Viscosuplementação na Artrose do Joelho e Quadril

O tratamento não operatório da artrose de joelho tem como objetivo aliviar a dor. O tratamento inicial é feito com medicamentos analgésicos e antiinflamatórios não-esteróides, fisioterapia, emagrecimento, hidroterapia, crioterapia, aplicações de um analgésico tópico e injeções intrarticulares de corticoesteróide. Um novo tratamento disponível para a osteoartrose é a viscosuplentação.
A viscosuplementação é um procedimento médico relativamente novo, e é feito com a injeção de uma preparação de ácido hialurônico na articulação. O ácido hialurônico é uma substância natural encontrada no líquido sinovial. Esse medicamento Inicialmente, atua como viscosuplemento, um lubrificante articular que, após alguns dias, é absorvido de dentro da articulação. Ainda não sabemos os efeitos completos, porém, parece que essa substância tem um efeito antinflamatório de longa duração.
O principio da viscosuplementação está baseado no fato dos pacientes com artrose apresentarem uma menor concentração de ácido hialurônico. Estudos vconstataram a presença de acido hialurónico com menor peso molecular e em nemos quantidade no líquido sinovial dos pacientes com artrose, quando comparados com joelhos não artrósicos.
A viscosuplementação foi desenvolvida inicialmente para Joelho, porém, hoje temos a opção de injeção em outras articulações. Com a disponibilização dos equipamentos portáteis de Ultrassom hoje conseguimos realizar viscosuplementação do Quadril com injeção intrarticular guiada por ultrassom.

Efeitos da viscossuplementação
Vários artigos científicos têm demonstrado que a Viscosuplementação produz alivio da dor decorrente da artrose mesmo naqueles pacientes que não responderam aos medicamentos analgésicos. Apesar de ser usada amplamente na Europa e na Ásia há vários anos, O FDA dos Estados Unidos da América somente liberou o uso de viscosuplementação em 1997 e somente para tratamento de osteoartrite do joelho. Várias preparações de ácido hialurônico são atualmente disponíveis comercialmente, algumas com aves e outras através de bactérias.

Efeitos imediatos da Viscosuplematação
A viscosuplementação com ácido hialurónico tem um efeito de alivio da dor tardio, principalmente após a oitava semana, quando comparado com o corticoide. Porém, alguns pacientes relatam alívio imediato da dor. O acido hialurônico desaparece da articulação em alguns dias, mas os efeitos da medicação permanecem por até seis meses.
São descritos também efeitos colaterais precoces ( Flair ) numa pequena parcela dos pacientes. Os Sintomas do Flair em geral duram aproximadamente 72 horas e simula uma artrite. Para prevenir esse efeito colateral o paciente deve evitar carga excessiva por 48 horas após a aplicação, fazer repouso e usar gelo na articulação.

Efeitos a longo prazo da viscosuplementação
Classicamente as injeções de viscosuplematação eram feitas com 3 injeções sequenciais. Hoje sabemos que o paciente pode melhorar com uma única injeção, que pode ser repetida a cada seis meses.
O ácido hialurônico parece ter propriedades anti-inflamatórias de longo prazo e produz alívio prolongado da dor. As injeções também podem estimular o organismo a produzir ácido hialurônico. Os efeitos podem durar vários meses mesmo após a última aplicação.

A aplicação não deve ser feita numa articulação com sinovite. Nesse caso, a sinovite deve ser primeiro tratada, eventualmente com aspiração e posterior infiltração da medicação. Alguns autores aspiram o liquido da sinovite e infiltram a medicação ao mesmo tempo.

Resultados
Viscosuplementação é útil para os pacientes que não responderam adequadamente ao tratamento com outras medidas terapêuticas. A viscossuplementação pode ser feita em qualquer fase da artrose, porém, seus efeitos parecem ser maiores nos pacientes com artrose em fase inicial.
A eficácia a longo prazo das viscossuplementação ainda não é totalmente conhecida e as investigações continuam. Em novembro de 2011 foi publicado o estudo AMELIA (osteoArthritis Modifying Effects of Long-term Intra-articular Adant), placebo controlado, multicêntrico e randomizado avaliando os resultados da viscosuplementação em 306 pacientes com injeções seriadas, a cada seis meses, durante 40 meses. Os resultados foram encorajadores ao demonstrar que as injeções repetidas de acido hialurônico não somente melhoram a dor entre as injeções como também produzem efeitos de alivio da dor nos 12 meses seguintes a última aplicação. 

