Bursite Olecraniana do Cotovelo

O que é a bursa?

Bursas são finas bolsas que tem a função de diminuir o atrito e estão espalhados por todo o corpo. As bursas funcionam como almofadas entre os ossos e os tecidos moles. Eles contêm uma pequena quantidade de líquido lubrificante que permite que a pele se mover livremente sobre o osso subjacente.

Entrevista ao Programa Sem Censura sobre Bursite

Qual a localização da bursa olecraniana?

A bursa do olécrano fica entre a pele solta e o osso pontiagudo na parte de trás do cotovelo. 

Como surge a bursite olecraniana?

Normalmente, a bursa do olécrano é plana e lisa, quando a bursa fica irritada ou inflamada,  ocorre acumulo de fluido na bursa. O acúmulo de liquido dentro da bursa é chamado de bursite o acumulo de líquido forma um higroma no cotovelo
Em bursites do cotovelo, a bolsa se enche de fluido, causando dor e limitação de movimento.

Quais as causas do bursite do cotovelo?

* Trauma: Um trauma na ponta do cotovelo pode levar a bursa a produzir excesso de líquido e inchar. Bursite Pós Traumática
* Pressão prolongada: Inclinar-se na ponta do cotovelo por longos períodos de tempo em superfícies duras, como uma mesa, pode lesar a bursa a inchar. Normalmente, esse tipo de bursite desenvolve ao longo de vários meses. Pessoas em certas profissões são especialmente vulneráveis, nomeadamente bombeiros hidráulicos técnicos de ar condicionado  e outras profissões que têm que rastejar de joelhos em espaços apertados e apoiar seus cotovelos. Vemos também com alguma frequencia a Bursite de cotovelo em malhadores. Na rosca bíceps sem apoio adequado e também nos exercícios para tríceps. Bursite por trauma repetitivo (crônica)
* Infecção: Se um ferimento na ponta do cotovelo rompe a pele, como uma picada de inseto, arranhão ou ferimento perfurante, as bactérias podem ficar dentro da bursa e causar uma infecção. A bursa infectado produz vermelhidão, líquido, inchaço e dor. Se a infecção não for tratada, o líquido poderá se transformar em pus. Ocasionalmente, o saco bursa pode ser infectado sem prejuízo evidente para a pele. Bursite Infecciosa
* Outra patologias Médicas: Determinadas condições, tais como a artrite reumatóide e a gota, estão associados com bursite no cotovelo. Bursite Reumatoide e Bursite Gotosa

Quais os sintomas da bursite olecrania do cotovelo?

O inchaço é freqüentemente o primeiro sintoma. A pele na parte de trás do cotovelo é solta o que significa que uma pequena quantidade de inchaço pode não ser notada imediatamente. Em muitos casos, o primeiro sinal de bursite é a inflamação no cotovelo.
Como o aumento do inchaço, a bursa começa a se esticar, o que provoca dor. A dor geralmente piora com a pressão direta sobre o cotovelo ou com a flexão do cotovelo. O inchaço pode crescer o suficiente para restringir o movimento do cotovelo.

Quais os sintomas na bursite infectada do cotovelo?

Se a bursite é infectado, a pele fica vermelha e quente. Se a infecção não for tratada logo, pode se espalhar para outras partes do braço ou move-se para a corrente sanguínea. Isto pode causar uma doença grave. Ocasionalmente, uma bursa infectados irão abrir-se espontaneamente e drenar pus.

São necessários exames complementares para diagnosticar a bursite do cotovelo?

Normalmente não, o diagnóstico da bursite é clínico, porém seu médico pode recomendar um raio-x para procurar um corpo estranho ou um esporão ósseo. Osteófitos são frequentemente encontrados na ponta do osso do cotovelo em pacientes que tiveram casos repetidos de bursite do cotovelo. O seu médico pode optar em algumas situações por tomar uma pequena amostra de fluido da bursa com uma agulha para diagnosticar se a bursite é causada por uma infecção ou pela gota hiperuricemia. Os exames de sangue são úteis somente nos casos de gota e infecção

Come é feito o tratamento da bursite do cotovelo ?

O tratamento não cirúrgico da bursite do cotovelo

Se o ortopedista suspeitar que a bursite é causada por uma infecção, ele pode recomendar aspiração (remoção do líquido), da bursa com uma agulha. Isto é comumente realizado com um procedimento no consultório. A remoção de fluido ajuda a aliviar os sintomas e dá o seu médico uma amostra que pode ser analisada em um laboratório para identificar se há bactérias ou cristais birefringentes. Isso também permite que seu médico saiba se um antibiótico específico é necessário para combater a infecção.

