Dr. Marcos Britto da Silva - Ortopedia, Traumatologia e Medicina Esportiva: Mordida de Animais

Mordida de Animais

Todos os anos milhões de pessoas no Brasil são mordidos por animais. A maioria das mordidas e picadas ocorrem nos dedos da mão dominante, mas mordidas de animais também pode ocorrer nas pernas, braços, cabeça e pescoço. 

Quais as causas das mortidas de animais?
A maioria de mordidas de animais são de cães. As mordidas do gato são a segunda causa mais comum de mordidas. O risco de infecção por uma mordida de gato é muito maior do que uma mordida de um cão. 

Uma grande preocupação sobre uma picada de animal é a possibilidade de contrair a Raiva. Muitos animais domésticos no Brasil são vacinados, porém nem todos e os animais silvestres também transmitem raiva como o gambá, morcego, guaxinim, etc.  A raiva causa cerca de 55.000 mortes por ano no mundo*.

Lesões causadas pela mordida
Mesmo uma mordida que não fure a pele pode causar esmagamento e laceração do osso, músculos, tendões, ligamentos e nervos. Se a pele for lesada, existe a possibilidade adicional de infecção. 

Quais os sinais de infecção numa mordida de animal?
Os sinais de uma infecção incluem: 
  • Calor em torno da ferida, 
  • Inchaço 
  • Dor 
  • Saída de pus 
  • Vermelhidão em torno de um ferimento 
Sinais de danos aos tendões ou nervos incluem: 
  • Uma incapacidade de dobrar ou esticar o dedo 
  • A perda de sensibilidade sobre a ponta do dedo pode estar relacionado a lesão nervosa
O que fazer se seu filho foi mordido por um animal?
Prenda o animal que causou a lesão, não o mate.
Um médico deve ser contactado.
O médico vai lavar a área ferida cuidadosamente e verificar se há sinais lesão de nervos ou danos dos tendões. O braço será examinado para determinar se há sinais de uma infecção. Alguns casos requerem tratamento cirúrgico. O animal deverá ficar sob observação durante 10 dias. Caso o animal adoeça ou morra nesse período a vítima da mordida deverá ser vacinada contra Raiva.

Tratamento 
Primeiros socorros Tratamento Imediato. 
A área mordida não deve ser colocado na boca. A boca contém bactérias que podem causar infecção. 

Feridas superficiais 
Para feridas superficiais, a área deve ser cuidadosamente lavada com água e sabão ou um anti-séptico. Cubra a ferida com curativo estéril.
A área deve ser cuidadosamente vigiada para detectar sinais de nervos ou tendões danificados.  A ferida cicatriza em geral dentro de uma semana a 10 dias. Se isso não acontecer, ou se houver sinais de infecção ou danos aos nervos e tendões, ajuda médica deve ser procurada imediatamente. 

Presença de sangramento 
Pressão direta deve ser aplicada sobre a área com um pano seco e limpo e da área deve ser elevada. 
A pressão direta de um único dedo sobre um ferida pequena é capaz de parar o sangramento em 99% dos casos. Pressione durante 10 minutos o local, não fique retirando o dedo para saber se parou de sangrar, mantenha pressionado continuamente, após 10 minutos a maioria dos pequenos sangramentos estará controlada. Não unitive pó de café, açúcar, etc.
A ferida deve ser coberta com um curativo limpo e estéril e atenção médica deve ser procurada imediatamente. Se o ferimento for na face, cabeça ou pescoço, a ajuda médica deve ser procurada imediatamente. 

Assistência médica 
O médico pode deixar a ferida aberta (sem pontos), a menos que haja uma ferida facial. Exames radiológicos e de sangue podem ser necessários em alguns casos.
A vacina contra tétano e uma prescrição de antibióticos podem ser prescritos. Se os tendões e nervos foram feridos, um ortopedista especialista pode ser consultado para tratamento adicional. O incidente deve ser relatado ao departamento de saúde pública. Eles podem pedir ajuda para localizar o animal. Isso é para que o animal pode ser confinado e observada para os sintomas da raiva.

* Estatísticas da AAOS.

Ortopedista, Traumatologista e Médico do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
atualizado em 06/05/2013

27 comentários:

  1. Dr. Marcos, muito curioso o artigo sobre mordidas. Quem costuma correr na rua também enfrenta esse risco. Por favor, da próxima estenda o assunto para os corredores. Estou aproveitando para divulgar seu artigo no blog recém-liberado www.corredor-de-rua.blogspot.com. Abs

    ResponderExcluir
  2. Ola dr meu nome é Daniela, venho por meio dessa msg pedir ajuda... bom a 4 dias apresento um sensaçao muito ruim no cotolevo sintoma que é a primeiva vez que sinto, nao posso apoialo em uma mesa ou em qualquer outro lugar que me causa um tremendo desconforto nao sei dizer se é uma dor porem e ruim nao consigo me apoialo nele o que seria isso ajude me porfavor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. leia
      http://www.marcosbritto.com/2011/04/bursite-olecraniana-do-cotovelo.html

      Excluir
  3. Fui mordida por um gato (no dorso da mão) na tentativa de apartar uma briga, não sangrou mas doeu muito. O curioso é que já se passaram 15 dias e região continua dormente, é a mesma sensação de quando tomamos anestesia no dentista e a bochecha fica com aquela sensação que vc a sente quando passa a mão mas sente que ainda está dormente. Estou preocupada. O gato que me mordeu era da minha vizinha, é um gato bem tratado e por isso não fui ao médico já que não sangrou. A região que está dormente não esta roxo nem vermelho mas estou preocupada por ainda estar dormente e pela falta de sensibilidade. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As dormências que surgem após trauma em geral estão relacionadas a contusão no nervo, se o nervo não foi cortado a dormência deve melhorar, porém se ocorreu uma lesão completa do nervo a região pode ficar dormente.

