletroestimulação com a finalidade de analgesia por ter. Bastante dor e ultrassom quando passo o ultrassom do sentir mais dor. Mas não há edema nada que apresente um a inflamação aguda onde possa ser doloroso o uso do ultrassom. É comum?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O aumento da dor pode estar relacionado a uma patologia inflamatória ou eventualmente outras causas de dor.

      Sugiro dar um passo atrás e tentar fazer um diagnóstico etiológico.

      Discuta o caso com o ortopedista que está acompanhando o caso.

      Excluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Consolidação das Fraturas

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Mordida de Animais

Fratura de tíbia - Diafisaria

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.

Arquivo

Mostrar mais