Dr. Marcos Britto da Silva - Ortopedista,Traumatologia e Medicina Esportiva: Artroscopia de joelho

Artroscopia de joelho


O que é artroscopia de Joelho
Preparação para Cirurgia de artroscopia de joelho
Cirurgia artroscópica
Recuperação pós artroscopia
Complicações e sinais de alerta
Lesão de LCA ( estrela )
O que é a artroscopia de joelho?
A artroscopia é um procedimento cirúrgico comum no qual a articulação (Artro-) é visto  por dentro (-escopia), usando uma pequena câmera. Artroscopia dá aos médicos uma visão clara do interior do joelho. Isso  ajuda a diagnosticar e tratar problemas do joelho.
Avanços tecnológicos têm levado a monitores de alta definição e câmeras de alta resolução. Estas e outras melhorias fizeram da artroscopia uma ferramenta muito eficaz para o tratamento de problemas no joelho. Segundo a American Society for Orthopaedic Sports Medicine, mais de 4 milhões de artroscopias do joelho são realizadas em todo o mundo a cada ano. Não temos dados sobre o Brasil.

Descrição
A artroscopia é feita através de pequenas incisões. Durante o procedimento, o cirurgião ortopédico insere o artroscópio (um instrumento pequena  com uma câmera do tamanho de um lápis) na  articulação do joelho. O artroscópio envia a imagem para um monitor de televisão. No monitor, o cirurgião pode ver as estruturas do joelho com grande detalhe.
A artroscopia é usada para reparar ou remover os tecidos  danificados. Para fazer isso, pequenos instrumentos cirúrgicos são colocados através de outras incisões em torno do joelho.

Preparação para Cirurgia
Antes de indicar cirurgia o ortopedista realiza o exame clínico e avalia os exames de imagem.. Para ajudar a planejar o procedimento, o cirurgião ortopédico pode ordenar exames pré-operatórios. Estes podem incluir o hemograma, coagulograma,  eletrólitos do sangue e exames para avaliar a função renal e um  ECG (eletrocardiograma). O paciente deve ser avaliado pelo clínico ou cardiologista para determinar o risco cirúrgico. Antes da cirurgia, informe o seu médico ortopedista sobre quaisquer medicamentos ou suplementos que você toma

Cirurgia
A artroscopia é um procedimento realizado com internação de curta permanência sendo possível em alguns casos a cirurgia tipo Day Clinic.

Chegada ao hospital
O hospital irá contactar o paciente caso isso não ocorra entre em contato com seu médico para que esse lhe oriente com detalhes específicos sobre a  internação. Você provavelmente vai ser convidado a chegar algumas horas antes da cirurgia para realizar a burocracia de internação e preencher a documentação do convénio. A realização de procedimentos cirúrgicos requer o jejum de agua e comida por no mínimo 8 horas.

Anestesia
Antes da cirurgia um membro  da equipe de anestesia vai falar com você. A artroscopia pode ser realizada sob anestesia  regional com sedação ou sob anestesia geral.
* A anestesia regional anestesia somente os membros inferiores
* A anestesia geral coloca você para dormir.
Close up de reparo do menisco
Procedimento
O cirurgião ortopédico fará pequenas incisões no joelho. A cirurgia é realizada preenchendo  o joelho com uma solução estéril será usada para  melhorar a visualização da articulação do joelho e enxaguar o sangue e a gordura. Isto ajuda o cirurgião ortopedista a ver o  joelho de forma clara e com grande detalhe. 
Para realização do tratamento cirúrgico, o ortopedista irá inserir instrumentos minúsculos através de uma outra pequena incisão. Estes instrumentos podem ser tesouras, shaver, Probes, cautérios, ponteiras de rádio frequência, instrumentos especiais para sutura, etc. Esta parte do procedimento geralmente dura 40 minutos a mais de uma hora. O tempo total depende do tipo de cirurgia que esta sendo realizada.