      Excluir
  4. Doutor bom dia. Estou apreensiva meu esposo foi mordido pelo um gato de rua as 11 da manhã ele procurou assistência medica à noite pois estava em horário de trabalho. Já faz 3 dias e a mão dele contínua e aumentando o vermelhidão e inchaço. O que fazer nesse caso. Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde dr. Eu fui mordida por um cachorro de rua (ou se tinha dono deixaram ele solto nesse dia) no dia 30/Agosto ha um pouco mais de uma semana. Fez um furo com o dente de cima do cachorro e com o dente de baixo fez um buraco maior e fundo. O medico alem de receitar vacinas antirabica e passar soro e etc, deu um ponto só pra cicatrizar mais rápido. Já fazem 11 dias e metade desse buraco maior já esta com casquinha e metade ainda não cicatrizou. Esta com uma casquinha bem fina e mole que se entrar em contato com agua ou líquido ela se desfaz e abre de novo. Mas não sangra mais. Mas esta meio q exposto. É como se fosse pus.. Quando seca fica assim mas quanto tomo banho ela amolece. É normal? Tenho medo que seja inflamação. Obrigada

    ResponderExcluir
  6. Fui mordida na mão por um cao estranho,no momento da mordida doeu muito e sangrou pouco,e agora está vermelho em volta da ferida e inchado,o que eu devo fazer já a ferida é pequena?O que você me indica?

    ResponderExcluir
  7. Dr Marcos, fui mordido por cachorro na panturrilha a 2 meses. Tive infecção, inchaço, enfim quase todos os sintomas de uma mordida complexa de cachorro, com exceção de dilaceracão. Hoje estou bem, quase tudo passou, porém a região da mordida até a base do pé, permanecem dormentes.
    Uma vez que atingiu nervo/tendão e dado o tempo da dormência pergunto: a dormência se tornará permanente ou tenho alternativa de reverter ?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  8. Doutor fui mordida pela minha gata doméstica,ao tentar por ela para dentro mim momento em que ela estava nervosa cm outro gato... Ela está com a vacina em dias e eu cm a antitetanica também... Ela me mordeu na região logi acima do pulso,sangrou durante uma 2 minuto e parou,levei com água e sabão, passei álcool,e uma pomada cicatrizante,.. o local está pouco inchado e dolorido... Tenho que procurar intervenção médica de imediato ou posso aguardar para averiguação de caso haja pioras... Obrigada pela atenção

    ResponderExcluir
  9. Sinto todos os sintomas relacionados neste artigo fiz ate o teste, batendo no nervo e da choque no dedo, e esta doendo muito meus dedo e mao mais dores doque formigamento ....

    ResponderExcluir
  10. Oi Doutor o cachorro de casa me mordeu hoje no pé! Não estou conseguindo firmar ele no chão, acho que pegou um nervo... A mordida foi pequena, será que preciso ir no medico?

    ResponderExcluir
  11. Boa noite! Há quase um mês fui mordida pelo meu cachorro, como estava com calça, os furos não foram profundos,saiu uma gotinha só de sangue, porém foi tão forte que a área ficou muito roxa por dias (a região foi a coxa, entre as pernas). Estou preocupada com o caroço que ficou por dentro da pele, o que pode ser, isso vai sumir? Obrigada.

    ResponderExcluir
  12. Olá, meu nome e igor, ontem fui mordido por um cachorro, o dono falou q ele era facinado, ele me mordeu fez um buraco grande fundo em minha perna, e hj eu ferida já está dando casquinha, porem eu tô sentindo dor na minha perna toda, ele me mordeu perto do joelho, e agora tô sentindo dor d minha coxa até minha perna, pode me dizer se é normal, eu tenha 18 anos e não fui ainda no medico

    ResponderExcluir
  13. Dr. Há dois meses ganhei dois gatinhos, um Persa e outro Sagrado da Birmania, os dois com 10 anos de idade. O segundo citado foi brigar com o outro, na tentativa de separar ele grudou na palma da minha mão e mordeu, perfurou, fui ao médico e ele me receitou 5 doses da vacina anti-rábica, já tomei a primeira dose no mesmo dia ontem) e hoje está avermelhada em volta e doendo bastante, devo voltar ao médico?.

    A ex dona disse que ele era vacinado e está com tudo em dia.

    ResponderExcluir
  14. Dr. fui mordida por um cachorro na rua, estava de calca porem senti minha perna arder, verifiquei consta as marca do dente do cachorro porem superficial preciso procurar um medico?

    ResponderExcluir
  15. Boa noite Doutor, fui mordida no dedo no domingo dia 06/11 pelo cachorro do vizinhoe hj dia 8 ainda continuo com muita dor, o dedo está bastante inchado e bem vermelho, vc acredita que deva procurar o médico por mais que o cachorro seja vem cuidado?

    ResponderExcluir
  16. Sim. Melhor procurar um médico ou ao menos um posto de saúde.

    ResponderExcluir

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Postagens mais lidas na última semana