Seu médico pode prescrever antibióticos antes o tipo exato de infecção é identificada. Isso é feito para prevenir a infecção de progredir. O antibiótico que seu médico prescreve a este ponto irá tratar uma série de possíveis infecções.

Se a bursite não é de uma infecção, ela é tratada com uma série de opções.

* Cotoveleiras. Uma almofada de cotovelo pode ser usado para amortecer o cotovelo.
* Mudanças de actividade. Evite atividades que causem pressão direta sobre o cotovelo inchado.
* Medicamentos. Os medicamentos orais anti-inflamatórios podem ser usados ​​para reduzir o inchaço e aliviar seus sintomas.
Se o inchaço em a dor não respondem a essas medidas, o seu ortopedista pode recomendar a retirada de líquido da bursa e injeção de um medicamento corticóide na bursa ou em alguns casos a cirurgia. A medicação corticóide é um medicamento anti-inflamatório que é mais forte que a medicação que pode ser tomado por via oral. injecções de corticosteróides geralmente funcionam bem para aliviar a dor e inchaço. No entanto, os sintomas podem voltar.

Como é feito o tratamento para bursas infectadas?

Se a bursa está infectada e não melhora com antibióticos ou pela retirada de líquido do cotovelo, a cirurgia para remover a bursa inteira pode ser necessária. Isso geralmente é um procedimento cirurgicoSeu corpo faz crescer um saco bursal novo durante um período de várias semanas ou meses após a cirurgia.

Cirurgia para bursa não infectadas

Se a bursite do cotovelo não é resultado de uma infecção, a cirurgia ainda pode ser necessária se os tratamentos não cirúrgicos não funcionam. O pós operatório em geral requer fisioterapia para recuperar os movimentos normais do cotovelo.

Bursite olecraniana com Geladura.

Bolha secando 1 semana depois
Bolha causada pelo Gelo



















Quando colocar gelo ou água morna devemos tomar muito cuidado com a temperatura e sempre colocar uma proteção na pele.

Colocar gelo diretamente na pele pode causar uma lesão tão grave quanto uma queimadura por água quente, isso se chama de geladura. O gelo queima tanto quanto a áqua quente

Dr Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologia e Medicina do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Atualizado em 17/08/2020

Comentários

  1. Bom dia, Dr. Marcos Brito.
    Coisa de uns 10 dias eu estava jogando uma partida de futebol e como a minha posição é de goleiro, eu cai de sofri uma pancada no cotovelo esquerdo, na hora não senti nada nem sequer dor, pois bem, agora esta região começou a inchar ficando como se fosse uma bolsa com agua, não está doendo nem está dormente, estou movimentando bem o braço. Em outra época (15 anos atrás)já fiz uma cirurgia neste mesmo local, por este mesmo motivo. Gostaria de saber se somente com anti inflamatório e pomada este inchaço sumirá ou terei que me submeter novamente a uma cirurgia. Favor me indicar algum link para eu poder me interar de mais detalhes.
    Aguardo sua resposta e muito obrigado por enquanto.

    ResponderExcluir
  2. a descrição lembra sinovite, dê uma olhada no post sobre sinovite

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Dr. marcos Brito.
    Estou a bastante tempo com dor no cotovelo, porém que me lembre nunca sofri um trauma. Meu cotovelo é pontudo, parece que o osso é maior do que o normal!
    Eu malho a 8 anos, Ultimamente para malhar triceps tem sido bastante doloroso, não consigo nem executar alguns exercícios.
    Gostaria de saber qual é o meu problema? Que tipo de ajuda ou tratamento preciso?
    Muito obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Marcos meu nome é Rodrigo, eu faço musculação a uma semana e apos um certo exercio em q o cotovelo fica apoiado notei que no dia seguinte meu cotovelo inchou mais sem sinais de vermelhidão nem dor somente o inchaço aparentando ser liquido, o sr. mim sugere algum tratamento caseiro ou devo procurar um medico com urgência.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia doutor ...Meu nome e alan...
    Meu pai apoiou-se com os cotovelos em uma viga de madeira ,meia hora depois os cotovelos ficaram com bolhas de agua e permanecem assim ainda ja faz trinta dias. O que seria isso?

    ResponderExcluir
  6. Bom Dia Doutor!

    Há aproximadamente 02 meses meu cotovelo inchou bastante. Inicialmente tive dois diagnósticos: Tendinite e depois gota.
    Tomei remédio para tratar, porém após 15 dias não obtendo sucesso, decidi procurar outro médico.
    Neste momento fui diagnóstica com bursite Olecraniana e epicondilite lateral. As dores pela epicondilite lateral sumiram, porém a ponto do meu cotovelo não desincha.
    Há necessidade de cirurgia ou há algum remédio para o tratamento?

