Estalar Coluna Dedos e Articulações Faz Mal ?

O que provoca o barulho quando estalamos os dedos a coluna e as articulações em geral?
O barulho é provocado pela separação abrupta das superfícies articulares ou pelo movimento de um ligamento sobre uma protuberância óssea.

Estalar dedos e Articulações faz mal?
Sim, faz mal. O estalar frequente provoca um alongamento capsular que a longo prazo leva a instabilidade articular e a formação de osteófitos periarticulares.

Estalar as juntas da mão engrossa os dedos?
Sim, estalar as pequenas articulações dos dedos a longo praso provova um alongamento na cápsula articular, esse alongamento capsular leva a uma instabilidade relativa ( a junta fica meio frouxa) sempre que temos instabilidade o organismo tenta estabilizar a região com crescimento ósseo e esse crescimento ósseo periarticular é o osteofito ( pico de papagaio ) que faz com que as articulações fiquem mais grossas e dificultem a colocação dos anéis.

Estalar a coluna faz mal?
Sim, estalar a coluna com frequencia também leva a instabilidade que leva a formação de osteófitos e picos de papagaio. O problema dos picos de papagaio na coluna é que essas estruturas podem comprimir a medula e as raizes nervosas. o alongamento das partes moles e ligamentos na coluna também favorece as protusões e hérnias discais. 

Quais os problemas que podem surgir quando estalos muito as articulações?
Instabilidade articular, artrose e na coluna protusões e hernias discais.

Tenho estalos nas juntas tenho que ficar preocupado?
Os estalos e barulhos articulares podem ser normais e fisiológicos, porém não devemos provocar os estalos repetidamente, uma coisa é o ombro ou o joelho estalarem quando realizamos um determinado movimento, outra coisa e repetirmos sempre esse movimento para provocar o estalo. A primeira opção é fisiológica a segunda opção é patológica e deve ser evitada.

Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologista e Médico do Esporte
Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Atualizado em 25/09/2013

Comentários

  1. Boa Tarde Dr. Marcos
    Obrigada pela explicação, passarei essa informação para o meu filho que costuma fazer uma seção crec-crec toda noite, como ele é jogador de volei, saberá que no futuro podera ter grandes problemas.
    Att.
    Genoveva Augusta P. Martins - Araraquara-SP
    genoveva.martins@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. No momento somente os comentários dos seguidores serão postados e respondidos

    ResponderExcluir
  3. Dr. Marcos,eu estalo as juntas dos dedos, da coluna, do joelho, ombro, cotovelo, pescoço e o pé. Faço tudo isso, e já virou mania pra mim. Eu não sei coo parar com esse vício. O senhor pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você atribui isso a um vício acho que vale tentar parar, não conheço nenhuma receita mágica, somente a determinação. Imagine que você tem que parar de fumar, tome a decisão e pare.

      Excluir
  4. Dr. Marcos tenho 19 anos e já faz alguns anos que tenho problema nas articulações (principalmente nos joelhos). Os estalos são frequentes e não são forçados, já nos joelhos não são estalos, mas um barulho de atrito como se o Fêmur e a Tíbia estivessem em contato direto.Já fui em vários médicos e já tive vários diagnósticos como artrite reumatoide(mas nem tenho deformações na falange), infecções e tendinite.Gostaria de saber se esses estalos podem fisiológicos ou um processo patológico.

    ResponderExcluir
  5. Olá Dr Marcos
    Minhas juntas das mãos ficaram muito grosas por estala-las.
    Minha pergunta é, tem alguma coisa que eu possa fazer para elas voltarem a ficar normais?

    ResponderExcluir
  6. Olá Dr. Marcos, tenho 21 anos e a poucos meses fui diagnosticado com escoliose na coluna e frequentemente quando faço um movimento simples de alongar contrário à curva que se formou sinto a coluna estalar, deve ser motivo de preocupação? Além disso tenho bastante estalos nas outras articulações, isso pode estar relacionado ao sedentarismo?

    ResponderExcluir
  7. Dr. Marcos Britto a minha filha a alguns meses vem estalando os pés ao subir em escadas e são estalos altos, estou preocupada pois na familia do pai a casos de cancêr nos ossos e o pai faleceu de cancêr também (linfoma), gostaria do seu tel e endereço do consultório para uma consulta.
    Att. Dora

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Dr. Marcos,
    Tenho o costume de estalar a coluna durante o dia e principalmente antes de ir dormir, não sei se já virou algo psicológico mas sinto um incomodo enorme se não estalar a coluna antes de cair no sono, e alivia bastante após o estalo, mas as vezes fico até com medo de tanto barulho que faz, minha namorada chega a assustar com o barulho e eu tb. Tem algum tratamento que eu possa fazer para parar ou diminuir isso ?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  9. Ola Dr.Marcos, gostaria de esclarecer algumas duvidas sobre estalos que ocorre no meu corpo, sendo no quadril ( onde eu mais me preocupo ), no ombro, no joelho, isso tem relaçao com minha postura? falta de alguma vitamina? pratica de esporte excessiva? isso é normal, ou poder trazer problemas?? Eu ficaria contente com sua resposta. Felipe Zin /

    Muito Obrigado

    ResponderExcluir
  10. Olá DR. Marcos gostaria de esclarecer uma duvida.
    É o seguinte, tenho 15 anos, sou bailarina e a minha coluna cada vez que eu mexo ela estala o mesmo se passa com os meus joelhos e dedos das mãos sendo que estes ficam estalando toda a hora basta fechar a mão.
    O que devo fazer???

    ResponderExcluir
  11. Oi Marcos, meu nome é Julia e tenho 9 anos e depois que cai do cavalo comecei a estalar minha costa, mãos e pés...Isso significa alguma coisa???

    Espero por resposta!!!

    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julia, bom dia, você é muito precoce!!!!
      Não velo a relação com a queda do cavalo, porém como isso é um sintoma novo acho que você deveria pedir aos seus pais para levá-la a um médico ortopedista.

      Excluir
  12. Ola boa tarde Dr. meu joelho começou a estralar quando faço exercícios na academia tipo o leg os meus pés também não doi apenas estalam o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  13. Olá Dr ,sempre que fico muito tempo sem estalar meus dedos, joelhos , pulsos , tornozelos , ombros eles começam a ficar duro , ai quando estalo voltam ao normal , mais como vi a cima faz mal .. Oque devo fazer ? pois tem as vezes que doem muito e no frio piora tudo .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exercícios físicos deixam as articulações com maior mobilidade e melhoram a lubrificação articular.

      Excluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Consolidação das Fraturas

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Mordida de Animais

Fratura de tíbia - Diafisaria

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.

Arquivo

Mostrar mais