Dr. Marcos Britto da Silva - Ortopedista,Traumatologia e Medicina Esportiva: Dedo em Martelo

Dedo em Martelo

Um dedo martelo é uma deformidade do dedo causado quando o tendão extensor é rompido e a ponta do dedo cai. O paciente não consegue esticar o dedo. Quando o força do trauma é grande pode ocorrer uma fratura na falange distal.
 
Quais os Sintomas do dedo em martelo 
A ponta do dedo cai e fica dolorida, inchada e machucada. Ocasionalmente, aparece um hematoma abaixo da unha. A unha pode até mesmo soltar-se debaixo da dobra de pele na sua base. 
Diagnóstico 
Na maioria dos casos, o ortopedista irá pedir radiografias, a fim de procurar uma fratura grave ou mau alinhamento da articulação.
O tratamento não cirúrgico  

A maioria das lesões de dedo em martelo pode ser tratada sem cirurgia. O gelo deve ser aplicado imediatamente e a mão deve estar acima do nível do coração. Atenção médica o mais rapidamente possível é importante para afastar lesões abertas. É muito importante procurar atenção imediata se houver sangue abaixo da unha ou caso a unha esteja solta ou levantada. Este pode ser um sinal de laceração do leito ungueal ou fratura exposta.O ortopedista pode aplicar uma tala para segurar a ponta do dedo em extensão até que se cure. Na maioria das vezes, uma tala será usado em tempo integral, durante oito semanas. Embora o dedo normalmente recupere uma função aceitável muitos pacientes podem não recuperar a extensão total do dedo com o tratamento não operatório.Em crianças, as lesões dedo em martelo pode envolver a cartilagem de creceimento que controla o crescimento ósseo. Algumas lesões podem evoluir com deformidade a medida que a criança cresce.
Tratamento Cirúrgico

 A correção cirúrgica pode ser considerada quando os ferimentos do dedo em martelo também mostram sinais de um grande fragmentos ósseo  ou um desalinhamento articular. Nestes casos, a cirurgia é feita para reparar a fratura com pinos, pinos e arame, parafusos. Em todos os casos de fratura exposta nesses casos em geral a unha está levantada e o osso esta exposta abaixo da unha.  A cirurgia também pode ser considerado se o tratamento não cirúrgico falhar.Nas fraturas sem fragmentos ósseos a cirurgia geralmente é reservada para pacientes com deformidade mais grave ou que não podem usar o dedo corretamente. Nos casos crônicas o tratamento cirúrgico do tendão danificado pode incluir reparar o tecido do tendão  utilizando enxerto de tendão, rececção tecidual ou mesmo a fusão óssea. Um cirurgião ortopédico deve ser consultado na tomada de decisão para tratar esta condição cirurgicamente.

Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologista e Médico do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
atualizado em 25/02/2014

33 comentários:

  1. Boa noite doutor,

    Gostaria de saber qual é o diagnóstico (cid) para meu caso. Há uns 14 anos cortei meu dedo mindinho e perdi o movimento da ponta, mas é o contrário deste artigo, pois não consigo dobrá-la, fica estendido o tempo todo e atrapalha até o movimento dos outros dedos, sinto também uma leve dor neste dedo e uma dor ainda mais sutil nos outros dedos. Consigo dobrar apenas a falange de baixo e a ponta do dedo dobra se for empurrada por outro dedo ou pela outra mão, mas volta a estender-se assim que solto.

    É reversível? Qual a CID? Posso concorrer a vagas de pessoas com deficiências, já que essa perda limita meus movimentos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. parece que você fez uma lesão do tendão flexor profundo, não estou com o livro do CID 10 no momento

      Excluir
    2. Ola sou willian tenho o mesmo problema,tive pesquisando e vi q tem uma possibilidade de uma cirurgia em dois estágios sendo um colocado silicone aonde foi lesionado e depois um enxerto de tendão só não sei se existe um tempo maximo e minimo para essa cirurgia apos a lesão.

      Excluir
    3. Sim, exite tratamento para casos crônicos, a cirurgia em geral pode ser realizada quando o movimento articular completo passivo está presenvado

      Excluir
  2. Bom dia Dr.tenho um dedo martelo na mão esquerda, não sinto nenhum tipo de dor e nem perdi a força no dedo, a unica diferença é q o dedo é torto mesmo, participo de um processo seletivo de um concurso publico, fui fazer meu exame medico e o dr, me pediu um raio x, dizendo q eu poderia ficar reprovado por constar essa deformidade no edital, tirei um raio x com o dedo reto, o senhor acha q isso pode me prejudicar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mentir não é uma boa politica quando se inicia uma relação.