    Grato pela ajuda.

    ResponderExcluir
  7. As possibilidades de tratamento estão descritas acima, para saber como proceder no seu caso precisaria examiná-lo.

    ResponderExcluir
  8. drenei tirando com seringa um liquido amarelado uns 6 ml depois tomei outra pancada encheu de sangue drenei 2 vezes em casa12 ml...qual o risco de ficar tirando direto ?

    ResponderExcluir
  9. Sim você corre sérios riscos de uma infecção secundária as repetidas punções

    ResponderExcluir
  10. Dr a 15 dias atras eu queimei o cotovelo e a queimadura já sarou mas a 4 dias ele esta inchando com se estivesse liquido dentro devo procurar um medico

    ResponderExcluir
  11. Hola buenos días doctor fui operado del codo por esos sintomas ya no tengo mucho dolor me extirparon todo el pus y cerraron con puntos y un drenaje.. Ahora el brazo lo tengo inflamado rojo y caliente que puede ser eso o que debo hacer gracias

    ResponderExcluir
  12. Dr marcos boa noite! Meu cotovelo inchou muito e eu pensei q fosse mordida de bicho, depois piorou e eu fui num clinico q disse q poderia ser, ou tb celulite ou bursite e me deu antibiotico, antiflamatorio e anti alergico mais ainda continua ruim, que especialista procuro? Grat regina

    ResponderExcluir
  13. DR MARCOS MINHA MAE CAIU E APOIOU O COTOVELO NO CHAÕ E TA ENCHADO PARECENDO UMA LARANJA E SENTE DOR O QUE FAZER?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre que um paciente sofre um trauma idealmente deve ser examinado por um médico.

      Excluir
  14. Olá doutor , meu namorado operou o cotovelo a muito tempo , ele diz que depois que tirou aqueles pinos para segurar depois da cirurgia, ele notou que começou a sair pus da pelinha que sobra no cotovelo, ele aperta e as vezes também sai sangue, porém ele diz que não doi , o que pode ser ?

    ResponderExcluir
  15. Dr.
    Eu estava a 6 ou 4 meses jogando futsal, depois de uma partita de futsal, começou uma dor q encomoda muito,foi no médico ele disse q era princípio de burchite, tomei remédio até passou a dor, só q ela está nos músculos do lado da clavícula, resolvi parar de vez de jogar até melhorar a dor....qual e a sua sugestão ou opinião?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realizar uma avaliação mais detalhada e se for necessário exames mais profundos.

      Excluir
  16. Dr. no dia 17 de dezembro de 2015 apoiei o cotovelo no encosto do sofá e senti como se eu tivesse uma batida bem antes do cotovelo. No dia seguinte estava inchado, vermelho e tbm mole. Ficou assim uns 3 dias depois ficou inchado, vermelho, quente e duro, e da a impressao q esta chegando mais perto do cotovelo. O que pode ser? Que médico procurar? Fui no medico do meu pai e ele me resceitou um anti-inflamatório. Não ta facil encontrar um medico nessa época do Natal. Obrigada por responder

    ResponderExcluir
  17. Minha bebe tem 7 mes e ela ta com enxaço no cotovelo o medico falou que é coaglo ums dis que foi a maneira que minha subrinha puxava ela pelo o braço ela tinha 4 mes na epoca e agora ela ta co o cotovelo enchado e o hospital do ame em catan nao chama e eu to preocupada whats por favor me ajude 017991994190

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As fraturas peri-articulares em recém natos são muitas vezes de difícil diagnóstico. Os ossos ainda não estão totalmente calcificados e a cartilagem não aparecem no RX simples. Leve seu filho a um ortopedista

      Excluir
  18. apos sucessivas quedas atingindo o cotovelo. Fui operado com diagnóstico de bursite olecraniana infectada com estafilococus (apesar de no local não ter havido ferida aberta (!!!), a uma semana. Ainda suturado e utilizando antinflamatorio e antibióticos conforme prescrito. Surgiu nova bolsa. Há algo fora do ambiente hospitalar para auxiliar o tratamento antes da próxima consulta? Essas situações relatadas aqui por mim são normais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Importante seguir as orientações médicas em relação ao pós operatório. Movimentos excessivos e apoiar na região podem ser prejudiciais

      Excluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Consolidação das Fraturas

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Mordida de Animais

Fratura de tíbia - Diafisaria

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.

Arquivo

Mostrar mais