Retirada de material de síntese

Uma das dúvidas mais constantes no consultório é sobre a necessidade de retirar implantes ortopédicos.
  • Quando devemos retirar um material de síntese? 
  • Após a cirurgia tenho que tirar a platina? 
  • Existe alguma situação quando é obrigatório retirar a placa do osso? 
  • Quanto tempo após uma cirurgia ortopédica posso retirar a haste de dentro do meu osso? 
  • Essa placa no meu braço vai apitar quando for passar pela porta do banco ou no aeroporto? 
Vamos tentar responder algumas dessas dúvidas.

Quando devemos retirar um material de síntese?Em relação ao tempo temos dois tipos de implantes ortopédicos: a síntese temporária, exemplo fios de Kirshinner e fixadores externos que irão permanecer por poucas semanas ou alguns meses. Temos também a síntese definitiva ( placas e hastes intramedulares, esses podem em algumas situações, permanecer para toda a vida.
Os implantes temporários são retiradas depois que cumpriram seu o seu papel que é de fixar enquanto o osso cola. Se após 2 meses de colocação de um fio dentro do osso esse colar o implante pode ser retirado.

Os implantes definitivos podem ser retirados?Sim, em geral retiramos os implantes definitivos quando esses de algum modo incomodam o paciente. O implante metálico é um corpo estranho, em alguns casos o organismo do paciente rejeita esse material e surge inflamação no local.
Em outras situações o implante pode roçar nas partes moles e causar incomodo ou pequenos estalos, quando isso acontece pode ser necessário retirar o implante. Porém os implantes definitivos podem ficar por toda a vida e não serem retirados nunca, na prática somente retiramos quando eles de algum modo incomodam o paciente.

Após a cirurgia tenho que tirar a platina?Não, na pratica somente retiramos placas e parafusos quando esses estão incomodando.

Dr Marcos, durante a minha cirurgia um pedaço de broca ( o médico disse que era uma fresa) quebrou e ficou solto dentro do meu osso no fêmur, isso é perigoso?Não, os materiais de implante e as ferramentas usadas para colocar a placa e as hastes intramedulares são de aço inoxidável ( cromo vanádio molibdênio) esses são materiais que causam pouca reação ao organismo, não há problema em deixar esse pedaço no seu osso, em alguns casos retirar esse material causa uma lesão maior que a sua permanência no local e nesses casos é melhor deixar ele quieto.

Existe alguma situação quando é obrigatório retirar a placa do osso?Poderíamos dizer que tiramos a platina quando o organismo rejeita o implante ou quando ele causa incomodo ao paciente. quando os implantes estão causando saliência dentro da articulação também pode ser necessário a sua retirada.

Quanto tempo após uma cirurgia ortopédica posso retirar a haste de dentro do meu osso?De modo genérico 2 anos, porém em algumas situações precisamos retirar antes esse material

Essa placa no meu braço vai apitar quando for passar pela porta do banco ou no aeroporto?Em geral não, esses equipamentos alarmam quando o metal está exposta. Mutos dos implantes hoje em dia são de titânio e não são detectados.

Dr Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Medicina do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
atualizado em 31/08/2015

Comentários

  1. Dr. Marcos, me descobri intolerante ao glúten, e antes disso já tinha tido problemas em decorrência da deficiência de vitamina D. Tenho 44 anos e gostaria de saber se há indicação para celíacos de fazer a manutenção constante da vitamina D e se já é recomendável fazer algum exame para verificar osteoporose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim , sugiro densitometria para mulheres a partir dos 40 anos, principalmente se tiverem síndrome desabsortiva e carência de vitamina D.

      Excluir
    2. Dr. Marcos quando as placas e parafusos estão com infecção por ficar expostos é necessário a retirada?

      Excluir
  2. Bom dia doutor Marcos,tive um acidente de moto a 2 mese ,fiquei um mês internado com um fixador externo ,devido a minha pele não ficar boa para colocar fixador interno ,optaram por o fixador ilizarov que já estou um mês ,minha dúvida será q esse mês que fiquei internado com o outro fixador conta como período de tratamento ,obrigado parabéns ótimo trabalho do Dr

    ResponderExcluir
  3. Doutor estou com uma hasten na tibia, portas de banco vao me barrar?
    E tem problema se nao retirar mais ,caso sofra outro acidente no mesmo lugar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso irá depender do material da haste e da sensibilidade da detector de metais, muitos bancos não irão detectar porém em outros isso pode ocorrer. Muitas portas tem a capacidade de diferenciar uma arma de uma haste.