      Excluir
  3. Boa tarde Dr. a um mês e meio rompi o ligamento do dedo anelar direito jogando bola, causando o dedo em martelo. Na hora a ponta do dedo caiu, imediatamente fui ao pronto socorro, me colocaram uma tala por 6 semanas, tirei a tala sozinho ontem e hoje não consigo mexer o dedo todo, ele trava na 2ª articulação, sendo que antes mesmo com o dedo quebrado eu movimentava essa articulação normalmente, só a ponta do dedo que não conseguia deixar reto, o movimento e coordenação motora dos outros dedos parece que foi afetado também, toco guitarra e violão e não posso ficar sem mexer o dedo, isso é normal? com quanto tempo mais ou menos volta o movimento do dedo ? e a pele parece que está morta também
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toda imobilização articular pode evoluir com algum grau de rigidez, retorne ao ortopedista para que ele avalie a sua mão e veja se é necessário fisioterapia.

      Excluir
  4. Doutor,na madrugada do Domingo(28/10/12) sofri um trauma que me ocasionou o "dedo em martelo", fui a um serviço de SPA onde o médico Ortopedista que me atendeu ao dar o diagnostico do meu problema disse que:por eu ter ido no mesmo dia ao serviço eu precisaria apenas usar a tala imobilizando o dedo durante dois meses, porém conversando com uma amiga enfermeira que sofreu de uma lesão de tendão também, ela me interrogou se eu não deveria procurar um especialista em mão, visto que a mesma teve que operar a sua mão, além também dos depoimentos que vejo aqui que falam que após as 6 ou 8 semanas usando a tala, ficaram sem conseguir mover o dedo normalmente, gostaria de saber até que ponto a tala é eficaz de fato, e se o senhor me aconselha a procurar um Especialista em mão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tratamento não operatório, funciona numa parcela muito grande dos pacientes, para que um tratamento transcorra perfeitamente é importante o acompanhamento médico, portanto sugiro que você mantenha acompanhamento com um ortopedista da sua escolha.

      Excluir
  5. Boa noite Dr, meu 3º dedo do pé é dedo em martelo, mais não foi nenhum trauma forte, tenho desde que nasci, pra corrigir a deformidade só fazendo cirurgia? ou não, fazendo fisioterapia resolve?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para responder a sua pergunta precisaria examiná-la

      Excluir
  6. Olá Dr. Marcos. Graça e Paz.
    Levei um tombo jogando bola e o meu dedo mínimo da mão direita entortou a falanginha para baixo, de tal forma que a parte de cima ficou acima da falange. Puxei o dedo para a frente e a coloquei no lugar. Estava distante de qualquer assistência médica e só fui para o hospital no dia seguinte. Lá radiografaram e como não havia nenhuma fratura colocaram uma peça de alumínio com esponja, na parte superior de todo o dedo, presa com fita microporosa, fazendo assim uma tala, e mandaram que ficasse com aquela peça por 20 dias. Assim o fiz e quando retirei a peça, o dedo estava com a falanginha virada para baixo e muito inchado, dificultando os movimentos. Fui para um médico especialista em mãos e ele me disse que o caso é cirúrgico. Que tem que fazer uma raspagem das partes inchadas e furar o dedo da ponta para dentro (até a falange)e colocar um pino, ficando com ele por 6 semanas e depois retirando e indo para a fisioterapia. Estou em dúvidas. Acho que a imobilização foi por um tempo pequeno. Se eu imobilizar novamente há possibilidade de a ponta do dedo voltar a posição normal (sem fazer o tal dedo martelo)? E depois recuperar com fisioterapia todos os movimentos? Aguardo resposta e desde já muito grato.

    ResponderExcluir
  7. Para responder a sua pergunta precisaria examiná-lo e avaliar seus exames de imagem

    ResponderExcluir
  8. Compreendo Doutor Marcos. É complicado porque moro em Recife e só devo ir ao Rio lá para março ou abril. Pensei na possibilidade de imobilizar novamente, por 6 semanas, já que o tempo de imobilização foi muito pequeno (20 dias) e porque não houve fratura, para ver se o ligamento se consolidaria sem que fosse necessária a cirurgia. De qualquer forma muito grato pela atenção. Que Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  9. Boa Noite!
    Fui diagnosticado dedo martelo, no mesmo dia fiz a radiografia com uma especialista em mãos, a Dr. concluiu que não existia fratura ossea, mas achava melhor operar imediatamente (em 07 dias), só que esta não poderia pois iria viajar. Liguei para o um primo ortopedista que teve a mesma opinião, só que como morava em outra cidade, também não poderia operar. Fui em dois outros especialista ele viu que não tinha fratura ossea e fez a imobilização durante 06 semanas e fiz 30 seçoes de fisioterapia
    teve uma melhora muito grande mas ainda está um pouco curvado e com pequeno edema. Gostaria de saber se de uma maneira geral há possibilidades de recuperação total ou sempre fica uma lesão? A operação imediata teria maior chance de recuperação, ou sempre fica uma lesão também?
    Aguardo resposta. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A deformidade residual é um a possibilidade no tratamento não operatório, para deformidades mais graves ainda cabe tratamento operatório.

