Dr. Marcos Britto da Silva - Ortopedia, Traumatologia e Medicina Esportiva: Osteocondrose

Osteocondrose


As doenças ósseas infantis muitas vezes são osteocondrites e osteocondroses. Os termos osteocondrite e osteocondrose se referem a patologias ortopédicas que acometem o entorno das articulações, acomete as crianças, adolescentes e adultos jovens. Em algumas situações os termos são usados como sinónimos. Historicamente, a osteocondrose de cada osso recebe o nome de quem descreveu a doença pela primeira vez, uma prática que resultou em uma lista volumosa de epónimosA situação é ainda mais confusa porque algumas das ditas osteochondroses são causados por necrose asséptica do osso e/ou por sobrecarga mecânica e fraturas por estresse, enquanto outras são simples variações  fisiológicas do crescimento. A seguir apresentamos alguns epónimos e um pequeno resumo sobre cada patologia.

O que é a doença de Sever?
O doença de Sever provoca dor no calcanhar da criança e é uma osteocondrose na epífise do calcâneo. Ocorre somente em crianças e tem uma boa evolução com a passar do tempo. O diagnóstico é feito com exame radiográfico do calcanhar em perfil. O exame comparativo com o lado contra lateral algumas vezes auxilia o diagnóstico.

O que é epifisiólise?
A epifisiólise é o escorregamento da cabeça do fémur. A epifisiólise pode ser aguda ( quando surge após um traumatismo) crónica quando ocorre lentamente sem história de trauma ou crónica agudizada quando ocorre após um trauma de menor intensidade no quadril que já apresentava dor previamente. Talvez o sintoma mais importante veja a dor no quadril e na face interna do joelho quando a criança corre. Com o passar do tempo a flexão do quadril e a rotação externa se tornam limitados. O pediatra quando reconhece o problema encaminha ao ortopedista, pois o tratamento da epifisiólise é cirúrgico.

O que é a doença de Panner?
O doença de Panner é a osteocondrose do capítulo umeral. O tratamento depende da extensão da lesão. A criança se queixa de dor na face lateral do cotovelo. Quando parte do capítulo se solta pode travar a articulação e o ortopedista pediátrico pode indicar a cirurgia.

O que é a doença de Legg Calvé e Pherthes?
O doença de Legg Pherthes é uma osteonecrose na cabeça femural que ocorre na infância, o mecanismo é diferente da osteonecrose avascular da cabeça femural do adulto. A doença é auto-limitada porém em geral evoluiu com mudança da anatomia e do contorno da cabeça fémur que provocará artrose no futuro. O tratamento consiste em manter a cabeça femural centrada no acetábulo. Isso pode ser feito com Orteses, porém, algumas vezes a criança requer tratamento cirúrgico.

O que a Tíbia vara ou doença de Blount?
A enfermidade de Blount é uma alteração no crescimento da epísife tibial medial que faz com que a perna da criança fique arcada. ( tíbia vara)

O que é a doença de Osgood Schalatter?
A osteocondrose da Tuberosidade Anterior da  Tibial  (TAT) é provavelmente a osteocondrite mais frequente, provoca dor e edema na região anterior do joelho da criança, principalmente dos meninos. Está relacionado ao estirão puberal, portando é uma doença do pré adolescente com uma incidência em meninas mais jovens e em meninos mais velhos. A doença é auto limitada e desaparece com o final do crescimento ósseo.

O que é a osteocondrose de Sinding Larsen Wolf?
Acomete o polo inferior da Patela.

O que é a doença de Köhler?
A doença de Köhler é a osteocondrose do osso  navicular do pé, foi descrito em 1908 com Köhler. É mais comum em meninos ( aproximadamento 80% dos casos) muitos casos estão relacionados a traumas repetidos no pé. A marcha antálgica é típica e a criança em geral deambula com a face lateral do pé. A evolução é benígna porém pode ser necessário imobilizar o local por algumas semanas.

O que é a doença de Freiberg?
Freiberg é o nome dado a osteocondrose da cabeça do segundo metatarsiano, é mais comum em meninas mais velhas ( maior que 15 anos) e algumas vezes os sintomas não aparecem na adolescencia, somente na vida adulta. O sintoma mais frequentes é a metartarsalgia sobre a cabeça do segundo metatarsiano e a doença está relacionada a sobrecarga mecânica no local.

O que é a osteocondrose de Meilstrup?
É a osteocondrose que acomete ao cuneiforme medial do tarso.

O que é a epifisite de Iselin?
É a osteoconcrose que acomete a cabeça do 5 metatarsiano.

O que é a doença de Madelung?
É o acometimento do crescimento ósseo da epífise distal do rádio, semelhante ao acometimento da tíbia na doença de Blount. Provoca deformidade no punho que fica com desvio radial.

Como é conhecida o osteocondrose da cabeça dos metacarpianos?
Osteocondrite de Mauclaire.

O que é a doença de Kienbock?
A doença de Kienbock acomete o semilunar e provoca necrose asséptica desse osso, a evolução é semelhante a necrose avascular da cabeça do úmero.

O que é a cifose de Scheuermann?
As vértebras podem também ser acometidas pela osteocondrose e a deformidade típica é a cifose torácica que é conhecida com enfermidade de Scheuermann. Algumas vezes o cirurgião de coluna pode indicar o uso de colete para prevenir deformidades, outros tratamentos podem estar indicados de acordo com a gravidade da deformidade.

O que é a Osteocondrite Dissecante?
O osteocondrite dissecante é a lesão da cartilagem articular que começa a se soltar dentro da articulação, é muito comum no Joelho. Imagine a parede de uma caixa d`água que apresente uma rachadura a agua começa a infiltrar por essa rachadura ( o liquido sinovial começa a infiltrar pela rachadura que ocorreu na cartilagem) com o passar do tempo a agua pode fazer um caminho por dentro da parede da caixa d´agua e novamente encontrar outra rachadura (o liquido sinovial disseca a cartilagem por dentro até encontrar outra rachadura nesse momento a cartilagem se desprende e cai dentro da articulação deixando um buraco dentro da cartilagem e expondo o osso subcontral )

Como é feito o tratamento da osteocondrite dissecante?
Cirurgicamente fixamos a cartilagem no lugar antes dela soltar completamente.

Dr. Marcos Britto da Silva 
Ortopedista, Traumatologia, Medicina do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Atualizado em 24/09/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Postagens mais lidas na última semana