      Excluir
  4. Bom dia Doutor, sofri um acidente de moto e meu osso quebrou em 9 lugares e coloquei ilizarov, pois o cirurgião n alinhou os ossos da tibia, eles conseguem consolidar assim mesmo? Queria enviar uma foto do raio x para você avaliar mas aqui não é possível enviar imagens.
    Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Dr
    Fiz uma cirurgia na coluna pois quebrei a T11 e T12, coloquei oito parafusos porém sinto uns cutucões do parafusos isso é normal?
    Obs: faz 3 meses de cirurgia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sentir a presença dos materiais de síntese é um sintoma muito frequente , converse com seu ortopedista.

      Excluir
  6. Bom dia.
    Estou usando um fixador externo de tubo no fêmur direito. Esta noite percebi que uma das hastes que entra na carne e vai até o osso esta solta do osso, a estrutura esta firme, quando me movimento ela estrala toda e percebo que é pela forca da haste que sai do osso.
    Gostaria de saber se isso se resolve com cirurgia oubtem algum outro metodo, porque apenas uma haste se soltou do osso.

    ResponderExcluir
  7. Doutor, fiz uma artrodese na coluna, mas ja retirei os pinos. Ocorre que estou participando de um concurso público e me consideraram INAPTA por apresentar MATERIAL DE SÍNTESE PARA TRATAMENTO DE FRATURAS DA COLUNA. Todavia, se eu retirei os pinos e nao tenho mais NADA na coluna, por obvio esse item pelo qual me reprovam é INCOMPATÍVEL?

    ResponderExcluir
  8. olá Dr.Marcos, fiz uma cirurgia no ante braço nos dois ossos, no radio e no ulna, na cirurgia colocaram duas placas e já tem 4 meses a recuperação e agora começou a sair secreção na marca do pontos da cirurgia e tomei remédio pra infecção isso de acordo com orientação médica mais ainda continua saindo pouca secreção, isso pode está gerando a rejeição da placa?

    ResponderExcluir
  9. Bom dia DR., passei por uma cirurgia na qual foi colocado um implante intramedular na tíbia da perna esquerda, isso a quase um ano, agora passei a sentir dores no joelho e na perna como se fosse na tíbia, isso é comum? Está me incomodando bastante, devo procurar um ortopedista?

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde dr.Marcos,eu tenho uma placa e 7 parafusos na tíbia esquerda já há 10 anos,eu sofri muito no início,tive muitas complicações,passei por trombose, embolia pulmonar e tétano,os médicos na época queriam amputar minha perna, graças à Deus isso não aconteceu.estive a beira da morte mesmo, mas isto passou, mm as o medo não,pois sinto dores até hoje no local da cirurgia,pois permaneço com os parafusos e a placa até hoje,eu tenho sentido além das dores no local, está inchado e com um afundamento no final do tornozelo, será que pode estar trincado ou ocorrendo nova fratura?

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Doutor. Tive um acidente com trator onde minha baci (pelve) deslocou 2,5 cm o médico optou por colocar uma placa e parafusos, e nunca senti nada de diferente. Te pergunto: Essa placa não tem necessidade de tirar? Pois pelo que entendi ela vai me auxiliar é isso? Obrigado

    ResponderExcluir
  12. Se a platina já está há mais de 23 anos creio que a retirada dela seja negada, mesmo que a retirada seja necessária. Nesse caso há algum outro tipo de tratamento sem ser por retirada da platina para reversão da inflamação? Além de dores elas coçam muito. E se mesmo com esses 23 anos de platina, ela ainda pode ser retirada?

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde Dr Marcos
    Sofri um acidente de moto e coloquei uma placa de titânio na minha orbita ocular, isso faz 1 ano e 4 meses , tenho dores nos meus dentes incisivo e canino uma compressão parece q tem algo apertando os meus dentes , eles doem bastante sinto tipo uma ardência.. o médico q fez minha cirurgia falou q tive uma lesao no nervo alveolar mas q eu ficaria normal sem sequelas.. mas tenho esses sintomas , já fiz tratamento cm laser ja tomei vários medicamentos e nada resolve . SERÁ que poderia ser um parafuso ou a placa comprimindo o meu nervo ? Ou algum parafuso q tenha atravessado meu osso e esteja no meu seio da face ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm sinto a mesma coisa. No meu caso quebrei o maxilar e sinto dores nos dentes tbm, as vezes na face. Tbm não sei mais o que fazer!

