Artroscopia de joelho

O que é artroscopia de Joelho ?
Preparação para Cirurgia de artroscopia de joelho
Cirurgia artroscópica
Recuperação pós artroscopia
Complicações e sinais de alerta

Lesão de LCA ( estrela )

O que é a artroscopia de joelho?

A artroscopia é um procedimento cirúrgico comum no qual a articulação (Artro-) é visto  por dentro (-escopia), usando uma pequena câmera. Artroscopia dá aos médicos uma visão clara do interior do joelho. Isso  ajuda a diagnosticar e tratar problemas do joelho.
Avanços tecnológicos têm levado a monitores de alta definição e câmeras de alta resolução. Estas e outras melhorias fizeram da artroscopia uma ferramenta muito eficaz para o tratamento de problemas no joelho. Segundo a American Society for Orthopaedic Sports Medicine, mais de 4 milhões de artroscopias do joelho são realizadas em todo o mundo a cada ano. Não temos dados sobre o Brasil.

Descrição
A artroscopia é feita através de pequenas incisões. Durante o procedimento, o cirurgião ortopédico insere o artroscópio (um instrumento pequena  com uma câmera do tamanho de um lápis) na  articulação do joelho. O artroscópio envia a imagem para um monitor de televisão. No monitor, o cirurgião pode ver as estruturas do joelho com grande detalhe.
A artroscopia é usada para reparar ou remover os tecidos  danificados. Para fazer isso, pequenos instrumentos cirúrgicos são colocados através de outras incisões em torno do joelho.

Preparação para Cirurgia de artroscopia de joelho 

Antes de indicar cirurgia o ortopedista realiza o exame clínico e avalia os exames de imagem.. Para ajudar a planejar o procedimento, o cirurgião ortopédico pode ordenar exames pré-operatórios. Estes podem incluir o hemograma, coagulograma,  eletrólitos do sangue e exames para avaliar a função renal e um  ECG (eletrocardiograma). O paciente deve ser avaliado pelo clínico ou cardiologista para determinar o risco cirúrgico. Antes da cirurgia, informe o seu médico ortopedista sobre quaisquer medicamentos ou suplementos que você toma

Cirurgia
A artroscopia é um procedimento realizado com internação de curta permanência sendo possível em alguns casos a cirurgia tipo Day Clinic.

Chegada ao hospital para a artroscopia de joelho 

O hospital irá contactar o paciente caso isso não ocorra entre em contato com seu médico para que esse lhe oriente com detalhes específicos sobre a  internação. Você provavelmente vai ser convidado a chegar algumas horas antes da cirurgia para realizar a burocracia de internação e preencher a documentação do convénio. A realização de procedimentos cirúrgicos requer o jejum de agua e comida por no mínimo 8 horas.

Anestesia para artroscopia

Antes da cirurgia um membro  da equipe de anestesia vai falar com você. A artroscopia pode ser realizada sob anestesia  regional com sedação ou sob anestesia geral.
* A anestesia regional anestesia somente os membros inferiores
* A anestesia geral coloca você para dormir.
Close up de reparo do menisco
Procedimento
O cirurgião ortopédico fará pequenas incisões no joelho. A cirurgia é realizada preenchendo  o joelho com uma solução estéril será usada para  melhorar a visualização da articulação do joelho e enxaguar o sangue e a gordura. Isto ajuda o cirurgião ortopedista a ver o  joelho de forma clara e com grande detalhe. 
Para realização do tratamento cirúrgico, o ortopedista irá inserir instrumentos minúsculos através de uma outra pequena incisão. Estes instrumentos podem ser tesouras, shaver, Probes, cautérios, ponteiras de rádio frequência, instrumentos especiais para sutura, etc. Esta parte do procedimento geralmente dura 40 minutos a mais de uma hora. O tempo total depende do tipo de cirurgia que esta sendo realizada.