Dr Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologia e Medicina do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Atualizado em 05/07/2014

Leia Mais Sobre Artrose

Comentários

  1. este produto seria o synvisc ou o synvisc-one ? estou procurando para minha mãe de 78 anos como alternativa a protese de joelho , se for esse o produto vc aplica ? tambem vende o produto ou indica onde comprar ? agradeço esclarecimento pois minha mãe esta sofrendo muitas dores e tem tomado cortisona eventualmente e acho esse tratamento menos evasivo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é um dos produtos, porém existem outros, os médicos não comercializam esses produtos, somente farmácias e distribuidoras, somente aplicamos ( realizamos a injeção intrarticular)

      Excluir
  2. Bom dia Doutor. É possível a utilização do ácido hialurônco em lesão de menisco ao invé de se realizar a cirurgia....assim como plaquetas de meu sangue ?? o resultado seria satisfatório ??

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, dr. Marcos! Gostaria de saber qual a diferença entre a viscossuplementação e o PRP. Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A diferença está no produto aplicado. A viscosuplementação é feito com Acido Hialurônico e o PRP com Plasma Rico em Plaquetas

      Excluir
  4. Caro Doutor Marcos, a viscosuplementação é aplicável, com eficácia, em casos de artrose e desgaste da articulação do ombro? Se não for, qual a alternativa a uma prótese, como solução para o caso? Desde já, obrigado pelo seu esclarecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A viscosuplementação do ombro pode ser feita porém depende de um equipamento de ultrassonografia para guiar o a agulha até a região intrarticular do ombro.

      Excluir
  5. Bom dia Dr. Marcos,
    Tenho protusão discal e artrose na coluna, que causa muita dor. A viscosuplementação é indicada para artrose na coluna?

    ResponderExcluir
  6. Boa noite!

    Há muitos anos tive necrose avascular acentuada da cabeça do fêmur, mas nunca sentia dores. De 2013 pra cá tenho sentido muitas dores( ora na canela, ora no quadril) ao marchar que sequer consigo andar 1 min. a pés, mesmo tomando antiinflmatórios. A viscosuplementação seria indicado para essa situação? Ou não existe nenhuma opção nao cirúrgica?
    Obrigada por responder e fique na paz de Deus!

    ResponderExcluir
  7. dr gostaria de saber se existe em São Paulo hospital Beneficiencia Portuguesa algum medico que faz este tratamento

    ResponderExcluir
  8. Dr. como minha mãe já tem artrose nos joelhos há muitos anos, acredito que esteja avançada e o médico indicou cirurgia. Compensa tentar a viscossuplementação? Obrigada e parabéns pelo site/matéra

    ResponderExcluir
  9. Bom dia dr tudo bem? Estou com uma lesao na parte posterior da coxa ( biceps femoral), que reincide com frequencia. Tenho 29 anos, trabalho com tenis e me cuido na academia com frequencia. A suspeita é de uma fibrose. Gostaria de saber se há indicação de ácido hialuronico nesse caso ou se somente nas articulaçoes por ser componente do liquido sinovial. Caso nao seja indicado, existe algum tratamento que seja bom para isso? Foram 6 ou 7 estiramentos em 8 meses. Obrigado

    ResponderExcluir
  10. Bom dia o telefone está errado por favor pode enviar novo número? Quero marcar uma consulta. Obrigada

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de saber seu endereço e telefone para marcar uma consulta

    ResponderExcluir
  12. Após aplicação do Synvisc onde devo aguardar quanto dias pra jogar futebol?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Após a realização de procedimentos médicos e viscosuplementação o retorno aos esportes deve ocorrer somente após a liberação do ortopedista que realizou o procedimento.

      Excluir
  13. Doutor o que acontece quando sentimos dor por varios anos onde foi aplicado injeção?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ter ocorrido uma fibrose no local, memória de dor, etc O exame clínico pode ajudar a entender a dor e a prescrever um tratamento para minimizar o desconforto.

      Excluir
  14. Boa tarde doutor. Meu marido tem necrose na cabeça do fêmur. Pode ser aplicada a visco suplementação para aliviar seus sintomas?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Consolidação das Fraturas

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Mordida de Animais

Fratura de tíbia - Diafisaria

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.

Arquivo

Mostrar mais