      Excluir
  14. Boa tarde faz 14 anos que tenho platina nos dois fêmur porém o esquerdo está doendo sinto raspando não conseguindo colocar meu peso. Será que é normal ou vou precisar tirar.

    ResponderExcluir
  15. Tenho uma platina no braço esquerdo, desde 2013, recentemente comecei a sentir fortes dores no lacol, preciso procurar um especialista?

    ResponderExcluir
  16. Sim. É prudente procurar um ortopedista para avaliar esse implante.

    ResponderExcluir
  17. Doutor, hoje estou com 48 anos e há 25 foi colocada uma haste intramedular de titânio no fêmur esquerdo.
    Há necessidade de visita a um ortopedista para acompanhamento de rotina por conta da idade ou não é necessária? Não sinto nada de anormal, é apenas uma preocupação.

    ResponderExcluir
  18. Dr. tenho uma placa com 7 parafusos no tornozelo, qualquer placa é removível ou teria q fazer exames para poder saber se pode remove-la.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Usando o mesmo instrumental que colocou em geral conseguimos retirar qualquer placa.

      Excluir
  19. Dotour se eu nao tira a platina do meu braço esquerdo q ja esta mas de 1 ano, ja marcaram a volta pra tira oque acontece se eu nao quiser tira

    ResponderExcluir
  20. Boa noite!Dr. Marcos, gostaria de saber com quantos dias retira-se os pontos de uma cirurgia de fêmur. Minha avó operou e colocou pinos há uma semana mas quando recebeu alta não disseram nada sobre retirada dos pontos.
    P. S. Ela tem 81 anos.
    Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em alguns casos o médico usa fios absorvíveis e eles caem espontaneamente, de qualquer modo a retirada de pontos deve ser supervisionada por um médico que irá ordenar a retirada quando a ferida estiver cicatrizada externamente.

      Excluir
  21. Boa noite dr Marcos, quebrei meu femor, depois da cirurgia sinto muitas dores no joelho e normal essa dor? E eu vou ter que usar a platina para sempre ou posso tirar com o tempo que me recuperar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. em algumas situações sim,
      tenho um artigo sobre esse assunto leia um pouco mais sobre isso:
      LINK

      Excluir
  22. Boa noite Dr Marcos. Sofri um acidente de moto e fraturei o fêmur. Primeiramente os médicos colocaram fixador externo. Depois uma hastes com 4 parafusos. Ganhei alta mais depois ao olha o rai x percebi que fico uma lasca de osso grande dentro da minha perna solta, fora do lugar. E quando eu mecho a perna ela doi e incha muito no local que está essa lasca. Nesse caso é preciso fazer uma cirurgia pra tira essa lasca ou colocar ela no lugar certo?

    ResponderExcluir
  23. Normalmente não reoperamos para retirar lascas de osso, somente quando esse osso está morto e atrapalhando a consolidação.

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde Doutor fiz dois procedimentos cirúrgicos em agosto de 2017 um proximal no umero e um distal na tibia colocando placas e parafusos sinto incómodos ao movimentar os membros operados posso fazer o pedido de retirada das placas

    ResponderExcluir
  25. Dr Marcos Britto. Bom dia fiz uma cirurgia no cotovelo devido a uma queda. Coloquei duas placas e três parafusos.Isso aconteceu em janeiro de 2018 estou ate hoje sentindo dores rigidez dormencia na mão estala o braço ficou saliente o pino nao posso encostar o cotovelo que dói muito.e perdi alguns movimentos.Podeia me orientar Dr?

    ResponderExcluir
  26. Eu fraturei o úmero no braço esquerdo há 2 anos. Foram colocados 2 placas e oito parafusos. Eu pretendo voltar a malhar. Neste caso levantar alteres pode prejudicar meu braço devido as placas? Meu braço esquerdo pode ter menas resistência ao direito que nunca sofreu uma fratura?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A prática de exercícios físicos pode ser realizada após osteossíntese. Porém é fundamental uma avaliação da qualidade da consolidação. Uma fratura bem consolidada mesmo com duas placas não teria contra indicação para a prática de musculação.

      Excluir
  27. Olá Dr Marcos,quanto tempo de repouso depois q tira parafusos e platina do antebraço??? Já esta bem colado o osso..