Quais as indicações mais comuns para Artroscopia de joelho são:

* A remoção ou reparação de cartilagem lesada e lesão meniscal
* Reconstrução do ligamento cruzado anterior 
* Corte de pedaços de cartilagem articular
* Remoção de fragmentos soltos de osso ou cartilagem articular
* Remoção de tecido sinovial inflamado

Seu cirurgião pode fechar as incisões com um ponto ou pequenas tiras (pequenas band aids ) e cobri-los com um curativo macio. O paciente será movido para a sala de recuperação e deve ser capaz de ir para casa após algumas horas ou no dia seguinte dependendo do tipo de anestesia. O paciente deve certificar-se de ter alguém para  leva-lo para casa.

Recuperação pós artroscopia de joelho

Recuperação da artroscopia do joelho é muito mais rápido do que a recuperação da cirurgia no joelho aberto tradicional. Ainda assim, é importante seguir as instruções do seu cirurgião ortopédico com cuidado depois de voltar para casa.

Inchaço no Joelho

Manter a perna elevada tanto quanto possível para os primeiros dias após a cirurgia. Aplicar gelo, como recomendado pelo seu médico ajudam na diminuição do inchaço e alivio da dor .

Cuidados pós operatórios na artroscopia de joelho

O paciente sai do hospital com um curativo cobrindo o joelho. Mantenha as incisões limpas e secas. O seu cirurgião irá lhe dizer quando você pode tomar banho e quando trocar o curativo.
O seu cirurgião irá vê-lo no consultório alguns dias após a cirurgia para verificar o seu progresso, revisar os achados cirúrgicos, e começar o seu programa de tratamento pós-operatório.

Podemos caminhar após a cirurgia de artroscopia de joelho ?

A maioria dos pacientes necessita muletas ou outra assistência após a cirurgia artroscópica. O seu cirurgião irá lhe dizer quando é seguro colocar peso sobre a perna operada. Se você tem alguma dúvida como caminhar ligue para o cirurgião.

Condução de veículos: podemos dirigir após a artroscopia de joelho ?

O seu médico irá discutir com você quando você pode dirigir. Esta decisão é baseada em uma série de fatores, incluindo:
* O joelho envolvido
* Se você dirige um carros com mudança automática ( hidramático) ou troca de marchas com embreagem
* A natureza do procedimento
* O nível de dor
* Uso de analgésicos narcóticos ou que diminuam os reflexos no pós operatório
* Como está o controle motor do joelho no pós operatório.
Tipicamente, os pacientes são capazes de conduzir 1-3 semanas após o procedimento principalmente joelho esquerdo com carros hidramáticos.

Medicamentos pós artroscopia de joelho 

O seu médico irá prescrever medicação para dor para ajudar a aliviar o desconforto após a cirurgia. Ele ou ela pode também recomendar medicamentos como aspirina para diminuir o risco de coágulos sanguíneos.

Exercícios para fortalecer os joelhos
Você deve exercitar seu joelho regularmente por várias semanas após a cirurgia. Isso irá restaurar o movimento e fortalecer os músculos da perna e joelho.
Exercícios terapêuticos irão desempenhar um papel importante na forma como você se recupera. Um programa de terapia física formal, pode melhorar o seu resultado final.
Complicações e sinais de alerta
Como com qualquer cirurgia, há riscos associados com a artroscopia do joelho. Estes ocorrem com pouca frequência e são menores e tratáveis.

Complicações
Possíveis problemas pós-operatório com artroscopia do joelho incluem:
* Infecção
* Os coágulos de sangue
* Acúmulo de sangue no joelho

Sinais de alerta no pós operatório
Ligue para o seu cirurgião ortopedista imediatamente se sentir qualquer dos seguintes:
* Febre
* Calafrios
* Calor persistente ou vermelhidão ao redor do joelho
* Dor persistente ou aumento progressivo da dor
* Inchaço significativo no joelho
* Aumento da dor, inchaço e endurecimento no músculo da panturrilha

Resultado da artroscopia
A menos que o paciente tenha tido uma reconstrução do ligamento, em geral deve ser capaz de retornar às atividades físicas após mais 6-8 semanas, ou às vezes muito mais cedo para atividades buracráticas. Atividades de alto impacto podem precisar ser evitado por um longo tempo. O paciente deve conversar com seu médico antes de retornar a atividades físicas intensas.
Se seu trabalho envolve o trabalho pesado,talvez necessite de um período maior de recuperação. Discuta quando você pode voltar em segurança para trabalhar com o seu médico.
O resultado final de sua cirurgia será determinado pelo grau de danos prévios no  joelho. Por exemplo, se a cartilagem articular do joelho está completamente desgastada, então a recuperação total talvez não seja possível. O paciente pode precisar mudar seu estilo de vida. Isso pode significar limitar as atividades e encontrar alternativas de baixo impacto nos exercício.


Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologista e Médico do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Atualizado em 30/08/2013

Comentários

  1. meu nome é Adriana, me deparei com o teu blog,e muito me interessa ,devo adiantar que não sou estudante e que este tb não tem como finalidade uma consulta virtual.
    Só gostaria de esclarecer uma dúvida já que me pareceu ter experiência e vivência na área de ortopedia x traumatologia.

    Não existe nenhum método (fora a artroscopia) que solucione completamente a atrofia no joelho?
    Em 2006 sofri um acidente de carro, fiquei 2 anos de cama, os fixadores externos impediram que eu movimentasse os joelhos e eles atrofiaram.
    Fiz 2 ou 3 artroscopias. mas não houve sucesso, recuperei apenas mais 10% da mobilidade.

    Fico me perguntando, como é possível nos dias de hj, com a medicina tão avançada eu ainda estar nesta situação?Será que me médico realmente esta usando de todo o conhecimento para resolver meu caso?

    Se puder me responder, e mesmo que superficialmente me dar alguma esperança, ficarei muito agradecida, há muito estou em busca de esclarecimento..
    afolhaeovento@hotmail.com

    Adriana

    ResponderExcluir
  2. Existem vários métodos de tratamento, algumas atrofias podem ser curadas ou não. Converse com seu ortopedista.

    ResponderExcluir
  3. Joelma, obrigado por seguir o blog, desculpe, pela internet não tenho como ajudá-la.

    ResponderExcluir
  4. Olá Dr. Marcos, meu nome é Carlos Valente, eu trabalho na Emergencia do hospital Procardíaco, sempre quando entrava em contato para avisa-lo de seus pacientes eu imaginava que o Sr. era Cardiologista! rsrsrsrs agora que me deparei com este blog vejo que estou enganado!
    emfim quero parabeniza-lo pelo mesmo, pois esta muito bem detalhado, tendo em vista que ja até me retirou algumas dúvidas, ja que tambem realizei uma cirurgia de LCA. gostaria de saber algumas opinioes caso o Sr. tenha tempo e possa me ajudar meu e-mail: carlos.moreira@procardiaco.com.br
    desde ja agradeço a atenção! e parabens!

    ResponderExcluir
  5. Estou a disposição,
    Seu blog é sobre petróleo?
    O que você está fazendo na Emergência de um hospital?

    ResponderExcluir
  6. Olá, meu nome é Michael, eu trabalho na área do futebol. Sofri um acidente de moto e com isso acabei tendo um problema no Ligamento Posterior cruzado, que faz com que as vezes o joelho aparente ter tipo um vacuo. Consultei alguns ortopedistas e uns dizem que o caso não é cirurgico e outros dizeram que seria melhor a artroscopia, pois já que o esporte é de bastante impacto não prejudicaria os demais.
    Gostaria de saber se caso optando pela Artroscopia, (pois é o que penso no momento), quanto seria o valor das consultas e da operação por meio particular.
    Assinei um pré contrato com um time no Chile e tenho que voltar pra lá em janeiro, será que dará tempo.
    Aguardo um retorno, meu email é: jefferson-fn@hotmail.com
    Desde já agradecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A artroscopia é um procedimento cirúrgico. O valor vai depender da indicação cirúrgica. Para fazer um orçamento precisamos fazer uma avaliação com exame clínico

      Excluir
  7. boa noite dotor meu problema e no joelho
    eu operei meu joelho, fiz cirurgia de ligamento cruzado isso ja faz unz 3a 4 anos . depois de um tempo meu joelho veio a incomodar pelo lado de dentro eu acho que esta pegando o menisco, eu consigo esticar ele andar normal mas o problema e que ele doi , eu tbem percebi que algum movimentos que antes eu fazia hj eu nao posso fazer mais, se eu correr ele doi se eu subir escada ele doi tbem ele incomoda a dor que eu sinto fico na lateral de dentro,qdo a gente dobra a perna a dor vem da li eu na minha opiniao acho que e o menisco que esta pegando ali o que devo fazer para aminizar a dor qual e o melhor procedimento para tratar esse problema.
    aguardo retorno sergiorobertopiressilva@hotmail.com.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve procurar um ortopedista, talvez esteja desenvolvendo um problema na parte interna da articulação.

      Excluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. ola bom dia tenho uma duvida queria que me ajuda se... fiz uma cirurgia ao joelho a cartilagem perda de cartilagem na qual o meu medico deu me 3 a 4 meses de recuperação total,e faz hoje 4 meses e continua me doendo ao fazer corrida e agaixamento sera norma ?...faço fortalecimento todos os dias natação corrida e musculação e continua doendo e incha muito pouco obrigado pela atençao meu mail. lameira_lameira@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tempo de recuperação médio informado é em geral uma média de outros casos, porém cada caso é um caso, converse com seu médico para saber mais detalhes sobre a recuperação

      Excluir
  10. doutor,fiz artroscopia de menisco a45 dias,ja fiz fisioterapia e reforço muscular,voltei a jogar e quando corro nao sinto dor nenhuma,mas quando chuto sinto a mesma dor que eu sentia antes de operar.isso é normal?o que devo fazer?se eu continuar a jogar corro algum risco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A artroscopia trata algumas lesões porém não trata todas, você deve conversar com seu médico sobre essas dores, caso as dores tenham origem na articulação femuro patelar elas poderão ser tratadas com fisioterapia.

      Excluir
  11. FIZ UMA ARTROSCOPIA NO ULTIMO DIA 30/10. 5 DIAS DEPOIS JA CONSEGUIA ANDAR SEM MULETAS, MAS AGORA ESTOU SENTINDO DOR E UMA CAIBRA NA PARTE DE TRAS DO JOELHO. O QUE PODE SER ISSO?
    ADOREI SEU SITE. MUITO COMPLETO. E SEM CONTAR QUE NAO SAO FONTES DESCONFIAVEIS, O QUE TORNA MAIS EFICAS O ESCLARECIMENTO DE DUVIDAS.
    ferrazlucy@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Para responder a sua pergunta teria que lhe examinar, você fez uma cirurgia recentemente e esta com dor no local, acho prudente você retornar ao seu ortopedista.

    ResponderExcluir
  13. Dr. Marcos, fiz uma cirurgia de LCA a aproximadamente 11 anos e nela foi também realizado, segundo o médico, um polimento da cartilagem. Passados esses anos, foi submetido a outra artroscopia para correção de lesão no menisco medial. Durante o procedimento, foi visto que o problema estava na cartilagem, e não no menisco, o que fez o médico a dar um novo polimento nela. Foi me dito que não poderia mais praticar o esporte que pratico (futebol) devido a este problema. Não tenho flexão total do joelho desde a primeira cirurgia, isso é normal?? Meu joelho hoje dói, e faz estralos contantes, sem contar o fato de ficar rangindo, isso também é normal?? Há alguma possibilidade de tratamento (cirurgico ou não) para este problema de Cartilagem?? Será que eu poderei ainda jogar, tendo em vista que ainda tenho 30 anos??

    Obrigado

    ResponderExcluir
  14. Dr., uma artroscopia para solução de diagnóstico de Síndrome de Cyclops, após uma reconstrução de LCA há 4 anos, tem qual prazo de recuperação?
    Abçs

    ResponderExcluir
  15. Salomão, ótima pergunta, publiquei um Post agora com maiores informações sobre a Síndrome Cyclops. Em relação ao seu caso especificamente precisaria examiná-lo para dar uma opinião médica.

    ResponderExcluir
  16. Olá Doutor, após uma cirurgia mal sucedida de LCA a uns 03 anos, devido a uma infecção perdi todo o material e enxerto (..e por pouco a perna..)após meses de fisio hoje levo uma vida normal, porém sem a pratica de exercícios de impacto, e por vezes sinto incomodo no joelho. O meu atual médico não me aconselha uma nova cirurgia com receios de desencadear um novo processo de infecção, prejudicando ainda mais o meu joelho. Isso procede? O fato de ter ocorrido uma infecção, aumenta as chances de outra no caso de uma nova cirurgia? Grato.

