Estalar Coluna Dedos e Articulações Faz Mal ?

O que provoca o barulho quando estalamos os dedos a coluna e as articulações em geral?
O barulho é provocado pela separação abrupta das superfícies articulares ou pelo movimento de um ligamento sobre uma protuberância óssea.

Estalar dedos e Articulações faz mal?
Sim, faz mal. O estalar frequente provoca um alongamento capsular que a longo prazo leva a instabilidade articular e a formação de osteófitos periarticulares.

Estalar as juntas da mão engrossa os dedos?
Sim, estalar as pequenas articulações dos dedos a longo praso provova um alongamento na cápsula articular, esse alongamento capsular leva a uma instabilidade relativa ( a junta fica meio frouxa) sempre que temos instabilidade o organismo tenta estabilizar a região com crescimento ósseo e esse crescimento ósseo periarticular é o osteofito ( pico de papagaio ) que faz com que as articulações fiquem mais grossas e dificultem a colocação dos anéis.

Estalar a coluna faz mal?
Sim, estalar a coluna com frequencia também leva a instabilidade que leva a formação de osteófitos e picos de papagaio. O problema dos picos de papagaio na coluna é que essas estruturas podem comprimir a medula e as raizes nervosas. o alongamento das partes moles e ligamentos na coluna também favorece as protusões e hérnias discais. 

Quais os problemas que podem surgir quando estalos muito as articulações?
Instabilidade articular, artrose e na coluna protusões e hernias discais.

Tenho estalos nas juntas tenho que ficar preocupado?
Os estalos e barulhos articulares podem ser normais e fisiológicos, porém não devemos provocar os estalos repetidamente, uma coisa é o ombro ou o joelho estalarem quando realizamos um determinado movimento, outra coisa e repetirmos sempre esse movimento para provocar o estalo. A primeira opção é fisiológica a segunda opção é patológica e deve ser evitada.

Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologista e Médico do Esporte
Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Atualizado em 25/09/2013

Comentários

  1. Boa Tarde Dr. Marcos
    Obrigada pela explicação, passarei essa informação para o meu filho que costuma fazer uma seção crec-crec toda noite, como ele é jogador de volei, saberá que no futuro podera ter grandes problemas.
    Att.
    Genoveva Augusta P. Martins - Araraquara-SP
    genoveva.martins@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. No momento somente os comentários dos seguidores serão postados e respondidos

    ResponderExcluir
  3. Dr. Marcos,eu estalo as juntas dos dedos, da coluna, do joelho, ombro, cotovelo, pescoço e o pé. Faço tudo isso, e já virou mania pra mim. Eu não sei coo parar com esse vício. O senhor pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você atribui isso a um vício acho que vale tentar parar, não conheço nenhuma receita mágica, somente a determinação. Imagine que você tem que parar de fumar, tome a decisão e pare.

      Excluir
  4. Dr. Marcos tenho 19 anos e já faz alguns anos que tenho problema nas articulações (principalmente nos joelhos). Os estalos são frequentes e não são forçados, já nos joelhos não são estalos, mas um barulho de atrito como se o Fêmur e a Tíbia estivessem em contato direto.Já fui em vários médicos e já tive vários diagnósticos como artrite reumatoide(mas nem tenho deformações na falange), infecções e tendinite.Gostaria de saber se esses estalos podem fisiológicos ou um processo patológico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para diferenciar entre as duas possibilidades precisaria examiná-la

      Excluir
  5. Olá Dr Marcos
    Minhas juntas das mãos ficaram muito grosas por estala-las.
    Minha pergunta é, tem alguma coisa que eu possa fazer para elas voltarem a ficar normais?

    ResponderExcluir
  6. Olá Dr. Marcos, tenho 21 anos e a poucos meses fui diagnosticado com escoliose na coluna e frequentemente quando faço um movimento simples de alongar contrário à curva que se formou sinto a coluna estalar, deve ser motivo de preocupação? Além disso tenho bastante estalos nas outras articulações, isso pode estar relacionado ao sedentarismo?

    ResponderExcluir
  7. Dr. Marcos Britto a minha filha a alguns meses vem estalando os pés ao subir em escadas e são estalos altos, estou preocupada pois na familia do pai a casos de cancêr nos ossos e o pai faleceu de cancêr também (linfoma), gostaria do seu tel e endereço do consultório para uma consulta.
    Att. Dora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. os dados estão disponíveis acima clique no item consultório.

      Excluir
  8. Bom dia Dr. Marcos,
    Tenho o costume de estalar a coluna durante o dia e principalmente antes de ir dormir, não sei se já virou algo psicológico mas sinto um incomodo enorme se não estalar a coluna antes de cair no sono, e alivia bastante após o estalo, mas as vezes fico até com medo de tanto barulho que faz, minha namorada chega a assustar com o barulho e eu tb. Tem algum tratamento que eu possa fazer para parar ou diminuir isso ?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  9. Ola Dr.Marcos, gostaria de esclarecer algumas duvidas sobre estalos que ocorre no meu corpo, sendo no quadril ( onde eu mais me preocupo ), no ombro, no joelho, isso tem relaçao com minha postura? falta de alguma vitamina? pratica de esporte excessiva? isso é normal, ou poder trazer problemas?? Eu ficaria contente com sua resposta. Felipe Zin /

    Muito Obrigado

    ResponderExcluir
  10. Olá DR. Marcos gostaria de esclarecer uma duvida.
    É o seguinte, tenho 15 anos, sou bailarina e a minha coluna cada vez que eu mexo ela estala o mesmo se passa com os meus joelhos e dedos das mãos sendo que estes ficam estalando toda a hora basta fechar a mão.
    O que devo fazer???

    ResponderExcluir
  11. Oi Marcos, meu nome é Julia e tenho 9 anos e depois que cai do cavalo comecei a estalar minha costa, mãos e pés...Isso significa alguma coisa???

    Espero por resposta!!!

    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julia, bom dia, você é muito precoce!!!!
      Não velo a relação com a queda do cavalo, porém como isso é um sintoma novo acho que você deveria pedir aos seus pais para levá-la a um médico ortopedista.

      Excluir
  12. Ola boa tarde Dr. meu joelho começou a estralar quando faço exercícios na academia tipo o leg os meus pés também não doi apenas estalam o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  13. Olá Dr ,sempre que fico muito tempo sem estalar meus dedos, joelhos , pulsos , tornozelos , ombros eles começam a ficar duro , ai quando estalo voltam ao normal , mais como vi a cima faz mal .. Oque devo fazer ? pois tem as vezes que doem muito e no frio piora tudo .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exercícios físicos deixam as articulações com maior mobilidade e melhoram a lubrificação articular.

      Excluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Frio ou Calor

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Entorse do Tornozelo

Fratura do Antebraço

Fratura de tíbia - Diafisaria

Consolidação das Fraturas

Minha foto
MARCOS BRITTO DA SILVA
Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco, - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte | SBMEE, Médico do HUCFF-UFRJ, - International Affiliate Member of the AAOS - American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI Association, - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS)/International Federation of Sports Medicine (http://www.fims.org),

Arquivo

Mostrar mais