As indicações mais comuns para Artroscopia de joelho são:
* A remoção ou reparação de cartilagem lesada e lesão meniscal
* Reconstrução do ligamento cruzado anterior 
* Corte de pedaços de cartilagem articular
* Remoção de fragmentos soltos de osso ou cartilagem articular
* Remoção de tecido sinovial inflamado

Seu cirurgião pode fechar as incisões com um ponto ou pequenas tiras (pequenas band aids ) e cobri-los com um curativo macio. O paciente será movido para a sala de recuperação e deve ser capaz de ir para casa após algumas horas ou no dia seguinte dependendo do tipo de anestesia. O paciente deve certificar-se de ter alguém para  leva-lo para casa.


Recuperação pós artroscopia
Recuperação da artroscopia do joelho é muito mais rápido do que a recuperação da cirurgia no joelho aberto tradicional. Ainda assim, é importante seguir as instruções do seu cirurgião ortopédico com cuidado depois de voltar para casa.

Inchaço no Joelho
Manter a perna elevada tanto quanto possível para os primeiros dias após a cirurgia. Aplicar gelo, como recomendado pelo seu médico ajudam na diminuição do inchaço e alivio da dor .

Cuidados pós operatórios
O paciente sai do hospital com um curativo cobrindo o joelho. Mantenha as incisões limpas e secas. O seu cirurgião irá lhe dizer quando você pode tomar banho e quando trocar o curativo.
O seu cirurgião irá vê-lo no consultório alguns dias após a cirurgia para verificar o seu progresso, revisar os achados cirúrgicos, e começar o seu programa de tratamento pós-operatório.

Caminhar após a cirurgia
A maioria dos pacientes necessita muletas ou outra assistência após a cirurgia artroscópica. O seu cirurgião irá lhe dizer quando é seguro colocar peso sobre a perna operada. Se você tem alguma dúvida como caminhar ligue para o cirurgião.

Condução de veículos
O seu médico irá discutir com você quando você pode dirigir. Esta decisão é baseada em uma série de fatores, incluindo:
* O joelho envolvido
* Se você dirige um carros com mudança automática ( hidramático) ou troca de marchas com embreagem
* A natureza do procedimento
* O nível de dor
* Uso de analgésicos narcóticos ou que diminuam os reflexos no pós operatório
* Como está o controle motor do joelho no pós operatório.
Tipicamente, os pacientes são capazes de conduzir 1-3 semanas após o procedimento principalmente joelho esquerdo com carros hidramáticos.

Medicamentos
O seu médico irá prescrever medicação para dor para ajudar a aliviar o desconforto após a cirurgia. Ele ou ela pode também recomendar medicamentos como aspirina para diminuir o risco de coágulos sanguíneos.

Exercícios para fortalecer os joelhos
Você deve exercitar seu joelho regularmente por várias semanas após a cirurgia. Isso irá restaurar o movimento e fortalecer os músculos da perna e joelho.
Exercícios terapêuticos irão desempenhar um papel importante na forma como você se recupera. Um programa de terapia física formal, pode melhorar o seu resultado final.
Complicações e sinais de alerta
Como com qualquer cirurgia, há riscos associados com a artroscopia do joelho. Estes ocorrem com pouca frequência e são menores e tratáveis.

Complicações
Possíveis problemas pós-operatório com artroscopia do joelho incluem:
* Infecção
* Os coágulos de sangue
* Acúmulo de sangue no joelho

Sinais de alerta no pós operatório
Ligue para o seu cirurgião ortopedista imediatamente se sentir qualquer dos seguintes:
* Febre
* Calafrios
* Calor persistente ou vermelhidão ao redor do joelho
* Dor persistente ou aumento progressivo da dor
* Inchaço significativo no joelho
* Aumento da dor, inchaço e endurecimento no músculo da panturrilha