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde... Dia 03 de dezembro fiz uma cirurgia de menisco.. tive varias complicaçoes. Hemorragia, tive q fazer 3 punçoes (sangue) e o joelho nao desinchou. Procurei outeo medico e no dia 10/01 passei por outra artroscopia. O medico disse q as partes do joelho estavam boas, e fez uma limpeza, tirando o sangue e algumas coisas q ficaram... fez uma lavagem.. o joelho esta bem menos inchado do q na primeira cirurgia.. acredito q esse inchaço seja normal..Dr. gostaria de saber qual o tempo q o joelho leva para dedinchar depois de uma artroscopia como essa q relatei. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve conversar com o seu ortopedista, não procure essa resposta na internet, cada caso é um caso.

      Excluir
  18. Prezado Dr Marcos,

    Faz 7 semanas que fui submetido a uma artroscopia do joelho E. Tenho 26 anos. Na cirurgia, foi retirado uma parte do menisco menidal (aprox 30%) e umas "raspagens" no menisco.

    Estou fazendo fisioterapia faz mais de um mês. Também comecei hidroterapia (2 sessões). O problema é q meu joelho ainda continua inchado e tb o cisto de Baker ainda está presente.

    Meu médico recomendou eu fazer pequenas caminhadas. O problema é que ainda sinto muitas dores ao caminhar. No comecinho, eu caminho mais ou menos bem, mas após alguns minutos a dor aparece. Aí cada pisada no chão é uma pequena tortura, com dores agudas. Também sinto alguns estalidos quando dobro e estico o joelho, movimentos requeridos para caminhar.

    Informações adicionais: Minha perna está bem atrofiada. Estou colocando gelo 3 X ao dia (25 min)

    Dúvidas:
    1) É normal sentir essas dores após sete semanas da cirurgia?
    2) Eu devo insestir na caminhada com dor: isso faz parte da recuperação?
    3) Qual a melhor posição para dormir? Às vezes, ao acordar, sinto que o joelho ta um pouco mais inchado e doendo mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No pós operatorio o paciente deve esclarecer suas dúvidas somente com o seu cirurgião.

      Excluir
  19. Cara Sra Marilda Leia SAC e Sobre o Blog. os links estão na parte superior do dessa página.

    ResponderExcluir
  20. Dr. Marcos, boa tarde.

    Percebo que há preocupação constante dos pacientes quanto após-operatórios envolvendo artroscopia. Consulto se há possibilidade de um paciente, após ser submetido a artroscopia para reparar condromalácia, continuar sentindo fortes dores na região reparada durante um longo período de recuperação (p.ex. 30 dias)
    Parabéns pelo blog. Grato pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cirurgia de reconstrução articular em geral é dolorida, a intensidade da dor e o tempo que persiste depende da gravidade da lesão e do tipo de cirurgia realizada

      Excluir
  21. Boa noite. Fiz uma ligamentoplastia no dia 11/11/2013 e tenho feito fisioterapia ate hoje. Apos a cirurgia apareceu um derrame enorme que vinha desde o pe ate a meio da coxa. Entretanto esse derrame desapareceu. Ha um mes, voltou a aparecer na parte detras do joelho um pequeno derrame. Comeco a ficar preocupado porque nao desaparece, tem diminuido mas nso estou descansado porque tenho receio de uma trombose. Este derrame apareceu quando comecei a intensificar os exercicios e comecei o treino de campo (futebol). Agradeco a sua opiniao. Devo consultar um Ortopedista ou demora tempo a sair o derrame? Obrigado.

    ResponderExcluir
  22. Olá Dr. Marcos, fiz uma ressonância magnética, e no laudo acusou mínimo derrame intra-articular, rotura do menisco medial e rotura completa do ligamento cruzado anterior. Fui ao ortopedista e ele disse que é caso de cirurgia. Artroscopia resolve?

    ResponderExcluir
  23. Dr. Retirei parte do menisco ( medial ) Está demorando um pouco pra desinchar, faço fisio e hidroterapia, estou voltando a pedalar aos poucos e não sinto dor, mas ainda está um pouco inchado.