      Excluir
  10. Ola Dr Marcos, meu pai cortou o dedo indicador em uma serra circular a uma semana. Na hora ele foi atendido no pronto socorro onde o processo foi um raio x e uma sutura.
    Após uma semana o dedo movimenta-se com dificuldade mas percebo que a ponta esta semelhante ao dedo em martelo.
    Sera que é normal ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve levá-lo a um ortopedista dessa vez, para realizar um teste clinico e saber se houve ruptura tendinosa.

      Excluir
  11. Olá Dr Britto. Ah mais ou menos 3 anos trabalhando com uma lixadeira tive uma fratura no dedo médio da mão esquerda, o que deixou meu dedo com essa configuração de dedo martelo.Tem correção por meio de cirurgia ou não tem mais jeito devido ao tempo do ocorrido ? Um grande abraço !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para saber se é possível cirurgia precisamos avaliar a mobilidade da articulação e imagens radiográficas, em teoria é possível porém as condições atuais podem contraindicar um procedimento cirúrgico.

      Excluir
  12. Olá, doutor! Em abril deste ano, quebrei um copo e acabei cortando os tendões do indicador esquerdo e o nervo, na altura da segunda falange. Fui submetida à tenorrafia e neurorrafia somente em julho e tive o braço imobilizado até o cotovelo, com uma tala gessada. Já fiz 30 sessões de fisioterapia, mas os movimentos não voltaram . O indicador só "dobra" se for empurrado com os outros dedos e mesmo assim, não mantém o movimento. Existe alguma forma de reverter o caso ou meu dedo ficará sempre assim? Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
  13. O exame clínico pode determinar a integridade do tendão que foi costurado.

    ResponderExcluir
  14. Doutor a mais de um ano sofri um acidente de moto, mas não quebrei o dedo, porem fiquei com o dedo minguinho de martelo, que me incomoda muito, se eu ficasse com uma tala de 4 a 6 semanas, mesmo depois de tanto tempo resolveria.
    Abraço!!! Wagner.

    ResponderExcluir
  15. Boa Noite Dr. Marcos,
    Fiz dedo em martelo na primeira falange do dedo indicador 6 semanas atrás e desde então ele foi imobilizado com tala. Hoje retiraram a tala e me encaminharam para a fisioterapia, o dedo está duro, reto e sem movimento e o dedo em martelo foi corrigido. Acontece que na primeira semana de uso da tala, fui trocar a fita e fiquei tentando mexer o dedo, o que depois lendo sobre o assunto,entendo que praticamente anulou o efeito da tala naquela semana. Estou com muito medo da cicatrização não ter sido total por ter mexido o dedo e ter perdido a primeira semana e romper o tendão novamente na fisioterapia. O Sr. acha que corro esse risco? Devo voltar no hospital e recolocar a tala?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  16. Ola doutor, a três semanas atrás eu estava jogando queimada e torci o dedo medial. E imediatamente a ponta do meu dedo ficou para baixo . e ainda esta inxado, acha que ainda tem jeito com tala ?

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde Doutor,

    tenho dedo martelo há mais ou menos 16 anos jogando queimada, achei que não era nada grave e com o tempo sarou, mas ficou com o aspecto como citado neste blog, me incomoda muito, não só esteticamente. Então nunca procurei um ortopedista com receio de não ter mais jeito. O sr. acha que estou enganada? Tem solução pro meu caso?

    Att,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em algumas situações há tratamento cirúrgico, procure um ortopedista

      Excluir
  18. Boa noite Dr. Marcos esse final de semana eu estava fazendo trilha de moto, fiquei a tarde inteira “acelerando". No outro dia todos os dedos da minha mao direita (mao do acelerador)estava com os sintomas do dedo em martelo, não consigo os estica-los, não tenho força nas pontas dos dedos e não consigo deixar a mao reta (aberta).
    Sera que é MSM dedo em martelo? Devo procurar o medico agr ou espero pra ver se volta ao normal? Obrigado espero minha resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro procurar um médico agora, pode ter ocorrido um edema no músculo

      Excluir

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG
http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html
Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Últimas Artigos Revisados ou Publicados

Vídeos com Aulas e entrevistas com Dr. Marcos Britto da Silva

Loading...

Video Artroscopia de Joelho - Meniscectomia

Video Luxação Acromio Clavicular no Ombro

Video de Reconstrução do LCA

Localize Artigos por data