Resultado da artroscopia
A menos que o paciente tenha tido uma reconstrução do ligamento, em geral deve ser capaz de retornar às atividades físicas após mais 6-8 semanas, ou às vezes muito mais cedo para atividades buracráticas. Atividades de alto impacto podem precisar ser evitado por um longo tempo. O paciente deve conversar com seu médico antes de retornar a atividades físicas intensas.
Se seu trabalho envolve o trabalho pesado,talvez necessite de um período maior de recuperação. Discuta quando você pode voltar em segurança para trabalhar com o seu médico.
O resultado final de sua cirurgia será determinado pelo grau de danos prévios no  joelho. Por exemplo, se a cartilagem articular do joelho está completamente desgastada, então a recuperação total talvez não seja possível. O paciente pode precisar mudar seu estilo de vida. Isso pode significar limitar as atividades e encontrar alternativas de baixo impacto nos exercício.


Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologista e Médico do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Atualizado em 30/08/2013

41 comentários:

  1. meu nome é Adriana, me deparei com o teu blog,e muito me interessa ,devo adiantar que não sou estudante e que este tb não tem como finalidade uma consulta virtual.
    Só gostaria de esclarecer uma dúvida já que me pareceu ter experiência e vivência na área de ortopedia x traumatologia.

    Não existe nenhum método (fora a artroscopia) que solucione completamente a atrofia no joelho?
    Em 2006 sofri um acidente de carro, fiquei 2 anos de cama, os fixadores externos impediram que eu movimentasse os joelhos e eles atrofiaram.
    Fiz 2 ou 3 artroscopias. mas não houve sucesso, recuperei apenas mais 10% da mobilidade.

    Fico me perguntando, como é possível nos dias de hj, com a medicina tão avançada eu ainda estar nesta situação?Será que me médico realmente esta usando de todo o conhecimento para resolver meu caso?

    Se puder me responder, e mesmo que superficialmente me dar alguma esperança, ficarei muito agradecida, há muito estou em busca de esclarecimento..
    afolhaeovento@hotmail.com

    Adriana

    ResponderExcluir
  2. Existem vários métodos de tratamento, algumas atrofias podem ser curadas ou não. Converse com seu ortopedista.

    ResponderExcluir
  3. Fiz uma cirurgia de desvio de patela no joelho direito que já faz três meses e meio. Estou sentindo dores insuportáveis para flexionar o joelho e certa rigidez. Hoje só dobro até uns 120 graus. Por conta disso não consigo andar direito. Estou na fisioterapia e não suporto mais que a fisioterapeuta flexione meu joelho.

    Fiz uma ressonância magnética após a cirurgia e o laudo apresentou o seguinte:

    Comentários:
    Axial, sagital e coroanal DP SPIR.
    Sagital e Coronal DP.
    Os seguintes aspectos foram observados:
    1.Status pós-cirúrgico, com estruturas lineares caracterizadas por hipossinal em todas as sequências associada a espessamento capsular na topografia do recesso supra e infrapatelar. A possibilidade de alterações fibroretrateis pós manipulação cirúrgica devem ser consideradas.
    2.Discreto/moderado derrame articular distendendo o recesso suprapatelar, não podendo descartar a possibilidade de sinovite associado.
    3.Espessamento e alteração do sinal na inserção distal do tendão patelar, o qual encontra-se com intensidade de sinal intermediária notadamente na sequência DP. A possibilidade de alterações pós cirúrgica devem ser consideradas.
    4.Os ligamentos cruzados anterior, posterior e colateral lateral encontram-se com orientação espessura e sinal usual.
    5.O ligamento colateral medial encontra-se levemente abaulado, porém com espessura e sinal habitual.
    6.Não há sinal de edema da medular óssea ou osteonecrose.
    7.Patela tópica, com o sulco troclear levemente displásico apresentando amplitude reduzida.
    8.Menisco medial e lateral encontram-se com morfologia contornos e intensidade de sinal preservados.
    9.Hipersinal no tecido celular subcutâneo na região pré-patelar e na face posterior do tornozelo com aspecto sugestivo de discreto edema.
    10.Cartilagem hialiana de revestimento articular e patelar apresenta espessura e sinal usual.