    ResponderExcluir
  24. A velocidade de recuperação de um procedimento é influenciada por diversos fatores, converse com seu ortopedista para que ele faça uma avaliação desse edema, que pode ser normal em alguns casos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela orientação, farei isso.

      Um abraço !

      JP

      Excluir
  25. Bom dia,
    Fiz uma ligamentoplastia à um ano, o joelho nunca esticou ou dobrou por completo, sendo que também sinto algumas dores. A semana passada fiz uma ressonancia magnética, do relatório diz uma possivel artrofibrose nodular. Existe solução para este problema? terei de ser operado novamente? Fazer fisioterapia?
    Obrigado
    Filipe

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde Doutor.
    passei por uma cirurgia de reconstrução de LCA e Menisco, tive poucas seções de fisioterapia, voltei a praticar esportes, por algumas vezes sinto algumas torções e o joelho tem um inchaço.
    Fiz um ultrassom e tive um derrame articular.
    Qual procedimento adequado? Terei que passar por outra cirurgia? ou com o fortalecimento consigo voltar as atividades físicas?
    Obrigado
    Ricardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você poderia começar fazendo mais sessôes de fisioterapia e procurando um ortopedista

      Excluir
  27. Por favor qual é o valor maximo
    que eu poderia gastar com uma
    LCA meniscal? por favor preciso muito da sua
    resposta. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pergunta complexa. Eu diria que o valor máximo está relacionado a sua disponibilidade financeira. Tendo mais dinheiro você tem sobras para gastar mais. Se o dinheiro estiver curto o máximo que você deveria gastar deve diminuir.

      Excluir
  28. Boa tarde.Fiz cirurgia de LCA e menisco,gostaria de saber se tenho isenção de impostos na compra de automovel novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A isenção de impostos é somente para deficiências físicas e doenças graves.

      Excluir
    2. Nao é nao doutor, hoje isso abre um leque de doenças e cirurgias, tais como joelho esquerdo, escoliose, hernia de disco, entre outras.

      Excluir
  29. Olá Dr, gostaria de saber porque após uma punção o joelho ainda fica inchado se o líquido já foi retirado? Isto sempre acontece comigo..já fiz 4. A impressão é que o líquido voltou, mas aí os dias passam e fica normal. Priscila Lacerda

    ResponderExcluir
  30. ola dr a cirurgia que meu marido vai fazer e uma artrocospia qts saiu uma cirurgia dessa e qts tempo de recuperacao o medico dele cobrou muito caro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode ir daqui a São Paulo, usando um avião, um carro desde um ônibus, uma BMW, um Fusca ou até mesmo a pé. Existe uma diferença de custo e de conforto. Usando carro você pode contratar um motorista. Quando você escolhe o meio de transporte você leva em consideração vários fatores. Quando escolhe um médico também.

      Excluir
  31. Boa noite! Dr. fiz uma artroscopia a três semanas, ainda não comecei a fisioterapia, meu joelho ainda está inchado e não consigo dobrar totalmente e quando forço para dobrá-lo dói, logo não ando normalmente, pra esse tempo de cirurgia é normal eu estar assim ainda?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A evolução pós operatória depende do tipo de cirurgia realizado e também das patologias encontradas. A artroscopia é o método pelo qual a sua cirurgia foi realizado porém o que foi realizado no ato operatório através da artroscopia pode requerer mais tempo para cicatrizar.

      Excluir
  32. boa noite meu Leny fiz duas artroscópia no joelho direito agora tenho de fazer uma artrosplastia total no joelho

    ResponderExcluir
  33. Bom Dia! Gostaria de agredacer pelo os esclarecimentos mencionados no site, realizei um intervenção cirúrgica do LCA e menisco, agora no pós cirúrgico sanei alguns esclarecimentos que ainda não tive a oportunidade obter com meu médico. Que Deus te abençoe e proteja, e que vocês medicos continue fazendo e modificando a qualidade de vida do próximo.

