Dr. Marcos Britto da Silva - Ortopedista,Traumatologia e Medicina Esportiva: Bursite Olecraniana do Cotovelo

Bursite Olecraniana do Cotovelo

O que é a bursa?
Bursas são finas bolsas que tem a função de diminuir  o atrito e estão espalhados por todo o corpo. As bursas funcionam como almofadas entre os ossos e os tecidos moles. Eles contêm uma pequena quantidade de líquido lubrificante que permite que a pele se mover livremente sobre o osso subjacente.

Qual a localização da bursa olecraniana?
A bursa do olécrano fica entre a pele solta e o osso pontiagudo na parte de trás do cotovelo.

Como surge a bursite olecraniana?
Normalmente, a bursa do olécrano é plana e lisa, quando a bursa fica irritada ou inflamada,  ocorre acumulo de fluido na bursa. O acúmulo de liquido dentro da bursa é chamado de bursite.
Em bursites do cotovelo, a bolsa se enche de fluido, causando dor e limitação de movimento.

Quais as causas do bursite do cotovelo?
* Trauma: Um trauma na ponta do cotovelo pode levar a bursa a produzir excesso de líquido e inchar. Bursite Pós Traumática
* Pressão prolongada: Inclinar-se na ponta do cotovelo por longos períodos de tempo em superfícies duras, como uma mesa, pode lesar a bursa a inchar. Normalmente, esse tipo de bursite desenvolve ao longo de vários meses. Pessoas em certas profissões são especialmente vulneráveis, nomeadamente bombeiros hidráulicos técnicos de ar condicionado  e outras profissões que têm que rastejar de joelhos em espaços apertados e apoiar seus cotovelos. Vemos também com alguma frequencia a Bursite de cotovelo em malhadores. Na rosca bíceps sem apoio adequado e também nos exercícios para tríceps. Bursite por trauma repetitivo (crônica)
* Infecção: Se um ferimento na ponta do cotovelo rompe a pele, como uma picada de inseto, arranhão ou ferimento perfurante, as bactérias podem ficar dentro da bursa e causar uma infecção. A bursa infectado produz vermelhidão, líquido, inchaço e dor. Se a infecção não for tratada, o líquido poderá se transformar em pus. Ocasionalmente, o saco bursa pode ser infectado sem prejuízo evidente para a pele. Bursite Infecciosa
* Outra patologias Médicas: Determinadas condições, tais como a artrite reumatóide e a gota, estão associados com bursite no cotovelo. Bursite Reumatoide e Bursite Gotosa

Quais os sintomas da bursite olecrania do cotovelo?
O inchaço é freqüentemente o primeiro sintoma. A pele na parte de trás do cotovelo é solta o que significa que uma pequena quantidade de inchaço pode não ser notada imediatamente. Em muitos casos, o primeiro sinal de bursite é a inflamação no cotovelo.
Como o aumento do inchaço, a bursa começa a se esticar, o que provoca dor. A dor geralmente piora com a pressão direta sobre o cotovelo ou com a flexão do cotovelo. O inchaço pode crescer o suficiente para restringir o movimento do cotovelo.

Quais os sintomas na bursite infectada do cotovelo?
Se a bursite é infectado, a pele fica vermelha e quente. Se a infecção não for tratada logo, pode se espalhar para outras partes do braço ou move-se para a corrente sanguínea. Isto pode causar uma doença grave. Ocasionalmente, uma bursa infectados irão abrir-se espontaneamente e drenar pus.

São necessários exames complementares para diagnosticar a bursite do cotovelo?
Normalmente não, o diagnóstico da bursite é clínico, porém seu médico pode recomendar um raio-x para procurar um corpo estranho ou um esporão ósseo. Osteófitos são frequentemente encontrados na ponta do osso do cotovelo em pacientes que tiveram casos repetidos de bursite do cotovelo. O seu médico pode optar em algumas situações por tomar uma pequena amostra de fluido da bursa com uma agulha para diagnosticar se a bursite é causada por uma infecção ou pela gota hiperuricemia. Os exames de sangue são úteis somente nos casos de gota e infecção

Come é feito o tratamento?
O tratamento não cirúrgico
Se o ortopedista suspeitar que a bursite é causada por uma infecção, ele pode recomendar aspiração (remoção do líquido), da bursa com uma agulha. Isto é comumente realizado com um procedimento no consultório. A remoção de fluido ajuda a aliviar os sintomas e dá o seu médico uma amostra que pode ser analisada em um laboratório para identificar se há bactérias ou cristais birefringentes. Isso também permite que seu médico saiba se um antibiótico específico é necessário para combater a infecção.

Seu médico pode prescrever antibióticos antes o tipo exato de infecção é identificada. Isso é feito para prevenir a infecção de progredir. O antibiótico que seu médico prescreve a este ponto irá tratar uma série de possíveis infecções.

Se a bursite não é de uma infecção, ela é tratada com uma série de opções.