    SE FOR POSSÍVEL PODE ME EXPLICAR O QUE DIZ ESSE LAUDO?
    ESTÁ APRESENTANDO ARTROFIBROSE? SE SIM, QUAL SERIA O TRATAMENTO INDICADO? EU VOLTAREI A TER A FLEXÃO NORMAL DO JOELHO?

    ANTES da cirurgia o laudo da ressonância era o seguinte:

    Técnica do Exame:
    Foram obtidas imagens do joelho direito através de sequência ponderada em T1 no plano sagital e ponderada em T2, e em densidade prótons com supressão de gordura nos planos axial, coronal e sagital.
    Análise:
    1-A tróclea intercondiliana exibe um padrão levemente displásico, com redução do sulco inter troclear, além de tênues focos de edema no coxim adiposo súpero-lateral do compartimento de Hoffa, sugestivo da presença de instabilidade patelar (sobrecarga mecânica dos extensores).
    2-Meniscos internos e externos de morfologia e sinal normais.
    3-Ligamentos cruzados e colaterais íntegros.
    4-Tendão do quadríceps e patelar de morfologia e sinal normais.
    5-Pequeno derrame articular significativo.
    6-Cartilagem de revestimento patelar e da tróclea intercondileana sem anormalidades.

    E ANTES da cirurgia também fiz uma tomografia com o seguinte laudo:

    Técnica do Exame:
    Foram obtidas aquisições dos joelhos em tomógrafo computadorizado de multidetectores, sem a administração venosa do contraste iodado. Foi realizado a medida do TAGT bilateralmente.
    Análise:
    1-Estrutura óssea de morfologia e contornos normais.
    2-Espaços articulares preservados.
    3-Ausência de sinais de fraturas.
    4-TAGT a 15 graus (VN: até 15 mm; limítrofe de 15 a 20 mm;>20mm alterado)
    JD: 14 mm
    JE: 12 mm
    Impressão Diagnóstica:
    Estudo tomográfico computadorizado dos joelhos dentro dos parâmetros da normalidade

    NA RESSONÂNCIA E/OU NA TOMOGRAFIA QUE FIZ ANTES DA CIRURGIA APRESENTA QUE ESTAVA COM DESVIO DE PATELA?

    Ficarei muita grata pela resposta.
    joelma.cleia@gmail.com OU jo_quimica@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Joelma, obrigado por seguir o blog, desculpe, pela internet não tenho como ajudá-la.

    ResponderExcluir
  5. Olá Dr. Marcos, meu nome é Carlos Valente, eu trabalho na Emergencia do hospital Procardíaco, sempre quando entrava em contato para avisa-lo de seus pacientes eu imaginava que o Sr. era Cardiologista! rsrsrsrs agora que me deparei com este blog vejo que estou enganado!
    emfim quero parabeniza-lo pelo mesmo, pois esta muito bem detalhado, tendo em vista que ja até me retirou algumas dúvidas, ja que tambem realizei uma cirurgia de LCA. gostaria de saber algumas opinioes caso o Sr. tenha tempo e possa me ajudar meu e-mail: carlos.moreira@procardiaco.com.br
    desde ja agradeço a atenção! e parabens!

    ResponderExcluir
  6. Estou a disposição,
    Seu blog é sobre petróleo?
    O que você está fazendo na Emergência de um hospital?

    ResponderExcluir
  7. Olá, meu nome é Michael, eu trabalho na área do futebol. Sofri um acidente de moto e com isso acabei tendo um problema no Ligamento Posterior cruzado, que faz com que as vezes o joelho aparente ter tipo um vacuo. Consultei alguns ortopedistas e uns dizem que o caso não é cirurgico e outros dizeram que seria melhor a artroscopia, pois já que o esporte é de bastante impacto não prejudicaria os demais.
    Gostaria de saber se caso optando pela Artroscopia, (pois é o que penso no momento), quanto seria o valor das consultas e da operação por meio particular.
    Assinei um pré contrato com um time no Chile e tenho que voltar pra lá em janeiro, será que dará tempo.
    Aguardo um retorno, meu email é: jefferson-fn@hotmail.com
    Desde já agradecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A artroscopia é um procedimento cirúrgico. O valor vai depender da indicação cirúrgica. Para fazer um orçamento precisamos fazer uma avaliação com exame clínico