    ResponderExcluir
  34. Boa tarde Dr. Marcos Britto, trabalho em uma empresa de paramentação médica e cirúrgica e, fabricamos o KIT CIRÚRGICO ARTROSCOPIA JOELHO, tem uma imensa dúvida: Qual a quantidade de líquido usada no procedimento de artroscopia joelho? É NECESSÁRIO UMA bag (BOLSA COLETORA) ? Nesta BAG é preciso um bico de evacuação ao enchê-la? Estudo enfermagem e ainda não tive a oportunidade de acompanhar uma cirurgia de artroscopia, acho que você poderia meu ajudar com toda seu conhecimento. Este tipo de cirurgia, tem uma quantidade significativa de líquido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No joelho usamos pouco líquido , no ombro maior quantidade. existe um aspirador de chão que você deveria incluir no seu kit.

      Excluir
  35. doutor fiço uma artoscopia ja tem 2 meses mas pareçe q o joelho ta do msm jeito... qnd eu chuto a bola doi pareçe q ta faciando... fiço td q o medico pediu... oq eu faço

    ResponderExcluir
  36. Olá Dr Marcos Britto, tive ruptura complexa no menisco lateral do joelho esquerdo. Fui submetido a artroscopia em 10/2011, devido ao mesmo problema, em 11/2012 foi submetido a outra artroscopia no mesmo joelho. Agora em 11/2016 foi encontrado achados no joelho e possível ruptura no menisco lateral e medial do mesmo joelho.
    Fazendo uma outra artroscopia, eu corro risco de problemas sérios no meu joelho?
    Pois essa será a terceira artroscopia no mesmo joelho, devido ao menisco.

    ResponderExcluir
  37. Boa noite dr marcos ...eu sofri um acidente de moto a 2 anos eu tive infecção devido fratura exposta no fêmur. ..2 fraturas 1delas exposta...fratura ecpista na diafase do fêmur e no colo do fêmur. ..fiz incisão com haster retorgatta e placa dhs tive osteomelite hoje esta estabilizada ...mas meu joelho não tem flexibilidade apenas 40% mesmo com as fisioterapia. .meu joelho dói muito tem inchaço. .o médico falou que foi uma fibrose que criou no joelho devido às incisões cirugicas com haster no joelho para tratar da fratura da diafase do fêmur. ..o senhor podereia me orientar o que te fato esta acontecendo com a dor e a pouca flexibilidade no joelho ja fazem 2 anos do acidente a fratura do femur consolidou e a dor no joelho e o inchaço e a pouca flexibilidade continua.. ficarei grato pir sua atenção e orientação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A explicação do seu médico faz todo o sentido. Você deve seguir as orientações e manter a fisio.

      Excluir
  38. Boa tarde,
    Estou a recuperar de uma artroscopia ao joelho direito com correçao do ligamento cruzado anterior. A cirurgia foi na segunda. Porém ontem, ao tomar banho, desequilibrei me e fiz mais força na perna operada do que a aconselhável. Hoje reparei que na parte de posterior da perna,por detras da perna parece me que tenho um derrame (está roxo e doi me).. o que poderá ser? Considera grave? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Importante avaliar a técnica usada. Quando o enxerto é retirada dos tendões flexores a equimose posterior e frequente

      Excluir
  39. Dr Marcos tenho q fazer uma cirurgia para corrigir uma ruptura parcial do ligamento cruzado anterior,e tenho dúvidas, é melhor tomar anestesia geral ou local, é preciso colocar sonda urinária?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conta-se a história na faculdade de medicina sobre a artista que tinha corpo fechado e por isso não podia ser entubada. Ela consegiu convenser o cirurgião e o anestesista antes de fazer uma cirurgia plástica. Era uma artista de renome no Brasil. O anestesista então fez uma anestesia usando máscara e durante a cirurgia ela apresentou uma intercorrencia e teve uma dificuldade respiratória . O anestesista precisou entubar de urgência e não consiguiu e a paciente morreu. Resumo das história o médico e o anestesista devem decidir o que é melhor para o ato operatório. Se recusar a receber sonda ou outro procedimento necessário a cirurgia pode prejudicar você.

      Excluir
  40. Boa noite Dr. Marcos eu vou fazer uma artroscopia no joelho direito ligamento cruzado. será que eu tenho fica de muletas ?? muito obrigada

    ResponderExcluir
  41. Dr. Marcos, boa tarde!