    ResponderExcluir
  28. Boa tarde, Dr. Marcos. Em 2013 quebrei a fíbula e coloquei uma placa com 4 parafusos. Nunca incomodou, mas agora, de uns 3 meses pra cá começou a incomodar, antes só sentia o pino quando tocava o local. Hoje senti e vi uma saliência na pele. Fiquei assustada...o pino pode se soltar?!!

    ResponderExcluir
  29. Dr, passei pelo procrdimento cirurgico na tíbia esquerda faz um mês. Agora estou dando meus primeiros passos, mas depois de ter feito um pouco de esforço senti a placa um pouco estranha. Ela não me incomodava tanto, eu quase esquecia que ela estava lá. Será que ela se moveu? e se eu tirar, teria alguma dificuldade ao andar depois?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve relatar isso ao seu médico e ele talvez solicite exames de controle. Importante sempre seguir as orientações e pisar somente com a autorização do seu ortopedista ou cirurgião

      Excluir
  30. Meu esposo tem uma placa com 6 parafusos já tem 24 anos agora está inflamada e criou um perfuração do lado saindo secreção o quê deve ser feito

    ResponderExcluir
  31. Após retirada dos fixadores do fêmur o osso saiu do do lugar o que devo fazer

    ResponderExcluir
  32. Durante o tratamento com fixadores externos em algumas situações o médico promove o deslocamento dos ossos isso significa que o tratamento ainda está em curso.

    ResponderExcluir
  33. Boa tarde, Dr Marcos, tenho uma platina na tibia a 20 anos e a três dias mais ou menos estou sentindo muita dor e no local está um pouco inchado como devo proceder?

    ResponderExcluir
  34. Boa noite doutor , sofri um acidente de moto e foi posto uma placa na tíbia ,foi em 4/11/2014 se passou 3 anos e mancando e senpre inchado e doendo o tornozelo , em 4/11/2017 trinquei o maleulo um mês de jesso ,hoje tenho dificuldade pra caminhar ,local que esta a placa em baixo no fim da placa muito inchado e dor possível retirar a placa pois me disseram que a placa pode estar causando os inchaço e muitas dores ( obrigado doutor faz um bom trabalho )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com a fratura colada, caso o implante esteja causando incômodo, é possível ser retirado.

      Você deve procurar um ortopedista que através de exame físico e interpretação das imagens de RX irá determinar a conveniência da retirada da placa.

      Excluir
  35. B noite dotor tenho uma placa e seis pinos no meu tornoxelo direito ta m encomodsndo muito sinto uma dor forte e travando nao consigo andar direito.e ainda no rx descobril q perdi 0.5 centimetro.posso retirar placa.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No artigo acima citados algumas situações onde indicamos a retirada de placas e parafusos

      Excluir
  36. Boa tarde Dr! precisei colocar placa e parafusos no tornozelo devido à uma fratura. A minha dúvida é sobre o que causa a rejeição ou expulsão dessas peças do osso? Li muitas explicações em casos de infecções, mas tirando essa situação, o que pode causar essa reação?

    Desde já agradeço a atenção!

    ResponderExcluir
  37. Boa tarde Dr Marcos tenho uma dúvida sofri um acidente há uns 3 meses atrás acabei querendo o ante braço com fratura exposta no hospital colocaram fixadores externos por falta de placas quanto tento vou ficar com os fixadores no braço? Obs: mexo o braço e a mão normalmente o Sr acha que já devo retirar os fixadores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os fixadores muitas vezes são a primeira opção de síntese. Principalmente em fraturas expostas e podem ser usados durante todo o tratamento .

      Em alguns casos são retirados somente após a consolidação das fraturas e nesse caso não há troca de material de síntese.

      Excluir
    2. Existem várias outras e podemos destacar 2 importantes. Ossos fracos em pessoas com má alimentação, em pessoas idosas com osteopenia ou osteoporose e também nos pacientes que não seguem a orientação médica e fazer movimentos e pisam antes da orientação médica.

      Excluir
  38. Boa noite Dr.
    Fiz uma cirurgia no cotovelo,há dois meses, agora que meu braço desinchou
    Estou sentindo a placa, como se meu cotovelo estivesse ''bicudo '', isto é normal ? Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em algumas situações a morfologia da fratura exige a colocação do implante numa determinada posição. Pacientes mais magros podem palpar facilmente a placa e os parafusos nessas situações.