      Excluir
  8. boa noite dotor meu problema e no joelho
    eu operei meu joelho, fiz cirurgia de ligamento cruzado isso ja faz unz 3a 4 anos . depois de um tempo meu joelho veio a incomodar pelo lado de dentro eu acho que esta pegando o menisco, eu consigo esticar ele andar normal mas o problema e que ele doi , eu tbem percebi que algum movimentos que antes eu fazia hj eu nao posso fazer mais, se eu correr ele doi se eu subir escada ele doi tbem ele incomoda a dor que eu sinto fico na lateral de dentro,qdo a gente dobra a perna a dor vem da li eu na minha opiniao acho que e o menisco que esta pegando ali o que devo fazer para aminizar a dor qual e o melhor procedimento para tratar esse problema.
    aguardo retorno sergiorobertopiressilva@hotmail.com.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve procurar um ortopedista, talvez esteja desenvolvendo um problema na parte interna da articulação.

      Excluir
  9. Boa Noite Dr. Estou usando um fixador externo( LRS- Orthofix) para alongar o fêmur direito que estava 4 cm mais curto devido um acidente sofrido na infância. A cirurgia foi há pouco mais de 3 meses,o osso cresceu em 45 dias, mas continuo com o fixador enquanto acontece a consolidação do osso. Devido o joelho ter ficado bloqueado por 2 meses por conta de uma parte do fixador por questões de segurança ( de acordo com o médico), o joelho está sem flexionar, ou melhor, flexiona quase nada. Estou na fisioterapia desde o início, mas agora estou preocupada porque já tem quase 1 mes que foi desbloqueado e nada do joelho flexionar, acho um processo muito lento, é assim mesmo? Vale salientar que antes desse alongamento meu joelho já tinha uma limitação, só flexionava cerca de 40%, mas dava para ter vida normal. Gostaria de saber se você pode me orientar, dicas de exercícios, ou qualquer informação que me ajude a recuperar mais rápido o movimento do joelho. O fixador será retirado provavelmente no fim de setembro. Me "dê uma luz". Obrigada pela atenção ( gildpupu@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  10. ola bom dia tenho uma duvida queria que me ajuda se... fiz uma cirurgia ao joelho a cartilagem perda de cartilagem na qual o meu medico deu me 3 a 4 meses de recuperação total,e faz hoje 4 meses e continua me doendo ao fazer corrida e agaixamento sera norma ?...faço fortalecimento todos os dias natação corrida e musculação e continua doendo e incha muito pouco obrigado pela atençao meu mail. lameira_lameira@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tempo de recuperação médio informado é em geral uma média de outros casos, porém cada caso é um caso, converse com seu médico para saber mais detalhes sobre a recuperação

      Excluir
  11. doutor,fiz artroscopia de menisco a45 dias,ja fiz fisioterapia e reforço muscular,voltei a jogar e quando corro nao sinto dor nenhuma,mas quando chuto sinto a mesma dor que eu sentia antes de operar.isso é normal?o que devo fazer?se eu continuar a jogar corro algum risco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A artroscopia trata algumas lesões porém não trata todas, você deve conversar com seu médico sobre essas dores, caso as dores tenham origem na articulação femuro patelar elas poderão ser tratadas com fisioterapia.

      Excluir
  12. FIZ UMA ARTROSCOPIA NO ULTIMO DIA 30/10. 5 DIAS DEPOIS JA CONSEGUIA ANDAR SEM MULETAS, MAS AGORA ESTOU SENTINDO DOR E UMA CAIBRA NA PARTE DE TRAS DO JOELHO. O QUE PODE SER ISSO?
    ADOREI SEU SITE. MUITO COMPLETO. E SEM CONTAR QUE NAO SAO FONTES DESCONFIAVEIS, O QUE TORNA MAIS EFICAS O ESCLARECIMENTO DE DUVIDAS.
    ferrazlucy@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. Para responder a sua pergunta teria que lhe examinar, você fez uma cirurgia recentemente e esta com dor no local, acho prudente você retornar ao seu ortopedista.