    Parabéns, muito bem explicado seu blog.

    Praticava corrida de rua e, após dores nos joelhos, foi diagnosticado CONDROPATIA no Joelho Esq. Após tratamento de 9 meses com fisioterapia, a nova RM indicou piora do quadro (exposição óssea).

    Dúvidas: 1) as dores melhoraram MUITO, como pode ter tido PIORA do quadro? O laudo posso estar errado?

    2) O médico indicou artroscopia, porém NÃO OLHOU AS IMAGENS. Apenas considerou o laudo do exame. Isso é comum?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  42. Dr Marcos, Boa tarde!
    Antes de fazer astroscopia no joelho ele já estava inchado, mais já tem 4 meses que fez a cirurgia e ela ainda continua inchado o que devo fazer? Isso é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Converse com o seu ortopedista, procure entender qual era a sua patologia, o que foi realizado na cirurgia e qual a provável evolução, Algumas patologias evoluem com derrame articular. principalmente os quadros de sinovite crônica.

      Excluir
  43. BOA TARDE!
    Fiz LCA e MENISCO há 8 meses e 14 dias. Meu médico e fisiotereoauta né liberam a jogar futebol com exatamente 8 meses. Após as pelaras venho sintindo um incômodo e dores no joelho. É realmente um incômodo e dor nada insuportável. Dor totalmente suportável e que não me impede a nada. Somente um desconforto e dor. Gostaria de saber se essa dor é normal? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o incomodo não é grande não deve ser nada sério, porém sugiro que você procure um ortopedista. Na maioria dos casos quando agimos preventivamente diante de pequenos sintomas facilitamos o tratamento.

      Excluir
  44. Bom dia meu nome e Reinaldo,Tenho um afundamento no plato tibial devida uma fratura,uma artroscopia resolveria ?

    ResponderExcluir
  45. Como método de auxilio para avaliação do grau da redução a artroscopia pode ajudar.

    ResponderExcluir
  46. Boa noite, meu nome é Rejane, tenho lesão Meniscal de condropatia patelar no joelho esquerdo.estou prestes a fazer a cirurgia. Minha pergunta é: T
    Tomarei anestesia geral ou local?;
    Quantos dias devo ficar afastada do trabalho (Repositora de Supermercado)
    Quantos dias usando muletas?. Obrigada.

    ResponderExcluir
  47. Boa noite, fiz uma artroscopia no joelho direito alça de balsamo no qual perdi 90% do menisco, porém não sinto dor alguma não estou mancando, não está inchado, e preciso voltar a jogar bola em 2 semanas, pode voltar a treinar em 1 mês após o procedimento ?

    ResponderExcluir
  48. Boa noite! Tenho condromalácia patelar e o ortopedista indicou artroscopia. Após o procedimento cirúrgico e recuperação pós operatória, é possível fazer musculação e corrida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O objetivo da moderna cirurgia ortopédica é o restabelecimento da função. A capacidade de retorno aos esportes será proporcional ao grau de lesão já existente e ao sucesso da cirurgia em restabelecer a anatomia prévia, o que nem sempre é possível.

      Excluir
  49. Olá Dr Marcos. Minha mae realizou na quinta feira passada a cirurgia de joelho (Artroscopia). Na regiao lateral da coxa e na panturrilha observamos que está ficando roxa.
    Gostaria de saber se isso é normal.
    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As cirurgias em geral produzem sangramento . O volume e extensão do hematoma e equimose devem ser avaliados pelo ortopedista. Retorne ao seu médico.

      Excluir
  50. Olá doutor Marcos, obrigada pelas informações. Gostaria de tirar uma dúvida. Tenho condromalácia patelar de grau 4. O que você costuma indicar quando já está nesse estágio? Fisioterapia primeiro ou já parte pra artroscopia? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há uma receita de bolo. Isso depende da intensidade do quadro clínico, do exame físico, das demandas e das diárias do paciente

      Excluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Consolidação das Fraturas

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Mordida de Animais

Fratura de tíbia - Diafisaria

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.

Arquivo

Mostrar mais