Dr. Marcos Britto da Silva - Ortopedista,Traumatologia e Medicina Esportiva: Cartilagem: Funções, Lesões e Tratamento

Cartilagem: Funções, Lesões e Tratamento

1- O que é cartilagem?
A cartilagem é um tecido que reveste as nossas articulações. Formado principalmente por colágeno, água e suas células específicas chamadas condrócitos. Não possui vasos sangüíneos, linfáticos ou inervação.

2- Pra que serve a cartilagem?
Ela tem como função amortecer o impacto e suavizar o deslizamento entre as superfícies ósseas.

3- Quais articulações podem ser envolvidas?
Todas. As mais envolvidas e mais sintomáticas são as que sustentam peso, principalmente quadril, joelho e tornozelo.

4- É verdade que a cartilagem uma vez lesada nunca mais é reparada?
Sim. A cartilagem praticamente não possui poder de cicatrização ou regeneração. O que ocorre em alguns casos é a formação de um tecido cicatricial fibrocartilaginoso, sem as mesmas características da cartilagem normal.

5- Qual o quadro clínico da lesão de cartilagem?
Geralmente os pacientes apresentam dor, inchaço e travamento da articulação envolvida. A limitação às atividades ocorre de acordo com o tamanho e o local da lesão.

6- Existe algum exame de imagem que confirme a lesão?
Sim. A Ressonância Magnética é extremamente útil. Os aparelhos mais modernos mostram a lesão com detalhes, inclusive com estudo do seu metabolismo.

7- Existe tratamento para a lesão da cartilagem?
Sim. O tratamento pode ser não-operatório (através de medicamentos, fisioterapia e orientações) ou cirúrgico.

8- Como é feita a cirurgia?
Existem várias opções que dependem do tamanho e do local da lesão, além das características do paciente. Entre as principais temos: 
Condroplastia: regularização da lesão. 
Microperfurações: são realizados pequenos orifícios no osso exposto com o objetivo de estimular pequeno sangramento local e a formação do tecido cicatricial fibrocartilaginoso. 
Mosaicoplastia: retirada de um fragmento de ósseo revestido com cartilagem de um local que não recebe carga do próprio paciente e colocado na lesão. Transplante de condrócitos: células da cartilagem são retiradas, cultivadas em laboratório e reimplantadas no defeito. Pouco disponível no Brasil devido ao seu alto custo. Cartilagem sintética: material de baixo atrito, colocado no local da lesão.

9- E quando a lesão é muito grande? 
Existe possibilidade de realizar estas cirurgias? Não. Nas lesões mais extensas e com um processo de artrose já estabelecido, estes procedimentos não estão indicados. Nesses casos, geralmente a principal indicação é a artroplastia, em que substituímos toda a superfície articular. São procedimentos utilizados em último caso, reservados a pacientes mais idosos.

Artigo escrito pelo Médico Ortopedista colaborador e Membro da Equipe.
Dr. Rodrigo Castelo Branco
Especialista em Cirurgia de Joelho
Rio de Janeiro, RJ, Brasil
04/02/2010
Dr. Marcos Brito da Silva Ortopedia, Traumatologia e Medicina do Esporte Botafogo, Rio de Janeiro, RJ atualizado em 26/06/2013

8 comentários:

  1. dr,
    Tenho uma lesão de 2,4cm no tecido osteocartilaginoso do joelho direito. Este trauma no joelho foi jogando futebol. Já fiz 2 artroscopias em menos de 3 anos e meu médico disse que eu não tenho cura para este problema na cartilagem articular.
    O problema é que na segunda artroscopia eu fiz para retirada de corpo livre no joelho. Os corpos encontrados foram 2 pedaços de cartilagem. Meu medo é de ficar soltando pedaços de cartilagem no joelho e sempre ter que fazer a artroscopia.
    Tenho 23 anos e preciso muito achar uma cura para meu joelho, pois tenho tido dificuldades para trabalhar.
    Queria sua opinião de possibilidades para meu caso. Você propoe alguma cura para meu joelho? A mosaicoplastia seria ideal?
    obrigado

    ResponderExcluir
  2. Algumas lesões condrais podem ser tratadas com mozaicoplastia, porém dependem da extensão e localização.

    ResponderExcluir
  3. dr em dezembro de 2011 fiz uma cirurgia no joelho e meu diagnostico era lesao do ligamento cruzado anterior direito + lesao osteocondral condilo femoral medial + lesao do menisco medial direito reconstruiram meu ligamento colocaram dois pinos no meu joelho e fizeram microperfuraçoes para fazer um tipo de sangria do osso para reparar a cartilagem.Eu gostaria de saber se essas lesoes são graves, e se é possivel voltar a jogar futebol ? obrigado

    ResponderExcluir
  4. Dr. Marcos, Gostaria se possível que me respondesse. Tenho espondilose lombar, l5 o meu médico aconselhou-me a usar uma cinta que melhorou os sintomas mas eu gostaria de saber se poderia fazer reparação da cartilagem de algum modo. Tenho muito medo de um dia não poder caminhar. De momento, não tenho dores contínuas, apenas quando caminho durante muito tempo tenho espasmos horríveis na coluna. Isto preocupa-me porque gostaria da minha vida de volta, sem espasmos que aparecem de súbito sem eu nem ter tempo de os evitar. Eu sei que tenho de fazer fisioterapia que faço, mas haverá alguma possibilidade de reparar a cartilagem e depois tomar precauções para que isto nunca mais aconteça? Desde já agradeço a sua amabilidade se me puder responder, agradeço também a iniciativa maravilhosa que teve em criar este blog para que os cidadãos possam entender melhor a terminologia médica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para responder a sua pergunta precisaria examiná-la pois se trata de um caso específico

      Excluir
  5. Dr. Marcos, meu irmão lesionou a cartilagem do punho numa queda. Já foi feito uma ressonância, e foi comprovada esta lesão. Ele continua a sentir uma pequena dor. Que tipo de tratamento deveria fazer. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tratamento depende do tipo de lesão, para saber qual o tratamento precisaria examiná-lo e ver a ressonância

      Excluir

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG
http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html
Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Últimas Artigos Revisados ou Publicados

Vídeos com Aulas e entrevistas com Dr. Marcos Britto da Silva

Loading...

Video Artroscopia de Joelho - Meniscectomia

Video Luxação Acromio Clavicular no Ombro

Video de Reconstrução do LCA

Arquivo do blog