    ResponderExcluir
  14. Dr. Marcos, fiz uma cirurgia de LCA a aproximadamente 11 anos e nela foi também realizado, segundo o médico, um polimento da cartilagem. Passados esses anos, foi submetido a outra artroscopia para correção de lesão no menisco medial. Durante o procedimento, foi visto que o problema estava na cartilagem, e não no menisco, o que fez o médico a dar um novo polimento nela. Foi me dito que não poderia mais praticar o esporte que pratico (futebol) devido a este problema. Não tenho flexão total do joelho desde a primeira cirurgia, isso é normal?? Meu joelho hoje dói, e faz estralos contantes, sem contar o fato de ficar rangindo, isso também é normal?? Há alguma possibilidade de tratamento (cirurgico ou não) para este problema de Cartilagem?? Será que eu poderei ainda jogar, tendo em vista que ainda tenho 30 anos??

    Obrigado

    ResponderExcluir
  15. Dr., uma artroscopia para solução de diagnóstico de Síndrome de Cyclops, após uma reconstrução de LCA há 4 anos, tem qual prazo de recuperação?
    Abçs

    ResponderExcluir
  16. Salomão, ótima pergunta, publiquei um Post agora com maiores informações sobre a Síndrome Cyclops. Em relação ao seu caso especificamente precisaria examiná-lo para dar uma opinião médica.

    ResponderExcluir
  17. Olá Doutor, após uma cirurgia mal sucedida de LCA a uns 03 anos, devido a uma infecção perdi todo o material e enxerto (..e por pouco a perna..)após meses de fisio hoje levo uma vida normal, porém sem a pratica de exercícios de impacto, e por vezes sinto incomodo no joelho. O meu atual médico não me aconselha uma nova cirurgia com receios de desencadear um novo processo de infecção, prejudicando ainda mais o meu joelho. Isso procede? O fato de ter ocorrido uma infecção, aumenta as chances de outra no caso de uma nova cirurgia? Grato.

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde... Dia 03 de dezembro fiz uma cirurgia de menisco.. tive varias complicaçoes. Hemorragia, tive q fazer 3 punçoes (sangue) e o joelho nao desinchou. Procurei outeo medico e no dia 10/01 passei por outra artroscopia. O medico disse q as partes do joelho estavam boas, e fez uma limpeza, tirando o sangue e algumas coisas q ficaram... fez uma lavagem.. o joelho esta bem menos inchado do q na primeira cirurgia.. acredito q esse inchaço seja normal..Dr. gostaria de saber qual o tempo q o joelho leva para dedinchar depois de uma artroscopia como essa q relatei. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve conversar com o seu ortopedista, não procure essa resposta na internet, cada caso é um caso.

      Excluir
  19. Prezado Dr Marcos,

    Faz 7 semanas que fui submetido a uma artroscopia do joelho E. Tenho 26 anos. Na cirurgia, foi retirado uma parte do menisco menidal (aprox 30%) e umas "raspagens" no menisco.

    Estou fazendo fisioterapia faz mais de um mês. Também comecei hidroterapia (2 sessões). O problema é q meu joelho ainda continua inchado e tb o cisto de Baker ainda está presente.

    Meu médico recomendou eu fazer pequenas caminhadas. O problema é que ainda sinto muitas dores ao caminhar. No comecinho, eu caminho mais ou menos bem, mas após alguns minutos a dor aparece. Aí cada pisada no chão é uma pequena tortura, com dores agudas. Também sinto alguns estalidos quando dobro e estico o joelho, movimentos requeridos para caminhar.