      Excluir
  39. Dr. Marcos posso retirar uma haste de fêmur que tenho há 25 anos, sinto dores nas partes moles, pois ela está muito alta, convivo com essa dor desde então, só não retirei ainda, pois é minha segunda fratura. Essa haste está apenas dentro do fêmur sem nenhum parafuso, há a possibilidade dela estar grudada no osso e sofrer fratura na hora da retirada? Obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As hastes intramedulares de primeira geração não usavam parafusos de fixação. Eram conhecidas como haste de kuntscher. Em algumas situações essas hastes apresentam dificuldades técnicas para serem retiradas. \um problema importante é a ausência do instrumental adequado por serem hastes muito antigas.

      Excluir
  40. Bom dia doutor Marcos , em 2013 meu marido quebrou o fêmur ,foi colocado haste e parafusos, não demorou muito para a perna rejeitar esse parafuso,ele fica visível na parte dele,meu esposo senti muita dor ,nesse caso teria que tirar esse material da perna?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ortopedista irá avaliar a consolidação da fratura. Pode ser necessário troca, retirada ou substituição

      Excluir
    2. Doutor tenho uma platina na perna sinto muita dor

      Excluir
    3. A dor pode ter outra origem que não a platina. Em alguns casos é necessária a sua retirada, porém em outras a dor tem outra origem

      Excluir
  41. Olá dr Marcos, tenho uma haste no fêmur esquerdo com 9 parafusos de aço inoxidável e foi colocada há 21 anos, eu preciso fazer uma ressonância magnética das mamas, esse material é compatível com ressonância? Eu posso fazer sem problemas ou corro risco de ser puxada ou ela esquentar e queimar a pele? Por favor se puder responder eu agradeço muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve entrar em contato com o fornecedor do implante para se informar sobre a composição do metal que compõe essa placa.

      Implantes de titânio e aço não ferro magnético estão aptos para a ressonância.

      Portadores de implante ferro magnéticos podem podem sofrer lesão na ressonância.

      Excluir
    2. Olá dr, voltei pra agradecer sua resposta e pra informar que eu consegui fazer a ressonância sem problemas, estava com receio, porque não tinha o registro do material da minha haste, só sabia que era de aço inoxidável, mas graças a Deus deu tudo certo.

      Excluir
  42. Bom dia Dr Marcos, sofri uma fratura no cotovelo e coloquei uma placa há quase 2 anos atrás. Há uns 6 meses quando voltei a fazer exercícios e musculação, comecei a notar a formação de uma saliência/lombada na parte de baixo do braço, logo após o cotovelo. No local dessa lombada que às vezes fica mais inchada, há uma diferença na cor da minha pele (parece uma mancha, está um pouco mais escura/vermelha) e também sinto um calor ( é mais quente que nas outras partes do braço). Isso é normal? Fiz uma ressonância magnética e no laudo não apareceu nada comprometedor. Ainda assim, esses sintomas não parecem normais pra mim.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  43. Boa noite, tive fratura exposta da tíbia e fibula, estou usando fixador externo como tratamento definitivo e com um mês após a cirurgia o ortopedista mandou eu pisar e disse que o osso cola rápido se eu pisar, não sinto dores mais achei muito estranho força a perna com tão pouco tempo,é normal esse procedimento Doutor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em algumas situações pisar ou seja colocar carga sobre o membro estimula a formação de calo ósseo.

      Excluir
  44. Olá doutor tenho platina 6 ,parafusso no braço esquerdo quebre quando tinha 17 anos hoje tenho 36 posso retirar ela doe as vez e incha TB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em teoria sim, porém é importante fazer uma avaliação com um ortopedista para saber se é pertinente realizar a cirurgia nesse momento.

      Excluir
  45. boa noite fiz uma cirurgia de fermo fez um ano não calsificou ainda ha chance de falsificar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve retornar ao ortopedista, podem ser necessários novos procedimentos para ajudar na consolidação.

      Excluir
  46. Há nove anos uso platina e parafusos no fêmur esquerdo não tive lesão não cai e nem bate a perna mais estou com uma dor insuportável no joelho e no fêmur oque devo fazer oque devo tomar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ter surgido uma nova patologia no joelho que não necessariamente está relacionada ao acidente ou a cirurgia no passado. Sugiro que você procure um ortopedista pois o seu relato é de uma dor importante

      Excluir
  47. Olá Dr. Marcos! Ha 10 anos fiz uma cirurgia na tibia, bem logo abaixo do joelho. Tenho 2 placas e 9 pinos. Fiquei com o joelho atrofiado, minha perna não curva por completa. Com isso desenvolveu artrose no meu joelho. Há anos tenho dores constantes (principalmente quando vem chuva). Sinto um dos pinos saliente. Isso seria caso de retirada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A retiradas dos pinos e planas quando estão causando incômodo é possível retirá-las porém isso não muda a evolução da artrose