* Cotoveleiras. Uma almofada de cotovelo pode ser usado para amortecer o cotovelo.
* Mudanças de actividade. Evite atividades que causem pressão direta sobre o cotovelo inchado.
* Medicamentos. Os medicamentos orais anti-inflamatórios podem ser usados ​​para reduzir o inchaço e aliviar seus sintomas.
Se o inchaço em a dor não respondem a essas medidas, o seu ortopedista pode recomendar a retirada de líquido da bursa e injeção de um medicamento corticóide na bursa ou em alguns casos a cirurgia. A medicação corticóide é um medicamento anti-inflamatório que é mais forte que a medicação que pode ser tomado por via oral. injecções de corticosteróides geralmente funcionam bem para aliviar a dor e inchaço. No entanto, os sintomas podem voltar.

Como é feito o tratamento para bursas infectadas?
Se a bursa está infectada e não melhora com antibióticos ou pela retirada de líquido do cotovelo, a cirurgia para remover a bursa inteira pode ser necessária. Isso geralmente é um procedimento cirurgicoSeu corpo faz crescer um saco bursal novo durante um período de várias semanas ou meses após a cirurgia.
Cirurgia para bursa não infectadas. Se a bursite do cotovelo não é resultado de uma infecção, a cirurgia ainda pode ser necessária se os tratamentos não cirúrgicos não funcionam. O pós operatório em geral requer fisioterapia para recuperar os movimentos normais do cotovelo.

Dr Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologia e Medicina do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Atualizado em 29/10/2013

13 comentários:

  1. Bom dia, Dr. Marcos Brito.
    Coisa de uns 10 dias eu estava jogando uma partida de futebol e como a minha posição é de goleiro, eu cai de sofri uma pancada no cotovelo esquerdo, na hora não senti nada nem sequer dor, pois bem, agora esta região começou a inchar ficando como se fosse uma bolsa com agua, não está doendo nem está dormente, estou movimentando bem o braço. Em outra época (15 anos atrás)já fiz uma cirurgia neste mesmo local, por este mesmo motivo. Gostaria de saber se somente com anti inflamatório e pomada este inchaço sumirá ou terei que me submeter novamente a uma cirurgia. Favor me indicar algum link para eu poder me interar de mais detalhes.
    Aguardo sua resposta e muito obrigado por enquanto.

    ResponderExcluir
  2. a descrição lembra sinovite, dê uma olhada no post sobre sinovite

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Dr. marcos Brito.
    Estou a bastante tempo com dor no cotovelo, porém que me lembre nunca sofri um trauma. Meu cotovelo é pontudo, parece que o osso é maior do que o normal!
    Eu malho a 8 anos, Ultimamente para malhar triceps tem sido bastante doloroso, não consigo nem executar alguns exercícios.
    Gostaria de saber qual é o meu problema? Que tipo de ajuda ou tratamento preciso?
    Muito obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Marcos meu nome é Rodrigo, eu faço musculação a uma semana e apos um certo exercio em q o cotovelo fica apoiado notei que no dia seguinte meu cotovelo inchou mais sem sinais de vermelhidão nem dor somente o inchaço aparentando ser liquido, o sr. mim sugere algum tratamento caseiro ou devo procurar um medico com urgência.

    ResponderExcluir
  5. Minha sugestão é que você procure um médico

    ResponderExcluir
  6. Bom dia doutor ...Meu nome e alan...
    Meu pai apoiou-se com os cotovelos em uma viga de madeira ,meia hora depois os cotovelos ficaram com bolhas de agua e permanecem assim ainda ja faz trinta dias. O que seria isso?

    ResponderExcluir
  7. Bom Dia Doutor!

    Há aproximadamente 02 meses meu cotovelo inchou bastante. Inicialmente tive dois diagnósticos: Tendinite e depois gota.
    Tomei remédio para tratar, porém após 15 dias não obtendo sucesso, decidi procurar outro médico.
    Neste momento fui diagnóstica com bursite Olecraniana e epicondilite lateral. As dores pela epicondilite lateral sumiram, porém a ponto do meu cotovelo não desincha.
    Há necessidade de cirurgia ou há algum remédio para o tratamento?

    Grato pela ajuda.

    ResponderExcluir
  8. As possibilidades de tratamento estão descritas acima, para saber como proceder no seu caso precisaria examiná-lo.

    ResponderExcluir
  9. drenei tirando com seringa um liquido amarelado uns 6 ml depois tomei outra pancada encheu de sangue drenei 2 vezes em casa12 ml...qual o risco de ficar tirando direto ?

    ResponderExcluir
  10. Sim você corre sérios riscos de uma infecção secundária as repetidas punções

    ResponderExcluir
  11. Dr a 15 dias atras eu queimei o cotovelo e a queimadura já sarou mas a 4 dias ele esta inchando com se estivesse liquido dentro devo procurar um medico

    ResponderExcluir

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG
http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html
Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Últimas Artigos Revisados ou Publicados

Vídeos com Aulas e entrevistas com Dr. Marcos Britto da Silva

Loading...

Video Artroscopia de Joelho - Meniscectomia

Video Luxação Acromio Clavicular no Ombro

Video de Reconstrução do LCA

Localize Artigos por data