    Informações adicionais: Minha perna está bem atrofiada. Estou colocando gelo 3 X ao dia (25 min)

    Dúvidas:
    1) É normal sentir essas dores após sete semanas da cirurgia?
    2) Eu devo insestir na caminhada com dor: isso faz parte da recuperação?
    3) Qual a melhor posição para dormir? Às vezes, ao acordar, sinto que o joelho ta um pouco mais inchado e doendo mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No pós operatorio o paciente deve esclarecer suas dúvidas somente com o seu cirurgião.

      Excluir
  20. Cara Sra Marilda Leia SAC e Sobre o Blog. os links estão na parte superior do dessa página.

    ResponderExcluir
  21. Dr. Marcos, boa tarde.

    Percebo que há preocupação constante dos pacientes quanto após-operatórios envolvendo artroscopia. Consulto se há possibilidade de um paciente, após ser submetido a artroscopia para reparar condromalácia, continuar sentindo fortes dores na região reparada durante um longo período de recuperação (p.ex. 30 dias)
    Parabéns pelo blog. Grato pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cirurgia de reconstrução articular em geral é dolorida, a intensidade da dor e o tempo que persiste depende da gravidade da lesão e do tipo de cirurgia realizada

      Excluir
  22. Boa noite. Fiz uma ligamentoplastia no dia 11/11/2013 e tenho feito fisioterapia ate hoje. Apos a cirurgia apareceu um derrame enorme que vinha desde o pe ate a meio da coxa. Entretanto esse derrame desapareceu. Ha um mes, voltou a aparecer na parte detras do joelho um pequeno derrame. Comeco a ficar preocupado porque nao desaparece, tem diminuido mas nso estou descansado porque tenho receio de uma trombose. Este derrame apareceu quando comecei a intensificar os exercicios e comecei o treino de campo (futebol). Agradeco a sua opiniao. Devo consultar um Ortopedista ou demora tempo a sair o derrame? Obrigado.

    ResponderExcluir
  23. Olá Dr. Marcos, fiz uma ressonância magnética, e no laudo acusou mínimo derrame intra-articular, rotura do menisco medial e rotura completa do ligamento cruzado anterior. Fui ao ortopedista e ele disse que é caso de cirurgia. Artroscopia resolve?

    ResponderExcluir
  24. Dr. Retirei parte do menisco ( medial ) Está demorando um pouco pra desinchar, faço fisio e hidroterapia, estou voltando a pedalar aos poucos e não sinto dor, mas ainda está um pouco inchado.

    ResponderExcluir
  25. A velocidade de recuperação de um procedimento é influenciada por diversos fatores, converse com seu ortopedista para que ele faça uma avaliação desse edema, que pode ser normal em alguns casos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela orientação, farei isso.

      Um abraço !

      JP

      Excluir
  26. Bom dia,
    Fiz uma ligamentoplastia à um ano, o joelho nunca esticou ou dobrou por completo, sendo que também sinto algumas dores. A semana passada fiz uma ressonancia magnética, do relatório diz uma possivel artrofibrose nodular. Existe solução para este problema? terei de ser operado novamente? Fazer fisioterapia?
    Obrigado
    Filipe

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde Doutor.
    passei por uma cirurgia de reconstrução de LCA e Menisco, tive poucas seções de fisioterapia, voltei a praticar esportes, por algumas vezes sinto algumas torções e o joelho tem um inchaço.
    Fiz um ultrassom e tive um derrame articular.
    Qual procedimento adequado? Terei que passar por outra cirurgia? ou com o fortalecimento consigo voltar as atividades físicas?
    Obrigado
    Ricardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você poderia começar fazendo mais sessôes de fisioterapia e procurando um ortopedista

      Excluir

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG
http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html
Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Últimas Artigos Revisados ou Publicados

Vídeos com Aulas e entrevistas com Dr. Marcos Britto da Silva

Loading...

Video Artroscopia de Joelho - Meniscectomia

Video Luxação Acromio Clavicular no Ombro

Video de Reconstrução do LCA

Arquivo do blog