      Excluir
  48. Boa noite. Dr. Marcos. À 1 ano e 8 meses e minha mãe 77 anos quebrou a tíbia e fez cirurgia colocando placa e pinos. Teve boa recuperação e repouso. Mas agora sente muita dor no local onde ficam os pinos. É recomendavel retirar os pinos e a placa? Pois a dor está constante e os pinos estão salientes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A recomendação de retirada deverá ser feita presencialmente após a avaliação clínica da paciente. Porém após esse tempo em muitos casos é possível sim retirar a placa e os parafusos caso estejam causando desconforto.

      Excluir
  49. Em 2015 quebrei a tibia ' para consertar colocaram uma aste dentro do osso e um parafuso no joelho e 2 no tornozelo ' tiraram um pedaco da fibula para enchertar a tibia ' hj 2020 sinto muita dor no local dos parafusos do tornozelo ' dor q é insuportável e no local q foi foi os cortes do tornozelo fica avermelhado . Oque pode ser isso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somente sabe o tamanho da dor quem sente. Se há incômodo procure um ortopedista e procure descobrir se essa dor está relacionada aos implantes.

      Excluir
  50. Oi Dr. Marcos. Meu irmão quebrou o antebraço ele fez a cirurgia faz uma semana é 4 dias ele ñ consegue esticar o braço todo é normal???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A recuperação da função depende do empenho na fisioterapia .
      Fraturas mais graves podem evoluir com limitações funcionais .

      Para saber se há possibilidade de recuperação completa você deve conversar com o cirurgião ortopedista que realizou a cirurgia.

      Ele poderá lhe passar um prognóstico de recuperação.

      Inclusive com datas previstas de retorno progressivo.

      Excluir
  51. Oi tudo bem??a 5 anos atrás coloquei haste intramedular e parafuso ..acontece q comecei fazee exercícios e a 20 dias está doendo no local do parafuso.nao consigo subir escada dói e estala no local do parafuso perto do joelho oq fazer??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deveria procurar um ortopedista que irá avaliar se está ocorrendo sobrecarga mecânica entre o parafuso e o osso

      Excluir
  52. Depois de 6 anos que coloquei placa na cirurgia de osso rádio distal senti dores fortes .foi feita retirada da placa .existe o risco de sequelas ?

    ResponderExcluir
  53. Olá Dr,
    Em 2dez19 passei por uma reducao do plato Schatzk VI com cominutivas. Foram colocadas 2 placas de titanio (medail e lateral com 10 parafusos ).
    Já estou muito bem firmenente ativo na musculacao há 3 meses qdo parei com a fisio.
    Claro ainda há dor qdo tempo sentado, ou aguma posicao estática.
    PERGUNTA
    Se remover as placas terei melhota?

    ResponderExcluir
  54. Olá Dr tenho o meu irmão que sofreu um acidente automóvel e quebrou o punho ficando com fratura exposta foi operado duas vezes e tem fixador externo mas disseram lhe no hospital que ele tem de fazer outra cirurgia para colocar placas e fixadores permanentes ele está no hospital a uma semana e não sabe quando vai ser operado nem quando tem alta a operação pode demorar muito? Porque ele está noutro concelho e não podemos visitar lo por causa do covid a gente não sabe quando ele vai vir embora..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cirurgia definitiva depende de.varios fatores e em alguns casos pode demorar vários dias para ser realizada

      Excluir
  55. Dr Marcos fiz uma cirurgia na Fíbula e coloquei placa e parafusos, porém meu médico disse q vai ter que fazer a retirada dela por ter infeccionado.
    Ele quer manter está placa no meu corpo ate 3 meses, e já tem 2 meses com ela.
    Pode a placa infeccionada ficar no seu corpo por muito tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A manutenção da placa até a consolidação da fratura evita um segundo problema que ocorre com a retirada precoce que é a pseudartrose infectada

      Excluir
  56. Boa noite Dr. Marcos. Vou retirar um parafuso do maléolo interno , cuja cirurgia foi feita 2013. Pode ser uma retirada mais difícil por causa de fazer tanto tempo?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Consolidação das Fraturas

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Mordida de Animais

Fratura de tíbia - Diafisaria

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.

Arquivo

Mostrar mais